Feriados em Portugal: veja as principais datas comemorativas

Portugal  / 

Você sabia que há treze feriados em Portugal? Isso mesmo, são treze feriados diferentes, cheios de cultura e tradição. Sendo que, como apenas um não é obrigatório, é possível aproveitar ao longo do ano para curtir um dia de praia ou fazer uma pequena viagem, por exemplo.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Agora, se você está pensando em viajar para Portugal para comemorar um de seus feriados e ter a experiência cultural da celebração, é importante não perder a data.

Fizemos, por isso, uma lista com os principais feriados de Portugal e em quais datas serão comemorados no ano de 2019 e em 2020. Assim você pode programar sua viagem com antecedência.

Como funciona os feriados em Portugal

Os feriados em Portugal já deram o que falar durante o período da crise de 2012. Quatro deles foram suspensos por conta da forte crise econômica que o país europeu enfrentou, assim como o restante da Europa e do mundo.

Agora, com a crise mais distante, e com a volta dos quatro feriados no ano de 2016, os portugueses já podem respirar mais aliviados, ver a economia crescer e usufruir dos feriados nacionais novamente.

No país, os municípios possuem os próprios feriados, assim como no Brasil. Já os feriados e datas comemorativas são nacionais, sendo alguns com datas fixas e outros não.

Algumas datas comemorativas não são consideradas necessariamente feriados (quando não caem no domingo, por exemplo). Outras datas apenas não são feriados nacionais, como o Dia de São Valentim, que é comemorado no dia 14 de fevereiro como o Dia dos Namorados.

Outros dias ainda são feriados ou comemorados apenas em algumas regiões, cidades ou distritos. Tudo isso depende das datas históricas do município ou de seu santo padroeiro.

Conheça quais são os feriados em Portugal

Conheça quais são os principais feriados nacionais fixos que serão comemorados em Portugal todos os anos:

  • 01 de janeiro – Ano Novo;
  • 19 de abril – Sexta-feira Santa;
  • 21 de abril – Páscoa;
  • 25 de abril – Dia da Liberdade;
  • 01 de maio – Dia do Trabalhador;
  • 10 de junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas;
  • 20 de junho – Corpo de Deus (Corpus Christi);
  • 15 de agosto – Assunção de Nossa Senhora;
  • 05 de outubro – Implantação da República;
  • 01 de novembro – Dia de Todos os Santos;
  • 01 de dezembro – Restauração da Independência;
  • 08 de dezembro – Imaculada Conceição;
  • 25 de dezembro – Natal.

Aproveite para conhecer as principais festas portuguesas.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Significado dos feriados em Portugal

Conheça um pouco da história e do significado dos mais importantes feriados em Portugal:

Dia da Liberdade

O Dia da Liberdade de Portugal é comemorado no dia 25 de abril. Ele é um dos feriados mais importantes, pois marca o fim da ditadura portuguesa, que ocorreu entre 1933 e 1974, um dia para comemorar a libertação da nação.

Além disso, nesta data, os portugueses também se recordam da Revolução dos Cravos, pois a flor foi colocada nas armas dos militares neste dia e utilizada como um símbolo de paz.

Homem comemorando um dos feriados em Portugal: o 25 de abril

Conheça também a história de Portugal e o significado da bandeira de Portugal.

Quer saber como morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar a planejar e concretizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

O Dia de Camões  é comemorado no dia 10 de junho e é um feriado nacional que marca a data de morte do poeta português Luís Vaz de Camões, no ano de 1580. O autor é, até hoje, o escritor mais importante da nação portuguesa. Dentre as suas diversas obras estão “Os Lusíadas”.

Até ao ano de 1974, o Dia de Portugal celebrava a raça portuguesa, mas com o fim da ditadura, os portugueses passaram a homenagear seu país, Camões e as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.

Assunção de Nossa Senhora

O dia 15 de agosto marca a Assunção de Nossa Senhora, considerada a rainha de Portugal. Sendo uma das datas mais importantes da Igreja Católica, acontecem romarias e muitas festas comemorativas pelo país.

Implantação da República

Para os portugueses o dia 5 de outubro marca a Independência de Portugal e a Implantação da República no ano de 1910. Esta data marca o fim da monarquia e o início do regime republicano. O primeiro presidente eleito em Portugal foi Manuel de Arriaga, em 24 de agosto de 1911.

Restauração da República

Este feriado, comemorado em 1 de dezembro, marca a Restauração da Independência de Portugal, em 1640. Esta data relembra o fim da união ibérica entre Portugal e Espanha.

Imaculada Conceição

O último feriado nacional de Portugal, comemorado em 8 de dezembro, celebra a vida da Virgem Maria.

Saiba mais sobre a cultura portuguesa.

Feriados municipais em Portugal

Além dos feriados nacionais, existem também os feriados municipais. Exatamente como no Brasil, algumas cidades possuem suas datas comemorativas.

Alguns exemplos são os feriados de Açores e de Madeira. Nos Açores é comemorada a Segunda-feira do Espírito Santo (ou Dia dos Açores). Na Madeira, são dois feriados: o Dia da Madeira e o dia da Primeira Oitava.

Geralmente, os feriados municipais são datas que comemoram o dia do padroeiro da cidade ou a alguma data histórica do município.

Feriados em Lisboa

Em Lisboa, são apenas dois os feriados comemorados: o dia de Santo Antônio, no dia 13 de junho, e o dia de São João, em 24 de junho.

Saiba como curtir os feriados em Portugal e o que tem para fazer de graça em Lisboa.

Feriados no Porto

No Porto, o único feriado municipal comemorado é na data de 24 de junho, o Dia de São João.

Veja também nossas dicas sobre o que fazer no Porto ao visitar a cidade.

Feriados facultativos em Portugal

Em Portugal, o Carnaval é um feriado opcional. Muitas pessoas trabalham normalmente na terça-feira de Carnaval. Os únicos locais que fecham neste dia são as repartições públicas, como bancos e escolas.

Outras datas celebradas em Portugal

Além dos feriados em Portugal, há outras datas importantes que são celebradas no país europeu, mas que não são feriados, confira a lista:

  • 1 de janeiro – Dia de Reis;
  • 13 de fevereiro – Carnaval;
  • 14 de fevereiro – Dia de São Valentim;
  • 8 de março – Dia Internacional da Mulher;
  • 19 de março – Dia do Pai (dia fixo, não altera de acordo com o ano);
  • 06 de maio – Dia da Mãe (sempre no 1º domingo de maio);
  • 01 de junho – Dia Mundial da Criança;
  • 13 de junho – Dia de Santo Antônio;
  • 24 de junho – Dia de São João;
  • 29 de junho – Dia de São Pedro.

Depois que você já conheceu os feriados portugueses, conheça as vantagens e desvantagens de morar em Portugal.

Feriados em Portugal: em comparação com o Brasil

No Brasil, são 16 feriados nacionais (com datas fixas e móveis). A principal semelhança entre os feriados de Brasil e Portugal é que a maioria deles tem caráter religioso. Sendo que, nos dois países, existem Santos padroeiros de diversas cidades que são comemorados regionalmente.

Uma das principais diferenças seria a comemoração do Carnaval. Enquanto em Portugal é praticamente um dia normal, no Brasil existe toda uma preparação e comemoração deste dia (que dura bem mais que um dia).

Os principais feriados que coincidem nos dois países são as datas religiosas como Natal, Páscoa, Sexta-feira Santa, entre outros. Mas, além destes, existem alguns feriados internacionais, como o dia do trabalhador, comemorados no dia 1 de maio.

Agora que você conhece os principais feriados em Portugal fica mais fácil se programar para viajar ou, se você vai morar no país, já conhece um pouco mais dos costumes e dias de folga que terá por lá!

Saiba ainda como escolher o melhor lugar para morar em Portugal. Se tiver interesse em se mudar para o país indicamos ainda a leitura do nosso ebook Como Morar em Portugal com todos os passos necessários para viver no país legalmente e sem imprevistos.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autores

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.

Alexandre Nogueira é brasileiro, jornalista e especialista em comunicação esportiva. Possui ainda pós-graduação em Jornalismo Esportivo e especialização em marketing digital. Tem prazer em dar dicas de roteiros turísticos europeus e recomendar os melhores passeios. Ama jornalismo, cinema, viajar, escrever, o futebol e o Santos, não necessariamente nessa ordem.