Horário na Holanda

Holanda  / 

A Holanda está no topo da lista de “lugares incríveis para conhecer” de muita gente. Por isso não podemos esquecer de uma informação importante para quem está de viagem marcada ou apenas planejando as próximas férias: saber a diferença entre o fuso horário na Holanda em relação ao Brasil.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Seja para que vem a passeio e precisa se comunicar com pessoas que ficaram no Brasil, para saber como calcular os horários de medicação, ou apenas para ajustar o relógio. A grande verdade é que saber o fuso horário do local que você está indo ajuda muito na programação da sua viagem.

O horário na Holanda é diferente do Brasil

Para não ser pego de surpresa pelo jet lag, é sempre bom se programar. Como na Holanda os horários variam, na hora de planejar a sua vida, pesquise qual o horário na Holanda vigente na época do ano que você irá aterrissar na terra dos moinhos.

O horário durante o ano varia de 3 à 5 horas, devido ao horário de verão, o que pode tornar o começo da sua viagem e adaptação ao país cansativa.

Horário na Holanda agora

Fuso de Horário Brasil X Holanda

Fuso horário da Holanda

Como citei anteriormente, a diferença no horário na Holanda em relação ao Brasil depende muito do horário de verão. Quando não há horário de verão em nenhum dos países a diferença é de 4 horas. Ou seja, quando no Brasil são 10:00, na terra dos moinhos já são 14:00!

Se você está apaixonado pelo país das tulipas, veja também as comidas típicas da Holanda que vão deixar você com água na boca.

Diferença horária

O que ocorre apenas por poucas semanas, pois quando acaba em um país já está para começar no outro. Quando começa o horário de verão na Holanda, a diferença sobe para 5 horas, e quando acaba o horário na Holanda de verão e começa no Brasil ficamos apenas com 3 horinhas de diferença.

Horário de Verão na Holanda

O horário de verão na Holanda é um pouco diferente em relação ao Brasil, isso porque ficamos 7 meses nele!

Inicia-se em março (começo da primavera) e vai até outubro (início do outono), o que ajuda muito no humor de quem vive na Holanda, já que no inverno começa a anoitecer 16:00, ou um pouco mais cedo, então o horário de verão nos permite um pouco mais de luz.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Vai acontecer o fim da mudança de horário na Europa, saiba como isso afeta o horário na Holanda.

Luz solar durante a noite

Por aqui, no verão, anoitece entre 22:00, as vezes até 23:00. Já imaginou ter luz solar até quase meia noite? É um tanto quanto exagerado também.

Saiba também como são as estações do ano na Europa.

Horário de Verão no Brasil

Normalmente o horário de verão no Brasil começa em outubro e vai até meados de fevereiro. Houveram notícias que para 2018 não haveria horário de verão no Brasil, mas como não tem nada confirmado, o normal é esse.
Na prática, isso faz com que a maior parte do ano a diferença de horário entre os dois países seja de 5 horas.

Como saber o horário atual na Holanda

Para se programar e saber qual o horário na Holanda é bem simples. Aplicativos como o The Weather Channel e Yahoo Weather, já fazem o serviço completo para você e te informam não só o horário local da Holanda e outros países do mundo, como também você pode checar o clima e temperatura das próximas semanas, o que é ótimo na hora de fazer as malas.

Se você não quiser baixar nenhum app, a forma mais simples é digitar “fuso horário Holanda” no nosso velho amigo Google e ele já te dá toda a informação rapidinho.

Outros países como o mesmo fuso da Holanda

A maioria dos países na Europa possuem o mesmo horário de diferença em relação ao Brasil.
São eles:

  • Espanha;
  • Áustria;
  • Bélgica;
  • República Tcheca;
  • Dinamarca;
  • França;
  • Alemanha;
  • Hungria;
  • Itália;
  • Luxemburgo;
  • Malta;
  • Polônia;
  • Eslováquia;
  • Eslovênia;
  • Suécia.

Mas lembre-se que é sempre bom checar antes, pois alguns podem estar em horário de verão e outros não. E saiba que também já compartilhamos informações sobre o Portugal. Confira agora.

Impacto do horário na Holanda nosso dia-dia

Impacto horário da Holanda

Como a maior parte do ano a diferença de horário na Holanda em relação ao Brasil é de 5 horas, na hora de falar com familiares e trabalho no Brasil pode complicar um pouco.

Manter um trabalho do Brasil

Quando cheguei aqui, mantive meu trabalho no Brasil, e isso foi um pouco complicado no início. Imagine a seguinte situação: Seu cliente marca uma reunião com você às 16:00 horário de Brasília, e você em Amsterdam achando que já acabou o horário de expediente, porque afinal na Holanda são 21:00!

Essa adaptação demorou um pouco, até ajustamos os ponteiros para ficar bom para todos.

Veja também como arranjar emprego na Holanda.

Atualmente

Mas ainda assim, até hoje temos situações no estilo “preciso falar com a minha mãe” e são 10:00 na Holanda, mas a coitada está dormindo feliz no Brasil, pois são 5:00.

Datas especiais

A mesma coisa vale para datas especiais tipo o Natal, meia-noite no Brasil em dezembro, na Holanda já são 3:00, agora imagina só sua família querendo te dar “feliz natal” em plena madrugada. Coisas que acontecem no dia-dia de quem muda de país.

Melhor solução para lidar com o horário

Com um pouco de organização e informação sempre conseguimos ajustar e conciliar os horários. Combinar um horário bom para as duas partes de ligar ou fazer facetime, por exemplo. Antes de viajar, para evitar o jet lag, fique alguns dias dormindo mais cedo ou mais tarde. Porque o mesmo acontece quando voltamos ao Brasil, não se esqueça.

Afinal, não são umas horinhas a mais ou a menos que vão atrapalhar a sua viagem ou mudança para o país tão sonhada, não é mesmo?

De custo de vida a visto, veja tudo sobre a Holanda que você precisa saber.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Katarina Ferreira, Social Media, Designer e Fundadora do Vida Laranja, onde dá dicas e ajuda brasileiros que resolveram, como ela, buscar novos desafios na Holanda e pelo mundo.