As cores são as mesmas da bandeira francesa, mas a diferença na bandeira da Holanda está na disposição das faixas. Enquanto na primeira elas são verticais, na segunda elas ficam na horizontal. E pode ter certeza que isso confunde muita gente.
Afinal, porque as cores são iguais? Entenda essa curiosidade e saiba mais sobre a bandeira da Holanda, nação da Europa Ocidental também conhecida como Países Baixos.
Cores da bandeira da Holanda
A bandeira da Holanda tem três faixas horizontais de tamanhos iguais nas cores. De cima para baixo, vermelho (vermelhão brilhante), branco (branco brilhante) e azul (azul-cobalto). A proporção é de 2:3 (altura/largura).
Considerada um dos símbolos máximos holandeses, é a bandeira tricolor mais antiga do mundo em uso. É de uso civil, estatal e militar em terra e mar.
Quer saber mais curiosidades e informações sobre o país? Confira tudo sobre a Holanda antes de preparar a mudança.
História e significados da bandeira holandesa
Adotada desde 19 de fevereiro de 1937, a bandeira dos Países Baixos já teve outras versões, e para entender o significado das suas cores é preciso voltar ao século XVI.
Em 1548 as províncias holandesas foram anexadas ao território espanhol da Borgonha. Naquela época, o stadthouder era um cargo político das antigas províncias do norte do país que envolvia algumas funções executivas.
O primeiro a ocupar o cargo foi William I de Orange, que se uniu aos nacionalistas holandeses e liderou a luta pela independência da Holanda contra a Espanha durante a Guerra dos Oitenta Anos.
Variações da bandeira dos Países Baixos
A bandeira tricolor, que recebeu o apelido de “bandeira do Príncipe” (ou Prinsenvlag), foi inspirada nas cores heráldicas do brasão da família Orange-Nassau, presentes também na farda do príncipe.
Na época, as cores eram: laranja, branco e azul e a bandeira. E representação recebeu o nome de “bandeira das Sete Províncias Unidas”.
Com o tempo, porém, o laranja mudava sua coloração e seu tom chegava próximo ao vermelho. Para evitar confusões, um decreto real redefiniu os parâmetros de cor para aquele adotado até hoje.
Há quem diga também que, na verdade, as cores da bandeira foram alteradas porque seria muito difícil distinguir entre o vermelho e o laranja, principalmente em alto mar.
Se você tem vontade de morar na Holanda, leia esse artigo e saiba como.
Brasão de armas
Chamado de Groot Rijkswapen (Grande brasão de armas do Reino), o brasão de armas é o símbolo da monarquia. Foi adotado pela Constituição dos Países Baixos, em 24 de agosto de 1815.
O brasão combina os brasões de armas de Orange-Nassau e das Províncias Unidas dos Países Baixos. O escudo é azul, com pequenos retângulos verticais na cor ouro.
Ao centro, um leão na cor dourada e lampassado no vermelho segura sete setas na pata esquerda, representando as sete províncias holandesas, e uma espada na mão direita. A coroa real holandesa está sob o escudo e os suportes são leões dourados, armados e lampassados no vermelho.
O lema é Je maintiendrai – “Eu manterei”, em francês, frase que surge da união de dois grandes títulos holandeses. Quando William herdou o principado de Orange do seu primo Renato de Châlon, formando a nova dinastia que se tornaria casa reinante dos Países Baixos em 1815.
Conheça também as comidas típicas da Holanda e saiba o que te espera.
Curiosidades sobre a bandeira da Holanda
A atual bandeira da Holanda é relativamente nova, mas já carrega muita história, algumas curiosidades e boatos.
Inspiração para outras bandeiras
Segundo uma lenda popular, o czar Pedro, o Grande, visitou os Países Baixos em 1699 e se inspirou nas cores da bandeira holandesa para a bandeira de sua futura marinha.
Um livro alemão datado de 1695, no entanto, descrevia uma bandeira similar à adotada pela marinha russa, além da sua primeira embarcação ter sido em 1667 com a bandeira hasteada.
Verdade ou não, a bandeira holandesa foi a primeira com teor revolucionário na história e isso exerceu enorme influência ao redor de todo o mundo, principalmente sobre as cores pan-eslavas (vermelho, azul e branco), adotadas por alguns povos e estados eslavos.
Descubra também, qual a língua falada na Holanda e os dialetos locais.
Luxemburgo e Croácia
Além da bandeira francesa e russa, outras bandeiras são bem semelhantes em cores à bandeira da Holanda. O principal exemplo é a de Luxemburgo, que num primeiro momento é idêntica, mas com o olhar mais atento é possível notar que a holandesa adotou um azul mais escuro.
A bandeira de Luxemburgo também é maior, com proporção 3:5 (altura/comprimento) contra 2:3 (altura/comprimento) da bandeira dos Países Baixos.
Já a bandeira da Croácia adotou as mesmas cores, com a diferença de contar com um enorme brasão no centro. Confira outras 10 curiosidades da Croácia, o país onde nasceu a gravata.
Camisa da seleção holandesa
A camisa da seleção dos Países Baixos é laranja em homenagem a William I de Orange e toda a casa de Orange-Nassau, que ainda hoje comanda o país. Durante mundiais como a Copa do Mundo ela sempre se destaca, sendo chamada por alguns de “laranjinha” e “Laranja Mecânica”.
Outro símbolo curioso nos campos de futebol é a fantasia de leão, adotada por vários torcedores junto do laranja. O animal faz parte do escudo da Federação de Futebol da Holanda (KNVB) desde 1907. Também integra o brasão holandês.
Se planeja visitar a Holanda, saiba que o seguro viagem é obrigatório. Para contratar o seguro viagem ideal para o seu próximo destino você pode utilizar o portal Seguros Promo, que garante os menores preços em planos completos das principais seguradoras do mercado. Faça a cotação e aproveite!