Por mais que alguém goste da Holanda (e você pode me incluir nesse grupo), precisamos ser sinceros: os holandeses estão longe de serem os grandes Masterchefs desse mundão. Apesar disso, há vários pratos e comidas típicas da Holanda que são uma delícia e valem a pena experimentar.
Para te ajudar a decidir, compilei as 10 comidas típicas da Holanda! Porque não há forma melhor de explorar um país do que… comendo, certo?
Conheça as comidas típicas da Holanda
Se você pensa em morar na Holanda ou, pelo menos passar uma temporada no país, precisa conhecer a comida típica local. Preparamos uma lista de dar água na boca, confira:
Stamppot
O Stamppot é o prato mais tradicional da culinária holandesa. Consiste basicamente em um purê de batata com vários legumes e vegetais. Os ingredientes mais comuns costumam ser espinafre, cenoura e cebola. É geralmente servido com rookworst, uma espécie de salsicha defumada.
Bitterballen
É o petisco mais típico da Holanda, quase equivalente à nossa coxinha ou pastel. Bitterballen (a palavra é o plural) são bolinhas recheadas com uma mistura incluindo carne, e são tipicamente servidas com mostarda.
Eu já ouvi gente dizendo que é como se fosse bolinha recheada de caldo Knorr. E achei a descrição apropriada. Mas é uma delícia, juro. Só tome cuidado porque o recheio é bem quente.
Também já compartilhamos dicas sobre tudo o que você precisa saber sobre a Holanda.
Batata Frita
A batata frita é paixão nacional. Praticamente qualquer prato que você pedir em algum restaurante virá acompanhado de uma porção de fritas. Também é possível comprar cones de batata frita e sair comendo enquanto se anda pelas ruas da capital da Holanda.
Na Holanda, o acompanhamento oficial é a maionese. Peça ketchup por sua conta e risco e esteja preparado para enfrentar a reação de horror e desaprovação dos holandeses.
E, apesar do país inteiro ter uma paixão por batata frita, os holandeses ainda não chegaram a um consenso sobre como chamá-las. Batata ou fritas? Eis a questão.
Saiba qual é a língua que se fala na Holanda e se os holandeses falam inglês.
Stroopwafel
O Stroopwafel (que se pronuncia “strôpváfel”) é, com certeza, um dos itens mais famosos da culinária holandesa, e já vi várias vezes à venda mesmo no Brasil. É um biscoito recheado com uma camada de caramelo que sempre cai bem com um café.
Uma dica: coloque o stroopwafel em cima da xícara de café, para que o caramelo derreta com o calor emanado da bebida quente. De nada.
Conheça também os doces típicos da Holanda.
A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.
Cotar Agora →Sopa de ervilha
A sopa de ervilha é outro tradicional prato holandês. E em um país com as 4 estações bem definidas, as próprias refeições acabam sendo sazonais. A sopa de ervilha é tradicionalmente consumida no inverno.
Alguns holandeses que realmente fazem a sopa do zero. Já outros que simplesmente compram a versão enlatada. Vai do seu senso de aventura.
Kibbeling
O kibbeling é basicamente um bacalhau em cubos empanado e frito, servido com um molho à base de alho ou molho tartar. Se o preço do bacalhau está meio alto, outros peixes podem ser usados.
É um petisco bem saboroso e é comumente vendido em feiras. Eu particularmente adoro! É uma das minhas comidas típicas da Holanda preferida.
Haring
Um costume um tanto diferente dos holandeses é comer o arenque (haring) cru, podendo ser acompanhado de cebola e picles.
Você encontra gente consumindo o arenque dessa forma nas feiras (na mesma barraca em que se compra o kibbeling) e também em feriados típicos.
Por exemplo, é tradição comer arenque cru na Libertação de Leiden (Leiden Ontzet) e no carnaval na Holanda. Confesso que não experimentei ainda, mas não sei se estou muito ansiosa pela experiência.
Saiba mais sobre a cultura holandesa.
Kroket
Outra comida típica da Holanda é o croquete de carne. Pode ser consumido sozinho ou dentro do pão, como se fosse um cachorro-quente. Inclusive, o McDonald’s na Holanda tem um lanche no menu chamado Mc Kroket.
Conheça as curiosidades sobre a bandeira holandesa.
Frikandel
O Frikandel (ou frikadel) é uma espécie de salsicha de carne. Assim como o kroket, o frikandel pode ser comido sozinho, mas também é vendido nos supermercados dentro de um pão e com molho de curry (frikandelbroodje).
As duas opções são excelentes. Os petiscos holandeses são consumidos com algum tipo de molho, geralmente com maionese ou mostarda.
Confira algumas curiosidades sobre a Holanda.
Kipsaté
Por último, mas não menos importante, vem o kipsaté. Geralmente são espetos de frango com um molho de amendoim. Eu particularmente detesto amendoim, então passo longe disso. Se você curte, vale a pena dar uma chance.
Apesar de eu considerar como um petisco, é uma das comidas típicas da Holanda mais famosa. É comumente vendido em restaurantes como uma janta completa (acompanhado de batata frita, claro).
Qual dessas comidas típicas da Holanda você gostaria de provar?
Se você está de malas prontas para saborear as comidas típicas da Holanda, saiba que o seguro viagem Europa é obrigatório. Para escolher um plano que seja ideal para a sua viagem, recomendamos o site Seguros Promo. Ele apresenta planos das principais seguradoras do mercado e ainda garante os melhores preços.
Aproveite e aplique nosso cupom de desconto EURODICAS5 para ganhar 5% de desconto direto.