Ansiedade de mudar de país: um fenômeno tem se repetido entre aqueles que decidiram sair do Brasil e tentar a vida em outro país. Tenho mais propriedade para falar especificamente de quem quer imigrar para Portugal, porque é aqui que eu vivo há praticamente 2 anos.

Mulher ansiosa para mudar de país
Índice Muita projeção gera ansiedade Síndrome do já é Eu também passei por isso Procure ajuda se for preciso

Noto que há uma enorme quantidade de brasileiros que, depois que decidiram arregaçar as mangas e botar em prática o plano Portugal, desenvolveram uma forte ansiedade para fazer com que as coisas aconteçam. Precisamos falar sobre isso.

Descubra o segredo para uma nova vida em Portugal!

Conheça nosso Ebook Como Morar em Portugal e saiba tudo o que precisa para uma mudança sem estresse: dicas de moradia, burocracia simplificada e o melhor da cultura local. Garanta agora seu e-book e dê o primeiro passo em direção ao seu sonho europeu!

CONHECER O EBOOK→

Muita projeção gera ansiedade

Algum escritor que eu não me recordo agora disse certa vez que o excesso de passado na vida da gente provoca depressão e o excesso de futuro, a ansiedade. E é isso mesmo.

Ficar projetando e pensando positivamente para que as coisas deem certo é sadio. Ruim é quando a projeção e o “e se…” viram uma obsessão e não conseguimos mover a vida de tanta ansiedade que nos cerca.

Quando a ansiedade nos domina num processo de imigração, corremos o risco de deixar furos no planejamento, criando situações que poderiam ter sido evitadas se não estivéssemos tão colados ao que ainda não aconteceu. Cada etapa tem seu tempo, então tome muito cuidado para não meter os pés pelas mãos.

Síndrome do já é

Sei que ansiedade é algo sério, mas, para descontrair, tenho apelidado tal comportamento entre nossos seguidores de “Síndrome do Já é”. Geralmente trata-se de alguém que tem gigantesca vontade de chegar em Portugal e não percebe que seu planejamento tem mais furos que um queijo suíço.

Muitos acreditam que a simples decisão de mudar para Portugal vai magicamente resolver tudo, por isso o “já é”. Muitas vezes são erros básicos que, se a pessoa estivesse menos estressada, não teria deixado passar. Vou dar dois exemplos que ilustram bem esta situação.

Casos reais de ansiedade

Dia desses uma moça que mora em São Paulo veio toda contente me dizer que já havia comprado as passagens para sua mudança e viria no início de 2023. Estava agora pesquisando sites de imóveis para escolher seu apartamento na região de Aveiro.

Comemorei com ela a compra dos bilhetes aéreos, disse que era um momento importante e, por curiosidade, indaguei sobre se ela viria com visto ou cidadania. Foi quando ela me respondeu que seria com visto, mas que ainda não havia aplicado.

“Mas você já está vendo imóvel e comprou a passagem sem saber se o visto vai ser aprovado? O visto pode demorar a sair e você vai ter de adiar a vinda”. A resposta dela foi: “Ih, tem isso, é? Ando tão louca para sair do Brasil que nem me toquei”.

Outro exemplo: um jovem casal do Paraná chegou até nós querendo tirar algumas dúvidas sobre imigração. Mesmo perfil: ambos muito ansiosos para chegar em Portugal e começar a vida nova.

Notei a ansiedade na velocidade com que exigia minhas respostas. Por duas vezes escreveu: “Recebeu mais esta pergunta?”. Casados de papel passado, ele tem cidadania portuguesa com Cartão de Cidadão emitido através do Consulado Português.

Casal no aeroporto com ansiedade de mudar de país

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal legalmente e com segurança?

Recomendamos a assessoria da Madeira da Costa, uma sociedade de advogados experientes para auxiliar na sua solicitação de vistos, autorização de residência, cidadania e outros trâmites. É da nossa confiança.

ENTRAR EM CONTATO →

Minha surpresa foi quando me disse que já tinha dado entrada no visto para a esposa poder vir com ele. Eu expliquei que, por ser cidadão português, ele tem o direito de trazer seus familiares brasileiros e que ela não precisaria de nenhum visto específico para entrar em Portugal.

“Caramba, eu tinha visto isso em algum lugar, mas ando tão ansioso para resolver tudo que esqueci”.

Foi aí que ele notou que o excesso de ansiedade estava mais atrapalhando do que ajudando no planejamento.

Mandar um dos membros da família na frente para organizar a mudança e seguir depois é uma boa ideia? Confira a minha opinião.

Eu também passei por isso

E, olha, eu sei muito bem que o processo de imigração tira qualquer ansioso do sério.

Eu já contei a nossa história aqui anteriormente, mas em linhas gerais: nós tivemos que  ajustar nossas expectativas porque a pandemia do coronavírus fechou vários aeroportos e fomos obrigados a aguardar por meses dentro de casa no Brasil, bem calmos e quietinhos, enquanto o mundo resolvia quando poderíamos seguir nossos planos.

Porto, em Portugal
Porto/Portugal, foto de Maurício Martins.

Não foi no nosso tempo e nem na nossa velocidade, porque tivemos de aceitar o que estava nos sendo imposto. Se isso não foi um teste para controlar a ansiedade, eu não sei mais o que foi.

Escute o meu conselho

Meu conselho é que você tente controlar sua ansiedade em fazer com que as coisas aconteçam. Nada vai se resolver mais rápido pelo simples fato de você estar ansioso. Pesquise e estude tudo o que for possível sobre Portugal e imigração, mas não esqueça de dar um tempo para sua cabeça.

Vai mergulhar, curtir quem você ama, fazer uma trilha, comer em um restaurante bem gostoso ou simplesmente pescar. Às vezes é necessário olhar as coisas com outra perspectiva para perceber erros que você estava cometendo. A ansiedade é como uma neblina que nos impede de enxergar corretamente o que vem pela frente.

Se você já decidiu que vai mudar de país, veja o que indico a fazer antes da mudança em definitivo e, também, como lidar com a ansiedade na imigração.

Procure ajuda se for preciso

E se você perceber que não consegue manter esse controle ou que todo esse processo de imigração é demais para você, não hesite em procurar ajuda. É cada vez mais comum ver terapeutas se especializando em questões migratórias, principalmente ajudando a lidar com o turbilhão de sentimentos que uma mudança de país pode provocar.

O importante é que você esteja bem e 100% ciente do que está fazendo para tomar as melhores decisões e ter uma imigração para Portugal da forma mais tranquila e serena possível. É o que eu desejo para você. Sem ansiedade.