Você sabe como se comemora o Dia das Mães em Portugal? Essa é uma das informações importantes para saber antes de decidir viver na terra do fado. Parte importante de morar em um país é conhecer e conviver com a sua cultura, suas datas comemorativas e principais celebrações.

Confira algumas curiosidades sobre o Dia das Mães lusitano e saiba como o feriado funciona no país.

Quando é o Dia das Mães em Portugal?

No primeiro domingo de maio, uma semana antes do Brasil.

Apesar da comemoração do feriado ser bastante semelhante à que acontece no Brasil, com reuniões familiares e entrega de presentes, ele é comemorado em uma data diferente, sempre uma semana antes. Seu nome também é outro: em Portugal, é conhecido como “Dia da Mãe“, no singular.

Mesmo assim, essas são as maiores diferenças da data comemorativa entre os dois países, o que não costuma gerar muito estranhamento entre os brasileiros que vivem em Portugal.

Nem sempre o Dia das Mães em Portugal foi comemorado em maio

Uma curiosidade sobre a celebração é que ela já passou por uma mudança de data. Entre as décadas de 1950 e 1970, o Dia das Mães era comemorado no dia 8 de dezembro em Portugal. A data havia sido escolhida por ser também o dia da Imaculada Conceição, padroeira do país.

Duas décadas depois, no entanto, a Conferência Episcopal Portuguesa solicitou que a data fosse alterada. Assim, dia  8 de dezembro passou a ser dedicado exclusivamente à santa.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal legalmente e com segurança?

Recomendamos a assessoria da Madeira da Costa, uma sociedade de advogados experientes para auxiliar na sua solicitação de vistos, autorização de residência, cidadania e outros trâmites. É da nossa confiança.

ENTRAR EM CONTATO →

A nova data selecionada foi o primeiro domingo de maio, no mês de Maria, mãe de Jesus Cristo. Dessa forma, a simbologia de homenagear uma mãe manteve-se na tradição.

Mas Portugal não está sozinho nessa tradição. Há outros países comemoram o Dia das Mães no primeiro domingo de maio. É o caso da Espanha, Moçambique, Cabo Verde e Angola.

Como é comemorado o Dia das Mães em Portugal?

Assim como no Brasil, não há uma comemoração de Dia das Mães específica de Portugal.

O mais comum é que os filhos ofereçam um presente à mãe e que passem o dia com ela. Pode ser à mesa, com um almoço especial repleto de comidas típicas de Portugal, ou então na realização de uma atividade cultural, ou um passeio. O importante é estar junto.

A cultura portuguesa pode ser bastante semelhante à brasileira em alguns pontos, e neste caso os costumes mantêm-se.

Origem do Dia das Mães em Portugal

A existência de um feriado dedicado às mães tem suas origens bastante remotas. Na Grécia Antiga já se comemorava essa data de alguma forma, em um dia inteiro dedicado a Rhea, mãe dos deuses. Os romanos também tinham esse hábito: celebravam a deusa Cibele.

A comemoração moderna, no entanto, foi criada nos Estados Unidos por Annie Jarvis, que perdeu a mãe na Guerra Civil americana. Ela sugeriu a criação do feriado no início do século XX para homenagear todas as mães estadunidenses.

A data foi oficialmente instituída como feriado nacional no país norte-americano em 1914, pelo então presidente Thomas Woodrow Wilson.

Já em terras lusitanas, foi adotada como feriado em Portugal em 1950, quando passou a ser comemorada em 8 de dezembro. A primeira data foi instaurada sob a iniciativa da Mocidade Portuguesa Feminina, organização juvenil do Estado Novo salazarista.

Criado em 1937, o movimento tinha como objetivo “criar a nova mulher portuguesa”, que seria “boa esposa, boa mãe, boa doméstica, boa cristã e boa cidadã”, e era obrigatório para meninas de 7 a 14 anos.

O Dia das Mães em Portugal, portanto, surge nesse contexto, de uma organização que buscava transmitir os comportamentos do regime salazarista às mulheres, especialmente ligados à vida doméstica.

Atualmente, a celebração tem como objetivo a valorização das mães, e não está relacionada aos valores do Estado Novo.

Como é comemorar o Dia das Mães em Portugal sendo brasileiro?

Em geral, os feriados que remetem à família podem ser especialmente difíceis aos brasileiros que optam por morar em Portugal, ou em outros países. Não é diferente com o Dia das Mães em Portugal.

Criança abraça barriga da mãe
O Dia das Mães é um feriado muito importante para os brasileiros, e não é diferente em Portugal

A data é bastante celebrada em solo brasileiro. Em 2022, chegou a movimentar R$ 5,3 bilhões no país, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

Não é muito diferente em Portugal, onde os costumes portugueses são bastante semelhantes aos brasileiros. Quem tem a mãe por perto pode combinar um almoço ou um passeio especial, e presenteá-la na data especial.

Quem está longe da família comemora como é possível, e as tecnologias ajudam nesse sentido. Dá para aproveitar as ligações por videochamada e até para comprar um presente (ou, quem sabe, uma comida especial) e mandar entregar na casa da dela.

Uma dúvida corrente é escolher em qual dia comemorar o Dia das Mães: na data brasileira ou portuguesa? Fica a critério de cada um, mas já pensou em ter que comprar dois presentes?

Dia das mães em outros países

Atualmente, o Dia das Mães é comemorado em boa parte do mundo, mas em datas diferentes de acordo com cada país. O Brasil segue a tradição dos Estados Unidos, com o feriado instituído no segundo domingo de maio.

O Dia das Mães em Portugal, por sua vez, tem a data fixada no mesmo dia que sua vizinha Espanha, e que outros países falantes da língua portuguesa, como Angola, Moçambique e Cabo Verde. Todos eles celebram o Dia das Mães no primeiro domingo de maio.

Na Inglaterra, a tradição remonta ao século XVII, e é comemorada sempre no quarto domingo da Quaresma, conhecido como “Domingo da Mãe”.

A seguir, conheça a história do feriado em alguns outros países da Europa.

Alemanha

Diferentemente do Dia das Mães em Portugal, na Alemanha, a data tem um significado político. Ele foi criado durante a Segunda Guerra Mundial, para reconhecer as mulheres que criaram os filhos para a Vaterland, a Pátria.

Na época, foram concedidas medalhas para essas mulheres, em ouro, prata ou bronze, de acordo com a quantidade de filhos que possuíam.

Até hoje, o feriado é comemorado no segundo domingo de maio, a menos que ele caia no Pentecostes. Nesse caso, ocorre no primeiro domingo do mês. É quando costumam trocar presentes, especialmente cartões.

Reino Unido

O Mothering Sunday, ou “Domingo das Mães” britânico, é muito antigo, e sua criação remonta ao século XVII.

Criado pela Igreja, é celebrado sempre no quarto domingo da Quaresma, quando as pessoas tiravam o dia de folga e voltavam à igreja em que haviam sido batizadas (a “igreja mãe”) para passar o dia reunida à família.

Hoje, o feriado é menos religioso e conta com presentes, flores e um almoço de Dia das Mães.

França

Já se você pensa em morar na França, saiba que a celebração de Dia das Mães está relacionada à luta pelos direitos das mulheres. Foi em 1904 que elas ganharam uma honra que até então era concedida apenas aos homens.

Isso porque, na época, os homens com mais de quatro filhos recebiam uma homenagem especial do governo, para incentivar a criação de grandes famílias em uma época de baixa natalidade.

A partir de então, as mães também passaram a ser agraciadas com esse reconhecimento e, portanto, a serem consideradas chefes iguais da família.

O feriado foi decretado em âmbito nacional apenas em 1920, comemorado ainda todos os últimos domingos de maio com uma grande refeição e presentes.

Conheça as datas das celebrações em alguns países do mundo

País Data
Brasil, Estados Unidos, Alemanha*, Itália Segundo domingo de maio
Portugal, Espanha, Angola, Moçambique e Cabo Verde Primeiro domingo de maio
França Último domingo de maio
Reino Unido Quarto domingo da Quaresma

*Exceto se a data coincidir com o Pentecostes. Nesse caso, o feriado é celebrado no primeiro domingo do mês.

Gostou de saber como acontece o Dia das Mães em Portugal e ao redor do mundo? Confira também como funciona o Carnaval em Portugal e como são as festas portuguesas.