Doces típicos da Holanda: 9 delícias que você precisa experimentar

Holanda  / 

Conhecer a culinária local de um novo país é, quase sempre, uma boa experiência. Nesse quesito a Holanda não é lá essas coisas, os franceses sempre tiram sarro e as pessoas não ficam muito empolgadas para experimentar. Mas nesse artigo vou mostrar para vocês alguns doces típicos da Holanda que não só valem a pena comer, como você vai pedir bis.

Doces típicos da Holanda: as guloseimas que valem a pena provar

1. Poffertjes

 

Essas pequeninas panquecas têm gostinho de quero mais e conforto. Tradicionalmente são servidas com açúcar de confeiteiro e manteiga, mas você pode inovar e colocar calda de chocolate derretido, caramelo, maple syrup ou o que vier na sua cabeça.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Existem muitas lojas especializadas em panquecas pelas cidade e também nas típicas feiras de rua é possível encontrar sempre barraquinhas fazendo essa iguaria.

Conheça também os principais doces típicos da França.

2. Stroopwafel

 

O stroopwafel é um dos doces típicos da Holanda mais famosos, todas as lojas de souvenir vendem esse biscoito. Ideal para comer com uma caneca de chá quentinha, pela tradição você coloca o biscoito no topo da caneca e deixa o vapor do chá derreter um pouco o caramelo do recheio.

Para uma experiência holandesa completa, esse biscoito precisa entrar na sua lista. Eu prefiro eles feitos na hora e quentinhos, o que é mais fácil de encontrar em feiras de rua.

3. Oliebol

 

Parece um sonho brasileiro, esse bolinho doce e frio é servido tipicamente na Virada do Ano, mas em meados de dezembro eles já aparecem nas barrinhas espalhadas pelas ruas das cidades holandesas. São cobertos (demasiadamente) de açúcar de confeiteiro, e na massa pode ter uvas passas.

Conheça também os doces típicos de Portugal e da os doces típicos da Espanha.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

4. Soesje

 

Nada mais, nada menos que o famoso Profiterole francês. Aquelas bolinhas aeradas, recheadas com creminho e calda de chocolate por cima. Os holandeses chamam de Soesje (pronuncia souchi), e quando você diz que são profiteroles, eles ficam chateados.

5. Bossche bol

 

Os holandês ainda têm uma variação do profiterole/soesje que se chama Bossche bol. Não vejo nenhuma diferença entre os dois. Aparentemente o Soesje é recheado com creme de baunilha e o Bossche bol recheado com chantilly. De qualquer forma os dois são uma delícia!

Veja neste artigo 10 curiosidades sobre a Holanda que você vai adorar saber.

6. Tompoes

 

Esse doce é bem típico na Holanda, uma olhadela no mercado e você encontra vários.

Basicamente é feito de uma camada de massa folhada, uma camada muito generosa de pudim de baunilha, mais uma camada de massa folhada e finalizada com um creminho rosa (as cores podem variar, mas a rosa é o mais tradicional por aqui). Esse doce existe desde os primórdios do século 19 e até hoje faz a cabeça dos holandeses.

7. Apple Tart

 

A famosa torta de maçã! Aquela que dispensa apresentações pois é um dos doces típicos da Holanda que todo mundo conhece. Essa minha gente é de comer rezando, sem dúvidas.

Existe uma loja em Amsterdam especializada nessa iguaria e que faz fila toda semana por uma fatia de torta! A loja Winkel 43, no bairro de Joordan, atrai centenas de turistas todos os dias. Segundo eles, são vendidas mais de 640 fatias por dia! Essa você precisa experimentar. A massa é levinha e deliciosa, o recheio bem servido e o creminho em cima… divino.

Quer saber como conseguir emprego na Holanda? Descubra aqui.

8. Pão com manteiga e hagelslag

 

Esse é um dos doces típicos da Holanda para todas as horas. Acredite se quiser: os holandeses adoram comer pão com manteiga e granulado por cima. Existem variações de formatos e sabores no mercado. O mais comum mesmo é o chocolate puro.

9. Muisjes: tradição holandesa

 

Quando nasce um bebê é tradição na Holanda oferecer as visitas uma espécie de torrada com muisjes, que são um confeito granulado feito de erva-doce revestida com açúcar colorido. Eu particularmente não curto o gosto, mas é uma curiosidade e tradição holandesa, então melhor não fazer desfeita.

Intercâmbio na Holanda: veja bolsas de estudo e quanto custa estudar por lá.

O mais conhecido: Drop

 

Perguntei para uns amigos holandeses sobre os doces típicos antes de escrever esse artigo para saber se faltaria algum na minha lista. E faltava, o Drop. Uma bala de goma de alcaçuz que é muito vendida por aqui. Na verdade, a Holanda é o país que mais consome alcaçuz no mundo. Por aqui existem muitos formatos, e variedades. Existe bala mole, dura, doce e até salgada. A minha sugestão é ir com calma, você pode amar, ou odiar (como eu!).

Você sabe a diferença entre países baixos e Holanda? Descubra aqui.

Pouco açúcar

Se você é muito formiga e ama um doce bem doce, os doces holandeses não são para você (com exceção do stroopwafel). São doces bem diferentes dos brasileiros, mas que valem muito a pena experimentar para conhecer a cultura local. Escolha o seu doce favorito e aproveita o melhor da Holanda!

Se você gosta de doces, certamente vai adorar a Excursão de Degustação de Chocolates em Amsterdã, nós recomendamos! São 3 horas de passeio por lojas de chocolates artesanais finos, garanta seu ingresso aqui.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Katarina Ferreira, Social Media, Designer e Fundadora do Vida Laranja, onde dá dicas e ajuda brasileiros que resolveram, como ela, buscar novos desafios na Holanda e pelo mundo.