Universidade de Oxford: história, principais cursos e como conseguir vaga

Considerada entre as cinco melhores universidades do mundo por diversas publicações, a Universidade de Oxford é também uma das mais antigas do mundo.

Acompanhe o nosso artigo para conhecer a história da Universidade de Oxford, sua tradição, os nomes que passaram pelo local, os seus principais cursos e como concorrer a uma vaga em uma das instituições mais disputadas da Europa.

Universidade de Oxford: uma das melhores do mundo

A Universidade de Oxford é uma instituição de ensino superior pública na Inglaterra. Ela localiza-se na cidade de Oxford, no condado de Oxfordshire. Entre o mundo anglófono, essa é a Universidade mais antiga do mundo.

A instituição é composta por cerca de 38 faculdades que oferecem os cursos mais variados e possuem administração própria. Ou seja, cada faculdade tem as suas próprias atividades e estruturas.

Oxford é considerada uma cidade universitária. Portanto, os prédios das faculdades estão espalhados por vários centros na cidade. Aproveite e leia nosso artigo completo sobre como estudar na Inglaterra.

Sonho de Morar na Europa?

Confira nosso livro Sonho de Morar na Europa com as jornadas de vários brasileiros que vivem atualmente na Europa e conheça todos os passos para chegar no Velho Continente e realizar o seu sonho!

História da Universidade de Oxford

Os primeiros registros escritos de Oxford datam de 912. A sua expansão, entretanto, acelerou-se a partir de 1167, quando o rei Henrique II determinou que os ingleses estavam proibidos de frequentarem a Universidade de Paris. Dessa forma, a Universidade expandiu-se para atender o aumento da demanda.

O seu ano oficial de fundação é desconhecido. No entanto, o que se sabe é que a autorização real como Universidade foi concedida em 1248 pelo rei Henrique III. É de Oxford que surgiram também outras Universidades motivadas pela rivalidade entre os alunos, como Cambridge, por exemplo.

O sistema de faculdades com disciplinas distintas, próximo do que se conhece hoje em dia, foi criado somente em 1802, na Universidade de Oxford. Na época criaram-se as faculdades de Matemática e Humanidades, que abrangiam diversos outros cursos.

Mais adiante, a partir de 1850, foram sendo criadas as faculdades de Direito, Ciências Naturais, História Moderna, Teologia, entre outras.

Curiosidades

Uma de suas curiosidades é que as mulheres só passaram a ser aceitas na Universidade britânica a partir de 1875. Porém, mesmo que frequentassem a instituição, não recebiam grau acadêmico.

Somente em 1920, portanto, que essa condição mudou e as mulheres passaram a se igualar aos homens ao receberem também o grau acadêmico respectivo.

Quer estudar no Reino Unido? Então aproveite as nossas dicas e saiba como economizar na hora de comprar passagem para Inglaterra.

Principais cursos

A Universidade de Oxford tem uma grande tradição nos cursos de língua inglesa. Aliás, a literatura, em geral, sempre ocupou uma posição importante na instituição. Por isso, os seus cursos de língua inglesa estão entre os melhores do mundo.

universidade de Oxford fachada

Entretanto, Oxford também se destaca em cursos tradicionais como Medicina e Direito, como você confere na lista dos seus principais cursos:

  • Literatura;
  • Linguística;
  • Filosofia;
  • Geografia;
  • Línguas Modernas;
  • Anatomia e Fisiologia;
  • Arqueologia;
  • Medicina;
  • Ciências Políticas;
  • Direito.

Ex-alunos notáveis da Universidade de Oxford

A lista de alunos célebres que passou pela Universidade de Oxford ao longo de tantos anos é longa. Para se ter uma ideia, os seus ex-alunos acumulam 26 prêmios Nobel, 26 Primeiros-Ministros e ainda diversos outros chefes de Estado do mundo todo.

Entre os principais ex-alunos de Oxford estão:

  • Stephen Hawking;
  • David Cameron;
  • Bill Clinton;
  • Oscar Wilde;
  • Margaret Thatcher;
  • Tony Blair;
  • Theresa May;
  • Adam Smith.

Bolsas de estudo

Estudar na Universidade de Oxford pode sair bem caro para alunos estrangeiros, seja na graduação ou em algum curso de pós-graduação. Muitos desses cursos, inclusive, podem custar cerca de R$100 mil anuais. Saiba como estudar na Europa de graça e descubra como se aplicar em universidades públicas.

A Universidade, porém, distribui anualmente centenas de bolsas de estudos. É claro que elas têm uma alta concorrência, mas são uma oportunidade para ter o seu estudo em Oxford financiado em parte ou até integralmente.

Desde 2001, a Universidade oferece cerca de 150 bolsas para cursos de mestrado e doutorado. Eles cobrem um valor de 14 mil libras para a mensalidade, taxas e outras despesas do estudante.

Entre os programas de bolsas de estudos em Oxford mais famoso está o Clarendon. Veja como conseguir uma bolsa de estudo no Reino Unido com tudo pago.

Como concorrer a uma vaga

As vagas para o programa Clarendon são divulgadas anualmente e é preciso estar atento aos prazos no site da Universidade. Para se candidatar você deve atender a alguns pré-requisitos da Universidade:

  • Desempenho acadêmico excepcional;
  • Fluência em inglês;
  • Aprovação na application da Universidade de Oxford.

Para estar atento aos prazos e outras informações do programa, você deve acessar o site e fazer a sua pesquisa. Em caso de dúvida, ainda pode enviar um e-mail ao programa.

Ainda, acompanhando o site da própria Universidade é possível estar atento à divulgação de outras oportunidades. No Brasil, há programas como o Bolsas Fórmula Santander que oferece bolsas de estudos para instituições como Oxford. Cada programa tem as suas especificidades e pré-requisitos próprios.

Confira mais informações sobre a escola de inglês gratuita no exterior e melhore o seu inglês.

universidade de oxford estudante

Brasileiros em Oxford

Não há um número oficial sobre brasileiros que estudam na Universidade de Oxford, mas estima-se que dificilmente seja superior a 50. Isso se deve tanto ao alto valor da anuidade da Universidade quanto à dificuldade do seu sistema seletivo.

Mesmo assim, os brasileiros marcam presença na Universidade com pesquisas e outras atividades de estudo. Ainda, existe a associação Brazilian Society, que reúne os brasileiros que estudam na Universidade de Oxford.

Apesar da dificuldade, é possível se inscrever em qualquer curso da instituição, além das bolsas de estudo. Depois disso, você deve ser aprovado no rígido sistema de application da Universidade. Para isso, acima de tudo é necessário ter um excelente desempenho acadêmico.

A participação em atividades extracurriculares, como cursos de línguas e outras habilidades, é sempre um fator diferencial para universidades do exterior. Além disso, alunos estrangeiros devem ter altas pontuações em exames de proficiência como o TOEFL ou LELTS para serem aprovados em Oxford.

Dicas para ingressar na Universidade de Oxford

Para brasileiros que desejam realizar mestrado em Oxford, a nota mínima ao longo da graduação deve ser de 7 ou 7,5.

Algumas dicas também podem ajudar na sua aprovação:

  • Tenha contato com algum professor da instituição;
  • Solicite cartas de recomendação aos seus professores;
  • Escreva uma carta de motivação excepcional;
  • Aposte em atividades extracurriculares.

Confira também como fazer o intercâmbio em Londres.

Universidade de Oxford x Universidade de Cambridge

Ambas universidades estão entre as melhores do mundo, mesmo que a Universidade de Oxford se destaque em posições melhores nas listas. Entretanto, a rivalidade entre Oxford e Cambridge é muito mais antiga do que isso.

Como você viu no início do artigo, a Universidade de Oxford deu início a outras instituições, como a própria Cambridge. Na verdade, isso aconteceu por volta de 1209, quando uma série de disputas entre os alunos fez com que um grupo fugisse para a área de Cambridge. Essas disputas envolveram inclusive assassinatos e denúncias de estupro.

Com isso, esses estudantes que saíram de Oxford acabaram fundando a Universidade de Cambridge, que hoje é a segunda mais antiga da Inglaterra. Desde então, a disputa entre as duas instituições de ensino para ganhar o título de melhor universidade nunca mais parou.

Excelência em educação

Embora Oxford apareça no topo de diversas listas como a melhor do mundo, Cambridge tem algumas vantagens, como o fato de ter 82 ex-alunos que conquistaram o Prêmio Nobel. O número é mais do que o dobro da rival.

Além disso, Cambridge se orgulha de ter formado nomes importantes para a história mundial, como Isaac Newton e Paul Dirac.

No geral, as duas Universidades possuem processos semelhantes. Cada uma delas tem as suas tradições específicas e cursos de destaque. Enquanto Oxford se destaca pelos cursos de línguas, Cambridge é famosa pelos cursos de Medicina e Direito.

Conheça outras Faculdades da Inglaterra e veja como se candidatar.

Estude muito

A Universidade de Oxford é um sonho para milhares de estudantes ao redor do mundo, inclusive brasileiros. Mesmo o seu padrão de exigência sendo considerado alto nível, não é impossível sonhar com uma vaga.

Para isso, entretanto, é preciso conhecer o sistema britânico e, principalmente, estudar muito! Continue a leitura e saiba como fazer o visto estudante para Inglaterra.

Você já contratou o seu seguro viagem internacional para visitar a Inglaterra? É essencial para viajar protegido, saiba tudo no artigo.

Andrea é jornalista e também tem formação em Linguística. Apesar de nascida em Curitiba, não demorou muito tempo para seu coração ganhar o mundo. Começou a trabalhar com agronegócio, área que a fez ganhar gosto para trabalhar fora do escritório, com pessoas de culturas e lugares diferentes. Com uma câmera na mão, desbravou inúmeras cidades e nunca mais parou. Decidiu unir a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, sete países da África e Ásia. Ao lado do filho já morou no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a maternidade, produção de conteúdo e viagens pelo Reino Unido e Europa.

Artigos relacionados

Morar na Inglaterra: tudo o que deve saber para morar no país

Quer saber como é morar na Inglaterra? Saiba detalhes sobre tipos de visto, melhores cidades, mercado de trabalho, custo de vida e muito mais

Profissões mais bem pagas na Inglaterra: conheça o top 10

Descubra aqui quais são as profissões mais bem pagas na Inglaterra, como encontrar vagas de trabalhar e estabelecer a carreira no país.

Visto para Inglaterra: principais tipos e como solicitar

Entre os vistos na Inglaterra encontramos o que chamamos de Tier 1, Tier 2 e o Tier 5. Cada um deles possui algumas subdivisões.

Emprego na Inglaterra: tudo o que precisa para encontrar a sua vaga

Saiba como encontrar um emprego na Inglaterra, as áreas, os salários, o custo de vida no país, dicas e sites para encontrar a sua vaga.

Documentos para morar na Inglaterra: saiba o que vai precisar

Você planeja sair do Brasil e viver no Reino Unido? Leia nosso artigo completo e saiba quais são todos os documentos para morar na Inglaterra.

Cidades da Inglaterra: as 10 melhores e maiores do país

Você quer morar na Inglaterra mas não conhece o país e não sabe onde morar? Preparamos um guia detalhado sobre as melhores e maiores cidades da Inglaterra.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube