Carnaval em Portugal: descubra como é a tradição no país

Portugal  / 

Todos sabemos que o carnaval é uma festa tradicional no Brasil e, ao pensar passar o carnaval em Portugal muitas pessoas “torcem o nariz”. Mas por mais que você não queira aceitar essa afirmação, o carnaval em terras lusitanas é bom sim.

Afinal, como é o carnaval em Portugal? Se você está curioso para saber, siga aqui comigo!

Como é o carnaval em Portugal?

Para começar, o carnaval em Portugal é no inverno. Isso já dificulta bastante curtir o carnaval estando toda empacotada de casaco.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Mas quem disse que o frio é impedimento para festa? Isso mesmo, existem diversas festas de carnaval que nos fazem lembrar o Brasil e ajudam a matar a saudade da terrinha. Ou seja, podemos nos divertir no Carnaval aqui em Portugal, mesmo com frio, chuva, inverno… basta querer!

Saiba quais são os feriados em Portugal.

Festas de carnaval em Portugal

Por incrível que pareça (ou não), existem muitos bares e discotecas que fazem festas de carnaval. São os melhores lugares para ir, pois são fechados e assim não “morremos de frio”.

Carnaval de rua em Portugal

Também existe carnaval de rua em Portugal, com direito a desfile, porta bandeira e bateria. E muitas pessoas vão para as ruas assistir aos desfiles.

A maioria das pessoas entra no clima e sai para comemorar o carnaval com fantasias e máscaras.

Músicas de carnaval

Tanto nas festas de carnaval quanto na rua as músicas são brasileiras, e existem ainda festas que tocam somente marchinhas de carnaval, daquelas beeem antigas! É muito legal!

Mas também costumam ter lugares com outros tipos de música. Uma vez fui para Ovar, uma cidade de Portugal famosa pelo carnaval, e encontrei uma tenda que tocava música eletrônica.

Veja como é a comunidade de brasileiros em Portugal: onde vivem e o que fazem no país.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Melhores cidades para passar o carnaval em Portugal

Loulé

Localizada no Algarve, a cidade de Loulé em Portugal é muito famosa pelas suas festas de carnaval. Tem bloquinhos de rua, carros alegóricos, muita música e animação. As pessoas vão para as ruas fantasiadas e cheias de energia!

carnaval em portugal bloquinhos

Torres Vedras

Em Torres Vedras o carnaval já é uma tradição. No cortejo juntam-se foliões e mascarados, sem esquecer os tradicionais desfiles das “matrafonas” (homens fantasiados de mulher), “cabeçudos” (máscaras enormes que assustam as pessoas) e os “reis do carnaval”. O cortejo é animado com músicas populares portuguesas e ao final há um lindo show de fogos.

Ovar

Com diversas atrações de carnaval, a cidade de Ovar é ideal para todas as idades. Tem carnaval das crianças, carnaval sênior, baile de máscaras e desfile de escolas de samba. Ou seja, não falta diversão.

carnaval em portugal ovar

Entretenimento em Portugal: veja as melhores opções para se divertir em Portugal.

Alcobaça

Tem fama de ser o carnaval mais brasileiro de Portugal (será?). O carnaval em Alcobaça promete muito samba, 5 dias de festa, bailes para todas as idades e festa até o dia raiar!

Veja quais são as melhores baladas em Portugal.

Diferenças entre o carnaval no Brasil e em Portugal

Existem muitas diferenças entre passar o carnaval no Brasil ou em Portugal, mas vou começar citando a maior, na minha opinião.

Clima

O carnaval em Portugal é no inverno enquanto no Brasil é no verão. Isso faz muita diferença, afinal todos somos mais felizes no verão!

Festas

Outra grande diferença é que no Brasil encontramos festas de carnaval a semana inteira (e ouso dizer que se formos para a Bahia vai ser o mês inteiro) enquanto em Portugal a festa é somente no dia de carnaval mesmo (salvo exceções).

Saiba mais sobre as festas portuguesas tradicionais.

Praia

No Brasil muitas pessoas vão para a praia curtir o carnaval, pegar um bronze… é, isso não acontece por aqui.

Bebidas

No meio dos foliões no Brasil, entre tantos bloquinhos de rua, é muito fácil encontrar um ambulante vendendo bebidas. Aqui em Portugal temos que nos deslocar até as barracas para comprar o que queremos.

Mas mesmo com tantas diferenças, é possível se divertir no carnaval em terras portuguesas. É só juntar os amigos e ir para rua, curtir as músicas nas baladas e quem sabe participar de um bloquinho.

Vai visitar Portugal? Sugerimos pesquisar passagens através do portal comparador de voos Kayak. Ele compara os preços de diversas companhias aéreas para que você consiga o melhor preço. Boa viagem!

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.