Natal em Portugal: conheça as tradições e a ceia do país

O Natal é uma das datas mais celebradas em Portugal, assim como os demais países de tradição católica-cristã. A festa é a época na qual se reúnem os membros da família para celebrar. O Natal em Portugal também tem suas particularidades, especialmente à mesa. Vem conhecer as principais tradições do Natal em Portugal comigo!

Como é comemorado o Natal em Portugal?

O Natal em Portugal é uma das celebrações mais importantes do ano, mas diferente do São João, no Porto, ou do Santo António, em Lisboa, a festa é uma celebração familiar e que pode reunir, também, amigos próximos.

O jantar, realizado na noite de 24 de dezembro, reúne várias gerações da família e, geralmente, acontece na casa dos patriarcas da família. O clima frio é propício para acender a lareira e reunir a família e, como muitos portugueses tem origem nas aldeias – cidadezinhas – geralmente se reúnem nesses locais para celebrar.

Assim como acontece em outros países europeus, é comum que as famílias, especialmente no interior, montem árvores naturais, os pinheiros de Natal. O azevinho também faz parte da decoração das casas, seja em ramos naturais ou artificiais.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

A Ceia de Natal em Portugal

A cozinha portuguesa é bem conhecida dos brasileiros e deixa com água na boca só de pensar em tantos pratos maravilhosos. No Natal podemos dizer que é o ápice da culinária portuguesa, com uma mesa bastante farta, seja de pratos salgados ou doces.

Consoada de Natal em Portugal

A consoada, como é chamada a ceia de Natal em Portugal, é uma das principais tradições do país e acontece sempre na noite de 24 de dezembro. Segundo a tradição portuguesa, a mesa de Natal não pode ser retirada, assim, noite adentro juntam-se novos pratos e a mesa continua posta até o dia seguinte, em homenagem ao menino Jesus.

A ceia em Portugal varia de acordo com a região e, apesar de o peru estar presente em alguns jantares, ele não é o prato principal do Natal no país. Claro que um dos protagonistas é ele: o bacalhau. O prato mais típico é bem simples, uma generosa posta de bacalhau acompanhada de batatas, cenouras, verduras e ovos cozidos, regados com azeite.

bacalhau na consoada

Quer mais que isso? Pois tem mais sim. Na região do Minho, Douro e Trás-os-Montes, o polvo faz parte da consoada e aparece ao lado do bacalhau, geralmente cozido servido com legumes. Já na Beira-Alta e Baixa, também é comum a presença da carne assada, geralmente o cabrito, mas também pode ser o peru. No Algarve o borrego também faz parte da ceia natalina.

Além do jantar de Natal, geralmente as famílias se reúnem no dia seguinte para o almoço. Momento no qual se aproveitam as sobras para recriar outros pratos típicos.

Conheça algumas diferenças culturais entre Brasil e Portugal.

Doces tradicionais de Natal em Portugal

Essa talvez seja a maior perdição no Natal em Portugal e confesso, são realmente maravilhosos. Os doces portugueses já são famosos, mas no país também tem a tradição de doces natalinos e não tem nada perto do nosso famoso pavê.

A lista é muito grande, mas reúne alguns quitutes imperdíveis, como:

Rabanada

Também tradicional em algumas regiões do Brasil, a rabanada é um dos mais tradicionais pratos de Natal em Portugal. Um detalhe curioso é que muitas padarias só preparam o pão de rabanada nessa época do ano, ele tem uma textura um pouco diferente e precisa ser dormido.

Sonhos

Não são os nossos sonhos de padaria brasileiros, aqui eles são chamados de bola de Berlim. Os sonhos portugueses lembram nosso bolinho de chuva, são bolinhas fritas polvilhadas em açúcar e canela, um clássico simples, mas imperdível.

Filhós

Os Filhós ou fritos de Natal, são feitos a partir de uma massa em formato achatado. A massa é frita e polvilhada com açúcar e canela, o processo é parecido com o sonho, mas o resultado é bem diferente.

Bolo Rei e Rainha

O Bolo Rei é um ícone do Natal português, presente em todas as pastelarias, padarias e confeitarias portuguesas no fim do ano. O bolo é bem interessante, a massa lembra a textura de brioche, mas ela é em formato redondo, com um buraco no meio. Por cima e no meio é acompanhada de frutas cristalizadas e polvilhadas de açúcar.

O Bolo Rainha é bem semelhante, a diferença é que não tem frutas cristalizadas, mas amêndoas. Geralmente as duas opções fazem parte da vida dos portugueses no período entre o Natal e o Dia de Reis, em 6 de janeiro.

Bolo Rei doces de Natal

Aletria

Ela lembra um arroz-doce, mas é feito com uma massa fina que lembra um spaghetti. O doce é bem cremoso e vem acompanhado de canela. Confesso que não é meu preferido, mas também não gosto de arroz-doce, por isso, pode não agradar meu paladar, mas vale a pena experimentar.

Leite-creme

O doce cremoso é presença garantida em muitas mesas de Natal no país. Feito a partir de um creme, o doce é assado e tem uma crosta superior com açúcar queimado. A delícia geralmente é servida morna.

Tradições do Natal em Portugal

A Árvore de Natal

A tradição da árvore de Natal é um costume de origem germânica que se expandiu ao resto da Europa há já muitos anos. A maioria não consegue encontrar uma ligação entre este pinheiro e o nascimento de Cristo, e não consegue encontrar porque ela não existe.

Trata-se de um rito pagão de homenagem ao sol – que tanto é simbolizado pelas bolas com que hoje enfeitamos a árvore, como pela estrela que colocamos no seu topo.

Caretos de Varge

Também conhecidas por Festa dos Rapazes, os Caretos de Varge celebra o retorno do sol, que no dia 24 de Dezembro começa, no hemisfério norte, a crescer, dando mais horas ao dia e menos à noite.

Homens mascarados, com roupas de retalhos coloridas, denominados caretos, espalham a desordem absoluta na aldeia de Varge, em Trás-os-Montes, chocalhando as mulheres, simbolizando esse ato o regresso à terra fecunda.

Veja no vídeo abaixo:

Caretos de Ousilhão

Muito semelhante à já falada festa dos Caretos de Varge. Também aqui, por ocasião do renascimento do sol, nos Caretos de Ousilhão os rapazes vestem as suas misteriosas máscaras e dançam ao astro que acaba de se fortalecer, precisamente no dia 25 de Dezembro.

Bananeiro de Braga

Na noite de 24 de Dezembro, a cidade de Braga reúne-se numa pequena taberna, ao som de gaiteiros com as suas gaitas-de-fole galegas. A razão? Comer uma banana acompanhada por um moscatel – um vinho doce típico português. O Bananeiro de Braga começou como uma tradição entre os jovens e hoje já reúne uma multidão à frente da Casa das Bananas.

Eventos de Natal em Lisboa: o que acontece na cidade?

Tradicionalmente acontecem vários eventos de Natal em Lisboa. A capital e cidade mais movimentada do país recebe de feiras a parques, passando pela tradicional iluminação.

O Wonderland Lisboa, um parque de diversão montando anualmente no Parque Eduardo VII é uma das principais atrações da cidade. Além do parque de diversão que tem até pista de patinação no gelo, o evento conta com uma feira de artesanato e comidas típicas.

Os mercados de Natal, apesar de não serem tão comuns pelo país, também marcam o período natalino em Lisboa. Esses mercados acontecem por todo a cidade em parques e praças locais.

No início de dezembro, costuma acontecer, ainda, uma grande festa de inauguração da árvore de Natal da cidade, com queima de fogos e shows. A notícia ruim é que no Natal de 2020 muitos desses atrativos não estarão funcionando. Apenas em 2021 vai ser possível conhecer melhor o clima festivo da cidade.

eventos de Natal em Lisboa

Conheça 5 tradições de Natal em Portugal que vão surpreender.

Clima natalino em Portugal

Mas não é só em Lisboa que se concentram os eventos natalinos em Portugal, por todo o país existem pequenos e grandes eventos locais que atraem a população e os turistas.

Cidades enfeitadas

Todos os anos, nos primeiros dias de dezembro, as cidades inauguram suas iluminações de Natal. No Porto, por exemplo, além das ruas iluminadas, a Avenida dos Aliados recebe decorações extras, com bancos natalícios e a tradicional árvore de Natal do Porto, que em 2020 não será montada por causa da pandemia.

O mesmo acontece por todo o país, das pequenas as médias cidades, sempre há decorações de Natal, especialmente nas zonas centrais das cidades. Algumas casas também são decoradas, mas não é algo tão comum, pelo menos nas grandes cidades.

Vila de Natal de Óbidos

Óbidos é uma charmosa cidade medieval cercada por muralhas na região central de Portugal. Se é destino imperdível para quem vive no país, na época de Natal nem se fala. A cidade recebe a Vila de Natal, transformando a parte interna das muralhas com decorações especiais da festividade.

Além da decoração, são vários atrativos para todos os públicos, com oficinas, feiras e, claro, o Pai Natal – sim, em Portugal Papai Noel é Pai Natal.

Brasileiros em Portugal: onde comprar peru de natal em Portugal?

Os brasileiros em Portugal que não abrem mão do peru de Natal não precisam passar vontade. Por ser um prato que também faz parte da ceia de Natal em Portugal, mesmo que não seja o mais comum, é possível encontrar peru em Portugal.

Em alguns supermercados de Portugal, especialmente nas redes grandes como o Auchan ou Continente é possível encontrar a ave para assar.

Porém, o mais comum é comprar o peru já assado. Nos grupos de brasileiros no Facebook, por exemplo, muitas pessoas anunciam o peru assado, entregue na noite de Natal pronto para comer. Essa pode ser uma alternativa, especialmente para quem não gosta de cozinhar ou não tem forno em casa.

Sonhando em passar o próximo Natal em Portugal? Se os planos de se mudar para o país ainda não se concretizaram é hora de começar o planejamento e, quem sabe, passar o próximo fim de ano por aqui. Para ajudar você nesse processo, preparamos o Programa Morar em Portugal, um guia super completo com aulas em vídeo, e-book e fóruns online que vão ajudar você a planejar a mudança, do visto ao período de adaptação.

Carolina é mineira e vive no Porto, em Portugal, desde 2018. Conheceu a cidade em 2013, quando realizou um intercâmbio acadêmico, se apaixonou e voltou para estudar e aproveitar o que o país tem de melhor; a qualidade de vida. Ama organizar roteiros de viagens detalhados e compartilha um pouco das experiências de viagem no @ourvieworld. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto e graduada em Jornalismo pela Puc-Minas, se especializou em Marketing Digital, área na qual atua há 6 anos.

Erick Gutierrez é co-fundador do Euro Dicas e da empresa Wcontent. Nasceu em São Paulo, trabalha com tecnologia desde os 16 anos e estudou Sistemas de Informação. Aos 21 decidiu morar na Europa, na pequena cidade de Limerick, interior da Irlanda. Depois mudou para o Porto (cidade pela qual é apaixonado) onde se especializou em marketing digital, casou e foi pai de uma menina maravilhosa. Dedica sua vida profissional a criar e distribuir conteúdo de qualidade para sanar as dúvidas das pessoas de maneira simples e eficaz. Também gosta de compartilhar seu conhecimento sobre o mundo digital e é aficcionado por carros.

Artigos relacionados

Como trabalhar em Portugal: visto, salários e oportunidades

Todos os passos para trabalhar em Portugal: veja como obter o visto de trabalho, média salarial, os melhores sites de emprego e mais.

Visto para Portugal: tipos, custos e como solicitar o seu

Vai se mudar para Portugal?Sozinho ou com a família? Confira o visto necessário, custos e procedimentos passo a passo para viajar tranquilo.

Como morar em Portugal em 2021 (Guia Atualizado!)

Dicas que ninguém te conta sobre como morar em Portugal na primeira pessoa: passo a passo, como conseguir um visto, qual é o custo de vida e mais.

Sites de emprego em Portugal: veja a lista com os melhores

Descubra os melhores sites de emprego em Portugal e algumas alternativas para encontrar a sua vaga, seja através de sites, agências ou pelas redes sociais.

Custo de vida em Portugal: quanto custa viver no país em 2021

Conheça o custo de vida em Portugal, quanto custa alugar apartamento, fazer compras do mês, gasto com saúde, transporte e salário para viver no país.

Validar diploma em Portugal: como fazer e quanto custa

Saiba todos os documentos, preço e o passo a passo de como validar diploma em Portugal, para quem pretende estudar ou trabalhar em Portugal.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube