Entenda o que são os Países Baixos e a diferença com Holanda

Holanda  / 

Se você tem o mínimo de conhecimento geográfico com certeza já se perguntou quais são os Países Baixos, e se ainda não sabe vai ficar surpreso em saber que, na verdade, é a Holanda.

Ué, mas então não seria “País Baixo” no singular? E porque chamar por esse nome ao invés de Holanda, que é muito mais conhecido? É o que você vai entender nesse artigo.

Reino dos Países Baixos

Países Baixos é uma nação que faz parte do Reino dos Países Baixos e fica na Europa Ocidental, banhado pelo mar do Norte a norte e oeste, e que faz fronteira com a Bélgica a sul e com a Alemanha a leste.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Por sua vez, o Reino é um Estado soberano composto por quatro nações constituintes:

  • Países Baixos, na Europa Ocidental;
  • Aruba, Curaçau e São Martinho, no Caribe.

O Reino é regido pela Família Real Holandesa e o estatuto de 1954 decreta que, entre os assuntos geridos pelo monarca, estão a defesa, relações exteriores, cidadania e extradição. Questões internas são decididas pelos governos de cada país.

Quais países integram o Reino?

Para explicar esse ponto é preciso voltar alguns anos na história:

Aruba

ARUBA

Território autônomo neerlandês do Caribe, Aruba foi descoberta por exploradores espanhóis em 1499 e adquirida pelos Países Baixos em 1636. Considerada um país, sua capital é Oranjestad e está localizada no litoral da Venezuela.

Desde 1986 é uma dependência autônoma do Reino, com primeiro ministro nomeado em eleições democráticas.

Curaçau

curacau

País insular das Antilhas Menores, na região das Caraíbas Holandesas, Curaçau integra o Reino dos Países Baixos e inclui a principal ilha de Curaçau e a ilha desabitada de Klein Curaçau. Sua capital é Willemstad.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

É um dos cinco territórios insulares das antigas Antilhas Holandesas, que foram dissolvidas em 2010.

São Martinho

sao martinho

Assim como Curaçau, São Martinho deixou de fazer parte das Antilhas Neerlandesas em 2010 e, desde então, é um país constituinte do Reino.

A parte meridional da ilha é que faz parte do reino, enquanto a parte setentrional é uma coletividade ultramarina da República Francesa. A capital do país é Philipsburg.

Países Baixos

holanda

Conhecido tradicionalmente como Holanda, Países Baixos tem como capital Amsterdã e a sede do governo fica em Haia. É dividido em 12 províncias, 388 municípios e 22 distritos hidrográficos.

Em 1815 o Congresso de Viena decidiu formar o Reino para criar um país forte na fronteira norte francesa. Foram unidos, então, o Países Baixos e Bélgica, além de Luxemburgo, dada ao rei Guilherme I como propriedade particular.

Breve história

Guilherme I, aquele que recebeu Luxemburgo de presente e era o rei vigente quando o Reino foi formado, era filho de Guilherme V, e havia servido como Príncipe de Orange-Nassau de 1913 até sua proclamação como rei em 1915 e grão-duque de Luxemburgo.

Ele chegou à Holanda como Guilherme VI de Orange-Nassau e tinha a missão de assumir o trono depois da derrota de Napoleão na batalha de Waterloo.

Nesse momento, as principais potências europeias se reuniram para definir o novo cenário político, e Guilherme VI de Orange-Nassau passou a ser chamado de Guilherme I dos Países Baixos.

A Bélgica, descontente com a decisão de impor a língua neerlandesa e a religião protestante, se rebelou e se tornou independente em 1830. Dez anos depois, a província da Holanda se dividiu em Holanda do Sul e Holanda do Norte.

A união entre Países Baixos e Luxemburgo só veio a ser rompida em 1890, quando o rei Guilherme III morreu sem deixar filhos homens vivos.

Saiba como viajar para a Holanda.

Século XX

Durante a Segunda Guerra Mundial, os Países Baixos sofreram uma invasão alemã, em 1940, e a Indonésia, que era uma colônia neerlandesa na época, foi invadida pelo Japão.

Assim que a derrota japonesa chegou, iniciou-se uma forte resistência local, o que levou à independência do território da Indonésia em 1949. Para se fortalecer, Países Baixos começou a integrar organizações econômicas internacionais:

  • União Alfandegária do Benelux, com Bélgica e Luxemburgo, em 1948;
  • Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, com Bélgica, Luxemburgo, Alemanha Ocidental, França e Itália, em 1951;
  • Comunidade Econômica Europeia em 1957;
  • União Econômica do Benelux, em 1960.

Diferença entre Holanda e Países Baixos

Como dissemos, os Países Baixos são divididos em 12 províncias, sendo a Holanda duas delas – a Holanda do Norte e Holanda do Sul.

Por muitos anos essas duas províncias foram as principais dos Países Baixos, já que juntas elas tiveram enorme importância marítima e econômica no século XVII, e por isso popularizou-se chamar os Países Baixos de Holanda.

Uma curiosidade: os habitantes dos Países Baixos são chamados de holandeses, e em 1972 o país deu um passo importantíssimo e polêmico quando decidiu pela descriminalização do uso de maconha.

Conheça o mapa da Holanda e tire todas as suas dúvidas.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Clara é natural do interior de São Paulo e tem muito orgulho do sotaque caipira. Jornalista que adora gatos, tatuagens e livros, vê o mundo de cabeça para baixo e tem como vícios memes da internet e soltar piadas inesperadas no meio de uma conversa.