Comprar passagem para Portugal: quanto custa e como economizar

Passagens Aéreas  / 

Uma das primeiras coisas que as pessoas começam a pesquisar quando planejam uma viagem é a passagem. Você sabia que existem alguns truques que podem ajudar a encontrar a melhor tarifa?

Para quem está planejando a viagem, mas ainda não decidiu como vai comprar passagem para Portugal, vamos dar algumas dicas, para você encontrar o melhor preço e decidir qual a melhor época do ano para viajar.

Quanto custa comprar passagem para Portugal?

O valor da passagem para Portugal varia de acordo com a data da viagem (se é alta ou baixa temporada) e da antecedência da compra.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

De outubro a maio os valores das passagens aéreas para a Europa são mais baixos (excluindo o Natal) e isso se deve ao fato de que o verão, tido como alta temporada, começa em junho e termina em setembro.

Você também pode conferir um guia detalhado para fazer turismo em Portugal.

Preço na baixa e alta temporada

O preço de uma passagem para Portugal (ida e volta) na alta temporada, comprada com pelo menos 60 dias de antecedência está por volta dos 3.400 reais, enquanto em baixa temporada, também comprado com antecedência é de aproximadamente 2.700 reais.

Onde pesquisar

como pesquisar passagem para Portugal

Para comparar preços de passagem, o site da Kayak é muito bom, e da para selecionar se você quer ver voos diretos ou com escala. Você pode fazer a pesquisa também no site da ViajaNet, decolar, submarino ou Skyscanner.

Além disso, pesquisar diretamente nos sites das companhias aéreas é uma ótima ideia, pois as promoções são postadas lá:

Atenção às escalas de voo

Importante lembrar que a escala de voo é sempre feita no país de origem da companhia aérea, então se você comprar passagem para Portugal da Air France, por exemplo, você deverá ir para a França e fazer uma escala por lá.

Se quiser ir direto é melhor comprar pela TAP, que é uma empresa aérea portuguesa ou pela Azul, que é brasileira.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Veja o que já escrevemos sobre voar com a companhia aérea TAP Portugal.

Comprar passagem em agência de viagens no Brasil

Dependendo do objetivo da sua viagem, você pode também comprar passagem para Portugal em uma agência de viagens, que conta com a opção de passagem com tarifa de estudante e muitas vezes vale a pena.

Como encontrar passagens baratas para Portugal

Para encontrar as passagens, além dos sites que já indicamos acima, sugerimos que use também o Kayak, que faz a pesquisa em todos os sites e mostra os melhores preços.

Nesses motores de busca de voos, depois de você escolher a melhor tarifa, ele te direciona para o site onde encontrou aquele valor, para que você possa continuar e finalizar a compra.

Fizemos alguns exemplos, para que possa ver os resultados:

Escolher um comparador de preços de passagens

De uma forma muito simples, é o aspecto, usabilidade, e os serviços extra. Por exemplo, no Skyscanner você consegue facilmente alugar um carro ou hotel. Por outro lado, para fazer uma pesquisa rápida, o Kayak é mais apropriado. Use os dois e escolha o que mais se ajusta a você.

Diferença entre comparador e agência de viagens online

Dica importante, comprar passagem para Portugal através de um motor de busca é diferente de comprar em uma agência de viagens online, isto porque os motores de busca apenas redirecionam para os sites e nas agências de viagens online, você compra o bilhete diretamente à agência.

Desconfie e analise preços de passagens muito baratos

Por exemplo, se vir um preço muito atrativo numa agência de viagens online, desconfie e faça uma simulação diretamente na companhia aérea respectiva.

Isto porque muitas vezes as agências colocam um preço mais barato da passagem, mas depois acabam por cobrar um valor extra no final da compra, muito superior ao da companhia aérea (por exemplo por uma mala extra).

Use a janela incógnita do seu navegador

Quando você for fazer a pesquisa das passagens para Portugal, pode utilizar a janela incógnita do seu navegador de internet (Incognito Window), pois assim os preços das passagens não vão aumentar de acordo com as suas pesquisas anteriores.

Indicamos isso porque quando você busca muitas vezes um destino no Google, por exemplo, os sites das companhias aéreas param de lhe mostrar promoções e preços baixos, pois através do seu cache (histórico de busca na internet), a tendência é que os valores aumentem para aquele destino para você.

Conheça nossas 5 dicas infalíveis para comprar passagens aéreas baratas.

Épocas mais baratas para viajar para Portugal

Como qualquer outro país, existe a alta temporada em Portugal, que é na época do verão (de junho a setembro), e os preços das passagens vão ser mais altos.

Na baixa temporada, de outubro a maio (sem contar o feriado do Natal e Ano Novo) você consegue comprar passagem para Portugal a um preço mais baixo.

passagem portugal

Viajar no inverno pode ser uma oportunidade

Por conta das temperaturas muito baixas e excesso de chuvas em Portugal e em toda a Europa, é um período “bom” para comprar passagens, principalmente se estiver preparado para as condições climáticas que vai encontrar pela frente.

Antes de você comprar passagem para Portugal, veja como é o clima em Portugal, para se programar melhor e saber o que colocar na mala.

Melhor companhia para comprar passagem para Portugal

Muitas companhias aéreas fazem o voo do Brasil para Portugal, e fica difícil dizer qual a melhor, pois depende do objetivo de cada pessoa.

Se você quiser fazer uma viagem sem escalas ou conexões, a TAP ou a Azul são as melhores, porém elas possuem um preço bem mais elevado.

Viajar pela Ibéria

Pela Ibéria, por exemplo, você terá que fazer conexão na Espanha, (geralmente 1h) em Madrid, e depois voam para o Porto e Lisboa.

Viajar pela Turkish Airlines

Existem várias opções de companhias, e você tem que ver qual se adequa melhor nos seus planos. A Turkish Airlines, por exemplo, faz conexão em Istambul, mas oferece uma estadia no hotel caso a conexão seja maior que 10 horas.

Outras companhias aéreas a considerar

Além dessas, outras companhias também fazem o voo do Brasil para Portugal, como por exemplo a Air France (normalmente com conexão em Paris), KLM (normalmente com conexão em Amsterdam), Air Europa, Lufthansa, entre outras.

Considere o seu objetivo e o custo benefício

Existem sim tarifas ainda mais baratas, mas requer fazer conexão de algumas horas em Paris ou Amsterdam ou outra cidade, tornando a viagem ainda mais cansativa.

Por isso, quando você for comprar passagem para Portugal, você deve ter em mente o objetivo da sua viagem, além de fazer a pesquisa de preços para ver o custo benefício, pois, muitas vezes, os voos com muitas escalas ou conexões não valem a pena, dependendo do valor que economizamos.

Veja também quais são os aeroportos em Portugal.

A nossa opinião

Apesar do “melhor” ser relativo, vou dar a minha opinião sobre a melhor companhia para viajar para Portugal atualmente.

Sempre que pensamos em viajar para Portugal, a TAP surge como a primeira opção, por ser uma companhia aérea de Portugal e por ter uma forte aliança com a Azul.

Porém, com esse “monopólio“, os preços da TAP subiram muito e ficou praticamente impossível achar preços razoáveis pela companhia.

Outra coisa que tem desabonado a companhia foi o fato de diminuírem a franquia de bagagem. Passageiros da classe econômica agora só poderão despachar gratuitamente uma mala de até 23kg.

Então, na nossa opinião, o melhor custo x benefício neste momento são os voos da Ibéria.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.