Uma pesquisa da University of Southern Califórnia, em 2020, apontou que cerca de 30,7% dos brasileiros que nunca estudaram no exterior escolheram países da Europa como principal local de interesse. Porém, nem todos têm condições financeiras de estudar fora porque um curso no exterior tem custos elevados. Confira como estudar na Europa de graça e aproveite as dicas para se candidatar em uma instituição europeia.

Como estudar na Europa de graça: bolsas de estudo

Uma das alternativas para estudar de graça na Europa é com as bolsas de estudos oferecidas por universidades europeias. Nelas, o aluno pode estudar gratuitamente ou pagar preços bem baixos.

Geralmente, a bolsa de estudo é concedida por:

  • Necessidade: considerando a renda ou a situação socioeconômica do candidato;
  • Mérito: quando o candidato prova que tem um diferencial acadêmico, esportivo, artístico ou outro em relação aos seus concorrentes;
  • Perfil: quando uma instituição oferece bolsas específicas para um perfil, como mulheres, por exemplo.

Os requisitos exigidos em cada universidade podem variar, mas normalmente os requerimentos básicos para conseguir uma bolsa de estudo em qualquer país são:

  • Possuir histórico escolar com boas notas;
  • Possuir competências, apresentar um bom currículo e atividades extracurriculares;
  • Saber idiomas: é preciso comprovar por meio de um exame de proficiência;
  • Apresentar os documentos que a universidade em questão exige;
  • Escrever uma boa carta de motivação, um Personal Statement (ou “ensaio pessoal”) e cartas de recomendação.

Melhores países para estudar de graça na Europa

Muitos países na Europa oferecem bolsas de estudos para estudantes estrangeiros. Confira informações sobre bolsas disponíveis em alguns dos países mais procurados, o que as bolsas cobrem e como se candidatar para cada uma delas.

Estudar de graça no Reino Unido

De acordo com a Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Internacionais e Culturais (Belta), a Inglaterra está entre os destinos mais procurados por quem quer estudar fora. Confira as bolsas disponíveis para estudar de graça no Reino Unido.

1. Bolsa Chevening

O governo do Reino Unido oferece a bolsa Chevening para quem pretende cursar mestrado no território. O principal objetivo é criar líderes globais. Geralmente, esta bolsa cobre:

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →
  • Taxas da instituição;
  • Bolsa por mês;
  • Custo de ida e de volta para o Reino Unido;
  • Auxílio financeiro de chegada no Reino Unido e volta para o Brasil;
  • Custos com o visto;
  • Auxílio em viagens para eventos do Chevening.

Como se candidatar

Para se candidatar à bolsa Chevening, é preciso:

  • Ser cidadão brasileiro e retornar ao Brasil por, pelo menos, dois anos após a bolsa;
  • Terminar seus estudos em uma universidade do Brasil;
  • Possuir experiência mínima de dois anos de trabalho;
  • Candidatar-se para três cursos no Reino Unido;
  • Ser convidado pela universidade até julho;
  • Apresentar um certificado de proficiência em inglês a partir de outubro do ano anterior.

As inscrições para as Bolsas Chevening 2023/2024 abrem em 2 de agosto de 2022 e encerram em 1 de novembro.

Veja informações mais detalhadas sobre como estudar na Inglaterra.

2. Bolsas integrais na Universidade de Oxford

É possível se candidatar para estudar na Universidade de Oxford por meio do programa Reach Oxford Scholarships, que oferece duas ou três bolsas integrais por ano para cursar graduação no Reino Unido em qualquer curso da Universidade de Oxford, exceto Medicina.

As bolsas cobrem as anuidades integrais dos cursos (3 ou 4 anos, de acordo com a graduação), além de oferecerem uma ajuda financeira no custo de vida no país e uma passagem aérea por ano de seu país de origem ao Reino Unido e vice-versa.

Estude de graça na Inglaterra
A Universidade de Oxford oferece bolsas de estudos para alunos estrangeiros.

Como se candidatar

Para estudar na Europa de graça e se candidatar com esta bolsa, é preciso, primeiramente, ser aceito no curso que pretende fazer na Universidade de Oxford. A inscrição deve ser realizada pelo sistema UCAS, plataforma única para se candidatar a vagas nas universidades do Reino Unido, e apresentar:

  • Seu endereço;
  • Dados de seus estudos no ensino médio;
  • Carta de recomendação e um personal statement informando o motivo pelo qual você se interessou pelo curso escolhido.

As inscrições para as aulas, que começarão em outubro de 2022, já estão encerradas. Mas você pode acompanhar a página de bolsas da Universidade de Oxford para ficar sabendo quando abrir as inscrições para 2023/24.

3. Bolsas do Clarendon

Também é possível se candidatar a bolsas de pós-graduação na Universidade de Oxford por meio da Clarendon, que apoia mais de 400 estudantes de cerca de 70 nações diferentes. Aliás, desde 2001, a Clarendon já concedeu bolsa para mais de 2.500 alunos.

No caso de estudantes de período integral, a bolsa cobre o valor completo da anuidade, assim como as taxas acadêmicas. Além disso, oferecem apoio financeiro para cobrir os custos do estudante durante o curso, como moradia. O valor pode ser alterado anualmente e, em 2021/2022, os estudantes receberam 15.609 libras (aproximadamente 92 mil reais, de acordo com a cotação em setembro de 2022).

Já os estudantes de cursos part-time (meio período) não pagam todas as taxas acadêmicas e tuition. Esses alunos recebem, respectivamente, cerca de 2.500 mil libras (para cursos de mestrado) e aproximadamente 5 mil libras (para doutorado).

Como se candidatar

Não é preciso enviar documentação específica para esta bolsa, pois qualquer candidato a uma especialização na Universidade de Oxford é elegível à bolsa Clarendon. Basta fazer a sua candidatura até dezembro ou janeiro de cada ano, dependendo do seu curso de interesse.

Os requisitos para se inscrever dependem do curso e do nível de estudos. No entanto, é preciso enviar:

  • Seu diploma;
  • Seu histórico escolar do nível anterior aos estudos para o qual se candidata;
  • Cartas de recomendação;
  • Certificado de proficiência em inglês.

Você pode ver mais detalhes no site da Oxford.

Estudar de graça na Alemanha

A Alemanha atrai brasileiros e pessoas de outros países por ser uma das maiores potências mundiais e oferecer altíssima qualidade de vida. Confira as bolsas disponíveis para estudar na Alemanha.

1. Bolsa do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD)

Brasileiros também podem se candidatar no DAAD a bolsas de estudos de pós-graduação na área de desenvolvimento sustentável. Elas compõem o Programa EPOS, criado com o objetivo de especializar os profissionais que se destacam nos países em desenvolvimento.

Para o calendário 2023/2024, a data limite para o candidato fazer sua inscrição varia dependendo do curso e vai até dia 31 de março de 2023. Veja aqui (em inglês) a tabela com os dados completos.

O valor das bolsas oferecidas varia de acordo com o curso e o nível de estudos. Mas, geralmente, o bolsista recebe um auxílio mensal, passagens aéreas, seguro saúde enquanto estiver na Alemanha e um curso preparatório de alemão.

Segundo o guia de perguntas frequentes, o valor do auxílio mensal é 850 euros para alunos de Mestrado e 1.200 euros para estudantes de doutorado. No entanto, a última atualização do documento foi em 2019, portanto, os valores podem estar atualizados.

Como se candidatar

Os requisitos variam conforme o programa escolhido. Sendo assim, é necessário verificar na documentação do EPOS o que é preciso no programa que pretende fazer. Porém, adiantamos que é necessário:

  • Ter se graduado há menos de seis anos e ter, pelo menos, dois anos de experiência profissional na área do curso pretendido, com documentos que comprovem;
  • Possuir proficiência na língua na qual o curso é ministrado;
  • Preencher um formulário de candidatura do DAAD;
  • Enviar currículo no formato Europass;
  • Apresentar histórico acadêmico;
  • Apresentar carta de motivação;
  • Apresentar, pelo menos, uma carta de recomendação de seu empregador atual.

No entanto, para se candidatar a essas bolsas, primeiramente, você precisa ser aceito no curso que pretende fazer. Lembramos que as inscrições devem ser efetuadas no site da universidade, e não por meio do site do DAAD.

2. Bolsas do governo para mestrado em Estudos Midiáticos

A Deutsche Welle Akademie, juntamente com a Universidade de Bonn e a Universidade de Bonn-Rhien-Sieg, também oferece bolsas para o mestrado em International Media Studies, uma especialização com dois anos de duração em estudos midiáticos, ministrada em inglês.

O DAAD oferece até 10 bolsas integrais para esta modalidade, que cobrem integralmente as despesas com os estudos e as passagens aéreas, além de uma ajuda de custo de 750 euros por mês para cobrir gastos com custo de vida no país.

Bolsas parciais também são oferecidas pela organização. Estas, por sua vez, cobrem os custos do programa, mas não cobrem as passagens aéreas e o custo de vida na Alemanha.

Como se candidatar

Para se candidatar a essa bolsa, é necessário:

  • Ser jornalista, especialista em comunicação, ou trabalhar com mídia;
  • Ter, pelo menos, dois anos de experiência laboral em uma área ligada à mídia, depois de ter seu diploma;
  • Comprovar proficiência em inglês;
  • Apresentar carta de motivação e currículo no formato Europass;
  • Apresentar histórico acadêmico e diploma.

Para as bolsas integrais, é necessário apresentar, também:

As inscrições para as aulas que começam em 2022 já foram encerradas. Você pode acompanhar o site da organização e saber quando as inscrições para 2023 forem abertas.

Veja os tipos de visto para estudar na Alemanha.

Estudar de graça na França

Quem quer estudar na França também tem opções de bolsas de estudos. Confira!

1. Campus France

Também é possível estudar de graça na Europa no país da Torre Eiffel. O melhor local para pesquisar todas as informações de estudos no país é no Campus France, agência ligada ao Governo, que recebe inscrições de brasileiros para estudar na França com ou sem bolsa de estudos.

Brasileiros que se candidatam pelo site do Campus France concorrem, automaticamente, a bolsas que diminuem as taxas em mais de 90% do valor do curso. Elas são concedidas pela Embaixada da França no Brasil ou pelas universidades francesas.

Como se candidatar

Para se candidatar, primeiramente você deve acessar o site Campus France e escolher um dos cursos disponíveis em uma das faculdades na França. Depois, deve preencher o dossiê e um formulário contendo informações sobre sua trajetória de estudos.

Além disso, é preciso enviar seu diploma e histórico escolar com tradução juramentada para o idioma do curso ministrado, assim como exame de proficiência em francês.

Para obter as traduções juramentadas, indicamos a Yellowling. É uma plataforma online que oferece os serviços de mais 180 tradutores certificados, com ótimo custo e prazos de entrega rápidos. É possível pedir um orçamento pelo site em apenas 1 minuto e todo o processo é feito online.

Saiba mais informações sobre candidaturas, por meio do site do Campus France.

2. Bolsas Eiffel

A bolsa Eiffel também é uma grande oportunidade para quem procura saber como estudar na Europa de graça. Ela oferece apoio financeiro (mestrado: 1.181 euros mensais; doutorado: 1.700 por mês, além de passagens aéreas, seguro saúde e auxílio para atividades culturais) a estudantes estrangeiros que querem cursar mestrado ou doutorado na França.

As bolsas são disponibilizadas diretamente pelas universidades francesas e os candidatos, primeiramente, precisam fazer sua inscrição no mestrado ou no doutorado que têm interesse. As inscrições para o próximo ano irão abrir em outubro de 2022.

Para estar apto a concorrer às bolsas Eiffel, é necessário possuir até 25 anos de idade (para mestrado) e até 30 anos de idade (para doutorado) na data do programa.

Estudar de graça na Holanda

A Holanda é outro país europeu que oferece qualidade de vida elevada e boas oportunidades de bolsa de estudo. Confira as melhores.

1. Holland Scholarship para graduação e mestrado

O Holland Scholarship é um programa de bolsas financiado pelo Ministério Holandês da Educação, Ciência e Cultura, que faz parceria com universidades do país.

O auxílio financeiro, no valor de 5 mil euros para estudantes de fora do Espaço Econômico Europeu (EEE) que têm interesse em cursar graduação ou mestrado na Holanda, é disponibilizado para cobrir as despesas do primeiro ano do curso, sem renovação.

Para o ano letivo 2023-2024, as inscrições serão abertas no dia 1º de novembro de 2022. O prazo de inscrição é 1º de fevereiro de 2023 ou 1 de maio de 2023, dependendo da instituição escolhida. Aliás, as universidades participantes serão divulgadas em outubro de 2022.

Como se candidatar

Para concorrer a esta bolsa, é preciso:

  • Ser cidadão nativo de um país não-membro do EEE;
  • Não possuir um diploma de uma universidade holandesa;
  • Enviar histórico acadêmico;
  • Enviar carta de motivação e cartas de recomendação;
  • Apresentar certificado de proficiência em inglês;
  • Atender aos requisitos exigidos pela universidade escolhida.

2. Bolsa de estudos para pós-graduação na Universidade de Maastricht

A Universidade de Maastricht, na Holanda, disponibiliza mais uma oportunidade para brasileiros (estudantes de fora da União Europeia) concorrerem a bolsas, as Holland High Potential Scholarship.

Essas bolsas cobrem a anuidade integral do curso e o estudante ainda recebe uma ajuda de custo para se manter no país (cerca de 12,3 mil euros para 13 meses e 23,7 mil euros para 25 meses), seguro saúde e custos com o visto.

Universidade de Maastricht na Holanda
A Universidade de Maastricht também oferece bolsas de estudos para estudantes estrangeiros.

Podem se candidatar às bolsas da Universidade de Maastricht estudantes que:

  • Possuam menos de 35 anos de idade;
  • Comprovem excelente desempenho acadêmico;
  • Não sejam da União Europeia;
  • Não tenham estudado em universidades holandesas.

Como se candidatar

Para concorrer à bolsa, é preciso, inicialmente, se inscrever em um curso. Os requisitos são de acordo com o programa. No entanto, geralmente é preciso possuir uma cópia do passaporte, assim como o seu histórico.

As inscrições para o ano letivo de 2022 já acabaram. Informações sobre as bolsas para o ano letivo 2023/2024 serão divulgadas no site da organização.

3. Bolsa de estudos para mestrado na Universidade de Utrecht

Uma das melhores e mais antigas universidades holandesas, a Universidade de Utrecht, oferece bolsas de estudos para alunos de fora do Espaço Econômico Europeu (EEE) por meio do programa Utrecht Excellence Scholarship (UES).

Entre os benefícios oferecidos pela instituição, estão a isenção total da anuidade durante todo o período do programa e uma ajuda de custo. As inscrições para o ano letivo 2023/2024 ainda não foram abertas.

Como se candidatar

Para se candidatar a esta bolsa, é necessário, primeiramente, se inscrever para o programa que pretende fazer o mestrado e enviar uma carta de motivação, uma carta de recomendação e exames padronizados, caso sejam solicitados. É necessário apresentar excelente desempenho acadêmico para conseguir sua bolsa de estudos.

Aliás, confira no site da universidade outras possibilidades de bolsas para estudar de graça na Europa.

O site Nuffic Neso Brazil tem todas as informações de como estudar na Holanda.

Estudar de graça na Suécia

A Suécia disponibiliza um programa para quem quer estudar de graça na Europa chamado Swedish Institute Scholarships for Global Professionals (SISGP). O programa possui o financiamento do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Suécia e é administrado pelo Instituto Sueco (SI).

As bolsas oferecidas são para mestrado integral, com duração de um ou dois anos em várias áreas e incluem:

  • As taxas cobradas pela universidade;
  • Ajuda de custo de 10 mil coroas suecas por mês (cerca de R$ 4.700, de acordo com a cotação em setembro de 2022);
  • Passagem de ida e de volta para a Suécia, no valor de 15 mil coroas;
  • Seguro;
  • Anuidade da plataforma profissional SI Network for Future Global Leaders (NFGL) e SI Alumni Network.

Observação: a bolsa SISGP não cobre o valor para se inscrever nas universidades.

Como se candidatar

Para se candidatar, você precisa ter se inscrito em um curso em uma universidade da Suécia e ser aceito. Depois, deve preencher os formulários no site, que incluem, entre outros pré-requisitos, excelente desempenho acadêmico, proficiência em inglês e experiência profissional mínima de três mil horas em liderança.

Para ser elegível é preciso cumprir os seguintes critérios:

  • Deve ter cidadania de algum dos 42 países elegíveis (o Brasil está incluído);
  • Ter um mínimo de 3 mil horas de experiência de trabalho comprovada. Além de comprovar experiência de liderança ou de envolvimento da sociedade civil;
  • Ser aceito em uma universidade sueca até a data limite;
  • Os programas de mestrado aos quais você se candidatar devem ser elegíveis para bolsas de estudo do SI.

As inscrições para esta bolsa para o ano 2023/2024 ainda não foram abertas. Acompanhe o site para mais informações.

Bolsa para mestrado na Chalmers University of Technology

Um programa do Conselho Sueco para o Ensino Superior disponibiliza anualmente 45 bolsas para mestrado na Suécia na Chalmers University of Technology.

A bolsa é disponibilizada de acordo com o excelente desempenho acadêmico do candidato. Para se candidatar, é preciso ser candidato ao programa de mestrado do 1º ano e não ser um cidadão da UE/EEE. Além disso, é necessário optar por um curso e enviar a documentação solicitada, como:

  • Diploma da graduação;
  • Histórico acadêmico;
  • Certificado de proficiência em inglês (IELTS ou TOEFL);
  • Cópia do passaporte;
  • Currículo;
  • Carta de motivação;
  • Cartas de recomendação (opcional).

Os candidatos que forem selecionados para a bolsa têm uma redução de 75% na mensalidade nos dois anos de curso do mestrado. Aqueles que se destacarem no primeiro ano, podem, ainda, pleitear uma diminuição de mais 10% do valor pago.

Assim como os outros programas listados, as inscrições para o ano letivo 2022/2024 ainda não começaram. No site oficial você pode acompanhar os prazos.

Como se candidatar

Para se candidatar, é preciso, primeiramente, se inscrever no mestrado que você tem interesse, por meio do sistema unificado de candidatura para pós-graduação na Suécia, juntamente com toda a documentação solicitada.

Se você tem interesse em saber como estudar na Europa de graça e escolheu a Suécia como destino, acesse o site Study in Sweden, que apresenta diversas universidades do país que estão com inscrições abertas para bolsas de estudo para estudantes estrangeiros.

Estudar de graça na Europa: Islândia, Finlândia e Noruega

Islândia, Finlândia e Noruega são países muito desenvolvidos e com excelente qualidade de vida. Se você não se incomoda com o clima frio, pode morar em um desses países e estudar com bolsa de estudo.

Islândia

A Islândia possui sete universidades, quatro delas, públicas. Normalmente, as instituições do país não cobram as tuition fees (taxas), somente uma taxa administrativa de registro. Na University of Iceland, por exemplo, esse valor é de ISK 75 mil (cerca de 539 euros ou 2.900 reais).

De acordo com o site Study in Iceland, pelo menos duas universidades do país oferecem bolsas de estudos para estudantes estrangeiros. Elas são disponibilizadas pelo Ministério de Educação, Ciência e Cultura da Islândia e mudam todos os anos.

Finlândia

Além do alto padrão de vida, a Finlândia oferece excelente qualidade de ensino, só no ensino superior são mais de 20 mil estudantes internacionais. De acordo com o site Study in Finland, estudantes de cursos de doutorado não pagam tuition fees e geralmente recebem ajuda de custo enquanto realizam pesquisas.

No entanto, para cursos de graduação e mestrado, mesmo essas taxas sendo cobradas, é possível ficar isento. Além disso, há oportunidades de bolsa para universidades finlandesas, disponibilizadas pelas próprias instituições.

Noruega

Fazer intercâmbio na Noruega também é uma boa oportunidade de melhorar o seu currículo.

De acordo com o site Study In Norway, as universidades do estado não cobram tuition fees dos estudantes, mesmo sendo estrangeiros, para os cursos de graduação, mestrado e doutorado. Também existem as instituições privadas do país que cobram taxas em seus programas.

Apesar disso, as taxas geralmente são bem mais baixas do que em outros países para cursos com níveis semelhantes e os valores cobrados para estudantes estrangeiros não são maiores do que para os noruegueses.

Bolsas de estudo na Europa têm critérios diferentes
Leia os requisitos da bolsa com atenção e fique atento aos prazos.

Mesmo assim, há universidades públicas norueguesas que podem cobrar essa propina para estudantes que se matricularem em cursos específicos, geralmente, de mestrado.

Por ser um ensino gratuito e até econômico, existem poucas bolsas com ajuda de custo na Noruega. Por isso, muitos estudantes optam por trabalhar meio período. No site Study in Norway você pode conferir as opções de bolsas.

Como conseguir uma bolsa de estudos na Europa?

Cada programa de bolsas de estudo tem suas próprias regras para a solicitação de bolsas. No entanto, os critérios para a maioria deles são:

  • Possuir um histórico acadêmico com excelentes notas;
  • Possuir comprovação de exames de proficiência no idioma que o curso que pretende fazer;
  • Cumprir os requisitos específicos exigidos.

É preciso, ainda, estar atento aos pré-requisitos exigidos pelas seleções e aos prazos para candidatura.

Bolsas de estudo para estudar na Europa

Quem é brasileiro e quer saber como estudar de graça na Europa deve pesquisar bastante as bolsas de estudo que estão com candidaturas abertas e os seus respectivos requisitos de candidatura. Algumas das mais conhecidas por quem pretende fazer um intercâmbio são:

  • Programa Chevening de mestrado, no Reino Unido;
  • Orange Tulip Scholarship (OTP) para brasileiros estudarem em cursos ministrados em inglês, na Holanda;
  • Fundação Carolina e as suas bolsas para estudar na Espanha;
  • DAAD e as bolsas de estudo na Alemanha;
  • Programa Erasmus Mundus e as bolsas de estudo na Europa.

Bolsa Santander Becas

O Santander Scholarships oferece constantemente bolsas de estudo, visando impactar sua empregabilidade ou desenvolvimento profissional. Vale lembrar que qualquer pessoa pode se inscrever nas Bolsas Santander, não precisa ser cliente do banco. Você pode acompanhar todas as oportunidades pelo site do Santander.

Como estudar medicina na Europa de graça?

Estudar medicina no exterior de graça é possível.

Diversas instituições oferecem vagas para os candidatos, mas, muitas vezes, por falta de divulgação as pessoas não ficam sabendo das oportunidades. Para aumentar suas chances de conseguir estudar de graça na Europa um curso de medicina, você deve:

  • Apresentar excelente desempenho escolar;
  • Participar de atividades extracurriculares;
  • Tornar-se fluente na língua inglesa ou em outro idioma estrangeiro;
  • Pesquisar bastante as opções de universidades e seus programas de disciplina.

Conheça também as possibilidades de financiar seus estudos no exterior.

Dicas para se candidatar e estudar na Europa de graça

Para se candidatar para estudar em uma universidade europeia, seja com ou sem bolsa, você precisa se planejar, tanto emocionalmente, quanto financeiramente.

Isso porque, mesmo que você consiga uma bolsa de estudo para estudar de graça na Europa e até alguma ajuda de custo, você precisará de dinheiro para outros custos no país, passagens, passaporte, visto, passeios particulares, entre outros.

Antes de tudo, veja esse vídeo do canal Matheus Tomoto que explica como estudar na Europa de graça.

Além disso, veja algumas dicas importantes:

  • Separar toda documentação exigida pela instituição e pelo programa de bolsas, como seus diplomas, documentos pessoais, carta de motivação, certificados e currículo;
  • Pesquisar informações sobre como estudar de graça na Europa em sites das universidades dos países onde você cogita morar e estudar – sites das próprias universidades e programas do Governo, como o CAPES, por exemplo, são confiáveis e você vai encontrar todas as informações para se candidatar e como conseguir sua bolsa de estudo;
  • Consultar portais de intercâmbio, como o Estudar Fora, que constantemente divulgam oportunidades em diversos países europeus;
  • Pesquisar os países que geralmente não cobram mensalidades de estudantes, mesmo estrangeiros, ou que cobram pequenas taxas;
  • Estudar o idioma do exame de proficiência exigido pela universidade para a qual você pretende se candidatar a uma bolsa de estudo;
  • Ler com atenção todas as informações de como concorrer a bolsa de estudo em questão;
  • Informar-se sobre o programa do Erasmus+.

Caso você não seja elegível para algum programa para estudar de graça na Europa, veja aqui quanto custa estudar na Europa.