Comprar um carro na Inglaterra é uma escolha que impacta diretamente as suas finanças. Se você está pensando em ter seu próprio carro, é importante entender alguns detalhes. Neste artigo, explicamos como comprar um carro no país, a média de preços, impostos e se realmente vale a pena fazer esse investimento. Acompanhe!

Como comprar carro na Inglaterra?

Assim como no Brasil, o processo para comprar carro na Inglaterra envolve uma série de etapas, que incluem a escolha do modelo desejado, verificação do estado do veículo, análise da documentação, entre outras.

Se você mora na Inglaterra e está planejando comprar um veículo, confira a seguir um passo a passo simples de como encontrar o carro ideal para suas necessidades e orçamento.

1. Escolha do veículo

O primeiro passo para comprar carro na Inglaterra é determinar o tipo de veículo que melhor atende às suas necessidades e cabe no seu orçamento. Para isso, considere aspectos como:

  • Tamanho do carro;
  • Eficiência de combustível;
  • Recursos específicos importantes para você.

Nesta etapa, também é preciso decidir se deseja comprar um carro novo ou usado. Em geral, os novos costumam ter uma garantia longa e possuem a mais recente tecnologia de economia de combustível e segurança.

Por outro lado, os carros usados são populares na Inglaterra e modelos quase novos podem ser comprados com grandes descontos em revendedoras. Além disso, a compra de um carro de segunda mão pode ser uma opção mais rápida, já que você não precisa entrar em longas listas de espera.

2. Pesquise os modelos de carros

Após escolher o tipo de carro que deseja comprar, pesquise modelos disponíveis no mercado. Para isso, considere utilizar plataformas especializadas, que oferecem uma grande variedade de opções e permite que você filtre os resultados com base em aspectos como marca, modelo, ano e preço.

Sonha morar na Inglaterra?

Conheça o nosso Ebook Morar na Inglaterra e saiba como se mudar para o país com toda a segurança, de forma legal e contando com a informação atualizada do Euro Dicas. A qualidade de vida do Reino Unido espera por você!

SABER MAIS →

Confira a seguir algumas das principais plataformas utilizadas para compra de carros novos ou usados online na Inglaterra:

Caso busque mais praticidade na compra de carro na Inglaterra ou não queira negociar um acordo, você pode contratar os serviços de um corretor. Aqui estão alguns dos mais populares do país:

Para compradores mais tradicionais, também é possível comprar carro nas concessionárias da Inglaterra. Embora seja possível encontrar empresas especializadas em todo o país, as maiores do Reino Unido são:

3. Verifique o estado do carro

Antes de fechar negócio, verifique o estado do carro, faça uma inspeção pessoal ou contrate um profissional para garantir que não haja problemas ocultos. Esse passo é essencial para reduzir as chances de comprar um carro que está sendo vendido ilegalmente ou que passou por grandes reparos. Além de analisar o estado do veículo, não esqueça de pedir algumas informações básicas sobre o carro, como:

  • Matrícula do carro;
  • Número do teste MOT;
  • Quilometragem;
  • Marca e modelo.

Com esses dados, você pode usar o verificador de informações do veículo online e gratuito da DVLA para garantir que o que o vendedor disse corresponde aos registros.

4. Analise a documentação do veículo

A análise da documentação é a próxima etapa para conseguir comprar carro na Inglaterra. Ela consiste em verificar se os seguintes documentos que garantem a legalidade e segurança do veículo estão atualizados e válidos:

  • Certificado de Registro do Veículo (V5C);
  • Certificado MOT;
  • Comprovante de impostos pagos;
  • Apólice de seguro.

Também é uma boa ideia fazer a verificação do histórico privado, às vezes chamada de verificação de dados. Isso custará cerca de £20 e serve para informar se:

  • O carro foi dado como roubado;
  • O vendedor ainda deve dinheiro pelo carro;
  • O carro sofreu um acidente grave;
  • Está mostrando a quilometragem correta;
  • O carro foi descartado, consertado e depois devolvido à estrada.

5. Explore opções de pagamento

Após escolher o veículo, verificar o seu estado e documentação, o próximo passo é explorar as opções de pagamento disponíveis. Normalmente, os vendedores apresentam diversas alternativas para quitar o carro que costumam incluir:

  • Dinheiro em espécie;
  • Cartão de crédito;
  • Empréstimo pessoal de um banco;
  • Compra alugada;
  • Contrato de locação pessoal;
  • Financiamento do fabricante ou revendedor de automóveis.

É importante lembrar que o financiamento de automóveis na Inglaterra é um mercado complexo. Por isso, ao optar por essa forma de pagamento, vale a pena pesquisar a fundo as suas condições e taxas.

6. Negocie o preço

O último passo para comprar carro na Inglaterra é a negociação do preço. Para aumentar as chances de fazer um acordo favorável para você, faça uma pesquisa para ter uma ideia justa do valor de mercado do carro que deseja adquirir. Aproveite essa etapa de negociação, para discutir outras questões com o vendedor, como a inclusão de outros benefícios, serviços e ajustes no financiamento.

Casal assinando contrato para comprar carro na Inglaterra.
Faça uma pesquisa de preços e negocie com o vendedor na hora da compra.

Ao seguir esses passos, você poderá realizar a compra do carro na Inglaterra de maneira informada e segura. E, caso tenha problemas com qualquer uma dessas etapas, considere consultar profissionais do setor para obter orientações mais específicas.

Quanto custa comprar carro na Inglaterra?

O preço de carro novo na Inglaterra varia entre £12.000 e mais de £35.000.

Assim como em outros países, o custo de comprar carro na Inglaterra varia de maneira significativa dependendo da marca, modelo, tipo de motor, tamanho e outras especificações do veículo.

Para você ter uma ideia dos preços de carros novos no país, segundo um levantamento feito pela Nimble Fins, um carro pequeno como VW Polo e Ford Fiesta, varia entre £12.000 e £17.000. Por outro lado, um carro de tamanho médio, como Ford Focus ou VW Golf, tem um preço na faixa de £ 22.000 a £ 36.000. Veja só:

Modelo de carro novo Média de preços
Pequeno £19.000 a £25.000
Médio £26.000 a £28.000
SUV £26.000 a £32.000

É importante lembrar que os valores da tabela acima são apenas para a compra do veículo. Após adquirir o seu carro, você também precisa arcar com outras despesas como:

  • Imposto sobre veículos;
  • Seguro de automóvel;
  • Manutenção;
  • Custos do combustível.

Quais são os impostos para comprar carro na Inglaterra?

O Vehicle Excise Duty (VED) é o principal imposto sobre veículos da Inglaterra. Ele é obrigatório e deve ser pago anualmente pela maioria dos proprietários de carros, vans, motocicletas e outros veículos motorizados registrados no Reino Unido.

Carro estacionado em rua de Eton, Inglaterra.
Os donos de carros na Inglaterra precisam pagar impostos todo ano para poderem dirigir.

O valor do VED é definido pelo Governo, ajustado de acordo com a inflação e depende de vários fatores, como o tipo de veículo, idade e nível de emissões de CO2. A quantia pode chegar a até £2.245 no primeiro ano de registro.

Documentos necessários para a compra

Os documentos necessários para a compra de um carro na Inglaterra podem variar um pouco dependendo se o veículo é novo ou usado, se está sendo comprado de um revendedor ou diretamente do proprietário, entre outros fatores. Abaixo estão alguns dados e documentação que você precisará apresentar:

  • Carteira de motorista;
  • Endereço residencial;
  • Documentos de pagamento.

Carteira de motorista na Inglaterra

É possível dirigir na Inglaterra por até 12 meses usando a carteira de motorista brasileira. Após esse período, você terá que solicitar a carteira de motorista provisória na DVLA apresentando os seguintes documentos:

  • Documento de identidade, como passaporte;
  • Endereço onde morou nos últimos 3 anos.

Após a solicitar a carteira provisória e efetuar o pagamento da taxa de £34 a £43, você receberá um e-mail de confirmação da DVLA. Depois disso, a sua licença chegará dentro de uma semana no endereço registrado. Lembrando que não é possível dirigir sem estar acompanhado por alguém que tenha licença oficial para dirigir no país.

Com a licença provisória, você tem até dois anos para fazer o teste de direção, teórico e prático, e então conseguir a sua carteira de motorista definitiva.

Que carro comprar na Inglaterra?

A escolha de qual carro comprar na Inglaterra depende de diversos fatores, incluindo suas preferências pessoais, orçamento, necessidade e o uso que pretende dar ao veículo. Para facilitar a sua escolha, selecionamos algumas sugestões de carros de diferentes categorias que são populares e bem avaliados no país:

  • Ford Fiesta: econômico e ágil, esse modelo costuma oferecer boa eficiência de combustível. É uma escolha popular, principalmente para quem busca um carro compacto para andar na cidade;
  • Volkswagen Golf: é um modelo de tamanho médio elogiado pelos consumidores pela sua qualidade, conforto e desempenho;
  • Nissan Qashqai: é ideal para quem procura um SUV compacto. Ele oferece espaço adicional e uma posição de direção mais elevada;
  • Toyota Yaris: conhecido por sua eficiência, é uma boa alternativa para quem procura um carro compacto com baixo consumo de combustível;
  • Mini Cooper: para quem está disposto a investir um pouco mais, esse modelo é estiloso, tem um design icônico e manejo esportivo;
  • Dacia Sandero: considerado uma opção mais acessível, o modelo oferece um bom custo-benefício;
  • Audi A3: para quem procura um veículo premium, o Audi A3 é elogiado por seu design elegante, tecnologia avançada e alto desempenho;
  • Hyundai Tucson: é um modelo de SUV de porte médio, bem avaliado e espaçoso que oferece tecnologia e eficiência aos motoristas.

Ao decidir comprar um carro na Inglaterra, sempre faça o test drive do veículo, considere as suas necessidades específicas e pesquise a avaliação de proprietários e especialistas. Além disso, certifique-se de entender os custos associados, como seguro, impostos e manutenção.

Que carro não comprar?

É difícil apontar um carro para não comprar na Inglaterra. Afinal, existem inúmeros modelos disponíveis no mercado que se adequam a todo tipo de perfil e necessidades dos consumidores. No entanto, a recomendação de especialistas é sempre evitar veículos que apresentam os seguintes problemas:

  • Carros com histórico de problemas mecânicos;
  • Carros de marcas menos conhecidas;
  • Carros com avaliações de segurança inferiores;
  • Carros com grande desvalorização;
  • Carros com custos de manutenção elevados;
  • Modelos descontinuados com problemas conhecidos.

Vale a pena comprar carro na Inglaterra?

Depende. Embora a maioria dos lares ingleses tenha pelo menos um carro, a decisão de comprar um carro na Inglaterra depende muito de fatores como suas necessidades, localização e estilo de vida.

Para pessoas que moram em Londres e em grandes cidades com transporte público que atende às suas necessidades diárias, ter um carro pode ser considerado algo desnecessário. Até porque, sempre há possibilidade de alugar um carro na Inglaterra caso precise fazer uma viagem ao campo ou litoral.

Por outro lado, se o transporte público não atende às suas necessidades e você prefere ter mais liberdade para se locomover pela cidade, a compra de um carro pode ser uma boa alternativa. Lembrando que, antes de fazer esse investimento, é essencial considerar todos os custos envolvidos para a sua manutenção.

Quer saber mais sobre se vale a pena comprar carro na Inglaterra? Confira o vídeo abaixo do canal Partindo pro Mundo, onde o casal Natália e Lucas falam sobre a sua experiência comprando um carro em Londres:

Perguntas frequentes

Agora que explicamos como comprar carro na Inglaterra, respondemos algumas perguntas que os nossos leitores costumam nos enviar sobre o tema. Confira:

Tem IPVA na Inglaterra?

Não, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) não existe no Reino Unido, incluindo a Inglaterra. Em vez do IPVA, o principal imposto relacionado a veículos do país é o Vehicle Excise Duty (VED), também conhecido como “car tax” ou imposto sobre veículos.

O VED é um imposto anual que os proprietários de veículos da Inglaterra devem pagar. As tarifas são baseadas na idade do carro e nas emissões de CO2, variando de 0 a £ 2.245 no primeiro ano de registro.

Também há uma taxa de £ 390 extras por ano sobre carros com preço de tabela de £ 40.000 ou mais. Os proprietários de veículos com emissão zero são isentos dessa taxa.

Qual o carro mais popular na Inglaterra?

Os carros mais populares na Inglaterra mudam com o tempo devido às preferências do consumidor e lançamentos de novos modelos. No entanto, alguns carros foram classificados como os mais vendidos em 2023, são eles:

  • Ford Puma;
  • Vauxhall Corsa;
  • Nissan Qashqai;
  • Mini 3-Door Hatch;
  • Ford Kuga;
  • Kia Sportage;
  • Vauxhall Mokka;
  • MG HS;
  • Volkswagen Golf;
  • Audi A3.

Existem carros baratos na Inglaterra?

Sim, existem carros baratos na Inglaterra. Tanto veículos novos quanto usados podem ser encontrados em faixas de preço mais baixas e acessíveis, sobretudo se você considerar modelos mais antigos, econômicos, compactos e com maior quilometragem.

No entanto, é importante lembrar que além do preço de compra, você precisa considerar os custos de manutenção, seguro e impostos que podem tornar o veículo mais caro ao longo prazo. A nossa recomendação é sempre fazer uma pesquisa detalhada das opções disponíveis no mercado antes de fechar o negócio.

Agora você já sabe das burocracias, alternativas e custos para comprar carro na Inglaterra. Faça um planejamento detalhado e avalie se a compra do veículo é vantajosa para o seu dia a dia. Até a próxima!