Brasileiros na França: quantos são, onde estão e o que fazem

França  / 

Neste artigo vamos falar de Brasileiros na França. A relação existente entre Brasil e França vem de longos anos, e com o passar do tempo essa ligação só cresce. Há muito tempo que Brasileiros têm saído do Brasil e têm vindo morar na França, seja apenas por um período ou então se apaixonam e ficam para sempre.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Quem são os Brasileiros na França?

É complicado definir como um “tipo” único de brasileiros morando na França. Cada um tem o seu motivo que o levou a morar na França, como:

  • Brasileiro que veio morar para estudar, já que a França tem muitos acordos com diversas universidades brasileiras;
  • Brasileiros que vieram devido a um emprego;
  • Brasileiros que vieram passear, gostaram e quando voltaram ao Brasil tentaram arranjar um emprego na França para voltar com visto de trabalho;
  • Brasileiros que casaram com franceses(as) ou com pessoas que conseguiram emprego na França;
  • Brasileiros que se aposentaram;
  • Famílias de estudantes;
  • Famílias de cônjuges de franceses;
  • Brasileiros que vieram tentar uma vida melhor, entram como turistas, acabam não encontrando emprego na área deles mas decidem ficar, trabalhando em outros tipos de emprego, mas sem se legalizar (atenção, não recomendamos isso!).

Essa é apenas uma lista de casos de brasileiros que moram na França, mas existem muitos outros, pois cada pessoa é diferente e tem um objetivo de vida diferente.

Veja como é morar na França e em especial como é morar em Paris.

Quantos são os Brasileiros na França?

Segundo o Consulado-Geral do Brasil em Paris, não existem estatísticas oficiais precisas a respeito da presença de brasileiros na França.

Segundo as estatísticas oficiais do Governo francês, relativas a 2013, apuradas pelo Instituto Nacional de Estatística e Estudos Econômicos da França (Institut national de la statistique et des études économiques – INSEE) e utilizadas pelo Ministério do Interior, 43.383 brasileiros, dos quais 22.704 do sexo feminino (52,3%) e 20.678 do sexo masculino (47,7%) vivem na França.

Porém, segundo o Consulado-Geral do Brasil em Paris, há razões para crer que a população brasileira residente na França seja consideravelmente maior do que a apurada pelas estatísticas do INSEE. Isso ocorre porque quem tem dupla nacionalidade muitas vezes não são contabilizados como brasileiros, sem contar o número de brasileiros que estão ilegais na França.

O Ministério das Relações Exteriores estima que dos mais de 2 milhões de brasileiros que atualmente residem no exterior, cerca de 60.000 viveriam na França.

Veja porque você não deve morar ilegalmente na Europa.

Onde moram?

Os brasileiros estão espalhados por todo o território francês. Todas as cidades que visitei encontrei brasileiros.

Porém, é nítida a diferença da quantidade de brasileiros morando nas grandes cidades da França como Nice, Lyon, Marseille, Toulouse e principalmente Paris, em relação às pequenas cidades francesas. Muitos brasileiros moram em Paris!

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Muitas vezes a oferta de emprego é o que mais atrai os brasileiros na escolha da cidade para morar.

O que fazem?

Podem fazer de tudo! Conheço brasileiros que são estudantes de graduação, mestrado e doutorado em diversas áreas.

Também já conheci muito brasileiro que é músico, cozinheiro, babá, professor, pesquisador, engenheiro, guia turístico, empresário, dono de restaurante etc.

Enfim, cada brasileiro faz o que gosta e o que consegue fazer. Tendo documentos e competência, você pode trabalhar no setor que quiser.

brasileiros

Quanto tempo ficam na França?

Isso depende muito… Tem os estudantes de graduação que vêm para um período curto por exemplo de até 1 ano. Já os que vêm fazer duplo diploma ficam de 2 a 3 anos na França. Por outro lado, os alunos de doutorado pleno ficam no mínimo 3 anos. E há aqueles que vêm com prazo para ficar mas arrumam emprego e ficam para sempre.

São felizes?

Impossível afirmar que todos os brasileiros que moram na França são felizes. O que posso dizer é que todos os que conheci gostam muito de morar na França e se consideram felizes. Além disso, muitos brasileiros que conheço que já moraram na França e hoje em dia não moram mais aqui têm vontade de voltar. Então, acho que a maioria dos brasileiros é feliz na França sim.

Veja quais são os melhores restaurantes brasileiros em Paris.

Gostam de morar na França ou querem voltar?

Apesar de a França não ser perfeita, os brasileiros que eu conheço não querem voltar para o Brasil. Mas, claro, deve haver algum brasileiro que prefira voltar para o Brasil, seja pela saudade da família, ou por não ter se adaptado na França.

Vantagens e desvantagens de morar na França para brasileiros

Cada pessoa é um caso e uma experiência diferente. O que é vantagem para uma pessoa pode ser desvantagem para outra e vice-versa.

Abaixo listamos alguns pontos que podem ser vistas como possíveis vantagens e desvantagens de se morar na França para brasileiros, para te auxiliar a fazer o seu julgamento.

Entre as principais vantagens estão:

  • Segurança;
  • Qualidade de vida;
  • Acesso fácil à cultura;
  • Saúde pública de qualidade;
  • Ensino gratuito e de qualidade;
  • Mistura com diversas culturas.

Entre as principais desvantagens estão:

  • Distância da família e de amigos;
  • Adaptação a uma nova cultura, hábitos, leis e língua;
  • Começar do zero;
  • Frio durante boa parte do ano;
  • Não tem o céu azul de praticamente todos os dias como temos no Brasil.

Saiba tudo sobre morar, estudar e trabalhar na França.

franca brasil

Como é a comunidade de brasileiros na França?

Dependendo da cidade francesa que você esteja morando, você pode encontrar muitos brasileiros na rua e em associações. A associação de pesquisadores e estudantes brasileiros na França, APEB, também é muito presente, oferecendo palestras e incentivando a cultura brasileira na França.

Além disso, há diversos eventos brasileiros o ano todo, principalmente em Paris, como a lavage de la madeleine. Caso queira sair para uma “noite brasileira” consulte a agenda com eventos brasileiros em Paris.

Paris tem diversos restaurantes brasileiros e lojas que vendem produtos brasileiros, diversos grupos de música brasileira que dão aula e fazem desfiles em eventos brasileiros ou não brasileiros. Há locais com aulas de português do brasil, festas juninas, aulas de samba e forró, entre muitos outros.

Mas não é só em Paris que há restaurantes brasileiros, mercados que vendem produtos brasileiros e associações brasileiras na França. Caso queira saber de algumas entidades, escolas e profissionais ligados à cultura brasileira e à promoção/ensino da língua portuguesa na França, você pode ver aqui.

Há também diversos grupos no facebook como Brasileiros na França, Brasileiros em Paris (ou em outras cidades francesas) em que os brasileiros trocam dicas e ajudam uns aos outros.

Saiba tudo sobre visto de estudante para a França.

Além disso, brasileiro atrai brasileiros. Tenho diversos colegas brasileiros que conheci nas ruas de Paris por acaso e mantenho contato. A família e os amigos que você deixou no Brasil são insubstituíveis, mas na França você conseguirá encontrar muitas comidas brasileiras e conhecerá vários outros brasileiros.

Veja também o que escrevemos sobre os brasileiros em Portugal, brasileiros na Holanda, brasileiros na Suécia e brasileiros na Espanha.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Elaine é brasileira e mora em Paris há dois anos. Completamente apaixonada por Paris desde pequena, sempre sonhou em  morar na cidade Luz. Adora viajar, fazer novos amigos, conhecer novas culturas e descobrir cada vez mais sobre França e a cultura francesa.