A Páscoa é uma das celebrações mais importantes do calendário cristão e, na França, as comemorações fazem parte da cultura do país. Quer saber mais? Listamos as tradições, comidas típicas e festividades da Páscoa na França para você.

Cesta com ovos de Páscoa
Índice Como é a Páscoa na França? Tradições da Páscoa na França Presentes nas tradições de Páscoa na França O que se come na Páscoa na França? Doces típicos da Páscoa na França Ovo de páscoa na França é comum? Quanto custa o ovo de páscoa na França? Como é comemorar a Páscoa na França sendo brasileiro?

Como é a Páscoa na França?

A França já foi considerada um dos países mais católicos da Europa e, assim como em todo o mundo, a Semana Santa é um momento de fé para os cristãos e uma oportunidade para os demais se reunirem em família. E, se você pretende morar na França, é interessante entender mais sobre a época no país.

Diferentemente de vários países, o feriado de Páscoa na França é na segunda-feira, chamada de Lundi de Pâques. Sendo a Sexta-feira da Paixão, ou Sexta-Feira Santa, feriado apenas em alguns territórios pertencentes à República Francesa e na região da Alsácia, na fronteira com a Alemanha.

A Elisa Touchan, do canal Avec Elisa, separou algumas curiosidades e dicas de vocabulário para você colocar em prática na sua Páscoa na França. Assista ao vídeo:

As celebrações de Páscoa incluem missas para os fiéis, o tradicional almoço com cordeiro ao domingo e uma caça aos ovos de chocolate com as crianças.

No feriado é comum as pessoas irem para os parques e jardins públicos fazerem piqueniques para celebrar os novos tempos de paz e alegria. Assim como a chegada da primavera e os dias mais quentes. Uma viagem também é um programa super bem-vindo para curtir o feriado prolongado.

Tradições da Páscoa na França

A Páscoa na França é celebrada com tradições para todas as idades, sejam elas religiosas ou não. Conheça as principais atividades e eventos realizados durante a Semana Santa:

Procissões

De acordo com o estudo pelo instituto Ifop para a Associação dos Jornalistas de Informação para as Religiões, mais da metade dos franceses (51%) não acredita mais em Deus. O número de fiéis está diminuindo e, por esse motivo, as procissões perderam força nos últimos anos, se concentrando nas cidades destino para o turismo religioso na França.

Procissão de la Sanch

Na Catalunha francesa, na Sexta-Feira Santa, acontece a Procissão de la Sanch em que os fiéis de todas as idades desfilam pelas vielas da cidade de Perpignan fazendo a Via Sacra de Cristo acompanhados de cânticos religiosos.

Partindo e chegando à igreja de Saint-Jacques, alguns participantes vestem túnicas pretas ou vermelhas e capuzes pontiagudos, cobrindo o rosto, tradição que remonta a tempos antigos e atrai pessoas de longe.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →
Procissão com pessoas vestidas de preto
A procissão de La Sanch é uma tradição de Páscoa na França. Foto: Sylenius

Procissão de Le Puy-en-Velay

Um dos pontos de partida para a famosa rota de peregrinação do Caminho de Santiago, Le Puy-en-Velay, na região de Auvergne, é um destino popular entre os cristãos. Sendo conhecida pela famosa estátua da Virgem Negra e celebrações religiosas.

Na Sexta-feira Santa, os fiéis, chamados de Penitentes Brancos, se reúnem para participar da procissão em um ato simbólico de fé e penitência. Eles carregam cruzes de madeira pelas ruas da cidade, acompanhados por coros e orações até a catedral de Notre-Dame du Puy.

Conheça as tradições da Páscoa na Alemanha.

Caça aos Ovos de Páscoa

Uma das tradições mais populares da Páscoa na França é a caça aos ovos (chasse aux œufs), que acontece sempre aos domingos. A origem da brincadeira não é clara, mas remonta a séculos atrás.

Uma das teorias sobre sua origem é que na Idade Média, quando os cristãos não podiam comer ovos durante a Quaresma, eles passaram a cozinhar os ovos para evitar que fossem desperdiçados. Então, decoravam e davam de presente de Páscoa.

A outra teoria vem do século VII, quando a Igreja Católica proibiu os sinos de serem tocados entre a Quinta-Feira Santa e o Domingo de Páscoa, em respeito ao martírio e morte de Cristo. Voltando a tocar na manhã de domingo para anunciar sua ressurreição.

Crianças correndo no jardim
A brincadeira da caça aos ovos de Páscoa acontece aos domingos na França

Em algumas regiões da França, contavam (e ainda contam) para as crianças que os sinos da igreja tinham viajado para serem abençoados pelo Papa em Roma e, no retorno, na madrugada do domingo, deixavam os ovos de Páscoa caírem pela cidade.

Os mercados vendem kits com cestinhas e pequenos ovos coloridos para serem escondidos no jardim ou dentro de casa para as crianças procurarem com ajuda da família. Ao fim da brincadeira, elas recebem os chocolates.

É comum de parques, jardins e museus organizarem uma grande caça aos ovos por uma taxa de em média 5 euros. Uma maneira divertida e deliciosa de celebrar a Páscoa.

Omelete gigante de Bessières

Um diferente evento, que faz parte das celebrações da Páscoa na França, acontece anualmente na cidade de Bessières, na região de Occitânia, ao norte de Toulouse. Trata-se de uma tradição que remonta ao início do século XIX em que os moradores se reúnem para cozinhar uma omelete gigante.

Na segunda-feira, cerca de 15 mil ovos são quebrados pela Irmandade Mundial dos Cavaleiros da Omelete Gigante de Bessières em uma frigideira que mede mais de quatro metros de diâmetro.

Após 1h de preparo, a omelete é servida gratuitamente, acompanhada de pão, para todos os participantes.

A ideia já foi reproduzida na Bélgica, Louisiana, Argentina e Nova Caledônia. Será que essa tradição chega ao Brasil também?

Mercados de Páscoa

A comemoração da Páscoa na Alsácia, no leste da França, tem como principal atração os marchés de Pâques (mercados de Páscoa).

Ovo de páscoa gigante
Os mercados de Páscoa são tradicionais na Alsácia

Os mercados são montados nas praças e ruas do centro histórico de Colmar, oferecendo aos visitantes uma ampla variedade de produtos típicos da região, desde artesanato local até iguarias gastronômicas, como chocolates, queijos e vinhos franceses.

Assim como no Natal, as árvores são todas decoradas. Desta vez com ovos coloridos, fitas e outros enfeites para celebrar a chegada da primavera e a renovação da vida.

Aproveite e veja as semelhanças e diferenças entre a Páscoa na França e a Páscoa em Portugal.

Presentes nas tradições de Páscoa na França

Assim como no Brasil, presentear amigos e familiares na Páscoa é algo comum nesta época na França.

O presente pode variar de região para região, mas uma das tradições mais populares é oferecer chocolates e buquê de flores. Afinal, os franceses amam comer chocolate.

O que se come na Páscoa na França?

A Páscoa na França é uma celebração que envolve muita comida, vinho e, é claro, chocolate.

Durante a quaresma, os mais devotos praticam o jejum e comem peixe na Sexta-Feira Santa. No entanto, o momento mais esperado por todos é o Domingo de Páscoa, com um almoço especial para a ocasião.

Um dos pratos mais presentes no cardápio é o cordeiro, geralmente acompanhado de batatas e ervas finas.

Cordeiro com batata
Toda a família se reúne para o almoço de Domingo de Páscoa na França

A tradição de comer cordeiro na Páscoa na França vem do sentido bíblico que o animal representa. Jesus é descrito como “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, e, seu sacrifício é homenageado pelas famílias francesas.

O prato também está presente na mesa das famílias judias, que comem cordeiro na Páscoa para celebrar o fim da escravidão e a fuga do povo de Israel pelo Mar Vermelho.

Seja assado ou cozido, o cordeiro é uma refeição que agrada ao paladar de todos, independente da religião.

Para sobremesa, é servido o tradicional chocolate. Em muitas casas, os ovos de Páscoa decoram a mesa para o almoço e são degustados ao fim da refeição.

Saiba também como é e quanto custa ter pet na França.

Doces típicos da Páscoa na França

A Páscoa é sempre uma boa oportunidade para experimentar sobremesas e chocolates diferentes. Na França, algumas regiões tem uma especialidade gastronômica para celebrar esta época do ano. Confira os doces tradicionais:

Chocolate

A França é um dos países que mais consome chocolate no mundo. Então, naturalmente, os ovos de chocolate fazem parte das comemorações da Páscoa. Seja deixado pelo coelhinho da Páscoa ou pelos sinos que voltaram de Roma, essa delícia faz a alegria dos pequenos aos mais velhos.

Coelho de chocolate, típico na Páscoa da França
Os coelhos de chocolate fazem sucesso na Páscoa na França. Foto: Nathane Costa

Por conta do simbolismo, além dos ovos, você também vai encontrar sinos, coelhos e, até mesmo, galinhas de chocolate para presentear na Páscoa na França. Eles podem representar a renovação e a fertilidade.

Esta tradição surgiu em meados do século XIX, quando os chocolatiers passaram a misturar açúcar, manteiga e chocolate em pó para moldar a pasta de chocolate em diferentes formas.

Brioche de Páscoa

O brioche de Páscoa é uma tradição que remonta à Idade Média. O pão é preparado em forma de coroa ou trança, com anis, flor de laranjeira e raspas de limão. Polvilhado com açúcar, é uma delícia para ser servido no café da manhã com uma geleia de frutas vermelhas.

É similar à Colomba de Páscoa, de origem italiana, que também é encontrada à venda nas boulangeries francesas com amêndoas na massa.

Cornuelle

Os biscoitos triangulares, chamados de cornuelle, são a especialidade de Villebois-Lavalette, em Charente.

Eles são tradicionalmente polvilhados com pequenos grãos de anis ou sementes de erva-doce. Mas também é possível encontrar uma versão com massa folhada e morangos.

Suas pontas representam a Santíssima Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Sendo servido no Domingo de Ramos.

Lamala (Agneau de Pâques)

Tradição na Alsácia desde o século XV, o lamala é um pão doce em formato de cordeiro polvilhado com açúcar, que pode ser encontrada em várias boulangeries da região.

Sobremesa em forma de cordeiro
O cordeiro de Páscoa é uma sobremesa tradicional da Alsácia

Esta sobremesa simboliza a ressurreição de Jesus Cristo e pode ser servida acompanhado por frutas ou chantilly.

Ovo de páscoa na França é comum?

Sim, os ovos de chocolate fazem parte das comemorações da Páscoa na França, assim como em vários países do mundo. Porém, por conta da tradição da caça aos ovos é comum encontrar mini ovos para realizar a brincadeira, ao invés dos grandes.

Nos supermercados franceses são comercializados ovos das marcas mais conhecidas, como Kinder, Milka e Ferrero Rocher, alguns deles com o tradicional brinde surpresa em seu interior. A Páscoa é a época perfeita para experimentar as opções disponíveis.

Há também os ovos de páscoa artesanais, produzidos pelas chocolatiers, vendidos em todos os tamanhos, até mesmo de 1kg. Sendo uma ótima pedida para compartilhar com os amigos e familiares. Já se você gosta mesmo dos ovos de chocolate recheados, terá que encomendar diretamente com algum brasileiro, pois é raro encontrar desse tipo na França.

Será que o ovo de páscoa é comum na Páscoa da Itália? Confira.

Quanto custa o ovo de páscoa na França?

O preço de um ovo de Páscoa na França pode variar bastante de acordo com o tamanho, marca e qualidade do chocolate utilizado, sendo possível encontrar boas opções entre 8 e 50 euros.

Fizemos uma visita a um grande supermercado em Bordeaux, no sudoeste da França, para conferir os chocolates de Páscoa e listamos abaixo os valores para você ter uma noção:

Coelho de chocolate ao leite Lindt 100g 3,99€
Caixa de mini ovos recheado Milka 136g 3,99€
Caixa de mini ovos Kit Kat 120g 4,60€
Ferrero Rocher The Golden Experience 100g 4,79€
Kinder Surprise Disney Princess 150g 8,69€
500g de Ovinhos de chocolate ao leite Milka 8,99€
Maxi Kinder Surprise Avengers 220g 12,29€

Os valores foram consultados em março de 2023, podendo variar da região e da cidade em que você estiver. Para saber mais das variedades e preços da Páscoa, assista ao vídeo da nossa colaboradora Nathane:

Nas confeitarias francesas, como Pierre Hermé e Ladurée, você encontra ovos de Páscoa por a partir de 25 euros, mas é possível comprar outras lembrancinhas, como trufas e barras de chocolate. O importante é não ficar sem.

Como é comemorar a Páscoa na França sendo brasileiro?

Comemorar a Páscoa na França, vivendo longe da família no Brasil, pode ser um desafio, pois é um momento em que dá saudade de casa.

Por aqui, nós somos adeptos a provar diferentes chocolates e fazer um piquenique com nossos amigos, enquanto assistimos às crianças procurarem os ovos de Páscoa. Não preparamos nada elaborado, apenas curtimos o momento juntos aproveitando a chegada do Sol, após os dias frios de inverno.

Nossa sugestão para quem está comemorando a data pela primeira vez na França é celebrar da forma como você sempre fez e abraçar as novas tradições.

  1. Prepare um almoço especial para o Domingo de Páscoa e convide seus amigos estrangeiros. É uma oportunidade de apresentar nossa cultura e conhecer outras, pedindo para cada um trazer um prato típico;
  2. Se você quer celebrar a fé, assista a uma missa durante a Semana Santa para se conectar com a sua religião;
  3. Visite os mercados de Páscoa e, se tiver filhos, leve-os para a caça aos ovos de chocolate;
  4. Aproveite para experimentar os chocolates e doces típicos da França;
  5. Faça uma videochamada para desejar uma “Feliz Páscoa” para a família e compartilhe as tradições francesas.

O importante é ressignificar esses momentos que a saudade bate mais forte e aproveitar parte da cultura francesa da melhor forma. Bonnes pâques!