Cidades pequenas da Holanda para morar, conheça as 5 melhores

As 5 melhores cidades pequenas da Holanda para morar

Holanda  / 

É inegável que a Holanda é um país muito charmoso e cheio de paisagens lindas. Por isso, fica difícil falar sobre as melhores cidades da Holanda. Mas saindo um pouco do óbvio, depois de ter falado das melhores para morar cidades na Holanda, chegou a hora de falar daquelas que não são tão grandes, mas tem muita coisa a oferecer – e convenhamos, são bem charmosas. Me acompanha?

Conheça as melhores cidades pequenas da Holanda para morar

Apesar de um país pequeno, a Holanda tem certa diversidade cultural em suas várias regiões. Por isso nem sempre é fácil decidir qual o melhor lugar para morar ou visitar. É sempre difícil fazer uma lista das melhores cidades pequenas da Holanda para morar, escolhendo poucas cidades, porque tem muitas outras que poderiam estar nessa lista e que valem uma visita.

Acessibilidade e estrutura de pequenas cidades na Holanda

Mas uma coisa é certa: a maioria das cidades na Holanda são bem seguras, planas, e por isso bem acessíveis de bicicleta, o meio de transporte mais famoso do país.

Além disso, todas as cidades pequenas da Holanda tem estrutura básica. Então, na hora de escolher onde visitar ou morar, vai das preferências pessoais de cada um.

Se você pondera morar na Holanda, pode ser útil conferir o nosso guia de como alugar apartamento na Holanda.

Haarlem

Haarlem é uma das cidades pequenas da Holanda que fica a aproximadamente 15 minutos de trem de Amsterdã. Fica localizada bem no meio da estação central de Amsterdã e o aeroporto; é uma localização praticamente perfeita para quem gosta de estar perto, mas não dentro da muvuca.

Existem muitas atrações em Haarlem

Ao mesmo tempo, é uma cidade histórica, com vários museus, monumentos e atrações. Inclusive o Teylers Museum, museu mais antigo da Holanda, fica em Haarlem. Além disso, também é um ótimo lugar para fazer compras, com várias ruas no centro da cidade cheias de lojas e restaurantes – afinal, andar e comprar dá fome, né.

Den Bosch

Morar em Den Bosch
O nome da cidade na verdade é ‘s-Hertogenbosch, que significa algo como “a floresta do duque”. Entretanto, também é chamada de Den Bosch, que é uma contração do nome oficial. Ela é a cidade capital da província de Noord-Brabant. Por eu ter morado em Tilburg que é pertinho dali, confesso que essa é uma das minhas cidades da Holanda preferidas.

Imensas paisagens bonitas

É bem pitoresca e com muitas paisagens bem bonitas e um centro histórico muito charmoso. Tem vários restaurantes e barzinhos, então opções de lazer não faltam. Em um (raro) dia ensolarado, eu sugiro fazer um passeio de barco pelos canais, que é bem bacana.

Também já compartilhamos um texto, tudo sobre a Holanda.

Groningen

Com uma população de 190.000 habitantes, Groningen é a maior cidade do norte da Holanda. Possui a segunda mais antiga universidade da Holanda, depois da Universidade de Leiden.

Um quarto da população é estudante

E assim como Leiden, é majoritariamente uma cidade universitária, com cerca de um quarto da população sendo composta de estudantes. A vantagem é que por ser uma cidade bem compacta, é bem tranquila e fácil tanto de caminhar quanto para andar de bicicleta (não que outras cidades da Holanda não sejam, claro).

É uma cidade distante de “tudo”

A vida noturna da cidade basicamente gira em torno dos estudantes, então às quintas-feiras tem festa até o amanhecer. O lado ruim é que Groningen é, objetivamente, uma cidade não muito grande e um pouco longe de tudo – para os padrões holandeses, claro.

Maastricht

Maastricht
E saindo de uma ponta e indo para a outra, não tinha como não falar de Maastricht. Maastricht é uma das cidades pequenas da Holanda que fica pertinho tanto da Bélgica como da Alemanha. É uma cidade multifacetada com uma rica cultura e história. Eles possuem um dialeto próprio e, junto com a província de Noord-Brabant, comemoram o carnaval na Holanda.

O carnaval da cidade de Maastricht é muito famoso e é uma festa imperdível para quem estiver na região.

Confira também qual é a qual língua se fala na Holanda.

Enschede

O lado oeste dos Países Baixos ainda é pouco explorado por turistas e até mesmo os moradores. Mas essa cidade da Holanda tem muita coisa para oferecer. Enschede fica muito próxima da Alemanha, a 8km da fronteira entre os dois países. É uma ótima opção para quem gosta de viajar e não vê a hora de explorar o país vizinho.

Cidade de Enschede

Universidade de Twente

Enschede abriga a Universidade de Twente, uma universidade com proposta de mesclar cursos de tecnologia e humanidades; a maioria das universidades não é assim, pois o ensino superior holandês é bem diferente do brasileiro.

Enschede também possui o maior campus da Saxion University, então apesar de não ser uma cidade majoritariamente universitária como Groningen, tem boa dose de pluralidade cultural.

Saiba mais sobre morar em Enschede.

COMPARTILHE

Paulista de 25 anos, decidiu fazer as malas e estudar na Holanda. Atualmente faz mestrado na Universidade de Leiden e procura explorar o país nas horas vagas. Escreve no seu blog The Nerdylands tudo sobre a vida de estudante na Holanda.