As universidades inglesas estão entre as instituições mais antigas e prestigiadas do mundo, atraindo estudantes de diversos países. Neste artigo, vamos explicar mais sobre como entrar em uma faculdade na Inglaterra, os principais custos e bolsas de estudos para brasileiros. Acompanhe!

Como entrar em uma faculdade na Inglaterra?

Para entrar em uma faculdade na Inglaterra você precisa ter um bom nível de proficiência em inglês, ensino médio ou curso de graduação equivalente ao do sistema educacional britânico e inscrever-se no sistema centralizado chamado UCAS. Esse processo envolve o pagamento de taxas, envio de documentos específicos e escolha das universidades que deseja estudar.

Embora pareça difícil, com planejamento e organização você consegue entrar em uma faculdade na Inglaterra, principalmente se seguir esses passos:

1. Escolha a faculdade

A escolha da faculdade é o primeiro passo para estudar na Inglaterra. Portanto, pesquise informações sobre cursos e universidades disponíveis no país e compare-os para avaliar qual atende às suas expectativas.

Após fazer uma seleção, verifique os requisitos de entrada no curso nos sites das instituições. E, se surgir alguma dúvida, entre em contato com a faculdade para obter informações necessárias.

2. Curso de equivalência e teste de proficiência

A maioria das faculdades inglesas exige como requisito que estudantes internacionais comprovem a equivalência do seu histórico escolar em relação ao sistema britânico.

Caique Gomes, um brasileiro de 28 anos que mora no Reino Unido e é ex-aluno da Bournemouth University, compartilhou a sua experiência sobre o processo de admissão, destacando a simplicidade desse procedimento e as diversas opções disponíveis para ingressar nas universidades britânicas.

Sonha morar na Inglaterra?

Conheça o nosso Ebook Morar na Inglaterra e saiba como se mudar para o país com toda a segurança, de forma legal e contando com a informação atualizada do Euro Dicas. A qualidade de vida do Reino Unido espera por você!

SABER MAIS →

Uma opção é fazer o “A levels”, se você veio para a Inglaterra e estudou o ensino médio deles aqui, é supertradicional e comum. Também é possível fazer um bacharelado internacional, esse curso é equivalente ao ensino médio no Brasil, ofertado por algumas escolas internacionais privadas e aceito no mundo inteiro, como Estados Unidos, Canadá, Europa e Inglaterra, mas é extremamente caro.

Outra possibilidade é verificar se a grade curricular da universidade brasileira é compatível com as exigências das instituições britânicas. Caique compartilhou a sua própria trajetória, tendo cursado um ano de faculdade no Brasil, o qual a Bournemouth University reconheceu como equivalente ao ensino médio britânico, permitindo-lhe ingressar na universidade.

Foto do entrevistado que cursou economia na faculdade na Inglaterra.
Caique mora no Reino Unido desde 2017 e fez faculdade na Inglaterra na área de Economia. Foto: arquivo pessoal

Além da comprovação da equivalência, as universidades também exigem que os estudantes estrangeiros demonstrem proficiência em inglês, geralmente no nível intermediário, equivalente ao B1.

Caique observou que a maioria das instituições exige a realização do teste IELTS para avaliar essa habilidade. Ele mesmo precisou fazer o exame, já que não residia no Reino Unido na época.

3. Inscreva-se no UCAS

O próximo passo para estudar em um curso de graduação na Inglaterra é realizar a inscrição e se candidatar em uma universidade inglesa através do Serviço de Admissão de Universidades e Faculdades (UCAS). Relativamente ao UCAS, Caique explica que:

Em seguida, você faz a sua aplicação no UCAS, que é destinada para cursos de bacharelado, você pode se inscrever para até 5 universidades. Se não me engano, para se aplicar em uma faculdade muito boa, como Cambridge ou Oxford, só pode escolher uma das duas, pelo menos para o bacharelado.

Após acessar o site do UCAS, preencha o formulário de candidatura. Em seguida, escreva uma carta de motivação, explicando o motivo pelo qual deseja fazer o curso e detalhando as suas habilidades. Segundo a experiência do Caique:

Não é preciso ter uma referência, mas precisa escrever um personal statement, que é uma carta de intenção, sobre o porquê você quer fazer aquele curso, seu interesse por aquela área, esse tipo de coisa.

Para os estudos de pós-graduação ou mestrado na Inglaterra, é necessário verificar os requisitos de entrada nas instituições de ensino. Geralmente, essas informações estão disponíveis nos sites das faculdades.

4. Acompanhe os prazos de inscrição

A próxima etapa para se candidatar a uma faculdade na Inglaterra é acompanhar os prazos de inscrição das principais universidades ao longo do ano. Confira abaixo quais são eles:

  • 15 de janeiro: prazo “on time” para inscrição na maioria dos cursos de graduação;
  • Março: prazo para inscrições em cursos de arte e design;
  • 30 de junho: prazo final para a maioria dos cursos de graduação. As candidaturas recebidas depois desta data entram automaticamente em estado de “compensação”, que não garante ao candidato a sua primeira escolha de curso;
  • Outubro: prazo para os cursos nas Universidades de Oxford e Cambridge, ou para a maioria dos cursos de medicina, medicina veterinária e odontologia.

Apesar dos prazos acima, é interessante que os candidatos façam a inscrição no UCAS com antecedência. Afinal, também será preciso providenciar o visto para Inglaterra, a documentação, voos e acomodação antes de estudar no país.

5. Aceite a oferta da faculdade

Após receber a inscrição, a própria universidade entra em contato com o candidato para informar se ele recebeu ou não uma oferta para estudar. Também é possível acompanhar o status da inscrição por meio do UCAS a qualquer momento.

Os candidatos podem receber uma oferta incondicional ou condicional. Neste último caso, será preciso cumprir alguns requisitos para estudar em uma faculdade na Inglaterra, como obter notas de exames ou pontuações específicas em testes de inglês.

Além disso, em alguns casos, também pode ser necessário participar de uma entrevista antes de receber a oferta da faculdade. Mas, para saber se esse tipo de trâmite faz parte do processo seletivo, entre em contato com a instituição. Para aceitar a oferta, o candidato deve respondê-la por meio do próprio site do UCAS para se tornar um estudante na Inglaterra.

Quanto custa uma faculdade na Inglaterra?

Os estudantes internacionais podem esperar pagar entre £10.000 e £32.000 anualmente por cursos de graduação baseados em palestras. O diploma de graduação pode custar aos estudantes estrangeiros até £64.000 por ano.

Em geral, não há limite máximo para taxas de pós-graduação para estudantes internacionais, mas elas tendem a ser mais caras do que a maioria dos cursos de graduação e a mensalidade varia de acordo com:

  • Curso;
  • Nível de formação;
  • Instituição de ensino.

Além da mensalidade, como estudante estrangeiro, você também deve considerar o seu custo de vida. Embora essa despesa varie conforme os hábitos de consumo e cidade onde você irá morar na Inglaterra, consultamos o site do British Council para ter uma estimativa do custo de vida de um estudante internacional.

Em média, um estudante internacional de graduação em Londres pode esperar pagar cerca de £1.300 a £1.400 por mês para cobrir a sua acomodação, contas, mantimentos e uma variedade de outras despesas de subsistência durante os seus estudos.

Detalhamos na tabela abaixo as principais despesas que afetam o custo de vida na Inglaterra de um estudante estrangeiro que mora em Londres:

Despesas Valor
Acomodação econômica £848
Água e energia £0 (incluído na acomodação)
Conta de celular £18
Transporte £103*
Compras no supermercado £155
Socializar (jantar fora, ir a cafés e bares) £150

*Estudantes em tempo integral de todo o Reino Unido, recebem um desconto de 30% nas tarifas padrão de metrô e ônibus com um Student Oyster Card, se tiverem um National Rail Card. Os cartões Oyster mensais para as Zonas 1-2 custam £103 para os estudantes.

Bolsa de estudo para fazer faculdade na Inglaterra

Ter uma bolsa de estudo para cursar faculdade na Inglaterra é o melhor caminho para conquistar o tão sonhado diploma britânico, por um custo econômico. Atualmente, existem dois tipos de bolsas: governamentais e não governamentais.

As primeiras são oferecidas pelo governo inglês aos estudantes estrangeiros que desejam ingressar nas faculdades públicas na Inglaterra. Já a segunda, são oferecidas por instituições de ensino privadas e outras organizações para estudantes que não podem financiar os estudos no exterior.

Confira a seguir quais são as principais bolsa de estudos no Reino Unido disponíveis para estudantes brasileiros e o que elas cobrem:

  • Programa Chevening: as bolsas são destinadas para estudantes de mestrado ou profissionais que desejam se destacar na sua área. Elas cobrem todos os custos dos estudantes, incluindo passagens de ida e volta, anuidade do curso, emissão de visto e auxílio financeiro;
  • Gates Cambridge Scholarships: é a bolsa de estudos da Universidade de Cambridge destinada a alunos com um currículo acadêmico excepcional. O programa paga as despesas de estudo de pós-graduação na universidade, passagens aéreas e oferece ajuda de custo aos alunos;
  • Rhodes Scholarships: tradicional bolsa de estudos para cursos de pós-graduação da Universidade de Oxford. O programa custeia integralmente as despesas do aluno e ainda oferece um auxílio financeiro para manter o estudante na Inglaterra;
  • Think Big Scholarships: programa da Universidade de Bristol que custeia entre £6.500 e £13.000 dos cursos de graduação e pós-graduação dos estudantes.

Segundo o nosso entrevistado, o financiamento estudantil do governo é maravilhoso e vale a pena solicitar, tendo em vista que o ensino superior no país é extremamente caro. Caique, nos conta que estudou sem bolsa, e precisou trabalhar na Inglaterra para pagar o curso.

Eu trabalhei em tempo integral para conseguir pagar a faculdade, mas foi tranquilo. Não é muito diferente do Brasil, que você precisa trabalhar durante o dia e cursar a faculdade a noite. É puxado, mas dá para ser feito.

Tem como fazer faculdade de graça na Inglaterra?

Sim. Existem diversas oportunidades de bolsas de estudos na Inglaterra e apoio financeiro aos estudantes para custear os cursos de nível superior. Podem ser oferecidos aos alunos da graduação e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado).

Alunos na Universidade de Oxford, Inglaterra
Uma das alternativas para estudar na Inglaterra é através de bolsas de financiamento.

São vários tipos de auxílios financeiros oferecidos aos estudantes, como bolsas integrais ou parciais, com origem em fundos do governo, fundações, prêmios e programas. Além disso, algumas universidades oferecem subsídios para os estudantes, que devem ser verificados diretamente com a instituição de interesse do candidato.

Melhores faculdades inglesas

A Inglaterra é o berço das melhores universidades da Europa e do mundo. Essas instituições de ensino oferecem educação especializada de alta qualidade, com um corpo docente formado por profissionais de renome e especializados na área de atuação.

Segundo o ranking QS World University Rankings 2024, que avalia a qualidade das instituições de ensino no mundo, as melhores universidades inglesas são:

  • Universidade de Cambridge;
  • Universidade de Oxford;
  • Imperial College London;
  • University College London (UCL);
  • Universidade de Manchester;
  • King’s College London;
  • The London School of Economics and Political Science (LSE).

Tem que validar diploma na Inglaterra?

Sim, o processo é bem simples. Para validar o diploma na Inglaterra, você deve primeiro entrar em contato com a instituição do país onde você concluiu o curso e solicitar a validação. Após isso, basta enviar o diploma para o órgão responsável pelo apostilamento de Haia na Inglaterra.

Por outro lado, para validação do diploma no Brasil, você deve acessar o portal Carolina Bori e conferir quais são as universidades com cursos semelhantes que estão com as vagas abertas para revalidação.

Precisa de visto para fazer faculdade no país?

Sim. O visto é um documento obrigatório para fazer faculdade na Inglaterra. Essa autorização permite que o estudante more no país por até 5 anos, mas esse prazo pode ser estendido. Para cursos em nível inferior à graduação, esse período é reduzido para até 2 anos.

É preciso solicitar o visto de estudante na Inglaterra após receber a carta de aceite de uma faculdade inglesa chamada Confirmation of Acceptance of Studies (CAS). Essa autorização deve ser solicitada por até 6 meses antes do início das aulas do curso.

Além disso, para solicitar o visto de estudante de fora do Reino Unido, é preciso pagar uma taxa de £363 e ter um passaporte atual e válido.

Também será preciso pagar a Sobretaxa de Saúde de Imigração, para ter acesso ao Sistema de Saúde da Inglaterra. Os estudantes estrangeiros recebem um desconto de 25% sobre o custo normal dessa taxa. Por conta disso, a tarifa para os portadores do visto de estudante é de £470 anuais.

Se você deseja ter o acompanhamento de um advogado especializado na solicitação de vistos para a Inglaterra, indicamos os serviços do escritório London Help 4 You. Com mais de 20 anos de experiência no setor, a equipe poderá auxiliar em todo o processo, tornando a sua solicitação do visto de estudante mais segura e eficiente. É da confiança do Euro Dicas.

Vale a pena fazer faculdade na Inglaterra?

Para o nosso entrevistado, fazer faculdade na Inglaterra valeu a pena. Caique revela que apesar do desafio de ter demorado 6 anos para se formar, pois tinha que trabalhar para custear a faculdade, a experiência valeu a pena e mudou a sua vida completamente:

Eu sabia exatamente o que queria fazer, eu queria trabalhar com finanças, no mercado financeiro e Londres é o segundo maior centro financeiro, atrás de Nova York. Sem a faculdade não tinha como entrar no mercado.

Também conta que o ensino superior inglês é diferente do brasileiro. Segundo ele, você não precisa ficar o dia inteiro na faculdade, 5 horas por dia e 5 dias por semana. Na Inglaterra os alunos têm aulas normais e participam de seminários de grupos menores com uma carga horária de no máximo 7 ou 8 horas por semana. Após isso, você faz bastante self study, que são atividades feitas em casa, isso permite que você consiga trabalhar.

Caique finaliza explicando que essa experiência só vale a pena quando você sabe o que quer. Segundo ele:

Aqui tem boas faculdades em nível internacional, e se você tiver essa faculdade no seu currículo, ela abre portas que são excepcionais. Se eu pudesse dar uma dica para mim há 10 anos, seria: estuda muito no seu ensino médio, que se você entrar em uma dessas faculdades, sua vida muda completamente e para melhor.

10 razões para estudar no Reino Unido

A Inglaterra atrai centenas de estudantes internacionais todos os anos. Mas por que escolher estudar em uma faculdade inglesa em vez de outras instituições da Europa?

O principal motivo é o ensino superior de qualidade e reconhecido internacionalmente do país. Além disso, há outras boas razões que fazem do Reino Unido o destino certo para quem quer alavancar a sua carreira profissional. Veja abaixo os principais deles.

  1. Lar das melhores universidades do mundo;
  2. Excelente corpo docente;
  3. Lugar seguro para morar;
  4. Oportunidades de trabalho para estudantes;
  5. Faculdades com ótima infraestrutura;
  6. Campos de pesquisa especializados;
  7. Intensa imersão cultural;
  8. Bolsas de estudos para estrangeiros;
  9. Diversidade de cursos;
  10. Rede de contato global.

Perguntas frequentes

Separamos cinco perguntas sobre faculdade na Inglaterra que são muito frequentes entre os nossos leitores para respondê-las. Vamos lá!

Com qual idade se entra na Inglaterra na faculdade?

Na Inglaterra, os estudantes ingressam na faculdade com 18 anos ou mais.

Como entrar na faculdade de medicina na Inglaterra?

Além do exame de proficiência e a inscrição no UCAS, os estudantes precisam fazer um exame de admissão para entrar na faculdade de medicina na Inglaterra. Os mais exigidos são o BioMedical Admissions Test (BMAT) e UK Clinical Aptitude Test (UKCAT).

Como financiar faculdade na Inglaterra?

As bolsas de estudo são as principais formas de financiar faculdade na Inglaterra. Algumas instituições parceiras das universidades também oferecem programas de financiamento para estudar no país. Além disso, há possibilidade de solicitar empréstimo bancário, contudo as taxas de juros são altas.

Para fazer faculdade na Inglaterra precisa de prova de proficiência?

Sim, para ingressar em uma faculdade na Inglaterra, os estudantes estrangeiros precisam obter uma boa nota no exame de proficiência em inglês. Afinal, todas as aulas, provas e trabalhos ao longo do curso serão na língua inglesa.

Quanto tempo dura a faculdade na Inglaterra?

O tempo de duração da faculdade na Inglaterra varia conforme o curso escolhido. No entanto, o período mínimo para concluir uma graduação no país é de 3 anos.

Dicas finais para estudar na Inglaterra

Quer ter certeza de que vale a pena fazer faculdade na Inglaterra? Então, confira o vídeo abaixo do canal Caique Gomes, ele explica como foi a experiência dele.

E aí, também quer viver a experiência de morar e estudar no exterior? Conheça o ebook Como Morar na Inglaterra, desenvolvido pela equipe do Euro Dicas. Ele traz todos os passos que você precisa percorrer para buscar esse sonho, destacando que o planejamento é a chave do sucesso. Vale a pena conferir!