Estações do ano em Portugal, saiba como são e compare com o Brasil

Estações do ano em Portugal

Portugal  / 

Portugal tem pouco mais de 10 milhões de habitantes e é considerado um país-irmão do Brasil, porém existem diferenças significativas não só no tamanho (território e população), mas especialmente quando o assunto é clima, temperatura e estações do ano.



O clima e as estações do ano em Portugal

O clima em Portugal é considerado mediterrânico e o país europeu é um dos que tem um clima mais ameno em toda a Europa.

Vale ressaltar que as estações do ano em Portugal são opostas as do Brasil, ou seja, quando é Verão em Portugal, no Brasil é Inverno e isso acontece com a Primavera e com o Outono. O motivo é que um país está no hemisfério norte e o outro no hemisfério sul.

Confira aqui quais são as melhores cidades de Portugal para se viver!

Primavera

A Primavera em Portugal inicia no dia 21 de Março e vai até o dia 20 de Junho e é uma estação do ano marcada por dias ensolarados, mais secos e com um aumento gradual das temperaturas, já que é a estação que antecede o Verão.

Além disso, na Primavera os jardins, praças e cidades portuguesas ficam lindas e muito floridas.

Verão

Em Portugal o Verão é marcado por altas temperaturas e pela falta de chuva. É comum que os termômetros cheguem aos 40ºC ou mais e incêndios e queimadas são registrados em todo o país, de norte a sul.

O que piora a situação é que, com o clima extremamente seco e quente, os incêndios se alastram e fazem muitas vítimas no país, tanto na parte continental quanto nas ilhas que fazem parte do território português. O Verão inicia em 21 de Junho e termina no dia 20 de Setembro.

Planejando uma visita ao país irmão? Veja quais são os principais pontos turísticos de Portugal.

Outono

Outono em Portugal
O Outono começa em 21 de Setembro e vai até 20 de Dezembro e é uma estação do ano em que o vento marca presença, onde a chuva vem com força e as árvores ficam lindas.

As temperaturas começam a baixar e ficam em torno dos 10ºC, porém nas regiões mais altas podem facilmente chegar a 0ºC e até temperaturas negativas.

Inverno

Inicia no dia 21 de Dezembro e vai até o dia 20 de Março, é bastante chuvoso e em alguns dias é comum se deparar com tempestades e ventos muito fortes.

As temperaturas nos pontos mais altos do país ficam negativas e na Serra da Estrela, por exemplo, é possível esquiar e encontrar acúmulo de neve superior a 1 metro. Para quem não está habituado ao frio, é hora de ligar o aquecedor, fazer um estoque de bons vinhos e se aquecer.

Conheça 5 tradições de natal em Portugal, a que você não está acostumado.

Estações do ano em Portugal, qual a melhor época para visitar o país?

Portugal é um país maravilhoso e, se comparado ao Brasil, é bem mais fácil de conhecê-lo já que do extremo norte ao extremo sul em linha reta são pouco mais de 500 quilômetros.

Tente arranjar passagem barata na primavera ou verão

A Primavera e o Verão são as estações mais agradáveis para se visitar o país europeu, já que quase não chove, os dias são mais longos, ou seja, ideias para quem está passeando e não quer perder um dia sequer por conta da chuva.

O problema de viajar para Portugal nestas duas estações do ano é que as passagens aéreas são bem mais caras, já que é uma época considerada de alta temporada em Portugal e em toda a Europa.

Passagens mais baratas no Outono e Inverno

No Outono e no Inverno as passagens são mais acessíveis, porém você precisa de preparar para enfrentar muita chuva, vento e frio. Se você não liga para o clima quando viaja, visitar Portugal no Outono ou no Inverno também pode ser uma experiência incrível.

Se você deseja visitar ou morar em Portugal, saiba que já partilhamos várias dicas para comprar a passagem para Portugal.

Curiosidade

Interessante perceber que os europeus, de maneira geral, não ligam muito para o clima e não se importam com a chuva ou com o frio, por exemplo.

Mesmo que esteja chovendo muito, os portugueses saem de casa, enfrentam a chuva e o frio e seguem a vida. Por isso é fácil e barato encontrar roupas preparadas para o frio e uma dica final: não economize quando for comprar um guarda-chuva já que em dias de vento se ele for fraco, será dinheiro jogado fora.

Se gostaria de saber mais sobre as estações do ano em Portugal, você pode conferir mais dicas sobre o clima em Portugal.

COMPARTILHE

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.