Fuso horário de Portugal: veja a diferença horária para o Brasil

Portugal  / 

Portugal fica no sudoeste da Europa e faz fronteira somente com a Espanha, apesar de muitas vezes ser considerado como sul do velho continente. Mas você sabe qual o fuso horário de Portugal? Saiba que a hora em Portugal é diferente do Brasil, e a diferença horária varia entre 2h e 4h de diferença dependendo do horário de verão. A seguir você vai poder ler sobre o Fuso Horário em Portugal e vai entender a diferença.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Qual é a hora em Portugal?

Qual é o fuso horário de Portugal

Portugal está no UTC+0.  O globo terrestre é dividido em linhas verticais e estar no +0, significa que Portugal está na mesma linha do Reino Unido e do meridiano de Greenwich, o começo de tudo.

Se você olhar o mapa mundi, na linha UTC+0 (Tempo Universal Coordenado – UTC em inglês) e ir para a direita perceberá que vai aumentado de +0 até +12, o que quer dizer que lá no +12, os países estão 12 horas na frente.

Se for para a esquerda, perceberá que vai diminuindo até -12, o que quer dizer que os países que estão lá ficam com 12 horas a menos no relógio. Veja a imagem para entender melhor:

fuso horário de Portugal mapa

Países com o mesmo fuso horário de Portugal

Claro que na linha do mapa do fuso horário onde está Portugal, outros diversos países também fazem parte. Veja quais são:

  • Burkina Faso;
  • Costa do Marfim;
  • Gâmbia;
  • Gana;
  • Guiné;
  • Guiné-Bissau;
  • Libéria;
  • Mali;
  • Mauritânia;
  • Marrocos;
  • Saara Ocidental (território reivindicado pelo Marrocos);
  • Senegal;
  • Serra Leoa;
  • Togo;
  • São Tomé e Príncipe;
  • Espanha* (Ilhas Canárias);
  • Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha;
  • Islândia;
  • Irlanda;
  • Groenlândia (Danmarkshavn e região);
  • Ilha Bouvet;
  • Ilhas Faroe;
  • Portugal (Portugal Continental e Arquipélago da Madeira);
  • Reino Unido.

IMPORTANTE: na ilha do Açores vigora o UTC-1, ou seja, o arquipélago tem uma hora a menos em relação ao continente, mesmo pertencendo ao mesmo país, tem um fuso horário diferente.

Horário de verão em Portugal

Muitos países no mundo adotam o horário de verão e a ideia é que o dia “dure mais”, já que a luz do sol entra até o começo da noite e os dias se tornam mais longos.

Geralmente os países, cidades e estados que aplicam o horário de verão adiantam o relógio no começo da primavera e voltam ao normal no outono. Em 2019, por exemplo, o horário de verão no país começou em 31 de março e termina em 27 de outubro.

É claro que, apesar de ser uma medida obrigatória, não necessariamente todas as pessoas que vivem nas regiões onde o horário de verão existe ficam satisfeitas com ele. Algumas reclamam e demoram para se adaptar, enquanto outras amam e não trocam o dia que dura mais por nada.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Para quem trabalha e gosta de praticar esportes depois do expediente, o horário de verão é um aliado, porém, na agricultura adotar essa mudança por ser um problema. Em março de 2019 o Parlamento Europeu aprovou o fim do horário de verão na Europa, saiba quando isso começa a valer no artigo.

Sabia também como é o clima em Portugal.

Diferença do fuso horário de Portugal e Brasil

Portugal e Brasil possuem variações de hora em diversos períodos do ano. Como um país está no Hemisfério Norte (Portugal) e outro no Hemisfério Sul (Brasil), as estações do ano são inversas, ou seja, quando é verão no Brasil, em Portugal é inverno e assim por diante.

Então, dos meses de abril, maio, junho, julho, agosto, setembro e metade de outubro, Portugal está com 4 (quatro) horas a mais no relógio em relação ao Brasil, pois no país europeu também existe o horário de verão.

De metade de outubro até a metade (ou fim) de março, a diferença de horário entre Portugal e Brasil fica de apenas 2 (duas) horas a mais.

Quer saber como morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar a planejar e concretizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Veja detalhes da mudança de horário no verão em Portugal:

Início do Horário de Verão Fim do Horário de Verão 
2020 29 de março 25 de outubro
2021 28 de março 31 de outubro
2022 27 de março 30 de outubro
2023 26 de março 29 de outubro
2024 31 de março 27 de outubro
2025 30 de março 26 de outubro
2026 29 de março 25 de outubro
2027 28 de março 31 de outubro
2028 26 de março 29 de outubro

A diferença de 3 horas não existe?

Existe, mas é muito breve. Durante parte do mês de março e parte do mês de outubro, a diferença entre os países é de 3 horas porque um está no horário de verão e o outro não. Mas poucos dias depois que Portugal sai do horário de verão, o Brasil entra, e a diferença horária vai para 4 horas.

Veja também a descrição das estações do ano em Portugal.

Fusos horários pelo mundo

Você sabia que a França, por conta de uma grande quantidade de territórios ultramarinos, é o país do mundo com maior número de fusos horários? Pois é, na terra da baguete e da Torre Eiffel, são 12 fusos.

Já o país com o maior número de fusos horários em um mesmo território é a Rússia que possui 11 ao todo, pois possui a extensão de um continente.

No Brasil são encontrados 4 (quatro) fusos horários e estão distribuídos em UTC-2, UTC-3, UTC-4 e UTC-5.

Vai viajar para Portugal? Não se esqueça do seguro viagem Europa, é um documento obrigatório para entrar no país. Leia nosso artigo sobre o tema, veja como contratar o seu ao melhor preço.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.