Travessuras ou gostosuras? Você certamente já ouviu essa frase e logo pensou nas tradicionais festas norte-americanas, não é mesmo? Mas a verdade é que o Halloween na Europa também é bastante tradicional e um momento de muita festa. Por isso, outubro é uma ótima ocasião para organizar uma viagem ao continente.

Para ajudar, veja abaixo algumas tradições e curiosidades sobre o Halloween na Europa e se prepare para comemorar em grande estilo.

Existe Halloween na Europa?

Sim! Aliás, não só existe como a Europa é o berço do Halloween.

Diferente do que muitos pensam, as festividades não nasceram nos Estados Unidos. É claro que os americanos devem ser reconhecidos por terem reacendido uma tradição que estava se perdendo, mas a Véspera de Todos os Santos era celebrada na Europa Medieval desde o século VI A.C, pelo menos.

Origem do termo Halloween

Aliás, o termo Halloween tem suas raízes não na cultura americana, mas no Reino Unido. Seu nome deriva de “All Hallows’ Eve”, que significa noite sagrada.

No entanto, o que era apenas uma festa cheia de rituais religiosos, desde a década de 1950 se tornou um momento de consumo e diversão para crianças e adultos.

Assim como acontece nos Estados Unidos, ao longo do mês de outubro na Europa, todas as residências são decoradas com um tema, além de lojas e outros estabelecimentos. Os supermercados oferecem produtos direcionados e em todos os lugares há festas de Halloween, noites temáticas que pedem uma bela fantasia.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

Comidas típicas da Inglaterra: conheça as delícias da culinária inglesa.

Como é a tradição do Halloween na Europa?

Mas, afinal, como é a tradição de Halloween na Europa? A verdade é que é bastante parecido com as celebrações nos Estados Unidos.

No entanto, vale lembrar que a Europa possui vários países e cada um tem suas características próprias.

Veja algumas a seguir:

Halloween na Irlanda

A Irlanda é, sem dúvidas, o país com mais tradição de comemoração na Europa. Em algumas áreas, a tradição do Halloween manteve-se com os antigos ritos celtas, ou seja, fogueiras são acesas e as crianças vestem fantasias.

E uma das tradições por lá é comer o Barm Brack, um pão doce típico com passas para passar manteiga e geleia.

Por lá, as crianças também batem de porta em porta com o famoso e tradicional Trick or Treat (gostosuras ou travessuras). Aliás, também foi lá que nasceu a expressão. E tem mais, os pequenos vão fantasiados para a escola durante toda a semana de Halloween.

como funciona o halloween na europa

Halloween no Reino Unido

Outro lugar em que o Halloween é uma grande tradição é no Reino Unido. Adultos e crianças se preparam com bastante antecedência. Em diversas casas, os moradores colocam abóboras transformadas em lanternas debaixo do alpendre ou na entrada.

Na realidade, mais do que decoração, é um sinal para as crianças de que naquela casa podem encontrar guloseimas se estiverem fantasiadas e prontas para fazer uma brincadeira.

Em Londres, no final do mês de outubro é comum que as pessoas andem nas ruas fantasiadas.

Halloween na Alemanha

Na Alemanha a festa é bem parecida com os Estados Unidos. As crianças saem nas ruas batendo de porta em porta e falando o famoso “gostosuras ou travessuras”.

Aliás, para os alemães não dar doces para as crianças é considerado falta de educação.

Halloween na Romênia

Já na Romênia, a festa de Halloween é celebrada com foco total no mito do Drácula, o vampiro, que nasceu na Transilvânia. Zumbis e bruxas não funcionam muito bem, mas sorrisos com caninos afiados, prontos para morder são muito tradicionais.

Países Nórdicos

Nos países nórdicos, as tradições também são bastante semelhantes às dos Estados Unidos. As crianças andam pelas ruas, batendo nas casas e pedindo doces.

Mas há um toque de autonomia. Nada de fórmulas em inglês. Aqui vale a versão nórdica do refrão, que soa mais ou menos “Knask eller knep”.

Uma curiosidade em especial é a Suécia. No país, as festividades duram dias (de 31 de outubro a 6 de novembro). Haja fantasias, não é mesmo?

Halloween nos países nórdicos

Polônia, Holanda e França

Por fim, se você está em busca de uma festa de Halloween na Europa semelhante aos EUA, pode ir para a Polônia, Holanda ou França. Por lá, a festa é mais recente e bastante ligada à tradição norte-americana.

Em algumas escolas, as crianças podem ir às aulas fantasiadas e alguns restaurantes até oferecem alguns cardápios temáticos, mas ainda não é uma festa amplamente comemorada.

As festas de Halloween na Europa são para crianças?

Sim! O Halloween na Europa é uma festa para todos.

Crianças e adultos podem se divertir nas festas temáticas. Mas, não são em todos os países que os pequenos saem nas ruas em busca de doces.

Na realidade, as festas costumam ser divididas: as mais divertidas para crianças e as mais assustadoras para os adultos.

Curiosidades sobre o Halloween na Europa

Como o Halloween é comemorado no mundo todo, cada lugar coloca suas próprias características. Veja algumas curiosidades diferentes sobre o Halloween na Europa.

Do nabo a abóbora

Na Irlanda era comum esculpir nabos recriando a efígie de Jack O’Lantern, uma alma errante pela eternidade em busca de um refúgio na noite de Halloween. Os nabos esculpidos eram colocados do lado de fora da porta para assustá-lo e convidá-lo a sair, pois não havia lugar para ele.

Quando os irlandeses emigraram para os Estados Unidos, os nabos difíceis de encontrar foram substituídos por abóboras, que logo se tornaram o símbolo universalmente reconhecido do Halloween, inclusive na Europa.

Lanterna Halloween feita com nabo
Lanterna de Halloween feita com nabo

Além da abóbora, batatas, beterrabas e nabos

Apesar da abóbora ser o símbolo máximo do Halloween no mundo todo, em alguns lugares da Europa, como na Inglaterra, as crianças também costumam cortar e esculpir batatas e beterrabas.

Na Irlanda ainda é comum esculpir o nabo.

Na Europa você pode visitar o castelo do Drácula

O famoso Castelo de Bran (conhecido como Castelo do Drácula), na Transilvânia (Romênia), dispensa apresentações: já foi a casa de Vlad Tepes, personagem que inspirou Bram Stoker, autor do famoso romance gótico.

Atualmente o castelo está aberto ao público e durante o período de Halloween são organizados passeios especiais, que ajudam a divulgar a verdade por trás dessas lendas. Essa é uma experiência incrível e única, com certeza.

Você gosta de viajar em épocas de festas tradicionais? Então veja neste artigo como é o Natal na Europa.