Consulado da Inglaterra no Brasil: serviços, contatos e muito mais

Atuante como representante do Reino Unido, o Consulado da Inglaterra no Brasil tem autoridade para intermediar assuntos e serviços entre seu país de origem e a comunidade local. É cidadão britânico? Residente? Se casou com um estrangeiro? Então confira o que a Embaixada e os Consulados Britânicos podem fazer por você.

Consulado da Inglaterra no Brasil: quais são eles?

Ao todo, existem quatro escritórios do Consulado da Inglaterra no Brasil, os quais se encontram instalados nas cidades de Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Em Brasília, funciona a Embaixada Britânica.

Outras duas unidades também estão disponíveis para atendimento por meio de consulados honorários, localizados nas cidades de Porto Alegre e Campinas, no interior de São Paulo. Confira a seguir os endereços, contatos e horários de atendimento.

Embaixada

Representação do Reino Unido no Brasil, a Embaixada Britânica em Brasília é quem trata dos assuntos relacionados a direitos humanos, cultura, economia e política externa. Mais informações sobre a Embaixada se encontram no site oficial da organização.

Brasília

Endereço: Quadra 801 – Conjunto K – Lote 08 | CEP 70408-900 | Av. das Nações – Asa Sul
Telefones: (61) 3329.2300 ou 3329.2369
Email: [email protected] ou [email protected]
Horários: de segunda a sexta, das 8h30 às 12h30

Pensando em se mudar para Portugal?

Venha morar em Portugal sem complicações nem imprevistos com a orientação do nosso guia Como Morar em Portugal. Num só lugar você vai encontrar o passo a passo para conseguir trabalho, visto e muito mais.

Consulado-Geral

Os Consulados-Gerais são responsáveis por prestar serviços a conterrâneos e estrangeiros incluindo, principalmente, a emissão de documentos diversos.

São Paulo

Endereço: Rua Ferreira de Araújo, 741 | CEP 05428-002 | Pinheiros
Telefones: (11) 3094.2700 ou 3094.2717
Email: [email protected] ou [email protected]
Horários: de segunda a quinta, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. Às sextas, das 8h30 às 16h30.

Rio de Janeiro

Endereço: Praia do Flamengo, 284 | CEP 22210-030 | Flamengo
Telefones: (21) 2555.9600 ou 2555.9671
Email: [email protected] ou [email protected]
Horários: de segunda a quinta, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h45. Às sextas, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30.

Recife

Endereço: Av. Agamenon Magalhães, 4775 – 8º Andar| CEP 50070-160 | Ilha do Leite
Telefones: (81) 2127.0200 ou  (11) 3094.1899
Email: [email protected] ou [email protected]
Horários: de segunda a quinta, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h45. Às sextas, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30.

Belo Horizonte

Endereço: Rua Fernandes Tourinho, 669/702 | CEP 30112-000 | Savassi
Telefones: (21) 2555.9600
Email: [email protected] ou [email protected]
Horários: de segunda a quinta, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h45. Às sextas, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30.

Consulado Honorário

Na ausência de um Consulado-Geral em seu Estado, existem repartições honorárias em mais cidades pelos Brasil, as quais podem prestar assistência, seja ela emergencial ou não.

Campinas

Endereço: Avenida Coronel Silva Telles, 132 | CEP 13024-000
Telefones: (19) 3252.2139
Email: [email protected] ou [email protected]

Porto Alegre

Endereço: R. Antenor Lemos, 57 – Sala 305/306 | CEP 9080-100 | Menino Deus
Telefones: (51) 3232.1414
Email: [email protected]

Veja também onde encontrar um Consulado Brasileiro no exterior.

Quais são os serviços disponíveis?

Antes de se deslocar a um Consulado da Inglaterra no Brasil ou mesmo ir até a Embaixada, é importante que você saiba quais são os serviços prestados pela organização. Ao contrário de alguns outros países, o Reino Unido é bastante rigoroso e centralizado em termos de emissão de documentos e registros.

Vistos, casamentos, passaportes, registros de morte ou nascimento não são serviços abrangidos pelos Consulados Britânicos. Veja como você poderá contar com a organização:

Assistência em casos de urgência

O Consulado da Inglaterra no Brasil pode prestar assistência para cidadãos britânicos que necessitem de ajuda imediata, como casos de prisão, violência ou perda de passaporte. Se estiver no Brasil, o telefone de emergência é o (61) 3329.2300. No Reino Unido, o telefone é o 020.7008.1500.

Saiba também como ligar para a Inglaterra pagando menos.

Emissão de documento emergencial de viagem

A Embaixada Britânica não oferece o serviço de emissão ou renovação de passaportes, mas disponibiliza a emissão de um documento emergencial de viagem.

A solicitação é aplicável apenas a cidadãos britânicos que se encontram fora do Reino Unido e tiveram o passaporte roubado, extraviado, expirado ou danificado, e não há tempo para a emissão de um novo documento até a data de sua próxima viagem.

Quando o embarque ocorre em menos de 24 horas ou o cidadão nunca solicitou um passaporte anteriormente, é necessário ligar para o Consulado da Inglaterra no Brasil mais próximo e se informar sobre os procedimentos.

Demais solicitações podem consultar a lista documentos necessários para a emissão, e agendar um horário de atendimento em uma unidade consular.

Apoio de Luto

Cidadãos britânicos que tenham tomado conhecimento a respeito da morte de um parente ou amigo podem entrar em contato com um dos escritórios consulares para obter apoio. A Embaixada pode auxiliar em questões como repatriação, enterro, autópsia e outras burocracias relacionadas ao acontecimento.

Mais informações sobre esse serviço e como agir diante de uma morte no Brasil podem ser vistas aqui.

Suporte em casos de prisão

Caso o cidadão britânico residente no Brasil tenha sido detido ou preso, o Consulado da Inglaterra no Brasil entrará em contato dentro de 24 horas, fornecendo ao indivíduo as informações necessárias para administrar o caso. Lembrando que a Embaixada ou Consulados não podem tirar ninguém da prisão, nem impedir a deportação, caso aplicável.

Notariado e documentos

O Consulado da Inglaterra no Brasil também oferece serviços como administração de testamentos, firmar ou declarar; reconhecimento de assinaturas; autenticação e unificação de documentos.

É importante que você saiba que os escritórios consulares não realizam serviços que possam ser solicitados junto a cartórios locais ou advogados. Confira aqui a lista de serviços abrangidos pelos Consulados.

Outros serviços

O Consulado da Inglaterra no Brasil também pode oferecer os seguintes serviços e auxílios ao cidadão britânico:

  • Informações sobre transferências de fundos;
  • Apoio em casos de abuso, agressões, crimes ou caso o cidadão se encontre hospitalizado;
  • Ajuda a pessoas com doenças mentais;
  • Prestação de assistência em casos de rapto de crianças, pessoas desaparecidas e sequestros;
  • Providências específicas em casos de desastres naturais, terrorismo, distúrbios civis ou outras crises no exterior.

Mais informações sobre os serviços prestados, acesse o guia Support for British nationals abroad. Não deixe de se informar também sobre as taxas consulares aplicáveis.

Quer morar na Inglaterra? Saiba como é e por onde começar.

Como pedir ou renovar passaporte britânico

Passaporte britânico

Diferentemente do que acontece em consulados de diversas outras nacionalidades, para obter ou renovar o passaporte britânico é preciso contactar primeiramente o Governo Britânico para dar seguimento ao pedido.

A elegibilidade para obter o documento começa em dois requisitos básicos: você precisa ser um cidadão britânico e não pode ter quaisquer impedimentos judiciais e governamentais para ingressar ou deixar o Reino Unido. Veja como proceder.

Residindo no Reino Unido

Se você mora no Reino Unido, tem duas opções de fazer a solicitação do passaporte: online ou em uma agência dos correios. Na primeira opção, acesse o site Her Majesty’s Passport Office, imprima seu formulário e envie ao HM Passport Office com suas fotos e documentos solicitados. O endereço se encontra no formulário.

A segunda opção pode ser realizada por meio de um formulário de papal, obtido em um Post Office que ofereça o serviço de Passport Check and Send, ou contatando um Passport Adviceline, que enviará o formulário até você.

Preencha as seções 1, 2, 3, 4, 5 e 9. Você precisará de alguém para preencher a seção 10 e atestar a sua foto. Agora basta enviar o documento ao HM Passport Office. Você pode obter mais informações através do site do Governo Britânico.

Residindo fora do Reino Unido

Se você for elegível e estiver residindo fora do Reino Unido, deve solicitar o documento por meio do site Her Majesty’s Passport Office. Todo o procedimento é feito online, incluindo o pagamento, que pode ir de 86£ a 115,86£ dependendo do número de páginas do passaporte e taxas de envio.

Pode ser interessante preencher o formulário oferecido pelo site do Governo Britânico, onde você preenche seus dados, país de residência e país de nascimento para que as informações específicas ao seu caso sejam apresentadas.

Não deixe também de ler o guia de documentos necessários para fazer a solicitação pela internet. O processo pode levar até 6 semanas para ser aceito e você pode ser chamado para uma entrevista, a fim de confirmar informações sobre a sua identidade (mais informações são fornecidas por carta ou telefone).

Renovando passaporte britânico

Para renovar seu passaporte britânico, o procedimento é muito semelhante ao de emissão, com a isenção de alguns passos, como verificação da identidade e envio de documentações diversas.

O pedido é feito pela internet, se você está fora do Reino Unido, e também pelos postos de atendimento dos correios, se for cidadão residente. Veja a seguir onde aplicar pela renovação em ambos os casos:

Atenção: os Consulados e a Embaixada Britânica também não trabalham com demandas referentes a vistos. Se você não é um cidadão britânico, pode conferir aqui sobre a necessidade e as categorias de vistos disponíveis. Mais informações e procedimentos podem ser acompanhados no site da VFS Global.

Se você é cidadão britânico e vai viajar para outro país, pode consultar aqui a relação de países com suas respectivas políticas de visto.

Com um emprego na Inglaterra, pode ser mais fácil conquistar a naturalização. Saiba mais!

Como pedir cidadania britânica?

Da mesma forma que o serviço de emissão de passaportes, o processo de cidadania funciona inteiramente por meio do Governo Britânico, seja através da internet ou serviços de postagem. Entretanto, o processo não é tão “simples” quanto a emissão do documento de viagem. Antes de mais nada, você precisa observar dentro de qual modalidade de cidadania se encaixa.

De acordo com a Lei British Nationality Act, de 1981, as formas de obtenção da cidadania podem ser: por nascimento, descendência, registro, naturalização, dentre outras. Lembrando que os requisitos estão frequentemente em alteração; é fundamental que você esteja sempre se atualizando através dos portais oficiais, ou até mesmo canais de atendimento consulares.

A forma mais comum de solicitação é por naturalização, que pode acontecer por tempo de residência permanente no país, matrimônio e outras possibilidades menos recorrentes. Nesse caso, você precisa estar vivendo no Reino Unido há, pelo menos, 5 anos ou, quando o cônjuge é britânico, há um período mínimo de 3 anos.

Mas fique atento! Se o casamento ocorreu depois de 9 de julho de 2012, o solicitante terá de residir, no mínimo, 5 anos no Reino Unido e dar entrada na cidadania um ano após a obtenção da residência definitiva.

Os requisitos são diversos e podem variar de caso para caso. Você pode encontrar as diretrizes para checar sua elegibilidade e reunir os documentos necessários por meio das informações a seguir:

Testes de conhecimento e proficiência

Outro diferencial na obtenção da cidadania britânica é a necessidade de o solicitante apresentar um certificado de proficiência em inglês com resultado mínimo de nível B1. Também será necessário comprovar seus conhecimentos gerais sobre o Reino Unido através do certificado fornecido pelo teste Life in the UK.

Aprender inglês é fundamental para ter a cidadania aceita. Confira nossas dicas!

Como é o atendimento do Consulado da Inglaterra no Brasil?

Antes da visita presencial, recomenda-se que você entre em contato com a Embaixada em Brasília ou demais Consulados da Inglaterra no Brasil pelos telefones e endereços de e-mail fornecidos.

Na maioria dos casos, é necessário agendamento prévio para ter o atendimento desejado — normalmente já iniciado por meio de formulários online.

Outras informações também podem ser obtidas por meio das redes sociais, disponíveis no Facebook, Twitter e Google Plus.

Brasileira, tem formação em Design de Games e Comunicação em Computação Gráfica. Apaixonada por tecnologia, cinema e literatura, desapegou e foi viver na Europa em 2015. De volta ao Brasil, hoje é grande entusiasta de um estilo de vida quase nômade.

Artigos relacionados

Morar na Inglaterra: tudo o que deve saber para morar no país

Quer saber como é morar na Inglaterra? Saiba detalhes sobre tipos de visto, melhores cidades, mercado de trabalho, custo de vida e muito mais

Emprego na Inglaterra: tudo o que precisa para encontrar a sua vaga

Saiba como encontrar um emprego na Inglaterra, as áreas, os salários, o custo de vida no país, dicas e sites para encontrar a sua vaga.

Profissões mais bem pagas na Inglaterra: conheça o top 10

Descubra aqui quais são as profissões mais bem pagas na Inglaterra, como encontrar vagas de trabalhar e estabelecer a carreira no país.

Visto para Inglaterra: principais tipos e como solicitar

Entre os vistos na Inglaterra encontramos o que chamamos de Tier 1, Tier 2 e o Tier 5. Cada um deles possui algumas subdivisões.

Custo de vida na Inglaterra: saiba os principais gastos no país

Tudo sobre o custo de vida na Inglaterra. Saiba quanto custa e quais despesas terá com moradia, transporte, lazer, alimentação e bebida.

Cidades da Inglaterra: as 10 melhores e maiores do país

Você quer morar na Inglaterra mas não conhece o país e não sabe onde morar? Preparamos um guia detalhado sobre as melhores e maiores cidades da Inglaterra.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube