Já pensou em passar o Carnaval em Portugal? Embora não seja o primeiro destino desse feriado que passe pela cabeça dos brasileiros, o país também oferece muita folia nessa época do ano. Confira como são as festas de Carnaval nas terras lusitanas, conheça as tradições e prepare a sua próxima viagem de Carnaval na Europa.

Pergunta Resposta
Qual é o dia do Carnaval em 2023? Terça-feira, 21 de fevereiro. Mas as comemorações começam no sábado, 18 de fevereiro
Quais os melhores lugares para passar o Carnaval em Portugal? As melhores cidades são Torres Vedras, Podence, Loulé, Ovar, Alcobaça, Funchal, Nazaré e Figueira da Foz

Tem Carnaval em Portugal?

Sim.

Portugal tem fortes tradições de Carnaval. Aliás, há registros que informam que foram os portugueses que levaram a festa popular para o Brasil.

Muita gente reconhece o Carnaval como uma festa brasileira, mas a realidade é que as tradições de Carnaval são diversas e presentes em países do mundo todo.

De norte a sul, no continente e nas ilhas, Portugal reúne muitas festas e costumes nessa época do ano. Embora seja um tanto diferente dos Carnavais que estamos acostumados no Brasil, aqui é possível encontrar alguns dos Carnavais mais abrasileirados da Europa.

Além disso, algumas tradições são mais antigas que o cristianismo e se mantêm vivas até hoje. Definitivamente, vale a pena dar uma chance a um Carnaval diferente em Portugal.

Como é o Carnaval em Portugal?

Em Portugal, a época do Carnaval é sinônimo de festa, tal como no Brasil. Carros alegóricos, desfiles pelas ruas, gente fantasiada e muita música são comuns também em algumas cidades portuguesas.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal legalmente e com segurança?

Recomendamos a assessoria da Madeira da Costa, uma sociedade de advogados experientes para auxiliar na sua solicitação de vistos, autorização de residência e outros trâmites. É da nossa confiança.

Saber Mais →

O Carnaval em Portugal também é chamado de Entrudo, como eram conhecidas as tradições antigas de celebração da entrada da primavera no hemisfério norte. Por falar nisso, aqui o Carnaval é durante o inverno, mas as baixas temperaturas não atrapalham em nada a folia dos portugueses.

Dependendo da região de Portugal, você vai conhecer tradições carnavalescas diferentes. Mesmo assim, sempre vai poder encontrar alguma festividade que toque uma música brasileira de vez em quando.

Vários bares e até prefeituras organizam festas de Carnaval muito parecidas com as do Brasil. Portugal tem também suas marchas de carnaval, que animam dançarinos, assim como sucessos do Carnaval brasileiro e música eletrônica.

Como surgiu o Carnaval em Portugal?

A origem do Carnaval em Portugal não é única, mas foram várias as influências que o moldaram para o que é hoje.
Desde a antiguidade, no norte de Portugal, povos celtas marcavam o fim do inverno com festas de fertilidade. Com o passar dos séculos, as tradições pagãs dos romanos em Portugal, de folia, pregar peças, banquetear e dançar, se tornaram tão populares que era impossível lutar contra elas.

Quando o Papa reconheceu o Carnaval e a Igreja Católica adotou o Carnaval no calendário cristão, no século XV, os festivais se tornaram cada vez mais comuns pela Europa. O Carnaval passou a ser oficialmente a época de comer carne e extravasar antes do jejum da Quaresma, até a Páscoa.

Com a bênção da Igreja, a partir do século XVIII e XIX, as classes mais altas em Portugal também começaram a fazer seus bailes privados. A seguir, os portugueses montaram os seus primeiros desfiles de Carnaval nas ruas, com direito a carro alegórico e tudo!

A chegada do Carnaval no Brasil

Naturalmente, quando os portugueses foram para o Brasil, levaram também o Carnaval. Depois, o Brasil desenvolveu seu Carnaval separadamente, mas os dois países sempre estiveram de uma forma ou outra ligados.

Séculos depois, foi o Brasil que passou a influenciar o Carnaval de Portugal. Hoje, grande parte das festas de Carnaval em Portugal tem claras influências brasileiras. O samba e o axé são os ritmos brasileiros mais comuns no Carnaval português, não só pela presença dos muitos imigrantes brasileiros no país, mas pela alegria contagiante das nossas festas.

Conheça mais sobre o 25 de abril em Portugal, outro feriado importante do país luso.

Onde passar o Carnaval em Portugal

Não faltam opções de lugares para passar o Carnaval em Portugal, seja para conhecer as tradições locais ou para matar a saudade do Brasil. Conheça algumas das melhores e mais interessantes festas de Carnaval de Portugal abaixo.

Torres Vedras

O Carnaval mais famoso de Portugal é em Torres Vedras, a cerca de 50 km do centro de Lisboa. No cortejo juntam-se foliões e mascarados, sem esquecer os tradicionais desfiles das “matrafonas” (homens fantasiados de mulher), dos “cabeçudos” (parecidos com os bonecos gigantes de Olinda) e dos “reis do carnaval”.

Ele é conhecido como o Carnaval mais português de Portugal, e é também o maior. O Carnaval de Torres Vedras recebe cerca de meio milhão de visitantes durante seis dias de festa, e acontece desde 1930. O cortejo é animado com músicas populares portuguesas e ao final há um lindo show de fogos de artifício.

Em 2023, a festa ganha um tom especial com o tema: 100 anos de Carnaval de Torres Vedras, e comemorações especiais de seu centenário. A folia ocorre entre os dias 17 e 22 de fevereiro.

Podence

A mais diferente de todas as tradições de Carnaval em Portugal é a dos Caretos de Podence. A região de Trás-Dos-Montes, inspirada em costumes dos celtas que viviam no nordeste de Portugal na antiguidade, mantém viva a tradição que, desde 2019, é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

Os homens da vila de Podence, a 30 km de Bragança, vestem-se de Caretos, figuras diabólicas representando o caos que encerra o inverno e traz a fertilidade da primavera. Conforme a tradição, usam máscaras com chifres assustadores, roupas coloridas com franjas e chocalhos presos à cintura, normalmente herdadas da família.

Por três dias, os Caretos animam as ruas da vila, pulando e brincando, enquanto anunciam o fim do inverno. É um Carnaval mais íntimo, onde amigos recebem os Caretos em suas casas. No fim do Carnaval, as pessoas se juntam para queimar um boneco Careto gigante no centro da vila, o símbolo do Entrudo.

Veja um pouco mais sobre a história dos Caretos nesse vídeo do Canal Caretos de Podence:

Definitivamente é uma das tradições carnavalescas mais surpreendentes de Portugal. As celebrações do Entrudo em Podence estão confirmadas em 2023, entre os dias 18 e 21 de fevereiro.

Loulé

Localizada no Algarve, a cidade de Loulé em Portugal é muito famosa pelas suas festas de Carnaval. Tem bloquinhos de rua, carros alegóricos, muita animação e também música brasileira. As pessoas vão para as ruas fantasiadas e cheias de energia, aproveitando o ar livre de uma das regiões mais quentes de Portugal.

É o principal Carnaval do sul do país, e atrai todo ano uma média de 70 mil visitantes, mais que o dobro da população da cidade. Neste ano, as celebrações ocorrem entre os dias 19 a 21 de fevereiro, e são as primeiras desde 2020.

Ovar

Com diversas atrações de carnaval, a cidade de Ovar é ideal para todas as idades. Tem Carnaval das crianças, Carnaval sênior, baile de máscaras e desfile de escolas de samba. Ou seja, não falta diversão.

Tendo origem no século XIX, o Carnaval de Ovar é uma das melhores festas do centro-norte de Portugal, e o maior acontecimento turístico da região. Hoje em dia, ele une o melhor das tradições portuguesas e também brasileiras. Uma excelente opção para aproveitar o feriado em Portugal.

Pessoas fantasiadas na rua em Carnaval em Portugal
Com programação de um mês, o Carnaval de Ovar é um dos mais animados do país. Foto: Facebook do Carnaval de Ovar

Em 2023, a cidade tem uma programação caprichada, que ocorre entre 28 de janeiro e 21 de fevereiro. Inclui apresentações de artistas e DJ’s internacionais e eventos como a Caminhada Noturna, a Noite da Farrapada e o Baile de Máscaras.

Alcobaça

Se está procurando um Carnaval mais parecido com os do Brasil, Alcobaça é onde você pode se encontrar. Tem fama de ser o Carnaval mais brasileiro de Portugal, com uma tenda muito animada em frente ao famoso Mosteiro de Alcobaça.

O Carnaval promete muito samba e música eletrônica em 5 dias de festa, bailes para todas as idades e festa até o dia raiar!

Veja quais são as melhores baladas em Portugal.

Funchal

Agora, se você prefere o samba e quer ver os desfiles no estilo carioca, pode ser uma boa ideia visitar a Ilha da Madeira. A capital da ilha, Funchal, leva o Carnaval a sério e tem até mesmo escolas de samba!

Isso sem falar das outras tradições carnavalescas da Madeira, como os “assaltos” às casas dos amigos, e comidas típicas, como as malassadas.

É sem dúvidas uma das festas mais bonitas de Portugal, que tem muita influência do Carnaval brasileiro. A principal atração da semana de Carnaval no Funchal é o cortejo de sábado à noite, regado a samba numa fusão do Brasil com Portugal.

Participantes do desfile de carnaval na Ilha da Madeira
O Carnaval em Funchal, na Ilha da Madeira, costuma ser mais quente do que em Portugal Continental

Além disso, o clima na Madeira no inverno é geralmente mais quente que o resto de Portugal, outro ponto favorável para o Funchal!

A festa já tem data marcada. Anote na agenda: entre 15 e 26 de fevereiro, a cidade estará em completa folia!

Nazaré

Famosa pelas ondas e pelo surf, a cidade de Nazaré também mantém viva a tradição de festas de carnaval. Bailes de rua e desfiles com carros alegóricos atraem muitos visitantes e mobilizam a população local há gerações.

O Carnaval da Nazaré é um dos mais típicos de Portugal, onde se pode ouvir as tradicionais marchinhas portuguesas. Excelente para quem quer experimentar um Carnaval de rua genuinamente português!

Neste ano, o tradicional desfile já tem tema: “só se ‘tá neuva’”, ou “só se está névoa”, expressão local utilizada na vila de pescadores. O evento acontece entre 19 e 21 de fevereiro.

Figueira da Foz

Outro Carnaval de rua com muita influência brasileira em Portugal é o de Figueira da Foz, perto de Coimbra. A cidade tem 3 escolas de samba que desfilam e animam o público.

Em 2023, a programação do Carnaval de Figueira da Foz acontece entre os dias 28 de janeiro e 21 de fevereiro.

Que dia é o Carnaval em Portugal 2023?

Em 2023, o Carnaval em Portugal cai na terça-feira, 21 de fevereiro, mas as festas começam no sábado, 18 de fevereiro. Esta será a primeira comemoração desde a pandemia em diversas cidades.

A data oficial do Carnaval em Portugal é como dita a Igreja Católica, numa terça-feira a 47 dias antes do domingo de Páscoa, logo antes da Quaresma. Mesmo assim, o fim de semana que antecede a terça-feira de Carnaval também é época de festa.

Ou seja, exatamente como é comemorado no Brasil. Quer dizer, sem os nossos habituais pré e pós-carnaval.

Saiba também quais são os feriados em Portugal.

Festas de Carnaval em Portugal

As festas de Carnaval em Portugal podem ser ao ar livre ou em discotecas ou tendas fechadas. Se você sofre com o frio, o ideal é se proteger numa festa privada, mas muito da beleza do Carnaval é ao ar livre.

Então vale a pena se encasacar bem e sair para ver os desfiles, e esquentar o corpo dançando!

Carnaval de rua em Portugal

Também existe Carnaval de rua em Portugal, com direito a desfile, porta bandeira e bateria. E muitas pessoas vão para as ruas assistir aos cortejos.

A maioria das pessoas entra no clima e sai para comemorar o Carnaval com fantasias e máscaras. Também é comum que as escolas públicas locais se organizem para fazer um desfile das crianças com fantasias feitas por elas mesmas.

Uma ótima maneira de manter a tradição viva desde cedo!

Músicas de Carnaval

A música é a alma do Carnaval, e Portugal tem suas próprias marchinhas e músicas pimba para dançar e rir com os amigos. Mesmo assim, hoje em dia é impossível passar o Carnaval em Portugal sem ouvir música brasileira.

Hits de samba, pagode, axé, e até sertanejo universitário fazem muito sucesso aqui. E é uma maravilha ver a música brasileira ser valorizada em outro país! Seja lá qual for seu gosto pessoal.

Além desses estilos musicais, é comum também que as festas de Carnaval em ambientes fechados tenham DJs tocando música eletrônica, como se fosse uma balada normal. No final das contas, o importante é se divertir.

Veja como é a Comunidade de brasileiros em Portugal: onde vivem e o que fazem no país.

Diferenças entre o Carnaval no Brasil e em Portugal

Existem muitas diferenças entre passar o Carnaval no Brasil ou em Portugal, mas vamos começar com a mais chocante.

Clima

Enquanto os carnavalescos no Brasil aproveitam o sol do verão, aqui em Portugal é inverno e pode fazer muito frio. Mas isso não é suficiente para parar o Carnaval de ninguém.

Além disso, mesmo que o clima de Portugal seja mais frio que do Brasil, é um dos mais quentes da Europa. Quem quer curte a festa, faça chuva ou faça sol. Só se lembre de levar um casaco!

Escala

Todo mundo sabe que o Brasil leva o Carnaval muito a sério. Faz parte da nossa identidade cultural e em algumas cidades, como Rio de Janeiro, Salvador e Recife, movimenta milhões de reais na economia todos os anos.

Já em Portugal, não são todos os portugueses que comemoram o Carnaval, e o feriado pode facilmente passar despercebido em algumas cidades. E mesmo que existam festas grandes aqui, não se comparam com o tamanho das do Brasil. Por outro lado, costumam ser mais seguras que as brasileiras.

Duração

Outra grande diferença é que no Brasil encontramos festas de Carnaval a semana inteira (e quem sabe, se formos para a Bahia, o mês inteiro). Enquanto isso, na maioria das comemorações de Portugal, a festa tem os dias respeitados: no máximo quatro.

Saiba mais sobre as festas portuguesas tradicionais.

Curtição

Muitas festas de Carnaval no Brasil hoje em dia são o paraíso dos solteiros, mas as pessoas em Portugal não têm nem de longe o mesmo costume de beijos e “ficadas” (mesmo antes da pandemia).

Aliás, demonstrações de afeto muito acaloradas em público não são nada comuns em Portugal. O Carnaval aqui é muito mais familiar, e relacionamentos amorosos geralmente demoram bem mais para se desenvolver.

Praia

No Brasil muitas pessoas aproveitam o feriado de Carnaval para viajar, ir para a praia, e curtir o verão, pegar um bronze… É, isso não acontece por aqui. No máximo, a ilha da Madeira e o Algarve podem oferecer uns dias de sol, mas com água do mar bem gelada.

Bebidas

No meio dos foliões no Brasil, entre tantos bloquinhos de rua, é muito fácil encontrar um ambulante vendendo bebidas. Aqui em Portugal, temos que nos deslocar até as barracas fixas para comprar o que queremos.

Mas mesmo com tantas diferenças, é possível se divertir no Carnaval em terras portuguesas. É só juntar os amigos e ir para rua, curtir as músicas nas baladas e quem sabe participar de um bloquinho.

Pessoas fantasiadas desfilam em comemoração ao Carnaval em Portugal na cidade de Loulé
Loulé abriga o Carnaval mais animado do Algarve, com bloquinhos de rua e carros alegóricos. Foto: Câmara Municipal de Loulé

Descubra também como são as festas de Carnaval na Europa.

Vale a pena passar o Carnaval em Portugal?

Claro que sim, sempre vale a pena conhecer as tradições e festas de outros países. Mas o importante é ir preparado para ver algo diferente. O Carnaval do Brasil é só no Brasil. Em Portugal é diferente, e comparar não faz sentido.

São festas distintas, cada qual com sua beleza e magia. Vá e aproveite o Carnaval em Portugal de cabeça aberta. Vale a pena se permitir conhecer a cultura portuguesa, e de quebra ainda é muito divertido!

E mais, você ainda vai ter o prazer de estar no exterior e ver estrangeiros dançando música brasileira.
Se a sua curiosidade para viver em Portugal ficou aguçada, você precisa conhecer o nosso programa Morar em Portugal. Inclui 22 aulas num curso completo com todas as informações necessárias para uma mudança sem surpresas nem perrengues. Confira!