Pós-graduação na França: tudo o que precisa saber para estudar no país

França  / 

Com muitas instituições renomadas, a França é um dos países com mais estudantes internacionais do mundo todo. E se você quer saber tudo sobre pós-graduação na França, fique conosco neste artigo.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Aqui, vamos te contar quais são os tipos de pós-graduação na França, os principais cursos e universidades, custos e bolsas de estudo. Vamos falar, ainda, sobre mestrado e doutorado no país. Confira!

Como estudar pós-graduação na França

Requisitos

Para fazer pós-graduação na França (nível mestrado), é necessário cumprir os seguintes requisitos:

  • Possuir diploma de bacharelado;
  • Apresentar um bom histórico escolar, com média, normalmente, acima de 7/10;
  • Saber francês ou inglês, dependendo da instituição de ensino (comprovar por meio de exame de proficiência).

Já se você deseja cursar doutorado no país, é preciso possuir, primeiramente, um mestrado, assim como sua tese ser aceita pelo diretor da universidade ou escola.

Independentemente do nível para o qual você se candidate, é muito importante estudar bastante para entrar em uma pós-graduação na França, buscar informações (o Campus France é uma boa fonte de pesquisa), procurar orientação acadêmica e acompanhar o calendário de estudos – o ano letivo na França inicia entre setembro e outubro e termina entre maio e junho.

Inscrição

Há duas formas de se inscrever para uma um programa de pós-graduação na França: pelo sistema da Campus France (desde que seu país esteja inscrito no acordo do CEF) ou enviando sua inscrição diretamente para a universidade na qual você deseja estudar.

É importante estar atento aos procedimentos de admissão do programa em que você está interessado, para saber de que forma deverá enviar seus documentos.

Tipos de pós-graduação na França

Mestrado

A pós-graduação na França tem o nome de Master (M). Ela tem duração de dois anos de estudos superiores (M1 e M2), divididos em quatro semestres, sendo que o primeiro ano é destinado a conhecimentos mais gerais e o segundo ano é mais específico.

Mestrado 1 (M1)

Como falamos, no primeiro ano de mestrado, você vai estudar os assuntos de conhecimento mais gerais do programa de disciplinas.

É válido saber que quando você terminar M1 não receberá a graduação de mestrado, e sim um certificado por ter finalizado o primeiro ano de estudos. Para receber o diploma do mestrado, você deverá terminar o M2.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Mestrado 2 (M2)

O M2 é o segundo ano de seu mestrado, onde o foco será mais nos cursos especializados. Geralmente, é nesta fase que o estudante decide qual orientação seguirá para o seu mestrado, se será Mestrado Profissional ou Mestrado de Pesquisa.

O Mestrado Profissional é uma formação de especialização que prevê estágios práticos ao término do curso e busca estudantes que queiram aplicar seus conhecimentos diretamente no seu trabalho.

Já o Mestrado de Pesquisa é uma formação em que o estudante recebe muito aprendizado teórico e que, concomitantemente, precisa escrever e apresentar sua tese de pesquisa. Esse estudo é indicado para os estudantes que pretendam fazer pesquisas ou ensinar, ou mesmo continuar com um programa de doutorado.

Mestrado especializado

Há, ainda, o mestrado especializado, que é oferecido pelas Grandes Écoles, instituições privadas ou públicas, com foco, principalmente, nas necessidades do mercado e da indústria francesa.

Esses programas têm duração de um ano, em tempo integral, oferecendo conhecimento específico em uma matéria do setor privado. Nele, os estudantes devem assistir a aulas teóricas, realizar estágios e escrever dissertação.

Como fazer mestrado no exterior: guia completo.

Doutorado

A França investe cerca de 48 bilhões de euros por ano em pesquisa, possui 271 escolas doutorais públicas e mais de 40% de doutorandos de diversas nacionalidades. Por isso, é um dos países mais empenhados em fazer pesquisas de alto nível e qualidade, atraindo os melhores pesquisadores do mundo todo.

Os programas de doutorado na França têm duração aproximada de três anos e são ministrados pelas Escolas de Doutorado. Elas normalmente estão atreladas a uma universidade e toda a pesquisa no doutorado é realizada sobre uma Unidade de Pesquisa, formada por diversos estudantes que buscam informações sobre um tema e estes são supervisionados por um diretor.

Pós-graduação na França: cursos e universidades

De acordo com o Campus France, a França tem mais de 3.500 instituições públicas e privadas de ensino superior: 72 universidades, 25 grupos de universidades e instituições, 271 escolas de pós-graduação, 227 escolas de engenharia, 220 escolas de comércio e gestão, 45 escolas superiores e públicas de arte, 22 escolas de arquitetura e 3 mil escolas e institutos privados.

Se você pretende ingressar em uma pós-graduação na França, deve saber que há dois tipos de instituições que oferecem programas de educação superior no país: as Universités, que são as universidades, e as Grandes Écoles, que são as escolas de alto prestígio.

Universités

As instituições públicas francesas oferecem programas de pós-graduação em todos os ramos de estudo. Artes, Ciências, Esporte, Letras, Línguas, Saúde – as formações na universidade abrangem grande parte das áreas do conhecimento.

As Universités possuem mais de 1,5 milhão de estudantes e são conhecidas por desenvolver a maior parte das pesquisas públicas no país.

Porém, atualmente, essas universidades estão abertas às necessidades do mercado de trabalho francês, aumentando o número de estudantes que buscam estágios para completar seu programa de disciplinas. Mais da metade dos mestrandos nas universidades da França é classificada como este tipo de profissional.

São mais de 80 Universités que, financiadas pelo governo francês, oferecem qualidade e cursos oficialmente certificados. O INSEAD Europa, por exemplo, é considerado o melhor MBA executivo do continente europeu.

Além dele, outras universidades francesas se destacam, como:

  • Université PSL (Paris Sciences & Lettres) – seus principais cursos são nas áreas de Artes, Ciências e Engenharia;
  • École Polytechnique – com cursos reconhecidos nas áreas de Ciência e Tecnologia, Saúde, Engenharia, Economia e Gestão e Desenvolvimento Sustentável;
  • Sorbonne University: com cursos de pesquisa nas áreas de Artes, Humanas, Ciências Sociais e Naturais, Engenharia e Medicina.

Veja aqui a lista completa das melhores universidades da França.

Pós-graduação na França Sorbonne

Grandes Écoles

As Grandes Écoles são menores do que as universidades e são instituições públicas ou privadas autorizadas pelo governo francês, que oferecem cursos de graduação de educação superior. Essas instituições costumam ter um alto nível no processo seletivo, com exames bastante rigorosos.

Além de graduação, são mais de 30 mil estudantes internacionais que cursam pós-graduações nas Grandes Écoles, que têm foco nas necessidades do mercado e da indústria francesa.

Geralmente, a Grande École oferece estágios e intercâmbios internacionais e disponibiliza cursos completos, ensinados em inglês. A Grande École está dividida em:

  • Escolas de Administração;
  • Escolas de Ciências Políticas;
  • Escolas de Engenharia;
  • Escolas Especializadas (em cinema, gastronomia, hotelaria e moda).

Écoles normales supérieures (ENS), Institut d’études politiques (IEP), escolas de engenheiros, escolas de comércio e gestão, escolas veterinárias são algumas das grandes escolas francesas.

Outras escolas e institutos especializados

Há, ainda, outras escolas e institutos especializados para formações específicas, como comunicação, jornalismo, moda, design, gastronomia, hotelarias, entre outros, e escolas superiores de Arte e Design, como as reconhecidas escolas públicas de arte, que dependem diretamente do Ministério do Ensino Superior: as escolas Boulle, Olivier de Serres, Duperré e Estienne.

Além disso, existem, ainda, as Escolas Nacionais Superiores de Arquitetura (ENSA), como a École spéciale d’architecture e o Institut national des sciences appliquées de Strasbourg, com cursos de licenciatura, mestrado e doutorado na área de Arquitetura.

Confira neste artigo como estudar na França.

Pós-graduação na França: custos

A França é um dos países mais escolhidos por estudantes estrangeiros no mundo para cursar pós-graduação porque oferece ensino de qualidade com baixos custos. O Estado é responsável por custear as despesas e as taxas escolares das formações que compõem a rede pública de ensino. Dessa forma, cada estudante, francês ou estrangeiro, representa, em média, um investimento de aproximadamente 14 mil euros por ano.

Instituições públicas

Taxas escolares para estudantes europeus e brasileiros com dupla cidadania europeia no ano universitário 2019-2020

  • 243 euros por ano em nível de mestrado;
  • 380 euros por ano para doutorado.

Algumas escolas de engenharia, sob tutela dos ministérios da Defesa, Economia e Agricultura, apresentam tarifas diferenciadas. Por isso, é recomendável se informar sobre as taxas universitárias junto à instituição do seu interesse. Há também as taxas de concurso, necessárias para se ter acesso às escolas de engenharia.

Taxas escolares para estudantes não-europeus no ano universitário 2019-2020

A maioria das instituições cobra os seguintes valores para estudantes estrangeiros:

  • 3.770 euros por ano em nível mestrado;
  • 380 euros por ano para doutorado.

Neste link do Campus France você pode consultar a lista de instituições financiadas pelo Ministério do Ensino Superior e que aplicarão as taxas diferenciadas para estudantes não-europeus a partir do ano letivo 2019-2020.

Instituições privadas

As taxas escolares nas instituições privadas, principalmente nas escolas de comércio, são mais elevadas do que nas instituições públicas. Normalmente, as anuidades custam de 3 mil a 10 mil euros.

É importante consultar a instituição de seu interesse para saber o valor exato das taxas cobradas.

Pós-graduação na França: bolsas de estudos

Grande parte dos países europeus oferece bolsas de estudos para estrangeiros, para aumentar a mobilidade entre os países e contribuir para o crescimento e desenvolvimento humano.

Elas podem ser conferidas nos sites de cada instituição francesa ou no site do Campus France, que divulga as oportunidades. Outra forma de verificar as ofertas de bolsas é no site Erasmus+.

Além disso, o Ministério Francês de Relações Exteriores oferece bolsas a estudantes estrangeiros, 25% financiadas diretamente pelo ministério, como é o programa Eiffel (para formações de nível Master ou Doutorado), por exemplo. E o Ministério do Ensino Superior e Pesquisa também oferece bolsas de estudos, de acordo com critérios sociais, para estudantes estrangeiros.

Há, ainda, as bolsas de cidades e regiões, que concedem o benefício aos estudantes que cursarem doutorado ou pós-doutorado em seus territórios, além dos programas do governo brasileiro, como o CAPES, o CNPq e o Ciência sem Fronteiras, que também oferecem bolsas de estudos para brasileiros estudarem na França.

Confira aqui como participar do Ciência sem Fronteiras.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.