10 comidas típicas da Holanda

Holanda  / 

Por mais que alguém goste da Holanda (e você pode me incluir nesse grupo), precisamos ser sinceros: os holandeses estão longes de ser os grandes Masterchefs desse mundão.

10 comidas típicas da Holanda

Apesar disso, há vários pratos e petiscos locais que são uma delícia e valem a pena experimentar. Outros não.

Para te ajudar a decidir, compilei as 10 comidas típicas da Holanda! Porque não há forma melhor de explorar um país do que… comendo, certo?

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Stamppot

Stamppot
O Stamppot é o prato mais tradicional da culinária holandesa. Consiste basicamente de um purê de batata com vários legumes e vegetais. Os ingredientes mais comuns costumam ser espinafre, cenoura e cebola. É geralmente servido com rookworst, uma espécie de salsicha defumada.

Bitterballen

Bitterballen
É o petisco mais típico da Holanda, quase equivalente à nossa coxinha ou pastel. Bitterballen (a palavra é o plural) são bolinhas recheadas com uma mistura incluindo carne, e tipicamente são servidas junto com mostarda.

Eu já ouvi gente dizendo que é como se fosse bolinha recheada de caldo Knorr, e eu achei a descrição apropriada. Mas é uma delícia, juro. Só tome cuidado porque o recheio é bem quente.

Também já compartilhamos dicas sobre tudo o que você precisa saber sobre a Holanda.

Batata Frita

Batatas fritas da Holanda
A batata frita é paixão nacional. Praticamente qualquer prato que você pedir em algum restaurante virá acompanhado de uma porção de fritas. Mas também é possível comprar cones de batata frita e sair comendo enquanto se anda pelas ruas de Amsterdã.

Ah, e pela Holanda o acompanhamento oficial é a maionese. Peça ketchup por sua conta e risco, e esteja preparado para enfrentar a reação de horror e desaprovação dos holandeses.

E apesar do país inteiro ter uma paixão por batata frita, os holandeses ainda não chegaram em um consenso sobre como chamá-las. Batata ou fritas? Eis a questão.

Saiba qual é a língua que se fala na Holanda .

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Stroopwafel

Stroopwafel

O Stroopwafel (que se pronuncia “strôpváfel” ) é com certeza um dos itens mais famosos da culinária holandesa, e já vi várias vezes à venda mesmo no Brasil. É um biscoito recheado com uma camada de caramelo que cai sempre bem com um café.

Dica: coloque o stroopwafel em cima da xícara de café, para que o caramelo derreta com o calor emanado da bebida quente. De nada.

Sopa de ervilha

Sopa de Ervilha da Holanda

A sopa de ervilha é outro tradicional prato holandês. E em um país com as 4 estações bem definidas, as próprias refeições acabam sendo sazonais. A sopa de ervilha é tradicionalmente consumida no inverno.

Tem holandeses que realmente fazem a sopa do zero, e tem outros que simplesmente compram a versão enlatada. Vai do seu senso de aventura.

Kibbeling

Kibbeling
O kibbeling é basicamente um bacalhau em cubos empanado e frito, servido com um molho à base de alho ou molho tartar. Se o preço do bacalhau está meio alto, outros peixes podem ser usados.

É um petisco bem saboroso e é comumente vendido em feiras. Eu particularmente adoro, e é uma das minhas comidas típicas da Holanda preferida.

Você pode também conferir um guia sobre como morar na Holanda.

Haring

Haring
Um costume um tanto diferente dos holandeses é comer o arenque (haring) cru, podendo ser acompanhado de cebola e picles.

Você encontra gente consumindo o arenque dessa forma nas feiras (na mesma barraca em que se compra o kibbeling) e também em feriados típicos.

Por exemplo, é tradição comer arenque cru na Libertação de Leiden (Leiden Ontzet) e no carnaval na Holanda.

Confesso que não experimentei ainda, mas não sei se estou muito ansiosa pela experiência…

Kroket

Kroket
Uma outra comida típica da Holanda é o croquete de carne. Pode ser consumido sozinho ou dentro do pão, como se fosse um cachorro quente. Inclusive o próprio McDonald’s na Holanda tem um lanche no menu chamado Mc Kroket.

Frikandel

Frikandel
O Frikandel (ou frikadel) é uma espécie de salsicha de carne. Assim como o kroket, o frikandel pode ser comido sozinho, mas também é vendido nos supermercados dentro de um pão e com molho de curry (frikandelbroodje).

As duas opções são excelentes. Os petiscos holandeses são consumidos com algum tipo de molho, geralmente com maionese ou mostarda.

Kipsaté

Kipsaté

Por último, mas não menos importante, vem o kipsaté. Geralmente são espetos de frango com um molho de amendoim. Eu particularmente detesto amendoim, então passo longe disso. Mas se você curte, vale a pena dar uma chance.

Apesar de eu considerar como um petisco, é um prato bem famoso, e comumente vendido em restaurantes como uma janta completa (acompanhado de batata frita, claro).

Qual dessas comidas típicas da Holanda você gostaria de provar?

Veja ainda quais são as melhores cidades para morar na Holanda.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é a TransferWise. Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Paulista de 25 anos, decidiu fazer as malas e estudar na Holanda. Atualmente faz mestrado na Universidade de Leiden e procura explorar o país nas horas vagas. Escreve no seu blog The Nerdylands tudo sobre a vida de estudante na Holanda.