Holanda

Bandeira da Holanda: cores, história e curiosidades

As cores são as mesmas da bandeira francesa, mas a diferença na bandeira da Holanda está na disposição das faixas. Enquanto na primeira elas são verticais, na segunda elas ficam na horizontal. E pode ter certeza que isso confunde muita gente.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Afinal, porque as cores são iguais? Entenda essa curiosidade e saiba mais sobre a bandeira da Holanda, nação da Europa Ocidental também conhecida como Países Baixos.

Cores da bandeira da Holanda

A bandeira da Holanda tem três faixas horizontais de tamanhos iguais nas cores. De cima para baixo, vermelho (vermelhão brilhante), branco (branco brilhante) e azul (azul cobalto).  A proporção é de 2:3 (altura/largura).

Considerada um dos símbolos máximos holandeses, é a bandeira tricolor mais antiga do mundo em uso. É de uso civil, estatal e militar em terra e mar.

bandeira da Holanda

Conheça também a história da bandeira da Itália.

Bandeira da Holanda: história e significados

Adotada desde 19 de fevereiro de 1937, a bandeira dos Países Baixos já foi teve outras versões, e para entender o significado das suas cores é preciso voltar ao século XVI.

Em 1548 as províncias holandesas foram anexadas ao território espanhol da Borgonha. Naquela época, o stadthouder era um cargo político das antigas províncias do norte do país que envolvia algumas funções executivas.

O primeiro a ocupar o cargo foi William I de Orange, que se uniu aos nacionalistas holandeses e liderou a luta pela independência da Holanda contra a Espanha durante a Guerra dos Oitenta Anos.

Se você tem vontade de morar na Holanda, leia esse artigo e saiba como.

Variações da bandeira

A bandeira tricolor, que recebeu o apelido de “bandeira do Príncipe” (ou Prinsenvlag), foi inspirada nas cores heráldicas do brasão da família Orange-Nassau, presentes também na farda do príncipe.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Na época, as cores eram laranja, branco e azul e a bandeira recebeu o nome de “bandeira das Sete Províncias Unidas”.

Com o tempo, porém, o laranja mudava sua coloração e seu tom chegava próximo ao vermelho. Para evitar confusões, um decreto real redefiniu os parâmetros de cor para aquele adotado até hoje.

Há quem diga também que, na verdade, as cores da bandeira foram alteradas porque seria muito difícil distinguir entre o vermelho e o laranja, principalmente em alto mar.

Brasão de armas

Chamado de Groot Rijkswapen (Grande brasão de armas do Reino), o brasão de armas é o símbolo da monarquia. Foi adotado pela Constituição dos Países Baixos, em 24 de agosto de 1815.

O brasão combina os brasões de armas de Orange-Nassau e das Províncias Unidas dos Países Baixos. O escudo é azul, com pequenos retângulos verticais na cor ouro.

Ao centro, um leão na cor dourada e lampassado no vermelho segura sete setas na pata esquerda, representando as sete províncias holandesas, e uma espada na mão direita. A coroa real holandesa está sob o escudo e os suportes são leões dourados, armados e lampassados no vermelho.

O lema é Je maintiendrai – “Eu manterei”, em francês, frase que surge da união de dois grandes títulos holandeses. Quando William herdou o principado de Orange do seu primo Renato de Châlon, formando a nova dinastia que se tornaria casa reinante dos Países Baixos em 1815.

Bandeira da Holanda: curiosidades

A atual bandeira da Holanda é relativamente nova, mas já carrega muita história, algumas curiosidades e boatos.

Inspiração para outras bandeiras

Segundo uma lenda popular, o czar Pedro, o Grande, visitou os Países Baixos em 1699 e se inspirou nas cores da bandeira holandesa para a bandeira de sua futura marinha.

Um livro alemão datado de 1695, no entanto, descrevia uma bandeira similar à adotada pela marinha russa, além da sua primeira embarcação ter sido em 1667 com a bandeira hasteada.

Verdade ou não, a bandeira holandesa foi a primeira com teor revolucionário na história e isso exerceu enorme influência ao redor de todo o mundo, principalmente sobre as cores pan-eslavas (vermelho, azul e branco), adotadas por alguns povos e estados eslavos.

Luxemburgo e Croácia

Além da bandeira francesa e russa, outras bandeiras são bastante semelhantes em cores à bandeira da Holanda. O principal exemplo é a de Luxemburgo, que num primeiro momento é idêntica, mas com o olhar mais atento é possível notar que a holandesa adotou um azul mais escuro.

A bandeira de Luxemburgo também é maior, com proporção 3:5 (altura/comprimento) contra 2:3 (altura/comprimento) da bandeira dos Países Baixos.

Já a bandeira da Croácia adotou as mesmas cores, com a diferença de contar com um enorme brasão no centro. Confira outras 10 curiosidades da Croácia, o país onde nasceu a gravata.

Camisa da seleção holandesa

A camisa da seleção dos Países Baixos é laranja em homenagem a William I de Orange e toda a casa de Orange-Nassau, que ainda hoje comanda o país. Durante mundiais como a Copa do Mundo ela sempre se destaca, sendo chamada por alguns de “laranjinha” e “Laranja Mecânica”.

Outro símbolo curioso nos campos de futebol é a fantasia de leão, adotada por vários torcedores junto do laranja. O animal faz parte do escudo da Federação de Futebol da Holanda (KNVB) desde 1907. Também integra o brasão holandês.

Se planeja visitar a Holanda, saiba que o seguro viagem é obrigatório. Para contratar um seguro viagem ideal para o seu próximo destino você pode utilizar o nosso comparador de seguro viagem. Em parceria com o portal Seguros Promo, garantimos os menores preços aos nossos leitores em planos completos das principais seguradoras do mercado. Faça a cotação e aproveite!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Clara Grizotto

Clara é natural do interior de São Paulo e tem muito orgulho do sotaque caipira. Jornalista que adora gatos, tatuagens e livros, vê o mundo de cabeça para baixo e tem como vícios memes da internet e soltar piadas inesperadas no meio de uma conversa.

Artigos Relacionados

Fechar