Ter no currículo uma faculdade na Inglaterra é um diferencial na carreira de qualquer estudante. O país conta com universidades tradicionais e uma preparação acadêmica de alto nível. Confira neste artigo como se candidatar, bolsas disponíveis, principais custos, experiências e outras informações. Vamos lá?

Como fazer faculdade na Inglaterra?

Fazer faculdade na Inglaterra exige planejamento e organização. A boa notícia é que o processo seletivo no Reino Unido é bem estruturado e isso, sem dúvida, ajuda os estudantes na hora de organizar os documentos e cumprir todas as etapas do processo seletivo.
Portanto, se você sonha cursar uma graduação ou pós na Inglaterra, o ponto de partida é entender como o processo de admissão funciona. Saiba mais, logo abaixo.
Leia também sobre como é fazer faculdade na Europa e melhores universidades.

Como se candidatar?

O processo de admissão das faculdades inglesas é organizado pelo UCAS (University and College Admissions Service). Para se candidatar, os interessados devem acessar o site do UCAS e preencher a aplicação.
Com ela você pode participar do processo seletivo de até cinco universidades inglesas. Serão solicitados documentos sobre seu desempenho acadêmico e uma carta de recomendação elaborada por um professor seu.

Datas e custo da candidatura

Além disso, é cobrada uma taxa de £20 por application em apenas uma faculdade ou £26 para mais instituições. Geralmente, o prazo de inscrição é em junho.
Também há possibilidade de se inscrever diretamente pela universidade. Geralmente, as faculdades na Inglaterra abrem suas inscrições de novembro até fevereiro. Nesse caso, o candidato deve ler o edital com atenção e enviar a documentação no período estipulado.

Requisitos para se candidatar

Os critérios de avaliação são rigorosos e analisam não apenas o desempenho acadêmico, mas também as habilidades dos candidatos. Ou seja, os avaliadores vão considerar aspectos como:

  • Histórico acadêmico;
  • Proficiência na língua inglesa, de preferência a nota obtida no exame de proficiência IELTS;
  • Experiências extracurriculares;
  • Habilidades pessoais do candidato.

Portanto, quem sonha em entrar na faculdade na Inglaterra deve planejar a vida acadêmica com antecedência. Uma dica bacana é acessar o Study UK do British Council, o site tem uma seção especial com dicas de planejamento e de como se candidatar nas universidades inglesas.
fazer faculdade na Inglaterra
Descubra aqui como é estudar na Inglaterra e planeje sua viagem.

Quanto custa faculdade na Inglaterra?

Estudar em uma faculdade na Inglaterra tem custo elevado. Por isso, antes de fazer sua inscrição, é importante elaborar um planejamento financeiro para saber o quanto essa experiência vai custar. O valor do curso é a maior despesa do orçamento dos estudantes.
Segundo o Study UK, o curso de medicina para estudantes estrangeiros pode custar entre £11.000 até £40.000 por ano. Por outro lado, uma pós-graduação em licenciatura custa £11.000 por ano e até £30.000 na área de saúde. Mas é claro, os custos podem diminuir se você tiver uma bolsa de estudos.
Além do valor do curso, você deve considerar outros gastos diários para morar na Inglaterra e entrar na faculdade. Para você ter uma ideia, simulamos no site Which as despesas mensais que um estudante tem ao estudar na Universidade de Oxford.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →
Despesas Valor
Acomodação £316
Internet e telefone celular £27
Transporte £80
Supermercado £74
Lazer £53
Encargos e taxas bancárias £30
Hobbies £46
Viagens pelo país £90

Conheça também o custo de vida da Inglaterra e organize o seu orçamento.

Existe faculdade de graça na Inglaterra?

O ensino superior público na Inglaterra é relativamente caro. Contudo, as universidades inglesas oferecem bolsas de estudo, financiamentos e prêmios para os estudantes ingleses e estrangeiros. Existem opções que pagam o valor integral ou parcial dos custos na universidade.
Veja nossas dicas de como estudar na Europa de graça.

Bolsa de estudo para fazer faculdade na Inglaterra

Ter uma bolsa de estudo para cursar faculdade na Inglaterra é o melhor caminho para conquistar o tão sonhado diploma britânico, por um custo econômico. Atualmente, existem dois tipos de bolsas: governamentais e não governamentais.
As primeiras são oferecidas pelo governo inglês aos estudantes estrangeiros que desejam ingressar nas faculdades públicas na Inglaterra. Já a segunda, são oferecidas por instituições de ensino privadas e outras organizações para estudantes que não podem financiar seus estudos no país.
Confira a seguir quais são as principais bolsas no Reino Unido disponíveis para estudantes brasileiros e o que elas cobrem:

  • Programa Chevening: as bolsas são destinadas para estudantes de mestrado ou profissionais que desejam se destacar na sua área. Elas cobrem todos os custos dos estudantes incluindo passagens de ida e volta, anuidade do curso, emissão de visto e auxílio financeiro;
  • Gates Cambridge Scholarships: é a bolsa de estudos da Universidade de Cambridge destinada a alunos com um currículo acadêmico excepcional. O programa paga as despesas de estudo na universidade, passagens aéreas e oferece ajuda de custo aos alunos;
  • Rhodes Scholarships: tradicional bolsa de estudos para cursos de pós-graduação da Universidade de Oxford. O programa custeia integralmente as despesas do aluno e ainda oferece um auxílio financeiro para manter o estudante na Inglaterra;
  • Think Big Scholarships: programa da Universidade de Bristol que custeia entre £5.000 até £20.000 dos cursos de graduação e pós-graduação dos estudantes.

Melhores faculdades na Inglaterra

Segundo o QS World University, instituição que classifica as melhores universidades do mundo, as faculdades inglesas estão entre as 10 melhores do mundo em 2020. Stanford, Cambridge e a UCL se destacam pelo seu ensino de alta qualidade em diversas áreas de conhecimento.
Confira a seguir quais são as melhores faculdades na Inglaterra:

  • Universidade de Stanford;
  • Universidade de Cambridge;
  • Imperial College London;
  • Universidade de Manchester;
  • King’s College London;
  • The London School of Economics and Political Science;
  • Universidade de Bristol.

Conheça também as 5 melhores universidades da Europa.

Tem que validar diploma na Inglaterra?

Sim, o processo é bem simples. Para validar o diploma na Inglaterra, você deve primeiro entrar em contato com a instituição do país onde você concluiu o curso e solicitar a validação. Após isso, basta enviar o diploma para o órgão responsável pelo apostilamento de Haia na Inglaterra.
Por outro lado, para validação do diploma no Brasil, você deve acessar o portal Carolina Bori e conferir quais são as universidades com cursos semelhantes que estão com as vagas abertas para revalidação.
Saiba também como é o mestrado na Inglaterra.

Vale a pena fazer faculdade na Inglaterra?

Com certeza! Fazer faculdade na Inglaterra é uma experiência única que abre as portas para oportunidades de emprego, acadêmico e ainda desenvolvimento pessoal. Durante o curso, você terá aulas com professores especialistas na sua área e uma infraestrutura completa de laboratórios e bibliotecas.
Além disso, ainda tem a experiência de morar na Inglaterra que, por si só, é transformadora. Você vai aprender um novo idioma, conviver com estudantes de outros países, conhecer uma nova cultura e muito mais.

Experiência na faculdade na Inglaterra

Cursar a faculdade na Inglaterra é uma realidade bem diferente do Brasil, mas que certamente vale a pena. Para você ter uma ideia, confira abaixo o depoimento de um brasileiro que estuda marketing na Inglaterra:
“Fazer faculdade na Inglaterra é a realização de um sonho para mim. Tenho aulas incríveis com professores britânicos e de outros países com um alto nível acadêmico. O método de ensino daqui é diferente do Brasil. A carga horária de aulas é menor, mas em compensação, os professores passam exercícios e trabalhos para você fazer.
Se você quer tirar boas notas precisa aprender a estudar mais por conta própria. Isso é um pouco complicado para quem precisa trabalhar para pagar os custos da faculdade. Durante o curso, consegui boas oportunidades de emprego apenas por estar cursando a faculdade.
Outra diferença do Brasil é que aqui, você escolhe sua grade curricular e estuda com alunos de outros cursos e países. É uma ótima oportunidade para aumentar o networking e conhecer novas culturas. “
Eu, particularmente, nunca fiz faculdade na Inglaterra, mas quem sabe um dia eu não tenha essa oportunidade, não é mesmo? Já visitei as universidades de Oxford e Cambridge e posso afirmar que a atmosfera das duas é sensacional. Andar pelas salas, pelos jardins e respirar o ar universitário certamente inspira os nossos sonhos mais profundos!
Se está planejando sua mudança, confira os preços das passagens para a Inglaterra na Kayak, um comparador de voos que te mostra qual companhia oferece o melhor preço para a sua data.