Estações do ano em Portugal: veja as temperaturas de cada uma

Portugal  / 

Ao decidir viajar ou mesmo viver em um país diferente, além de verificar as informações mais básicas do seu destino, como hospedagem e locomoção, por exemplo, é importante também procurar saber sobre a temperatura na época do ano em que você está indo. Pra quem está planejando viajar para Portugal, por exemplo, é essencial lembrar que as estações do ano em Portugal não estão em sincronia com as do Brasil.

Isso porque as estações europeias são tipicamente o oposto do que o hemisfério sul experimenta, então se é verão no Brasil, é inverno aqui em Portugal.

Se você pretende fazer apenas uma viagem turística ou se está considerando morar em Portugal, vamos explicar aqui o que lhe espera em cada uma das estações do ano no país.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

O básico sobre as estações do ano em Portugal

O clima em Portugal é considerado mediterrânico e o país europeu é um dos que tem um clima mais ameno em toda a Europa.

Para facilitar a compreensão, inicialmente é necessário entender que cada uma das estações em Portugal, assim como em estações da Europa, compreende quatro períodos de três meses por temporada.

Cada estação começa no dia 21 e termina no dia 20 do mês seguinte, portanto, o verão é de 21 de junho até o final de 20 de setembro; o inverno de dezembro a março; a primavera de março a junho e o outono de setembro a dezembro.

Percebeu como é o contrário do Brasil? Além disso, as estações do ano em Portugal têm temperaturas e características bem mais marcadas, podendo ser de frio extremo no inverno a muito calor no verão.

Por isso é tão importante entender como se preparar para encarar essa mudança climática da melhor forma.

Confira aqui quais são as melhores cidades de Portugal para se viver.

Primavera em Portugal

A primavera em Portugal começa em 21 de Março e termina em 20 de Junho. Essa estação é marcada por dias mais ensolarados, quando a temperatura já começa a aumentar e o clima a ficar mais seco.

Nesta época as árvores florescem e as flores cobrem e embelezam muitas regiões, colorindo o país de Norte a Sul e mudando um pouco o clima em Portugal.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Em relação à temperatura, é bastante amena, oscilando entre 11°C e 20°C, o que é muito agradável para passeios e caminhadas ao ar livre.

Verão em Portugal

O esperado verão português começa em 21 de Junho e termina em 20 de Setembro. Nessa época de temperaturas mais altas, o protetor solar e o óculos de sol são quesitos obrigatórios na bagagem!

Durante os meses de verão Portugal recebe a brisa do mar refrescante, tornando as condições muito agradáveis. As temperaturas máximas diurnas podem atingir os 40 ° C  com 11 ou 12 horas de sol, tendo o pôr do sol próximo às 10 horas da noite.

Devido às altas temperaturas e ao tempo seco no país, todos os anos é comum ter notícias de queimadas e incêndios por todo o país.

Algo interessante é que com os dias mais longos, as pessoas tendem a ficar na rua até mais tarde, o que afeta o funcionamento do comércio e de restaurantes, por exemplo.

Quer saber como pode morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar você a legalizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Planejando uma visita ao país irmão? Veja quais são os principais pontos turísticos de Portugal.

verao em portugal

Outono em Portugal

O outono em Portugal tem início no dia 21 de Setembro e termina em 20 de Dezembro. Nesse período, a temperatura começa a cair e os dias vão, aos poucos, ficando mais curtos.

Diferentemente do Brasil, em Portugal, depois da temporada de calor do verão, o outono traz muita chuva e uma queda brusca da temperatura, ficam em torno dos 10ºC, porém nas regiões mais altas podem facilmente chegar a 0ºC e até temperaturas negativas. O horário do pôr do sol também muda, ficando cada vez mais cedo.

Em Portugal, o outono precede o inverno, portanto, a estação é marcada por já ser um pouco fria, com ventos fortes e chuvas absurdamente geladas.

Inverno em Portugal

Começando em 21 de Dezembro e terminando em 20 de Março, o inverno em Portugal é caracterizado por dias bem mais curtos e frios em comparação ao resto das estações. É bastante chuvoso e em alguns dias é comum se deparar com tempestades e ventos muito fortes.

Nas zonas do interior e no Norte do país, a leste de Coimbra e do Porto, o inverno é ainda mais frio, não só pela maior distância ao mar, mas também porque a altitude aumenta e, por vezes, pode nevar.

As temperaturas nos pontos mais altos do país ficam negativas e na Serra da Estrela, por exemplo, é possível esquiar e encontrar acúmulo de neve superior a 1 metro. Para quem não está habituado ao frio, é hora de ligar o aquecedor, fazer um estoque de bons vinhos e se aquecer.

neve estacoes do ano em portugal

Conheça 5 tradições de natal em Portugal.

Como preparar a mala de acordo com as estações do ano em Portugal

Com tantas mudanças de estações e temperaturas, você ficou em dúvida sobre o que levar na mala para morar ou apenas viajar para Portugal em alguma dessas estações? Leve em consideração sua sensibilidade às temperaturas (se você é mais friorento ou calorento).

Algumas dicas dessas valem também para organizar a mala para outros lugares da Europa.

Inverno

No inverno, as camadas devem ser sempre utilizadas! Essa é a dica preciosa para se enfrentar o inverno em Portugal. Esqueça os moletons de algodão, eles não serão suficientes. É bom investir em casacos mais pesados e que aqueçam de verdade.

Além disso, uma dica é adicionar mais uma (ou duas) peça(s) de cada estilo por baixo, isso, claro, dependendo do quão grosso é seu casaco.

Imprescindível para aqueles mais sensíveis ao frio também são os cachecóis e luvas, assim como os calçados, que devem aquecer os pés adequadamente, a exemplo das botas. Fora as roupas, hidratantes para cabelo e lábios também são necessários.

Inverno na Europa: veja como se preparar para o frio no continente.

Primavera

Com um calorzinho começando a aparecer durante o dia e temperaturas mais baixas à noite, na primavera, pode-se abrir mão dos casacos mais pesados.

No entanto, ainda é preciso ter algumas peças coringas de meia estação, como blusas de manga longa, calças jeans, jaquetas e cachecóis. Nem pense em sair à noite sem um casaco na mão!

Verão

No verão, quando as temperaturas estão altas, as malas podem ficar mais leves.

Abuse das blusas, regatas, bermudas, saias, shorts e vestidos. Eles serão bem-vindos. Nos pés, se você gosta de sandália e chinelo também vale.

Não se deve esquecer do protetor solar e do óculos de sol, além do que uma boa dica é sair sempre com uma garrafinha de água.

Saiba tudo sobre o Sul de Portugal: a região mais quente do país.

Outono

Para o outono, quando a frequência de chuvas é maior e o tempo úmido acaba por incomodar um pouco, é necessário ter calçados impermeáveis.

Além disso, não se pode abrir mão de algumas peças para se proteger do frio e das rajadas de ventos que podem surgir, como cachecóis, lãs e malhas térmicas.

Tudo sobre Portugal: custo de vida, clima e melhores cidades para morar.

chuva em portugal

As estações do ano em Portugal alteram os preços das passagens aéreas

O problema de viajar para Portugal no verão ou na primavera é que as passagens aéreas são bem mais caras, já que é uma época considerada de alta temporada em Portugal e em toda a Europa.

No Outono e no Inverno as passagens são mais acessíveis, porém você precisa de preparar para enfrentar muita chuva, vento e frio. Se você não liga para o clima quando viaja, visitar Portugal no Outono ou no Inverno também pode ser uma experiência incrível.

Se você deseja visitar ou morar em Portugal, saiba que já partilhamos várias dicas para comprar a passagem para Portugal.

Curiosidade

Interessante perceber que os europeus, de maneira geral, não ligam muito para o clima e não se importam com a chuva ou com o frio, por exemplo.

Mesmo que esteja chovendo muito, os portugueses saem de casa, enfrentam a chuva e o frio e seguem a vida. Por isso é fácil e barato encontrar roupas preparadas para o frio.

Uma dica final: não economize quando for comprar um guarda-chuva já que em dias de vento se ele for fraco, será dinheiro jogado fora.

Está pensando em morar em Portugal? Sugerimos a leitura do nosso Ebook Como Morar em Portugal. É um guia completo com o passo a passo para fazer a mudança para o país de forma legal e sem imprevistos. Vale a pena!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autores

Evellyn Lima é brasileira e atualmente não tem endereço fixo. Resolveu viver uma vida de nômade digital. É jornalista, redatora, revisora e compartilha detalhes e surpresas das suas viagens no Instagram @ninguemcontadaviagem.

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.