Passaporte para França é obrigatório? Descubra e veja como solicitar

França  / 

Com fantásticos pontos turísticos, como a Torre Eiffel, o Museu do Louvre, o Palácio de Versalhes e diversos outros, a França é um país muito escolhido por brasileiros que gostam de história, cultura e gastronomia. E se visitar o país está nos seus planos, deve saber que é preciso ter passaporte para França.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Neste artigo, vamos te contar como tirar o documento, seu preço e o prazo, quais são os documentos necessários para entrar no país e os cuidados a ter.

Vamos lá!

É necessário passaporte para França

Caso você esteja programando uma viagem para Paris, Lyon, Merselha, Estrasburgo ou qualquer outra cidade francesa, deve saber que é necessário e obrigatório possuir passaporte para França para apresentá-lo na imigração do país.

Ao contrário de países como Argentina, Paraguai e Uruguai, que exigem dos brasileiros apenas um documento de identidade válido com foto para entrar, nos demais países, o único documento aceitável na imigração é o passaporte.

Passaporte para França: requisitos para tirar passaporte brasileiro

Com base no portal oficial da Polícia Federal, para tirar passaporte brasileiro comum, você deve:

  • Ser cidadão brasileiro;
  • Ter se alistado eleitor, quando obrigatório;
  • Ter votado na última eleição, quando obrigatório, justificado, ou pago a multa;
  • Estar quite com o serviço militar obrigatório, caso seja homem;
  • Não ser procurado ou impedido de conseguir passaporte, ou de sair do país pela Justiça.
  • Reunir os documentos originais (e, conforme a legislação, ainda podem ser solicitados outros documentos no momento do atendimento) listados abaixo.

Documentos necessários para tirar passaporte para França

  • Documento de identificação, obrigatório quem possua mais de 12 anos de idade;
  • Comprovante que está em situação eleitoral regular;
  • Comprovante de situação militar regular, se for homem com mais de 18 anos de idade;
  • Certificado de naturalização original, para os naturalizados, ou cédula de identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública que tenha o número da portaria do ministério de naturalização;
  • Passaporte anterior (caso tenha);
  • CPF para aqueles que tenham mais que 18 anos de idade;
  • Carteira de identidade ou declaração emitida pela FUNAI/MJ, se for indígena;
  • Autorização própria, se tiver menos que 18 anos de idade;
  • Certificar-se de que o pagamento da GRU foi realizado, e não apenas o “agendamento de pagamento”.

Conforme exibido no site da Polícia Federal, a Igualdade de Direitos concedida a portugueses não é o bastante para conseguir fazer o passaporte brasileiro comum; é preciso possuir a naturalização.

Passaporte para França: como tirar passaporte brasileiro

Confira a seguir o que é necessário para tirar o passaporte brasileiro comum:

1. Possuir toda a documentação necessária;

2. Preencher o formulário eletrônico no site da Polícia Federal para requerer o passaporte;

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

3. Emitir e efetuar o pagamento da GRU;

4. Agendar para ser atendido em um dos postos da PF;

5.  Ir à Polícia Federal no dia e no horário agendados;

6. Pegar o seu passaporte.

O modelo de passaporte eletrônico comum é válido por 10 anos para maiores de 18 anos de idade. O documento é emitido pela Polícia Federal do Brasil.

É válido frisar que o passaporte não pode ser renovado. Segundo a Polícia Federal, a cada solicitação é emitido novo passaporte, com nova numeração.

Prazo para entrega do passaporte

Conforme consta no site da Polícia Federal, o prazo para a entrega do passaporte após a biometria e a verificação de documentos pelo posto é de seis dias úteis. Porém, esse prazo pode ser maior, dependendo de alguns fatores, como a demanda, por exemplo. Por isso, é recomendável que você se informe sobre o prazo no posto de atendimento.

Já houve casos de pessoas que não conseguiram viajar porque seu passaporte não chegou a tempo. Dessa forma, visando evitar imprevistos desagradáveis e minimizar os riscos de você não embarcar, se possível, solicite seu passaporte para França, no mínimo, dois meses antes da data da viagem.

Renovar passaporte brasileiro na França: tudo o que você precisa saber.

Quanto custa o passaporte brasileiro

O requerente ao passaporte para França deve pagar a GRU gerada no valor de R$ 275,25 até a data de vencimento.

O pagamento pode ser efetuado em qualquer banco ou agência lotérica. É preciso tomar cuidado, pois o pagamento pode ser agendado para uma data futura, tendo em vista que a próxima etapa só é possível depois que o pagamento é compensado. Por isso, faça o pagamento na data atual ou aguarde a compensação para prosseguir.

Se não conseguir pagar o boleto antes da sua data de vencimento, é possível reemitir a GRU.

Passaporte para França: cuidados a ter

Confira, agora, algumas informações importantes que você deve saber para viajar para a França sem riscos de ser barrado na imigração.

1. É obrigatório possuir outros documentos além do passaporte para França

Se você vai viajar para a França com o passaporte comum (brasileiro), além do documento válido pelo período mínimo de seis meses, de acordo com o Portal Consular, é necessário possuir também:

  • Passagem de ida e de volta (o bilhete não pode estar “em aberto”);
  • Comprovante de estadia ou carta convite;
  • Comprovante de vínculo empregatício no Brasil;
  • Recursos financeiros compatíveis com o período de estadia, exigência aplicável aos viajantes com carta convite (35 euros diários) e aos viajantes que pretendam se hospedar em hotel (70 euros diários). A comprovação de que os mesmos possuem o valor exigido pode ser realizada mediante a apresentação de dinheiro, de cheques de viagem ou cartões de crédito, com limites especificados por uma carta do banco;
  • Seguro viagem Europa com cobertura mínima de 30 mil euros;

2. Validade do passaporte

Ao receber seu passaporte para França, ele terá validade de 10 anos, caso você possua 18 anos de idade completos ou mais. Para quem possui de 0 a 1 ano, a validade do documento é de um ano. Já para que tem de 1 a 2 anos, dois anos; de 2 a 3, três anos; de 3 a 4, quatro anos. Quem tem de 4 a 18 anos, a validade do documento é de cinco anos.

De qualquer forma, seu passaporte para França deve possuir validade de seis meses após a data de retorno de sua viagem para você entrar sem problemas no país.

3. Passaporte de emergência

Como você viu, normalmente seu passaporte para França fica pronto em até seis dias úteis, de acordo com a Polícia Federal. Mas imprevistos podem acontecer e esse prazo ser postergado. Por isso, recomendamos que você solicite seu documento com antecedência para não correr riscos de não viajar por conta do não recebimento.

O passaporte de emergência não é uma opção para todos aqueles que querem receber o documento com urgência: ele é concedido, como o nome diz, em casos emergenciais, como, por exemplo: saúde, necessidade pelo trabalho, ajuda humanitária, entre outros.

Isso significa que os passaportes emergenciais são concedidos para quem for ter consequências graves se não conseguir embarcar.

4. Passaporte brasileiro e europeu

Você pode entrar na França com um passaporte válido, independentemente da nacionalidade do documento.

Se você tiver dupla cidadania e possuir tanto o passaporte brasileiro quanto o europeu, por exemplo, e for viajar para a França, de acordo com a Polícia Federal, o ideal é apresentar o seu passaporte brasileiro para sair e voltar do Brasil e o seu europeu para entrar e sair dos países europeus.

Caso você tenha dúvidas sobre qual passaporte usar,  dê uma lida no artigo que escrevemos sobre como viajar com dois passaportes.

5. Visto para a França

Não é preciso solicitar visto para a França se você vai viajar até 2020 e ficar até 90 dias a turismo no país. No entanto, a partir de 2021 entrará em vigor o visto ETIAS. Trata-se de uma autorização de viagem obrigatória para todos os brasileiros que pretendam visitar a Europa.

Se você se programa para ficar mais de 90 dias no país, descubra neste artigo todos os tipos de visto para a França e saiba como conseguir o seu.

passaporte para franca documento

Passaporte para França: requisitos e documentos necessários para tirar passaporte europeu

Cada país tem suas regras para que uma pessoa possa requerer seu passaporte europeu. Geralmente é exigido algum grau de parentesco. Mas o principal requisito (na maioria dos países) é ter descendência europeia, como pais ou avós.

Se você pretende saber se tem direito de fazer um passaporte europeu, é importante se informar sobre o nome completo de seu descendente, sua data de nascimento e a data da chegada de seu descendente ao Brasil.

O Consulado do país onde você pretenda fazer seu passaporte pode lhe solicitar os seguintes documentos:

  • Cartório onde seu descendente foi registrado ao chegar ao Brasil;
  • Certidão negativa de naturalização;
  • Certidão de casamento;
  • Certidão de óbito;
  • Carteira de identidade;
  • Certidão de nascimento ou de batismo.

Como dissemos, os requisitos podem variar de acordo com o país. Por isso, é recomendado que você entre em contato com o Consulado do país que você possua ascendência e se informe sobre o que é preciso para solicitar seu passaporte para França.

Passaporte para França: como tirar passaporte europeu

Para viajar para a França, não é preciso possuir apenas o passaporte francês. Você pode viajar com seu documento válido, seja ele brasileiro (passaporte comum),  europeu, americano ou outro.

Agora que você já sabe tudo o que é preciso para solicitar o seu passaporte para França, caso você seja elegível, deve ter a tradução juramentada dos dados e dos documentos solicitados pelo respectivo Consulado o qual você pretende fazer o seu passaporte.

Tendo tudo o que é necessário, você deve agendar um dia e um horário para ir ao Consulado do respectivo país no seu estado, dar entrada no pedido e esperar o prazo para receber seu documento.

Já tem o seu passaporte para França em mãos? Lembre-se de garantir o seu seguro viagem para França para não ser barrado no aeroporto. Leia nosso artigo e saiba como contratá-lo ao menor preço.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.