Festas portuguesas

Portugal  / 

Portugal é muito conhecido pela culinária, mas você sabia que existem muitas festas portuguesas famosas? Além dos portugueses, muitos estrangeiros enchem as cidades na época das festas populares para poder participar da cultura e se divertir nesses eventos tão únicos e diferentes.

Festas portuguesas

Em sua maioria, as festas portuguesas são na rua, com as pessoas se divertindo juntas, com comidas típicas em barraquinhas montadas no passeio, e músicas populares tocando nessas barraquinhas.

Pronto para conhecer as principais festas portuguesas?

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Festa de São João no Porto

Durante a noite do dia 23 para 24 de junho o centro da cidade do Porto fica lotado de gente para comemorar o dia de São João, o padroeiro da cidade.

Nesse dia vemos pessoas de todas as idades, famílias se divertindo, todos com martelos de plásticos na mão (aqueles do estilo do Chapolin) batendo na cabeça umas das outras, ou com alho poró, parece que benzendo uns aos outros.

Martelos São João Porto

Uma multidão desce para a Ribeira, à espera da meia noite, para ver o show de fogos, que, diga-se de passagem, é muito mais bonito que o do ano novo. Tudo isso com muita música, sardinhada pelas ruas, comidas típicas, barraquinhas de bifanas e alegria.

Tranquilidade e segurança com um milhão de pessoas na rua

Nessa noite, mais de um milhão de pessoas se junta nas ruas da cidade do Porto. Não vemos brigas, nem confusões. Normalmente solta-se balões, que é um marco das noites de São João, mas foram proibidos devido aos incêndios.

Depois dos fogos as pessoas voltam para a praça dos Aliados onde há sempre um show com alguma banda famosa, até às tantas da madrugada. É das festas portuguesas que mais gosto.

Saiba tudo que precisa saber sobre Portugal, para visitar ou morar, confira.

Viagem Medieval em Terra de Santa Maria da Feira

Feira Medieval em Portugal
A primeira vez que fui, há uns sete anos, era uma feira razoavelmente pequena, interessante, mas não tão chamativa.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Revolvi voltar lá o ano passado e fiquei assustadíssima com o tamanho que aquilo está. Cresceu de uma maneira inacreditável, e estava lotado!

É com certeza uma das festas portuguesas imperdíveis, principalmente para quem tem crianças.

Local, trajes e tudo que tem direito

É realizada ao redor do castelo, as pessoas se vestem à caráter, a comida é típica, têm espetáculos e shows, animais para tirar fotos, todo um cenário que nos faz sentir que estamos mesmo em uma era medieval.

É uma festa para todas as idades.

Normalmente acontece em agosto e dura umas duas semanas. E já aviso que um dia só é pouco para aproveitar todo o espaço.

Festa de Santo António em Lisboa

No dia 12 de junho as ruas de Lisboa são tomadas por marchas populares em homenagem ao Santo António, padroeiro da cidade.

É a maior festa da cidade, e das mais famosas festas portuguesas, atraindo turistas de todo o país e inclusive estrangeiros.

É mais do que uma festa

Além das marchas e cortejos que acontecem pelas ruas da cidade, o casamento de Santo António também é um acontecimento típico dessa data, onde vários casais se juntam para se casar.

Para a festa ficar completa, tem que ter comida, não é? Por isso, a sardinha também está presente na festa de Santo António.

E para que as ruas fiquem bonitas para essa grande festa, as pessoas decoram as suas casas com manjericos, bem típicos nessa época.

Queima das Fitas

Essa é uma festa que acontece em praticamente todas as cidades universitárias (em algumas cidades tem outros nomes). É uma celebração de final de curso da Faculdade em Portugal, um ritual de passagem.

Normalmente dura uma semana, e é composta por serenata, um cortejo (onde os estudantes de cada curso se reúnem, desde os calouros aos que estão formando, fazem tipo um carro alegórico e desfilam pela cidade), e uma grande festa com shows à noite.

A festa normalmente acontece em maio

É uma semana acadêmica, onde os estudantes que estão formando se despedem da universidade e os calouros deixam de ser calouros.

A emoção é grande

O cortejo é uma das minhas partes favoritas, eu acho muito emocionante ver os estudantes utilizando os trajes acadêmicos e cantando os hinos de cada curso.

E ainda olhar para o rosto dos pais orgulhosos, com os olhos cheios de lágrimas ao verem os filhos felizes passando pela rua.

Sim, tem muita bebida, muitos estudantes passam dos limites e vão parar no hospital, mas isso acontece em qualquer festa. Isso não tira o brilho da conquista desse momento.

É diferente do Brasil?

Ah, lembrando que aqui em Portugal eles não têm festa de formatura igual temos no Brasil, então imagino que esse seja mesmo o momento de comemoração deles.

Festas Sanjoaninas nos Açores

Sanjoaninas Açores

São festas populares na cidade de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira nos Açores. As festas duram mais de uma semana, e contam com diversas atividades.

Tem cortejo com desfile da rainha, atividades culturais, recreativas, etnográficas e esportivas.

As festas fazem com que as pessoas vivam e partilhem as tradições e costumes locais, e por isso atraem muitos turistas, dando uma grande alavancada na economia local.

Durante a semana de festas têm shows, marchas de São João com mais de 3 mil figurantes e a Feira Taurina de São João onde as pessoas podem ver as touradas à corda e as largadas de touro. Normalmente as festas acontecem no final de junho.

Feiras Novas em Ponte de Lima

Essa festa acontece durante uma semana, nesse cenário maravilhoso que é a cidade de Ponte de Lima. Durante essa semana as pessoas se divertem com diferentes shows durante o dia e a noite, diversos concursos, apresentações de bandas acadêmicas…

O evento atrai turistas de todos os cantos, e conta com uma programação intensa. Os hotéis ficam todos com lotação máxima. Para completar o espetáculo, um show de fogos é feito, para iluminar o céu e tornar o cenário ainda mais encantador.

Essa festa portuguesa acontece na segunda semana de setembro.

Para facilitar sua vida, temos um artigo com uma lista dos melhores hotéis em Portugal, tudo para facilitar o planejamento.

Carnaval em Portugal

Sim, carnaval. Não é uma festa somente brasileira. E está na lista das festas portuguesas. Inclusive algumas cidades portuguesas são bem famosas pelas festas de carnaval. Claro que não é o carnaval como o nosso do Brasil, mas é bem interessante.

Torres Vedras, Loulé, Famalicão e Ovar são cidades famosas por suas festas de carnaval.

Eu já fui ao carnaval de Ovar e realmente é bem legal. O desfile que eles fazem é muito interessante, os detalhes das fantasias e dos carros são muito bons, e o gingado das portuguesas é excelente. A única coisa que atrapalha é o frio… Curtir o carnaval no frio realmente é bem difícil…

Festa da Flor no Funchal

Festa da flor

Realizada na Ilha das Flores, Madeira, essa festa acontece na primavera, e atrai muitos turistas, que ficam encantados com cada detalhe da festa.

O cortejo das crianças é o ponto alto da festa, onde as crianças desfilam pelas ruas, vestidas com flores, até a praça do município e fazem o muro da esperança.

Um outro cortejo muito esperado nessa festa é o cortejo alegórico da flor, que reúne centenas de figurantes e vários carros alegóricos, que ao passar pelas ruas da cidade espalham a alegria e a magia das flores.

São João em Braga

Confesso que nunca fui ao São João em Braga pelo simples fato de o dia principal ser no mesmo dia do Porto, e como o do porto é a minha festa preferida, me recuso a perder. Porém, meus amigos que já foram disseram que é imperdível.

Mas o São João de Braga é daquelas festas portuguesas que dura mais de uma semana. Tem cortejo, shows, exposições, centenas de figurantes nas ruas, procissão… E na madrugada do dia 23 para 24 de junho tem o show de fogos de artifícios, que é o dia mais esperado da festa de São João.

Magusto

É uma tradição muito diferente e divertida! Acontece em várias cidades de Portugal, principalmente no interior e nas aldeias. As pessoas se juntam ao redor de uma fogueira, assam castanhas e se sujam com as cinzas.

Além disso, bebemos jeropiga, conversamos, rimos e nos divertimos a contar histórias e papear com os amigos. É uma festa para todas as idades, e cada cidade/aldeia faz de acordo com as duas tradições. É celebrado no dia de São Martinho, 11 de novembro.

Extra- a não perder – Festivais de verão em Portugal

Não são exatamente festas portuguesas, mas devem entrar no calendário de festas a não perder. Quando chega o verão, a agenda de eventos de Portugal fica cheia.

Para quem gosta de festivais, opções não vão faltar. Tem opções na praia, tem em Lisboa, no Porto, em várias outras cidades, com shows internacionais, nacionais e de diversos preços.

Veja também como são e quando são os feriados de Portugal. Confira e programe-se.

A oferta é imensa e bem variada

Vale a pena conferir que com certeza sempre encontramos algum que nos agrada.

Eu gosto muito de ir nas festas portuguesas, principalmente essas populares, que são na rua. É uma maneira de viver e participar da cultura do país e eu me sinto tão bem quando estou nessas festas e tão segura, que não consigo explicar. É simplesmente incrível! Vale muito a pena participar, nem que seja uma vez!

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.