Doces típicos da França: 13 delícias que você precisa experimentar

França  / 

Quando pensamos na França, uma das primeiras imagens que vêm à cabeça são aqueles doces maravilhosos expostos nas famosas boulangeries, certo? Se tem uma coisa que o francês sabe fazer com destreza é a confeitaria, que une ingredientes de qualidade e muita criatividade, sendo um dos patrimônios nacionais. Por isso, preparamos uma lista falando um pouco sobre os doces típicos da França que vai te deixar com água na boca!

Os melhores doces típicos da França: a arte da confeitaria francesa

1. Éclair

 

No Brasil as chamamos de “bomba”, mas uma vez que você experimenta a verdadeira éclair francesa, você descobre que não tem nada a ver com a bomba brasileira. Na França elas possuem os sabores mais inusitados, são cremosas, leves, não tão doces e a massa é muito mais suave e crocante, conhecida como massa choux.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Os sabores vão mudando conforme as estações e no verão não é difícil encontrar uma éclair de morango, lavanda ou framboesa dando sopa nas boulangeries. É um dos doces típicos da França que se espalhou por toda a Europa e o mundo.

Veja também quais são os doces portugueses mais tradicionais.

2. Macaron

Um doce tão francês que é encontrado em boulangeries, supermercados e até mesmo lojas de congelados. Presente em praticamente todos os sabores que você imaginar, o macaron é tão francês quanto a caipirinha é brasileira e tão levado a sério que existem cursos especializados só para aprender a fazer macarons.

Parece fácil se pensarmos que ele é feito à base de suspiro, mas sua delicadeza mostra que um bom macaron é muito mais do que isso.

3. Crème Brûlée

Este doce feito com um creminho de baunilha e cobertura de açúcar caramelizado está presente em 90% dos cardápios dos restaurantes na França, desde os mais simples até os mais chiques.

Adorado pelos franceses, esse é um doce leve, perfeito para finalizar uma refeição e o mais legal é que cada restaurante acaba encontrando uma maneira de personalizar o seu.

Você conhece as tradições da França? Leia as 10 mais importantes.

4. Madeleine

 

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Sabe o famoso bolo de cenoura com cobertura de chocolate, tão adorado pelos brasileiros e presente em boa parte dos lanches das crianças? Na França quem exerce este papel é a madeleine, que é mais do que um dos doces típicos da França, mas uma paixão nacional.

Nos supermercados, diversas marcas fazem suas madeleines, que também estão presentes em todas as vending machines espalhadas pelos metrôs e ruas do país.

5. Mil Folhas

 

Este é um outro exemplo de um dos doces típicos da França, que depois que experimentamos, descobrimos que cozinhar é muito mais do que seguir o passo a passo de uma receita. Cozinhar é uma arte e o mil folhas é a representação disso, já que exige cuidado e muita paciência. Não é um doce fácil de se fazer, mas as boulangeries capricham criando sabores que você nunca imaginou, o transformando em uma verdadeira experiência sensorial.

Você conhece Lyon na França? Essa belíssima cidade merece a sua visita, saiba tudo sobre ela aqui.

6. Tarte Tatin

 

É impressionante, mas todo francês sabe fazer uma tarte tatin, a famosa torta de maçã invertida. Presente em quase todos os cardápios de restaurantes também, este é um doce típico da França que foi feito para todos os gostos. Doce sem ser muito doce, bom para todas as horas, em alguns lugares vemos as pessoas comendo com chantilly, mas na maioria das vezes ela vem sozinha no prato.

Curiosidade: você sabia que este doce foi criado por acidente por duas irmãs francesas no século XIX e por causa disso acabou recebendo o nome de Tatin, o sobrenome delas?

7. Crepe

Saber fazer crepe na França pode ser comparado a saber fazer café de coador no Brasil. Todo francês sabe fazer crepe e quando ele é servido de sobremesa pode ser apenas de açúcar (que vemos muito nas ruas), o famoso crepe suzette (feito com sumo e raspas de tangerina e laranja), recheado com Nutella ou com geléias e frutas.

Sim, isso mesmo. Os franceses são simplesmente apaixonados e viciados por Nutella. Eles comem com pão, com crepe ou simplesmente puro na colher.

Costumes estranhos da França: 5 hábitos curiosos que você vai gostar de saber.

8. Profiteroles

A massa é exatamente a mesma da éclair: a massa choux. Mas a diferença é que a éclair é um doce para comer com a mão, na rua, para matar aquela vontade de comer doce no meio da tarde e o profiterole é uma sobremesa, comido de garfo e faca, no prato, mesmo porque costuma ser recheado de sorvete ou creme de baunilha e com cobertura de chocolate.

Saiba também quais são as comidas típicas da Holanda que você tem que experimentar quando for ao país.

9. Clafoutis

 

O clafoutis é um doce típico da França feito com cerejas inteiras no forno com um creme de farinha, ovos, leite e açúcar e é simplesmente maravilhoso. Fácil de fazer, super saboroso e nada enjoativo, ele está muito presente no verão, temporada cheia de cerejas na França.

Alguns franceses até inovam e substituem a cereja por qualquer outra fruta, mas o tradicional é feito com cerejas. Aposto que você ficou com água na boca depois de ver essa foto, não?

10. Iles Flottantes

Se no Brasil os famosos ovos nevados são tidos como doce de avó, na França eles são respeitadíssimos. Eles fazem parte dos cardápios dos restaurantes, das prateleiras dos supermercados e das casas de todos os franceses. Fácil, não necessita de muitos ingredientes, saboroso e delicado, ele é um dos meus preferidos. Feito a partir de um creminho de baunilha, leite, açúcar, canela e clara em neve.

Conheça também nossa lista de receitas francesas de sucesso e fique com água na boca!

12. Arroz doce

O arroz doce não está presente somente nas festas juninas no Brasil, mas na vida dos franceses também. Um dos doces típicos da França mais tradicionais, a única diferença é que aqui eles não cozinham com leite condensado e nem misturam com leite de coco. Na França o arroz doce é feito com leite, açúcar e canela e por isso muito menos doce e enjoativo. Nas prateleiras dos supermercados, do lado dos iogurtes, existem dezenas de marcas que fabricam o arroz doce, mas o melhor mesmo é e continuará sendo o caseiro.

Francesinha de Portugal: conheça esse prato português inspirado na culinária francesa.

13. Gaufres

 

O gaufre é como se fosse um waffle, porém com algumas diferenças. Na França ele possui uns cristais de açúcar na própria massa, o que dá um sabor e uma crocância inconfundível. Ele pode ser comido no prato (aqui tem muitos lugares especializados em gaufres), com sorvete, coberturas e frutas ou puro.

Inclusive, nos supermercados muitas marcas vendem seus gaufres e eles são perfeitos para guardar na bolsa, quando bate uma fome no meio da tarde, mas você não tem muito tempo.

Vai visitar Paris? Então clique aqui e compre seu ingresso para participar de uma degustação de chocolates e doces franceses feitos por artesãos da confeitaria francesa.

Gostou de conhecer os doces típicos da França? Quais deles você já experimentou? Anote a lista no seu caderninho para experimentar quando você for viajar para a França.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Gabriela é brasileira, jornalista e vive na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada pelo país desde sempre, foi na França que ela se encontrou e aproveita este espaço para dar dicas e contar histórias e curiosidades sobre este país que vive no imaginário de muita gente. Com um gosto particular por cultura e viagens, ela é nômade digital e nunca mais pretende deixar de ser.