Estudar na França: tudo o que precisa saber sobre preços e condições

França  / 

Estudar na França significa estudar em um dos países que mais investe em educação no mundo e a boa notícia é que os estrangeiros também podem se beneficiar com a qualidade da educação. A primeira coisa que você deve fazer, se este é o seu sonho, é traçar um objetivo.

Existem várias maneiras de estudar na França, desde cursos de francês de curta duração até graduação e pós graduação. Para te ajudar, fizemos uma lista de alguns tópicos que consideramos importantes

Como estudar na França

Se você não tiver cidadania europeia e for fazer um curso de curta duração, de até 3 meses, você não precisa de visto e, portanto, poderá fazer a inscrição diretamente com a instituição de ensino. Mas, se este não for o seu caso, qualquer curso de 3 meses ou mais, exigirá de você um visto e este processo é sempre feito através do Campus France, a agência do governo francês, presente em 110 países, responsável pela promoção do ensino superior e por facilitar o acesso dos estrangeiros às instituições francesas.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

O que estudar na França

Graduação

Para ingressar em um curso de graduação na França, você precisará ter concluído o Ensino Médio, ter bom conhecimento da língua francesa (ou inglesa para as formações ministradas em inglês) e ter sido aprovado no vestibular no Brasil, na mesma área que pretende estudar na França. Diferente do Brasil, as graduações na França costumam ser de 3 anos.

Pós Graduação

A Pós Graduação na França é chamada de Master e existem 2 tipos distintos: o Master Recherche, que é uma formação em pesquisa (equivalente ao nosso mestrado); e o Professionnel, que prevê estágios práticos no fim do curso. Qualquer estudante brasileiro que possui um diploma de graduação pode ingressar em um Master na França.

Doutorado e Pós Doutorado

O doutorado na França tem a duração de 3 anos e é acessível para estudantes titulares de um mestrado no Brasil, ou de um Master na França. O ingresso para o doutorado difere um pouco do mestrado, já que o estudante deverá entrar em contato diretamente com o responsável da equipe, que irá orientá-lo quanto aos procedimentos. A primeira coisa a ser feita é identificar a escola mais adequada ao seu projeto de pesquisa para depois entrar em contato.

Intercâmbio Acadêmico

Para realizar um intercâmbio durante a graduação ou pós graduação, é necessário que sua instituição de ensino no Brasil já possua um acordo firmado com uma instituição francesa de ensino superior. Para isso você deve procurar o departamento de relações internacionais da sua instituição e definir os termos de equivalência e revalidação de disciplinas já cursadas.

Cursos de Francês

A inscrição em um curso de francês deverá ser feita diretamente com a instituição. Se o curso que você escolher tiver uma duração maior do que 90 dias, você deverá obrigatoriamente, solicitar um visto de estudante junto ao consulado da França.

Au Pair

O Programa Au Pair é um misto de trabalho e estudo, já que você irá morar na residência de uma família francesa e trabalhará como Au Pair, porém deverá estar inscrito em um curso de francês, o que exigirá um visto de estudante, já que este programa tem a duração de no mínimo um ano.

faculdade franca

Requisitos

Conforme citamos acima, você sempre precisará de visto de estudante, se for estudar por mais de 90 dias e a França pode ser uma opção para estudar francês ou ingressar em uma instituição de ensino superior. Existem diversas categorias de visto, que dependerá da instituição, de seu projeto de estudo e do tempo.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Os diplomas obtidos no Brasil não precisam ser revalidados, basta fazer a tradução juramentada. Não se esqueça de que antes de fazer a tradução você deverá fazer o apostilamento de Haia, em qualquer cartório que faça isso no Brasil.

Saiba mais sobre custo de vida na França.

Melhores faculdades para estudar na França para brasileiros

A França possui mais de 80 universidades e elas abrangem praticamente todas as áreas de estudo. A grande vantagem de se estudar em uma universidade é que elas são todas de graça, mas também existem as Grandes Escolas e escolas especializadas, que possuem um sistema de ingresso bastante rigoroso e oferecem formações com objetivo profissional definido (engenharia, arquitetura, artes, administração, etc…). Estas escolas podem ser públicas ou privadas e costumam ser mais caras do que as universidades.

Existem algumas cidades que são conhecidas por abrigarem muitos estudantes internacionais, como Toulouse, Lyon, Paris e Marseille, mas tudo irá depender de seu projeto de estudo, da cidade onde gostaria de morar e da universidade onde pretende estudar. Você deve estar se perguntando se existe uma faculdade ideal e a resposta é não. Trace seu objetivo, pesquise o catálogo de formações através da plataforma Campus France e depois poderá optar por uma. Você poderá escolher mais de uma opção no processo que fará junto à plataforma e depois de ser aprovado, poderá finalmente, fazer a escolha final.

Quanto custa?

Uma das grandes vantagens de se estudar na França é que todas as universidades francesas são públicas e o alto investimento do governo em educação faz com que os custos sejam muito mais baixos, quando comparamos com outros países. A única coisa que você irá pagar será a taxa de matrícula, que é exatamente a mesma paga pelos estudantes franceses. Esta taxa custa em média 184€ para a graduação, 256 para o mestrado e 391 para o doutorado.

É possível estudar de graça na França?

Como nós já dissemos, uma das maiores vantagens em se estudar na França é que o governo francês toma a seu encargo a maior parte do custo de ensino, que costuma ser em média 10 mil euros, ao ano, por estudante. Por isso é possível sim estudar de graça na França. Todas as universidades são públicas e a única coisa que você precisará pagar será a taxa de matrícula. Porém, sabemos que os custos de vida na França não são baixos e por isso, existem mais de 200 bolsas de estudos para brasileiros, que são oferecidas por diversas instituições.

Todo o catálogo de bolsas poderá ser acessado através do site do Campus France e elas se dividem em bolsas de excelência, bolsas cedidas de acordo com critérios sociais ou até mesmo bolsas acomodação, que é um auxílio moradia oferecido a qualquer estudante, francês ou estrangeiro.

Saiba mais sobre estudar na Europa de graça.

estudar no exterior

Diferenças entre o sistema de ensino na França e Brasil.

A maior diferença entre o sistema francês e brasileiro é que na França, a graduação costuma durar até 3 anos, diferente do Brasil, que geralmente são 4 ou 5. Por causa disso, se você estudou 4 anos para obter o seu diploma de ensino superior, poderá ingressar diretamente no segundo ano do Master, apesar de que o processo é mais rigoroso do que se você optar por começar no primeiro ano.

Na graduação, que na França é chamada de Licence, existem 2 tipos de aula: a do tipo expositiva, ministradas em anfiteatros com capacidade de até 1000 alunos e as dirigidas, que são oferecidas para um número menor de alunos.

Para o mestrado, as aulas são do tipo seminário, onde o professor expõe o conteúdo e os alunos participam com comentários.

Na França, o ano letivo inicia-se em setembro ou outubro e termina em maio ou junho, dependendo da instituição de ensino e da formação cursada.

Leia o nosso artigo sobre brasileiros na França.

Vantagens e desvantagens de estudar na França

Estudar na França é ter a garantia de um ensino de excelência, o que será vantajoso para a sua vida acadêmica e profissional, mas além disso, você poderá estar em contato com uma cultura rica, tradicional e inovadora. A França é o terceiro país do mundo que mais recebe estudantes estrangeiros e o francês á e língua oficial de 32 países.

Estudar na França é abrir-se para o mundo, ter um ensino de qualidade e ter um diploma valorizado no mercado de trabalho mundial. E a melhor parte é que depois de estudar na França, você poderá complementar a sua formação e encontrar um emprego.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Gabriela é brasileira, jornalista e vive na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada pelo país desde sempre, foi na França que ela se encontrou e aproveita este espaço para dar dicas e contar histórias e curiosidades sobre este país que vive no imaginário de muita gente. Com um gosto particular por cultura e viagens, ela é nômade digital e nunca mais pretende deixar de ser.