Como alugar apartamento na Holanda

Holanda  / 

Então você decidiu vir morar na Holanda. Parabéns! Mas senta que a saga está só começando. Uma das maiores dificuldades dos recém-chegados com certeza é alugar um apartamento na Holanda, principalmente em Amsterdã.

A procura é alta, os preços são exorbitantes e a saga para encontrar um cafofo é real. Mas sem desespero – com um bom preparo e um pouco de sorte, é possível encontrar um lugar que se adeque às suas necessidades.

Confira quais são as melhores cidades para morar na Holanda.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Quanto custa alugar apartamento na Holanda?

Apartamento na Holanda
É difícil responder à pergunta de quanto custa alugar um apartamento na Holanda, porque tudo depende do seu padrão de vida e os confortos aos quais você não quer abrir mão.

Algumas perguntas a se considerar, principalmente se você está se mudando com mais gente:

  • Você dividiria o apartamento?
  • Você moraria com estudantes?
  • Você moraria em um estúdio?

Imóveis perto do centro são caros

Além disso, é preciso levar em conta a localização do apartamento. Mesmo em cidades menores, imóveis perto do centro são mais caros.

Se você está vindo sozinho e não quer dividir apartamento em Amsterdã, prepare-se para desembolsar no mínimo 1500 euros para um apartamento de dois quartos extremamente simples.

Veja se o valor inclui as contas do mês

Quando você estiver fazendo a sua busca para alugar apartamento na Holanda, é fundamental prestar atenção se o valor inclui as contas ou não. E é muito simples: “incl” significa que o preço inclui água, luz e gás, e “ex” não inclui nada.

Fica difícil estimar qual seria o preço final incluindo as contas porque isso depende de quantas pessoas vão morar na casa, mas eu chutaria pelo menos uns 200 euros.

Você sempre pode perguntar para o dono ou a imobiliária qual seria a faixa de preço das contas para aquele imóvel.

Veja também qual como é o custo de vida na Holanda.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Você precisa fazer um depósito caução, pois não há fiador

Ademais, é importante notar que, diferentemente do Brasil, na Holanda não existe fiador. É tudo no depósito caução, que pode variar no valor de 1 ou 2 meses de aluguel, dependendo da imobiliária.

O que nos leva ao próximo ponto…

Onde procurar apartamento?

Para procurar um apartamento para alugar na Holanda, o melhor ponto de partida é pesquisar com imobiliária (makelaar). Você pode fazer buscas no Google para descobrir as melhores imobiliárias locais, ou utilizar sites de anúncios.

Atenção, as imobiliárias cobram comissão

Eu acho importante ter em mente que praticamente todas as imobiliárias cobram uma comissão do locatário ao fechar o contrato.

O valor pode variar, por isso é de suma importância entrar em contato com a imobiliária e se certificar de todos os custos envolvidos ao fechar negócio.

Tente alugar diretamente com o dono

Caso surja a oportunidade, você também pode alugar um imóvel diretamente com o dono (foi o meu caso no primeiro alojamento na Holanda).

Nesse tipo de situação, o ideal é você analisar cada cláusula do contrato para ver se está tudo em ordem.

Mas por onde começar a busca, seja através de imobiliárias ou direto com os donos?

Sites de busca para alugar apartamento

Há vários sites de busca que podem te ajudar a alugar um apartamento na Holanda. Os maiores e que possuem mais ofertas são Funda e Pararius.

Grupos do Facebook também podem ser aliados na hora de encontrar algo. Basta você procurar no campo de busca “[nome da cidade] Housing” e variantes.

Os grupos de expats e brasileiros na Holanda também podem ter dicas locais valiosas para dar. Vale a pena conferir todos os recursos disponíveis.

Se você é estudante e quer explorar outras opções, veja aqui como encontrar acomodação para estudantes na Holanda.

Documentos necessários e requisitos para alugar apartamento na Holanda

Os documentos necessários podem variar de acordo com o tempo, o local que você está alugando e até mesmo a finalidade da sua estada na Holanda (trabalho x estudo).

BSN (Burgerservicenummer)

Ao ficar na Holanda por um período prolongado, é necessário se registrar na prefeitura (gemeente).

Ela por sua vez emite automaticamente um BSN para você, que equivale ao número de segurança social. Se você já tiver um BSN, precisa dar o número à imobiliária.

Passaporte original com cópia simples e conta bancária

Nem todos os lugares pedem, mas já ter uma conta bancária na União Europeia facilita muito a transferência de dinheiro.

Contrato de trabalho

Dependendo do lugar e do apartamento, o pode ser que você precise comprovar renda de 3 a 4 vezes maior do que o valor do imóvel. Nesses casos, eles podem pedir até o seu contrato de trabalho para alugar apartamento na Holanda.

Também já escrevemos sobre como arrumar trabalho na Holanda.

Dinheiro para o depósito

Geralmente é no valor de 1 mês de aluguel.

Claro, dependendo do local aonde você está pode ser que nem tudo isso seja necessário, mas via de regra esses são os documentos básicos para se alugar um apartamento na Holanda.

A tarefa não é fácil, mas com essas dicas, pelo menos você já sabe qual é o caminho. Boa sorte!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Paulista de 25 anos, decidiu fazer as malas e estudar na Holanda. Atualmente faz mestrado na Universidade de Leiden e procura explorar o país nas horas vagas. Escreve no seu blog The Nerdylands tudo sobre a vida de estudante na Holanda.