Depois que passei a viver neste país, pude absorver alguns hábitos, por isso, fiz uma lista com algumas das principais tradições da França. Apesar de ser o país mais visitado do mundo, recebendo até 10 milhões de turistas a mais do que os Estados Unidos todos os anos, é difícil citar algumas características sem cair no clichê que vimos no cinema.
Mesmo que o mundo esteja cada vez mais globalizado, as tradições ainda se diferem muito de um país para outro. Viajar para um país, nem que seja apenas por alguns dias, desperta curiosidade em saber mais sobre seus costumes e tradições, até mesmo para poder compreendê-lo melhor. Veja a seguir as tradições da França mais comuns:

1. Tradições da França: cumprimento com dois beijos

Esta talvez seja uma das tradições que os brasileiros na França demorem um pouco a incorporar, já que no Brasil as pessoas se cumprimentam apenas com um beijo e olhe lá, pois na hora da pressa basta um “oi” de longe.
Esta é uma das tradições da França que já está tão enraizada, que não importa se você é super amigo, está sendo apresentado no dia ou está com pressa. Inclusive, também não importa homem cumprimentar homem com dois beijos, isso é perfeitamente normal e mais do que isso: visto como um gesto de educação e respeito.

2. Galette de Rois

No dia 6 de janeiro, os cristãos do mundo inteiro comemoram o Dia de Reis e a tradição na França é comer a famosa Galette de Rois, uma espécie de torta doce folhada. A brincadeira está em encontrar o rei, uma miniatura feita em porcelana, que está dentro da torta, que vem sempre acompanhada de coroas em papel para a “coroação” do rei.
O mais incrível é que durante o mês de janeiro inteiro podemos encontrar a galette de rois, tanto nas boulangeries, quanto nos supermercados e além de ser super divertido, é deliciosa!
tradição na França dia de Reis
Descubra os principais hábitos que se adquire ao morar no exterior.

3. Sair à francesa, jamais!

No Brasil, utilizamos a expressão “sair à francesa” quando queremos ir embora de algum evento público sem nos despedirmos das pessoas, o que simplesmente não existe na França.
A educação vem sempre em primeiro lugar e não importa o quão cansado o francês estiver, no fim da festa ele irá cumprimentar todas as pessoas da sala, com dois beijinhos no rosto, já que sair sem se despedir é visto com um ato rude e grosseiro. Inclusive, na França, a expressão “sair à francesa” é “sair à inglesa”!

4. A educação vem sempre em primeiro lugar

Existe um clichê de que francês é mal-educado e precisamos desmistificar isso, já que não é verdade. Talvez eles sejam mais frios mesmo do que os brasileiros, mas isso tem a ver com cultura e não com educação.
Na França, quando não temos intimidade com uma pessoa sempre a tratamos com o pronome “vous” que evoca mais formalidade e respeito e é imprescindível o uso de “madame”, “mademoiselle” ou “monsieur”. Isso é regra e quando não fazemos isso somos vistos como mal educados.
Existe um cuidado na maneira como o francês trata os outros, que tem a ver com formalidade, mas sobretudo com educação. Estudar na França pode ser uma boa maneira de conhecer melhor as tradições do país.

5. Refeições longas

Esta é uma das tradições da França mais icônica e marcante. As refeições possuem um significado muito maior do que o simples ato de comer para matar a fome. Na França, sentar-se à mesa e saborear uma boa refeição entre amigos é um ritual sagrado que pode levar horas e horas.
Eles não têm pressa alguma de sair, lavar a louça e partir para a próxima atividade, seja ela qual for. Entre a entrada, prato principal, tábua de queijos, sobremesa e muitos vinhos, eles veem o dia passar sem nem perceber.
Conheça 10 curiosidades da França que todo brasileiro deve saber.

6. Nas refeições o queijo vem sempre por último

Diferentemente do Brasil, onde o queijo é sempre o aperitivo ou a entrada, na França ele vem por último e exerce o papel da sobremesa. Nos cardápios ele sempre está no final e em casa é assim que os franceses fazem também.
Se a ideia for fazer somente um “apéro” (aperitivo), então ele pode ser servido junto aos outros frios, mas quando falamos de refeições, o queijo sempre vem por último. Talvez seja porque o amor ao queijo é tanto, que ele acaba ficando para o final, uma espécie de último deleite da refeição.
queijos nas refeiçqueijos nas refeições da Françaões da França
Costumes estranhos da França: 5 hábitos curiosos que você vai gostar de saber.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

7. Francês ama música francesa

O francês tem orgulho de ser francês e podemos ver seu nacionalismo em diversos ambientes, como na música. Em tempos de globalização é difícil ver um país valorizar tanto a sua cultura musical como na França, que reserva em média 50% da sua programação nas rádios para as músicas francesas.
Além do mais, os franceses são conhecedores dos artistas franceses, desde os mais clássicos e tradicionais, como Jacques Brel, até as diversas bandas de rap francês. Aliás, a França é considerada o segundo maior produtor mundial de Rap depois dos EUA.

Francês da França x Francês da Bélgica e da Suíça: conheça as diferenças!

8. Telefonar e não mandar mensagens

O francês gosta de falar ao telefone e isso vale tanto para os mais velhos quanto para os jovens. De uma maneira geral, é muito difícil ver um francês passando horas digitando mensagens em um celular, eles preferem telefonar mesmo.
Talvez tenha a questão da praticidade, mas principalmente porque isso faz parte da cultura dos franceses, que quando são próximos de verdade preferem conversar e ouvir a voz ao invés de trocar meia dúzia de mensagens.
Saiba como fazer uma ligação internacional e entrar em contato com a família no exterior.

9. Tour de France é coisa séria!

Você provavelmente já ouviu falar na maior prova de ciclismo do mundo, que acontece todo mês de julho na França. Esta é uma tradição na França que possui mais de 100 anos, da qual os atletas percorrem, aproximadamente, 3.200 km por mais de 20 dias.
O mês de julho já é um mês festivo, pois além do verão que convida as pessoas a saírem de casa, os jovens estão em férias escolares, muitas empresas também e, por último, mas não menos importante: o famoso Tour de France.
A competição, que passa por boa parte do país, é um ótimo motivo para os franceses viajarem, já que eles adoram observar os ciclistas enquanto saboreiam um piquenique. Muitas vezes eles fazem apenas um bate e volta, mas eles não somente se orgulham do campeonato, como gostam de observá-lo de perto.
assistir o Tour de France
Conheça as vantagens de desvantagens de morar na França.

10. Andar, andar e andar

Existe uma teoria de que os franceses são magros porque andam muito, já que consomem muitos queijos, pães e vinhos, uma mistura um pouco engordativa. Andar faz parte da tradição da França e, faça frio ou faça sol, o francês sempre prefere andar do que pegar um carro (quando eles têm carro) ou transporte público.
Tem mais alguma tradição na França que não está na lista, mas merecia destaque? Se você conhece alguma compartilhe com a gente pelos comentários, vamos adorar conhecer um pouco mais da cultura francesa!