Capital da Holanda: saiba tudo sobre a belíssima Amsterdam

Holanda  / 

Existem inúmeros destinos turísticos na Europa que valem a visita. Além de serem absolutamente encantadores, a quantidade de atividades e passeios para aproveitar são enormes. Amsterdam é um desses destinos completos, que deixam os turistas absolutamente apaixonados. Conheça agora, tudo sobre a capital da Holanda.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Capital da Holanda: as belezas de Amsterdam

Conheça tudo sobre uma das principais cidades da Europa que está relacionada com uma forte história, cultura, comércio e economia.

A história

Nos primeiros registros de sua história, Amsterdam era uma vila ou povoado de pescadores, localizada em torno do Rio Amstel. Por volta de 1358, a cidade começa a fazer parte de uma aliança de cidades que exerciam comercialmente uma grande influência sob o norte Europeu. A partir de 1500, Amsterdam foi crescendo cada vez mais como centro comercial, com significativa importância marítima.

Em 1568, teve início uma guerra de secessão, a Guerra dos Oitenta Anos, que trouxe a independência da Holanda. Por volta de 1600, Amsterdam teve a fundação de seu banco, fato que levou à grande notoriedade e destaque como o principal centro financeiro da Europa. É no século XVII que temos o primeiro Século de Ouro em Amsterdam, onde o comércio marítimo estava a todo vapor e o porto da cidade era o mais importante do mundo.

Um tempo depois, com o advento das Guerras Napoleônicas e Napoleão fazendo de Amsterdam a capital dos Países Baixos, a situação da cidade começou a declinar. Mas posteriormente, junto com a Revolução Industrial, chegou o segundo Século de Ouro em Amsterdam, tornando a cidade uma referência na Europa.

Se na Primeira Guerra Mundial, a Holanda manteve-se isenta de participação, na Segunda Guerra a situação infelizmente foi muito diferente. Os nazistas perseguiram os judeus em 1940, protagonizando assim uma das épocas mais horríveis da história. Anne Frank foi uma das pessoas enviadas aos campos de concentração.

Agora que você já sabe a história de Amsterdam, conheça também a cultura da Holanda.

Demografia

A Holanda possui mais de 17 milhões de habitantes, e sua capital Amsterdam, aproximadamente 830 mil. A densidade demográfica da capital é de aproximadamente 3.700 habitantes por km². A cidade é destino de muitos imigrantes de várias partes do mundo, e dessa forma os estrangeiros são maioria na capital da Holanda.

Clima

O clima em Amsterdam é característico conforme as estações do ano, porém pode apresentar algumas surpresas. Não são temperaturas extremas como em algumas outras cidades da Europa, mas é importante estar prevenido, pois podem acontecer eventualidades um dia ou outro de temperaturas muito altas ou muito baixas.

No inverno, os meses mais frios são fevereiro e março, podendo nevar. A primavera pode ser bem chuvosa, mas também é uma das épocas em que a capital da Holanda mais fica linda, toda florida. O verão é quente, mas não tanto quando comparamos ao Brasil. O outono é frio e tem chuva também. Lembrando, entretanto, que você pode pegar dias agradáveis e lindíssimos em qualquer época do ano.

Curiosidades

1. Apesar da capital da Holanda ser Amsterdam, a sede do governo está localizada em Haia;

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

2. A bolsa de valores mais antiga do mundo está em Amsterdam;

3. O Museu Van Gogh está em Amsterdam, e possui um acervo incrível do artista, sendo um dos museus mais espetaculares da Europa;

4. Amsterdam possui 165 canais, e foram considerados patrimônios da UNESCO em 2010;

5. Você verá os famosos 3 “x” em vários lugares de Amsterdam, inclusive no seu escudo. Não se sabe bem o significado, mas alguns dizem serem as cruzes em homenagem ao apóstolo André e outras pessoas dizem que os xis estão relacionados a problemas que ocorreram em Amsterdam.

Veja também curiosidades sobre a Holanda.

Como funciona a estrutura da capital da Holanda?

Saiba como é o sistema de transportes da cidade e se a capital da Holanda é segura.

Transportes

O transporte público na capital da Holanda costuma ser bastante eficiente. Você irá encontrar ônibus, metrô, bonde (o tram), balsa e pode claro, optar pelas famosas bicicletas. É importante saber:

  • O tram é provavelmente o melhor transporte público para locomoção na cidade, porém só estão em circulação até a meia noite;
  • Você precisar validar o seu bilhete no tram ou no ônibus tanto na entrada, quanto na saída do transporte;
  • A passagem de ônibus possui valores diferentes para o dia e para a noite. Durante o dia o valor do bilhete é 2,90€ e de noite 4,50€;
  • A balsa não serve para atravessar canais e sim para atravessar pontes;
  • O metrô não é tão viável se você estiver pensando em fazer passeios turísticos. Suas linhas não chegam aos pontos de interesse. Utilize o tram para isso.

Para adquirir o OV-Chipkaart que é um cartão de acesso aos transportes de Amsterdam, acesse o site da GVB ou compre em balcões das empresas de transporte público. Em Amsterdam, não é aceito dinheiro como forma de pagamento na compra desse cartão se você for adquiri-lo dentro dos transportes públicos. Atente-se que você vai precisar estar com seu cartão de crédito ou de débito, sendo que o cartão de débito tem que ser holandês.

Você pode acabar usando o metrô, ônibus ou qualquer outro transporte público, mas nada como alugar uma bicicleta na cidade que é famosa justamente pelas suas ciclovias e bikes.

Se você está indo passear em Amsterdam, não deixe de adquirir seu bilhete transporte público no Get Your Guide e tenha viagens ilimitadas nos transportes públicos da cidade.

amsterdam

Segurança

Um dos principais quesitos ou mesmo o prioritário quando escolhemos um lugar para viver ou passear, é a segurança. O Brasil infelizmente possui graves problemas na segurança pública, e por isso quando decidimos viver fora, buscamos uma realidade completamente diferente.

Afinal, a capital da Holanda é uma cidade segura? Sim! Amsterdam é uma cidade segura, mas nem por isso devemos deixar de tomar cuidado. A taxa de criminalidade não é alta na cidade e a tranquilidade é uma realidade. Mas sempre tenha atenção e não aceite nada de ninguém na rua.

O que conhecer na capital da Holanda?

Amsterdam é uma cidade com muitas atrações interessantes, mas não deixe de visitar e conhecer o sensacional Museu Van Gogh, a Casa da Anne Frank, passear pela linda Praça Dam, participar da Heineken Experience e andar de barco nos canais. Veja também o nosso guia completo de viagem à Amsterdam.

Vale a pena conhecer a capital da Holanda?

Absolutamente! A capital da Holanda é uma das cidades mais visitadas do mundo! Além de linda, com uma riqueza histórica e cultural impressionantes, Amsterdam vai impressionar com você com seus pontos turísticos e seu estilo devida. Não deixe de visitar!

Ah, mas antes se lembre de que para entrar na Holanda você precisa de um seguro viagem, que é um documento obrigatório para os países que pertencem ao Espaço Schengen. Utilize o nosso comparador de seguro viagem, faça a cotação e garanta o menor preço.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Yara é brasileira, tem 24 anos e estuda Farmácia. Paulista que se encantou pelo Porto, pretende chamar essa cidade de lar em breve. Totalmente apaixonada por viagens (principalmente intercâmbio) e conhecer novas culturas, adora compartilhar tudo o que vê por aí, através da escrita.