Arrumar um emprego e fazer a vida na França é o sonho de muitos brasileiros, já que o país oferece uma super qualidade de vida e diversos benefícios, mesmo para os estrangeiros. Se você tem dúvidas e não sabe por onde começar, nós separamos algumas dicas que irão te ajudar neste desafio de ter um visto de trabalho na França.

Perguntas Respostas
Como conseguir visto de trabalho na França? Através do visto de férias-trabalho ou através do convite de uma empresa registrada na França para obter um visto de longa duração.
Com visto de estudante na França pode trabalhar? Sim, com ressalvas. Você poderá trabalhar por um número limitado de horas variando em função da duração do seu visto (6 ou 12 meses).
Como trabalhar legalmente na França? Possuindo cidadania de qualquer país da União Europeia ou através de um visto que permita o exercício de atividade profissional.

Preciso de visto de trabalho para França?

Sim. Cidadãos brasileiros, ou seja, que não tenham cidadania europeia, seja da França ou de outros países da União Europeia (UE), só podem permanecer no país por até 90 dias a turismo.

Quem quiser permanecer no país por um período maior do que esse, ou trabalhar na França, precisará, necessariamente, de um visto de trabalho ou de estudante, que também possibilitará o exercício profissional, ainda que limitadamente.

Como solicitar o visto de trabalho para França?

Esse artigo tem como objetivo demonstrar que trabalhar na França pode até ser um pouquinho burocrático, mas é perfeitamente possível. As oportunidades em países da Europa são numerosas, e a França, sendo uma das principais economias do velho continente, responde por uma fração significativa de posições de emprego.

No hexágono, segundo uma pesquisa da consultoria Manpower, em junho de 2023, os empregadores continuam a ter intenção de recrutar candidatos para áreas diversas no país.

Feitas essas observações, saiba que o procedimento para a obtenção do visto de trabalho é o mesmo de todos os outros vistos.

O visto deve ser solicitado através do Consulado

Através do site do consulado da França você poderá ter acesso ao formulário correto e aos modelos de declaração. Vale destacar que é muito importante realizar a mudança apenas com o tipo de visto para França ideal em mãos.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Você pode conseguir um emprego enquanto estiver viajando como turista, mas a única maneira de conseguir um visto de trabalho na França é retornando ao Brasil e indo pessoalmente ao consulado. Mas, para isso, você já precisará ter o contrato de trabalho em mãos e o comprovante de que terá onde morar na França, pelo menos nos 3 primeiros meses.

Muitas vezes o próprio empregador pode auxiliar a pessoa que será contratada a encontrar um apartamento, principalmente no caso dos estrangeiros, pois alugar um apartamento na França enquanto estamos longe é mais difícil — especialmente porque os proprietários costumam fazer exigências que considero extremas para locar imóveis para estrangeiros. Cauções exageradas, antecipação de muitos meses de aluguel, são alguns exemplos.

No entanto, tendo um contrato de trabalho fica muito mais fácil.

Quanto tempo dura o visto de trabalho na França?

Antes de tomar a decisão de partir para a França e se estabelecer no país, podendo trabalhar tranquilamente, é preciso identificar exatamente os prazos de validade dos vistos. De nada adianta você fazer as malas sem saber o que te espera com o documento que vai solicitar para o Consulado ou Embaixada francesa no Brasil.

O prazo de validade do seu visto para trabalhar na França dependerá do tipo de visto para o qual você aplicou. O Serviço Público francês estipula, por exemplo, que para o visto férias-trabalho, o prazo de validade é de 12 meses. Esse tipo de visto não pode ser renovado, exceto para cidadãos canadenses.

Se você for cidadão europeu (possuir passaporte ou carteira de identidade de qualquer um dos países que fazem parte da União Europeia), você não precisará aplicar para nenhum tipo de visto.

Se você possuir um contrato de trabalho, seja ele com duração determinada ou indeterminada (respectivamente CDD e CDI, veremos detalhes sobre eles mais adiante), seu visto terá validade de um ano, podendo ser renovado.

Agora que você já tem uma ideia de quanto tempo valem os principais vistos, vejamos quais são os dois tipos de visto de trabalho na França mais procurados por cidadãos brasileiros e a quais tipos de condições eles estão subordinados.

Visto de trabalho França: longa duração (mais de 1 ano)

Para esse caso, é obrigatório que o brasileiro já tenha um contrato de trabalho na França ou, pelo menos, uma carta convite. Para isso existem dois tipos:

CDD – Contrato de duração determinada

Neste caso, você será chamado para trabalhar por um período pré-determinado pelo local. Considerando este cenário, a empresa pode escolher um contrato de 1 mês a 1 ano, podendo ser renovado ou transformado em CDI.

CDI – Contrato por tempo indeterminado

No contrato por tempo indeterminado, também conhecido como CDI, após 3 meses de experiência, a empresa pode optar por contratá-lo de fato, como qualquer situação normal de emprego, por tempo indeterminado.

Aqui, o solicitante do visto terá direito a todos os benefícios da lei francesa, além de salário fixo ou comissionado, a depender das cláusulas às quais você se submeter no contrato. Normalmente, trabalhadores do comércio que atuam na área de vendas possuem um salário fixo acrescido de uma comissão.

Contrato para solicitação para o visto de trabalho na França.
A validade do visto de trabalho na França varia em função do tipo; há casos que a validade é de 12 meses.

Já trabalhadores de estabelecimentos cuja função a ser exercida seja passiva (pense, por exemplo, em um caixa de supermercado), a sua remuneração será provavelmente fixa.

Onde solicitar?

A solicitação deve ser feita em algum escritório do Consulado Francês ou na Embaixada da França no Brasil. Verifique qual deles é responsável pela sua jurisdição (o Estado em que você mora):

  • Brasília: responsável por DF, GO, AC, AP, AM, PA, MT, RR, RO, TO;
  • Recife: AL, BA, CE, MA, PB, PE, RN, SE, PI;
  • Rio de Janeiro: responsável por RJ, MG, ES;
  • São Paulo: responsável por SP, PR, SC, RS, MS.

A recomendação da Embaixada da França no Brasil é que os interessados, antes de fazer o agendamento no site para solicitar o visto de trabalho na França, acessem o site France-visas, portal oficial dos vistos para o país. Este website possui informações importantes relacionados aos requisitos para o seu pedido e merece ser consultado com regularidade.

Pelo site você irá inserir todas as informações necessárias ao preparo do pedido. O portal irá indicar quais os documentos necessários e a tarifa aplicada. Complete o pedido online e o France-visas acompanha todo o processo, inclusive o acompanhamento da sua solicitação.

Após leitura cuidadosa das informações exibidas no France-visas, faça o agendamento no site oficial da Embaixada da França no Brasil.

Documentos necessários

Com antecedência, você deverá preparar uma série de documentos (chamado de dossiê) exigidos para apresentar o seu pedido de visto de trabalho na França. Veja o que não pode faltar:

  • Formulário preenchido e assinado;
  • Passaporte com 1 ano de validade e cópias das páginas com dados pessoais;
  • 2 fotos 3 × 4 recentes e com fundo branco;
  • Comprovante de residência no Brasil;
  • Carta de contrato em que conste as informações de: horas de trabalho, salário, benefícios e duração;
  • Cópia do último diploma;
  • Comprovante financeiro (este é solicitado em caso de empregos não remunerados ou que o salário seja abaixo da média estipulada pela Embaixada, sendo de 615 euros mensais);
  • Comprovante de residência na França (residência oferecida pela empresa, aluguel de casa ou carta convite de responsabilidade de alojamento, comprovante de residência do responsável e cópia da identidade);
  • Seguro de viagem Europa com cobertura mínima de 30 mil euros em despesas médicas e hospitalares pelo período de 3 meses de estadia.

Quanto custa?

Segundo a tabela de tarifas em vigor no site da Embaixada da França no Brasil, deve-se pagar o equivalente a 99€ na conversão do dia.

Visto para o programa Férias-Trabalho: curta duração (até 1 ano)

Desde 2018, é realizado o Programa Férias-Trabalho (você o encontrará também pelo nome Vacance-Travail) entre França e Brasil. O programa é válido para jovens brasileiros e franceses, entre 18 e 30 anos.

Nesta modalidade, um francês pode trabalhar no Brasil e um brasileiro pode trabalhar na França por um período de até um ano. Como respondido alguns parágrafos acima, o visto férias-trabalho não é renovável.

O objetivo do Programa é permitir que os jovens adquiram experiência profissional internacional, além de ser um meio relativamente simples de complementar os recursos financeiros em início de carreira. O acordo busca, em última instância, fomentar o intercâmbio de culturas entre os cidadãos de ambos os países.

Nesse caso, não é preciso falar francês para aplicar para o visto. No entanto, é extremamente recomendável que você, na condição de brasileiro que deseja se estabelecer na França (ainda que por um período curto de 12 meses) só vá para o país sabendo ao menos o básico.

Você até pode encontrar relatos na internet de pessoas que foram com a cara e coragem para a França sem saber falar francês, mas particularmente considero isso uma má ideia: você passará apertado nos primeiros meses sem conseguir se comunicar com os seus pares, além de dificultar o processo de se habituar à cultura francesa, fazer amigos entre outras atividades cotidianas.

Finalmente, para se habilitar a este programa, é necessário comprovar recursos financeiros pessoais para se manter no país pelos primeiros meses. O valor a comprovar é de 2.500 euros, ou o equivalente em reais.

Também não é possível prolongar a sua estadia ou solicitar uma autorização de residência na Prefeitura da cidade onde irá residir por esse tempo: seu visto terá duração de 12 meses e nada mais.

Prédio histórico abriga prefeitura na França.
Em alguns casos, você deverá ir até à mairie (prefeitura) para renovar o seu visto de trabalho na França.

Conheça todos os documentos para entrar na França, seja para turismo ou para morar.

Onde solicitar?

Para o visto de Férias-Trabalho, siga as mesmas informações de solicitação dos outros tipos de vistos para atividade profissional no país, ou seja, via Consulado ou Embaixada, dependendo da sua jurisdição.

Documentos necessários

  • Formulário de pedido de visto de longa duração preenchido e assinado;
  • Passaporte com 1 ano e 3 meses de validade e cópias das páginas com dados pessoais;
  • 2 fotos 3 × 4 recentes e com fundo branco;
  • Cópia da identidade;
  • Carta de motivação descrevendo o objetivo da sua viagem, assim como o Currículo Vitae. O conhecimento da língua francesa, apesar de não ser obrigatório, é extremamente recomendado;
  • Comprovante de residência no Brasil;
  • Comprovante de hospedagem na França (no mínimo 2 semanas);
  • Comprovante financeiro: último extrato bancário pessoal recente de, pelo menos, 1 mês ou uma declaração do banco comprovando um valor 2.500 euros (ou equivalente em reais). Cartão de crédito ou meios financeiros de terceiros não são aceitos;
  • Seguro de saúde internacional para toda a duração da estadia. O seguro deve cobrir riscos de doenças, maternidade, invalidez e repatriamento. Confira algumas opções no site Seguros Promo;
  • Certificado médico atestando boa saúde;
  • Certidão de antecedentes criminais;
  • Declaração de retorno preenchida e assinada;
  • Justificar rendimentos suficientes para a compra da passagem aérea de ida e volta (além do comprovante financeiro).

Quanto tempo demora para sair?

Após dar entrada no Consulado, o processo leva em média 15 dias para a emissão final do visto de trabalho França. Você receberá um protocolo para acompanhar o andamento da sua solicitação.

Observe atentamente, porém, que o prazo de quinze dias passa a contar a partir do momento em que a sua solicitação é protocolada. O prazo para que você reúna e faça a tradução de documentos também deve entrar no seu cálculo.

Qualquer inconsistência na documentação pode (e vai) aumentar significativamente a emissão do seu visto. Não tenha pressa, faça com cuidado.

É possível pedir um visto de trabalho na França já estando no país como turista?

Não, você não poderá solicitar visto para trabalhar na França estando no país. O visto deve ser solicitado fora da França, no seu país de origem. No caso de brasileiros residentes no Brasil, solicite no Consulado ou na Embaixada do país.

O que fazer depois de chegar na França com um visto de trabalho?

O visto de trabalho França irá permitir que você entre no país, mas se engana quem acredita que este é o documento final. Com validade de 3 meses, o profissional com visto de longa duração terá que dar entrada no pedido de permanência e residência no país.

Por isso, ao chegar à França, utilize esse período para acessar o site da Administração Francesa para Estrangeiros e solicite a sua carte de séjour.

A carte de séjour, na França, é uma espécie de carteira de identidade para estrangeiros. É por meio deste documento que você, enquanto expatriado, poderá ter acesso a benefícios do governo francês como auxílio moradia, seguro de saúde, dentre outras coisas. Após esta demanda, entre em contato com o Office Français de l’Immigration et de l’Intégration (OFII) e marque uma consulta médica.

Caso você renove o contrato de trabalho, o documento poderá ser solicitado diretamente na mairie (prefeitura) da cidade onde você estiver morando na França. Diferente do pedido do visto, a renovação pode ser feita no país.

Mulher trabalhando em um escritório
Brasileiros precisam solicitar o visto de trabalho na França para viver e trabalhar legalmente.

Sabia que há profissionais em falta na França? Veja quais os cargos aqui.

Pode trabalhar na França com visto de estudante?

Sim, um estrangeiro com visto de estudante para a França pode trabalhar no país, mas há limitações importantes e essa não deve ser sua primeira opção caso queira estabelecer uma carreira profissional no Hexágono. Estudantes têm a oportunidade de trabalhar com um visto de estudante, mas a quantidade de horas permitidas está diretamente relacionada à duração do visto.

Funciona assim: se o seu visto de estudante foi emitido pelo consulado francês com validade de 6 meses, por exemplo, você terá direito a trabalhar por até 482 horas ao longo do seu período de estudos. Trocando em miúdos, isso dá cerca de 18 horas de trabalho por semana.

Observe que 18 horas semanais de trabalho, embora sejam um complemento bem-vindo para estudantes, representa um montante muitas vezes insuficiente em comparação àquele obtido com um tradicional visto de trabalho na França.

Considerando o salário mínimo bruto do país, da ordem de EUR 1.747,20 por mês, e convertendo esse valor para horas, chegamos a uma hora/trabalho de EUR 11,52. Trabalhando 18 horas semanais, ao fim de um mês um estudante receberá cerca de EUR 829,44.

Mas atenção às boas notícias: há empresas que valorizam o desempenho de bons profissionais. Significa que, dependendo de onde você está empregado, há chances de abrir portas para, no futuro, o empregador te auxiliar na obtenção de um visto de trabalho na França.

Como encontrar emprego na França?

Existem algumas maneiras de encontrar emprego e nós vamos te dizer quais são as principais:

  • Busque por vagas em sites de emprego na França, como Monster, Pôle emploi, Embauche, Cadremploi e EuroJobs;
  • Não se esqueça da melhor ferramenta para encontrar bons empregos hoje em dia: LinkedIn. Faça um bom perfil e nunca se esqueça de atualizar a cidade e o país, pois assim receberá ofertas de vagas diretamente na França;
  • Se você conhece franceses ou brasileiros na França, suas chances aumentam, pois muitas vagas são preenchidas por meio de indicações;
  • Dificilmente você irá encontrar um emprego se não souber falar o mínimo de francês. Por isso, é importante começar a aprender francês;
  • Quando você já vive na França legalmente (visto de estudante ou de cônjuge) é mais fácil arrumar um emprego, especialmente porque você não precisará solicitar um visto especial de trabalho.

Vale a pena trabalhar na França?

Só você poderá responder a essa pergunta. Se for seu sonho viver em um país rico culturalmente, aperfeiçoar os seus conhecimentos em um novo idioma e viver novas experiências, vale certamente a pena trabalhar na França.

No entanto, avalie se o salário que você irá receber compensa, observe o custo de vida na França e em especial na cidade em que você irá morar. Considere sobretudo os seguintes aspectos:

  • Moradia (aluguel ou moradia para comprar);
  • Alimentação (dentro e fora de casa);
  • Contas da casa (internet, TV a cabo, seguros, assinaturas, água, gás e energia elétrica);
  • Transporte (assinatura mensal de transporte público, assinatura de plano para uso de bicicletas ou patinetes);
  • Saúde;
  • Lazer.

Os custos podem variar muito entre uma cidade e outra. Se o seu trabalho for em Paris, por exemplo, o valor que você irá receber mensalmente deve ser condizente com os custos de vida em uma das cidades mais caras da França. Se for um local menor, observe se os gastos serão compatíveis com o salário que lhe for proposto.

Faça um planejamento, coloque as contas em uma planilha e avalie o seu desejo conforme a sua realidade e expectativas. Como uma pessoa que já viveu em outro país, posso afirmar que a vivência pode ser inesquecível!

O vídeo abaixo, publicado pelo Guia do Estrangeiro, conta um pouco sobre como é trabalhar na França. Ele traz informações sobre o salário mínimo na França (o chamado SMIC – salaire minimum de croissance), equivalência de salários, estagiários, benefícios e tíquete alimentação. É um bom complemento ao que vimos neste artigo!

Não se esqueça: o seguro viagem é obrigatório

O seguro viagem é um dos itens obrigatórios para solicitar o visto de trabalho na França. Sugerimos que você confira os valores no site Seguros Promo e escolha as melhores opções de seguro para a sua necessidade.

Os nossos leitores podem aproveitar o cupom EURODICAS5 para ganhar ganhe até 10% de desconto. Escolha a opção de pagamento com boleto bancário, TED ou PIX e já garanta 5%. Insira o cupom ao final da compra e ganhe mais 5% de desconto.

Bonne chance!