12 diferenças culturais entre Brasil e Portugal que deve saber

As diferenças culturais entre Brasil e Portugal são muitas e inegáveis. Elas aparecem em vários contextos, seja no modo de lidar com as pessoas ou na maneira de viver. Conhecer as nuances dessas diferenças leva tempo e depende muito dos contextos sociais nos quais se convive com os portugueses.

Separei algumas diferenças que percebi nos últimos anos, convivendo com portugueses em casa (quando vivi em casas compartilhadas), na universidade e no trabalho. E claro, no dia a dia, andando pela cidade, no transporte público, no supermercado, na praia, etc. Não quer dizer que essas são as únicas diferenças, certamente existem muitas outras e, com o tempo morando aqui, você vai percebê-las.

Vamos conhecer as diferenças?

1. Diferenças culturais entre Brasil e Portugal: a cortesia

Há quem diga que portugueses são mal-humorados. Mas não é bem assim, se comparado aos brasileiros eles são muito corteses e educados. Um pouco sisudos, mas no trato direto com cada pessoa são sempre corteses, seja com os cumprimentos, agradecimentos, desculpas, etc.

Uma dica, sempre comece uma conversa com um bom dia/boa tarde, eles não gostam muito da abordagem dos brasileiros com um oi/olá. Especialmente quando você se dirigir ao serviço público, sempre cumprimente as pessoas, de preferência com uma cara boa e um sorriso.

Precisa enviar dinheiro para o exterior?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Descubra quem sã os brasileiros em Portugal e qual o perfil do imigrante no país.

2. Estudar e trabalhar não é comum em Portugal

Se você vier estudar em Portugal, seja na graduação ou mestrado, vai se deparar com um contexto muito diferente entre os jovens. Se no Brasil é comum estudar e trabalhar – seja estágio ou trabalho de carteira assinada – por aqui a coisa muda completamente.

É comum que os colegas de mestrado não tenham nenhuma experiência profissional, uma vez que na graduação é praticamente inexistente a prática de estágios. Isso acontece especialmente pelos horários, na graduação, por exemplo, as aulas começam pelas 9h e terminam no meio/fim da tarde. Não sobra muito tempo para trabalhar.

Por isso, os jovens portugueses entram mais tarde no mercado de trabalho. O estágio durante os cursos universitários não são uma prática comum, mas existem outras modalidades, como o de estágio curricular, mas que geralmente é mais curto.

diferença cultura de estudar Brasil Portugal

Confira os mitos e verdades sobre a opinião dos portugueses em relação aos brasileiros.

3. Otimismo do brasileiro x pessimismo do português

O brasileiro tem por característica, mesmo nos momentos mais difíceis, manter a positividade. Aquele lema sou brasileiro e não desisto nunca se aplica em muitos contextos, porque apesar das dificuldades é comum que se mantenha otimista. O português, por outro lado, já tem um tom mais pessimista, vê o copo meio vazio (quase) sempre.

Um exemplo claro disso é o hábito reclamar, mesmo que não tenha muito motivo, faz parte do dia a dia de quem convive com eles ouvir reclamações. Seja sobre a política, o tempo, o trabalho, etc. Eles tem essa característica que no início assusta, mas logo você se acostuma.

Outra diferença entre brasileiros e portugueses é a alegria como jeito de ser. O brasileiro pode estar com problemas, em um momento ruim da vida, mas mantêm um sorriso e um aspecto positivo. O português, muitas vezes tem aspecto mais fechado, mais contido, que mesmo em momentos felizes não extravasa muito.

4. Pontualidade portuguesa

Se você marcar um jantar na sua casa às 19h, esteja pronto para receber os convidados na hora. Os portugueses costumam ser pontuais. Diferente dos brasileiros que se marcar no mesmo horário você pode esperá-los pelos menos meia hora mais tarde.

Claro que quando falamos dos portugueses ainda não estamos exatamente na pontualidade britânica, mas eles respeitam muito mais o horário de um convite do que nós brasileiros. Assim, se for você o convidado por portugueses, seja o mais pontual possível, um atraso de 10 minutos é perdoável, mas nada de chegar uma hora depois do combinado.

Conheça melhor os costumes portugueses e se surpreenda.

5. Diferenças no hábito de falar alto

Não é que o português não fale alto, em algumas situações parece até briga, mas são apenas duas pessoas conversando. As diferenças culturais entre Brasil e Portugal estão no contexto. Por exemplo, um grupo de brasileiros andando na rua é notada a metros de distância, não apenas pelo falar alto, mas também pela gesticulação.

Já os portugueses falam alto em casa, quando encontram um conhecido na rua, ou em situações específicas, como quando estão em contextos nos quais tem muito intimidade, sempre em ambientes privados. Você dificilmente vai encontrar um grupo de portugueses andando pela rua falando alto. Especialmente em um restaurante, no transporte público, no supermercado, nos corredores da universidade, nesses contextos os portugueses são mais comedidos na fala, quando dois brasileiros juntos já fazem muito barulho.

Essa característica nos aproxima muito dos espanhóis e italianos, esses sim são facilmente identificáveis quando andam em grupo.

Confira as curiosidades sobre a cultura portuguesa.

6. Brasileiros são mais viajados

Não é difícil conhecer portugueses que nunca saíram de Portugal, ou alguns que viajaram apenas para destinos onde têm família. E também não é incomum que os portugueses se espantem quando os brasileiros falam sobre o quanto já viajaram.

A primeira coisa que a maioria dos brasileiros pensa quando se muda para a Europa é: agora eu vou viajar muito. E sim, é muito fácil viajar e conhecer vários países europeus. Assim que chega em Portugal, o brasileiro começa a planejar viagens, acompanhar os preços de passagens, pesquisar os melhores destinos. Em pouco tempo já conhece os principais países do continente.

Enquanto muitas vezes os portugueses limitam suas viagens a vizinha, Espanha, ou uma esticadinha na França. Isso é o normal, mas sempre existem exceções. Já conheci portugueses que visitaram todos os 50 países europeus.

Outra diferença na cultura entre brasileiros e portugueses é o hábito de viajar pelo próprio país. Enquanto viaja pouco para o exterior, o português conhece muito bem o próprio país, já o brasileiro geralmente conhece muito pouco do Brasil antes de sair para explorar o mundo. Mas você vai dizer, Portugal é muito pequeno, tem mais que conhecer mesmo. Mas vamos lá, do seu estado no Brasil, quanto você conhece?

diferença viajar brasileiros e portugueses

Descubra as coisas que nenhum brasileiro gosta em Portugal.

7. Diferença entre brasileiros e portugueses na hora de arriscar

Outra das diferenças culturais entre Brasil e Portugal é que o brasileiro é mais saído, ele se arrisca mais, é mais ousado, tanto na vida quando ao empreender. É comum um brasileiro começar do zero em um negócio, mesmo em outro país e conseguir crescer naquilo. O brasileiro não tem medo de arriscar, mesmo em tempos incertos.

Já o português opta pelo mais seguro, é mais ressabiado e tem mais dificuldade de fazer escolhas arriscadas. São muito mais desconfiados e são menos a empreender, especialmente quando há risco envolvido.

Conheça casos de sucesso de brasileiros que empreenderam em Portugal.

8. Diferença na hora de encontrar os amigos

Prepare-se para uma nova modalidade de encontro de amigos. Enquanto os brasileiros costumam se encontrar em bares para tomar uma cerveja, é muito comum ser convidado para jantares pelos portugueses. O hábito de reunir os amigos para jantar, seja em casa ou em restaurantes faz parte dos encontros entre amigos.

É algo tão corriqueiro, que nas turmas de faculdade no início de cada ano letivo os alunos fazem confraternizações em jantares. Existem restaurantes especializados nesse tipo de jantar, depois de servir a comida, o ambiente se transforma em boate. Quando no Brasil um grupo de jovem vai sair para jantar fora? Claro que o contexto desses jantares é bem diferente do promovido por amigos em casa, mas ainda assim é um tipo de encontro pouco convencional para o brasileiro.

9. Encontros e um café

Ainda no que se refere a encontrar pessoas, seja uma paquera ou um amigo, é comum que no Brasil a gente combine uma cerveja. Aqui o hábito é outro: um café. E não é apenas sentar em café, a bebida realmente faz parte do encontro.

Conversando com várias amigas solteiras já ouvi histórias de encontros em cafés que foram apenas um café mesmo. Geralmente no meio da tarde, as pessoas se encontram, conversam e tomam um café. Já pensou trocar a cerveja pelo café? Acho que não.

diferença brasileiros portugueses café

Conheça as principais comidas típicas portuguesas.

10. Diferença no uso de palavrões

Em Portugal as pessoas geralmente falam mais palavrão, mas de uma forma mais natural e menos ofensiva. O foda-se, por exemplo, é parte do vocabulário diário dos portugueses. E ele não é dito com peso negativo, geralmente é uma maneira de se expressar.

O mesmo para caralho, que muitas vezes acompanha o foda-se em um momento de revolta.

Ainda no que se refere a fala, um pergunta comum é você fala brasileiro? Descubra os motivos e a diferença linguística.

11. Tudo é perto para brasileiro

E longe para o português. Essa é uma diferença clássica entre Brasil e Portugal. Claro que ela está ligada a dimensão dos países e das cidades, enquanto o brasileiro leva uma, duas horas para chegar ao trabalho (dentro da mesma cidade) o português em duas percorre um terço do país.

Por isso, não é incomum no dia a dia se deparar com pessoas que pegam o ônibus em um ponto e descem dois ou três a frente, com menos de um quilômetro percorrido.

Sempre gosto de andar a pé, transporte público é minha última opção, e vivi em uma casa na época em que tinha aulas que ficava a 30/40 minutos andando da faculdade e fazia o trajeto de ida e volta todo dia. Na casa em que eu vivia, as pessoas (portugueses) achavam aquilo muito estranho. E isso é um fato, eles andam pouco no dia a dia e tudo é longe.

Então não se assuste se alguém disser que é longe, nem sempre é o logo ali de mineiro, mas não é tão longe quanto parece.

Aproveite e conheça as principais festas portuguesas e os motivos pelos quais você deve ir em todas.

12. Domínio de outros idiomas

Os portugueses já perceberam, a proporção de brasileiros que dominam outros idiomas é baixa, especialmente se comparado com os portugueses. Por aqui é comum que além do inglês (todo mundo fala inglês, especialmente os jovens), se fale um terceiro idioma, geralmente o francês.

Por outro lado, os portugueses quase não falam espanhol – e pensam que falam. Mas isso pode ser mais uma característica em comum do que uma diferença. Vamos combinar que a maioria dos brasileiros que diz falar espanhol consegue no máximo ser entendido na Argentina que entende sem problemas o portunhol.

Ainda planejando morar em Portugal ou já conhece outras diferenças culturais entre Brasil e Portugal que não foram citadas? Compartilha pelos comentários e conta um pouco sobre sua experiência e os choques com uma nova cultura. Sugiro também a leitura do nosso Ebook Como Morar em Portugal, um guia completo para vir morar no país.

Carolina é mineira e vive no Porto, em Portugal, desde 2018. Conheceu a cidade em 2013, quando realizou um intercâmbio acadêmico, se apaixonou e voltou para estudar e aproveitar o que o país tem de melhor. Ama organizar roteiros de viagens detalhados e compartilha um pouco das experiências de viagem no @ourvieworld. Graduada em Jornalismo, se especializou em Marketing Digital, área na qual atua há 6 anos. Atualmente é mestranda em Ciência da Comunicação na Universidade do Porto.

Artigos relacionados

Como trabalhar em Portugal: visto, salários e oportunidades

Todos os passos para trabalhar em Portugal: veja como obter o visto de trabalho, média salarial, os melhores sites de emprego e mais.

Visto para Portugal: tipos, custos e como solicitar o seu

Vai se mudar para Portugal?Sozinho ou com a família? Confira o visto necessário, custos e procedimentos passo a passo para viajar tranquilo.

Como morar em Portugal em 2020 (Guia Atualizado!)

Dicas que ninguém te conta sobre como morar em Portugal na primeira pessoa: passo a passo, como conseguir um visto, qual é o custo de vida e mais.

Sites de emprego em Portugal: veja a lista com os melhores

Descubra os melhores sites de emprego em Portugal e algumas alternativas para encontrar a sua vaga, seja através de sites, agências ou pelas redes sociais.

Custo de vida em Portugal 2020: quanto custa viver no país

Conheça o custo de vida em Portugal, quanto custa alugar apartamento, fazer compras do mês, gasto com saúde, transporte e salário para viver no país.

Estudar em Portugal de graça: programas e bolsas de estudo

Estudar em Portugal de graça pode ser mais comum do que você imagina, basta ser aprovado em programas de bolsas e intercâmbios. Veja como se inscrever!

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube