Cultura portuguesa: principais tradições e diferenças

Portugal  / 

Portugal é um país com aproximadamente 10 milhões de habitantes e considerado um dos melhores países da Europa para viver. Mas você realmente conhece a cultura portuguesa? Ela tem como base as culturas romana, germânica, ibera e celta.

Além disso, o estilo das construções, a religião, a gastronomia, o folclore e até as calçadas são alguns dos principais marcos que diferem a cultura portuguesa das demais. Então acompanhe o nosso artigo para conhecer mais sobre a cultura portuguesa.

Principais tradições da cultura portuguesa

Certamente a cultura portuguesa é fascinante para quem visita ou mora no país. Quem anda pelas ruas das cidades respira a tradição de Portugal. Mas você conhece as principais tradições e costumes da cultura portuguesa? Acompanhe com a gente:

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Vinho

Portugal é um famoso produtor de vinho há mais de dois milênios, desde a chegada do povo romano com as técnicas de cultivo e produção. E o segmento vinícola cresceu exponencialmente no país devido a grande diversidade de castas de uvas.

Aliás, em nenhum outro ponto do continente europeu há tantas castas que podem gerar vinhos portugueses de altíssima qualidade.

Em Portugal existe ainda a Região Demarcada mais antiga do planeta, no Douro. Esse local foi desenvolvido para garantir a excelência mundialmente reconhecida do famoso Vinho do Porto.

Conheça a nossa lista dos 5 melhores vinhos portugueses de luxo.

Culinária

A culinária de Portugal é muito diversificada e rica. Você pode encontrar uma grande variedade de receitas típicas em diferentes lugares do país. Além disso, a cozinha portuguesa está muito relacionada ao clima local.

Ainda, devido às particularidades da história portuguesa, a gastronomia está dividida entre a área do Mediterrâneo e o Atlântico.

Regada a muito azeite de oliva, bacalhau, sardinhas e azeitonas, a culinária de Portugal é rica em sabor e em qualidade, sendo um símbolo da cultura portuguesa. É possível comer bem de norte a sul e ainda apreciar os vinhos portugueses, que além de baratos, são premiados internacionalmente e estão entre os melhores do planeta.

Os doces portugueses também são famosos ao redor do mundo, como é o caso dos Pastéis de Belém.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Literatura

Internacionalmente, Portugal é considerado um lar de grandes poetas. Inicialmente, a poesia começou sob influência da trovadoresca e evoluiu com o cimeiro da epopéia, no Renascimento.

Tudo isso em função da publicação dos Lusíadas, de Luis de Camões. O contexto universalista se apresentou na obra de Fernando Pessoa, o poeta português mais traduzido da história. Além disso, a prosa de José Saramago rendeu um Prêmio Nobel em 1998.

Veja o restaurante que Eça de Queirós frequentava em Lisboa.

Prosa e café

Portugal possui a fama de ser um país conversador e é a mais pura verdade. Os portugueses adoram sentar em um café, tomar um expresso bem forte e curto, fumar um cigarro e conversar muito.

Leia mais sobre as melhores universidades portuguesas.

Quer saber como pode morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar você a legalizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Fado

O fado é parte da cultura portuguesa, um estilo musical que só existe em Portugal. Em Lisboa e Porto, o fado é um fenômeno muito presente nas regiões mais antigas e nas casas típicas. O tom sempre é voltado para crítica política e social, mas também há espaço para a paixão, a desilusão, a saudade e os problemas do dia a dia.

Amália Rodrigues foi a principal fadista do país e é considerada uma diva da música portuguesa, sendo imbatível até hoje na quantidade de discos vendidos.

Atualmente, as novas fadistas que mais se destacam são Carminho, Ana Moura e Mariza.  Veja também como é o hino de Portugal.

Veja quais são as cidades pequenas de Portugal e não deixe de visitá-las.

Religião

Os portugueses são majoritariamente católicos. Aliás, a religião em Portugal está no centro da vida de milhares de pessoas que ainda tem o hábito de comparecer à missa aos domingos, além das peregrinações até santuários para cumprir promessas. Apesar de ter perdido força na geração mais jovem, a religião ainda faz parte do dia a dia do país.

Certamente o santuário mais conhecido de Portugal é o Santuário de Fátima. Todos os anos milhares de pessoas visitam o lugar para receber bênçãos e agradecer.

Entenda aqui como funciona a festa acadêmica da queima das fitas em Portugal.

Festas portuguesas

Portugal também é uma nação recheada de festas típicas e romarias em todas as regiões. Por ser um país de tamanho pequeno, é surpreendente a diversidade de comemorações anuais.

As festas portuguesas mais relevantes estão vinculadas a religião cristã, como a Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres, nos Açores, a Festa de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, Santo Antônio, em Lisboa e São João, no Porto.

Além das comemorações religiosas, os portugueses também se divertem com festas famosas em todo o país:

  • Feiras Novas de Ponte de Lima;
  • Festa da Flor na Madeira;
  • Festas do Barrete Verde, em Alcochete;
  • Feira de São Mateus, em Viseu;
  • Romaria da Nossa Senhora da Agonia, em Viana do Castelo.

Leia nossa opinião sobre porque os jovens brasileiros se apaixonam por Portugal.

Curiosidades

Como ocorre em todas os países, há símbolos que identificam a cultura portuguesa em praticamente todo o planeta. Um dos elementos mais conhecidos é o Galo de Barcelos, associado a uma lenda nacional. Saiba tudo sobre a cidade de Barcelos em Portugal aqui.

A Guitarra Portuguesa, um instrumento musical essencial na execução do fado, é outro símbolo lusitano. Até mesmo a calçada no estilo português se disseminou por vários cantos do planeta e pode ser contemplada em outros continentes, como no Rio de Janeiro e Macau.

O azulejo também é um curioso símbolo português. Mesmo que possua influência de fora, a arte do azulejo recebeu detalhes particulares em Portugal que a distinguem de peças de outros lugares.

A Cruz de Cristo é outro objeto sempre vinculado aos portugueses. Essa cruz conta com origem ainda na Ordem dos Templários e foi inserida como símbolo das Caravelas Portuguesas durante as grandes navegações.

Saiba mais curiosidades sobre Portugal.

monumentos da cultura portuguesa

Diferenças com o Brasil e outros países da Europa

Portugueses e brasileiros tem muito mais em comum do que apenas o idioma. No entanto, a camaradagem entre os povos também abrange algumas diferenças culturais do período da Colonização até os dias de hoje.

Mesmo que a língua oficial de ambos os países seja o português, há grande distinção entre o idioma praticado em solo lusitano e brasileiro. Você pode ler mais sobre o dicionário de português de Portugal e entenda quais são as maiores diferenças.

O português foi adotado como língua oficial em Portugal ainda em 1290 por decreto do Rei Dom Dinis. Atualmente, o idioma tem mais de 317 milhões de falantes nativos e este é o quinto idioma mais usado no planeta.

Apesar disto, é comum escutar outros idiomas pelas ruas das maiores cidades portuguesas, algo raro no Brasil. Lembrando que o território português é 90 vezes menor que o brasileiro e possui uma população 20 vezes inferior.

Carnaval

Outro detalhe é que o carnaval tem uma relevância muito maior no Brasil do que em Portugal. Com muitos séculos de realização, o carnaval português é considerado um dia de brincadeiras para crianças e adolescentes e para se divertir com fantasias.

Já no Brasil, o carnaval se transformou na maior festa popular do planeta e envolve boa parte de sua população com desfiles, festivais, bailes, máscaras, blocos e muito mais.

Portugal x Espanha

É importante frisar que Portugal é delimitado a norte e leste pela Espanha e a sul e oeste pelas águas do Oceano Atlântico.

No entanto, apesar da proximidade, há algumas distinções entre ambas as culturas. A essência da cultura espanhola é mergulhada nos conceitos europeus, que tiveram origens celtas, celtiberas, latinas, visigóticas, islâmicas e católicas romanas.

Com relação ao idioma, a Espanha também se diferencia pela grande quantidade de línguas com importância regional, como o catalão, o valenciano, o galego, o basco e o aranês. E embora o idioma oficial seja o espanhol, essas línguas locais se tornam elementos vitais na cultura do país.

Aliás, essa questão é muito evidente na Catalunha, onde o desejo de separação é latente e o idioma se transforma em questão de orgulho aos moradores.

Morar em Portugal ou na Espanha? Conheça as vantagens e desvantagens de cada país.

Conheça Portugal

Portugal é um país incrível e certamente deve estar na sua lista de destinos para visitar. A cultura portuguesa é surpreendente e o povo muito receptivo. Não é à toa que recebe milhares de turistas todos os anos!

Veja as dicas de Portugal para brasileiros.

Tem vontade de morar em Portugal? Esse é um desafio que pode mudar a sua vida, mas que requer muito planejamento. Sugerimos a leitura do nosso Ebook Como Morar em Portugal, que mostra todos os passos para atingir esse sonho sem imprevistos. Para ler o índice e as primeiras páginas de forma gratuita, clique aqui.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autores

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.