Comprar os bilhetes para viajar pode ser um dos maiores gastos em uma viagem. Mas dá para economizar na sua próxima ida à Europa: basta planejar. Por isso, separamos as melhores dicas para comprar e comparar em sites de passagens aéreas.

Saiba quais são os melhores sites para pesquisar e comparar preços de passagens aéreas, além dos cuidados a se ter para garantir uma boa escolha de voo.

Quais os melhores sites de passagens aéreas?

Seja para um destino nacional ou internacional, uma coisa é certa para encontrar uma passagem aérea barata: quem deseja viajar precisa ter paciência para pesquisar.
Afinal, só é possível encontrar descontos e promoções entrando diariamente nos sites de passagens áreas, fazendo comparações de preços e ativando as notificações para receber um alerta quando o valor da passagem diminuir.

Para te ajudar nessa tarefa, enumeramos os principais sites de passagens áreas e fizemos uma análise sobre eles. Confira!

1. Passagens Promo

O Passagens Promo é um site de passagens áreas do mesmo grupo do Seguros Promo, site especializado em seguro viagem. O site funciona de maneira bem intuitiva: você pode ativar filtros para facilitar a sua busca por passagens. Eles podem ser por escala, classe, inclusão de bagagem, horários e companhias aéreas.

Vantagens

O Passagens Promo oferece descontos de até 35%, e a compra pode ser parcelada em até 10 vezes sem juros. Além disso, é possível realizar a busca simultânea por um hotel no destino da viagem e ativar alertas para monitorar os preços para um determinado destino.

Reputação no Reclame Aqui

Vale lembrar que o Passagens Promo é um site confiável. No Reclame Aqui, 100% das reclamações foram respondidas e mais de 90% foram solucionadas. A reputação nos últimos 6 meses é 8.7, considerada ótima.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Seguro de Viagem na Europa é obrigatório

Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

Ver Cotação →

2. ViajaNet

O ViajaNet é um site de passagens aéreas simples e intuitivo, sempre tem boas promoções nas melhores companhias aéreas da Europa e uma central de atendimento bem eficiente.

Vantagens

Uma das grandes vantagens do ViajaNet é permitir que você compre passagens aéreas para mais de dois destinos, de uma só vez. Para quem planeja viagens longas e com várias paradas, essa é uma facilidade que precisa ser considerada.

O site também tem uma seção com promoções relâmpago: nela, você pode encontrar passagens com preços muito mais baixos que o comum.

Reputação no Reclame Aqui

A reputação no Reclame Aqui é 7.1, considerada boa. Além disso, 99.9% das reclamações feitas são respondidas a prazo.

3. MaxMilhas

A MaxMilhas é um site de passagens aéreas que garante preços mais baixos devido à compra e venda de milhas aéreas. Nesse caso, o site adquire milhas de outros viajantes para “pagar” a passagem. Dessa forma, conseguem garantir bons preços.

O site oferece com frequência cupons que podem chegar a R$200 de desconto.

Vantagens

Agora, o MaxMilhas também tem uma seção disponível para hospedagem. Além de comprar suas passagens, você pode reservar hotéis com preços muito baixos. Também vale ficar de olho na seção MaxExperiências, reservada para pacotes completos de viagens com hospedagem, café da manhã e passeios já inclusos.

Reputação no Reclame Aqui

No ranking do Reclame Aqui, a MaxMilhas tem reputação de 8.3, considerada ótima. Além disso, 73.9% das pessoas que compraram no site alegam que voltariam a fazer negócios.

4. Decolar.com

O Decolar.com é um dos sites mais famosos que existem não só no Brasil, mas em toda a América Latina, tanto que está presente em 21 países.

Vantagens

O site permite planejar a viagem completa. Você pode comprar passagens aéreas, reservas de hotéis, aluguel de carro, compra de seguro viagem, ingressos para atrações turísticas e pacotes de viagem. E também, tem uma seção exclusiva para pacotes de viagem para a Disney.

No Decolar.com você também pode comprar passagens multidestinos, seção especial para quem planeja viagens com muitas paradas.

Reputação no Reclame Aqui

A reputação do site do Reclame Aqui não é das melhores. Esse número chegou em 4.9 nos últimos 6 meses, o que é considerado não recomendado pelo público.

5. Expedia

O Expedia tem uma apresentação muito simples e intuitiva e assim como o Decolar, permite planejar uma viagem completa.

Vantagens

O diferencial desse site de passagens aéreas é o programa de fidelidade, chamado Expedia+. Ele oferece aos seus clientes fiéis descontos exclusivos. Além disso, a maioria dos hotéis credenciados permitem o cancelamento gratuito. No próprio site também é possível alterar ou cancelar viagens e acompanhar o pedido de reembolso.

Outro diferencial do Expedia é que você pode pesquisar tarifas de hotéis e espaços para reuniões para grupos grandes, de acordo com a sua localização, tanto no Brasil quanto na Europa. Essa opção é ótima para quem vai viajar com muitas pessoas.

Reputação no Reclame Aqui

Nos últimos 6 meses, o site também bateu uma nota baixa no ranking de reputação: 3.6, considerada não recomendada.

Nosso site de passagem aérea favorito

Dentre os sites de passagens aéreas, o favorito da equipe do Euro Dicas é o Passagens Promo. E parece que ele é o favorito de muitas outras pessoas.

No Reclame Aqui, o site levou 8.5 de reputação entre 2021 e 2022, nota considerada ótima. Nos últimos 12 meses, por exemplo, o Passagens Promo recebeu apenas 212 reclamações, todas já respondidas e solucionadas.

Como comprar pelo Passagens Promo

Como o Passagens Promo é nosso site favorito, vamos te mostrar o passo a passo para pesquisar a sua passagem aérea utilizando essa plataforma:

  1. Abra o site oficial da Passagens Promo;
  2. Escolha a opção de pesquisa da passagem aérea: ida e volta, apenas ida ou multidestinos;
  3. Marque a opção de buscar hotel (se assim desejar);
  4. Insira a cidade ou aeroporto de origem e destino;
  5. Selecione a(s) data(s) da viagem;
  6. Marque a quantidade de passageiros: adultos acima de 11 anos, crianças de 2 a 11 anos e bebês até 23 meses;
  7. Clique em “Pesquisar”;
  8. Compare os preços das passagens aéreas. Nesse momento, você também pode ativar filtros específicos, como: escala, classe, cia aérea e horário;
  9. Marque a opção do voo desejado;
  10. Aperte o botão “Comprar”;
  11. Insira os dados de quem receberá a confirmação de compra: nome completo, telefone, e-mail;
  12. Insira os dados do(s) passageiro(s): primeiro e último nome, CPF, data de nascimento, gênero;
  13. Selecione a forma de pagamento: cartão de crédito, transferência bancária, dinheiro ou Pix;
  14. Confira todos os dados e selecione a opção “Finalizar pedido”;
  15. Sua passagem será enviada para o e-mail informado.
Pessoa olhando um notebook e um mapa sobre mesa
Sempre confira vários sites de passagens aéreas antes de fazer sua compra. Assim você garante os melhores preços.

Sites para criar alerta na busca de passagens aéreas

Todos os sites de passagens aéreas que listamos neste artigo permitem criar alertas de preços. E recomendamos que o faça. Dessa forma, você vai receber um e-mail de notificação sempre que houver alguma variação, seja um aumento ou diminuição do valor da passagem aérea.

Portanto, ao realizar uma cotação nos sites de passagens aéreas, basta inserir o aeroporto ou cidade de origem e de destino, as possíveis datas da viagem e ativar os alertas. Essa é a melhor forma para acompanhar os preços e não perder uma promoção ou desconto surpresa.

Aquela história de que comprar passagem aérea de madrugada é mais barato é pura lenda. O melhor a se fazer é realizar uma pesquisa inicial para verificar a média dos valores nos sites de passagens aéreas e ativar os alertas para acompanhar os preços e ver se realmente é o momento certo de comprar. Veja agora quais são os principais sites de alerta de passagens:

1. Google Flights

Sim, o Google também pode ser muito útil para quem está planejando uma viagem. Através da ferramenta Google Flights, é possível pesquisar por passagens aéreas para fazer comparações de preços.
Contudo, ele não faz a venda. Ao encontrar as passagens áreas desejadas, você será redirecionado para o site da companhia aérea, agência de turismo ou até mesmo para outros sites de passagens aéreas.

2. SkyScanner

O SkyScanner é um dos principais e mais conhecidos sites de passagens aéreas. Ele também apenas busca e concentra as informações para que você possa comparar os preços, mas não faz a venda. Segundo informações do site SkyScanner, mais de 100 milhões de pessoas o utilizam mensalmente para fazer buscas por passagens aéreas, hotéis e aluguel de carro.

3. Kayak

O Kayak funciona como um comparador de passagens aéreas. Ele permite que você faça pesquisas usando filtros específicos e ativando notificações de variação de preço. Além disso, você pode utilizá-lo para encontrar hotéis, aluguel de carro e até pacotes de viagens (passagem+hotel).

A compra da passagem aérea no Kayak não é efetuada no próprio site, assim como nos demais buscadores. Ele apenas apresenta os valores, e se você decidir comprar, receberá um direcionamento para um site parceiro.

É seguro utilizar sites de passagens aéreas?

Depende.

Existem sites de passagens aéreas que são muito seguros de utilizar. Inclusive, todos que citamos no artigo são seguros.

Uma forma de garantir que os seus dados serão criptografados é verificar se existe um ícone de cadeado na URL. Se existe um ícone de cadeado no local onde você digita o “www.site.com.br”, isso significa que o site está cumprindo com os protocolos de segurança da internet, o Secure Sockets Layer (SSL) e o Transport Layer Security (TLS).

Outra forma de garantir a seguridade é verificando a avaliação dos sites de passagens aéreas nos portais de reclamação, tais como o Reclame Aqui e o Trustpilot. Neles, você consegue visualizar a nota da empresa, o índice de reclamação e as principais queixas dos clientes. Vale lembrar que as notas das empresas são atualizadas constantemente nesses sites, então vale a pena checá-los com frequência.

6 cuidados na hora de usar os sites de passagens aéreas

Se você deseja viajar e está pensando em usar os sites de passagens aéreas, preste atenção nesses cuidados.

1. Utilize sites de passagens aéreas que sejam confiáveis

Não adianta abrir o Google e sair comprando em qualquer site que apareça. Verifique os portais de reclamação para saber se o site é confiável ou não. Faça buscas atuais nos sites Reclame Aqui e Trustpilot, pois são atualizados com constância.

Assim, além de saber a média de satisfação dos clientes do site, você pode conferir quais são os principais problemas apontados e se eles foram solucionados pela empresa.

2. Não compre em cima da hora

Nunca compre passagens em cima da hora, pois isso significa pagar caro. Viajar requer planejamento, principalmente se a viagem for internacional. Portanto, se vai sair de férias para um destino internacional, comece a pesquisar nos sites de passagens aéreas com uma antecedência de pelo menos 3 meses. Se o destino da viagem é nacional, essa antecedência pode cair para 1 ou 2 meses.

Contudo, saiba que você pode comprar passagens aéreas até 12 meses antes do dia da viagem. Vamos repetir: viajar para outro país requer planejamento.

3. Desconfie de preços muito baixos

O ideal é realizar uma pesquisa inicial para verificar a média dos valores praticados para o destino da viagem e ativar os alertas para acompanhar a variação dos preços. Contudo, desconfie quando os preços despencarem porque isso não é natural.

É óbvio que promoções e descontos são sempre bem-vindos e eles vivem acontecendo. No entanto, passagens muito baratas são geralmente acompanhadas de horas de escalas. Por exemplo, um voo de São Paulo para Portugal, que tem duração de 10 horas, pode se tornar um voo de até 32 horas.

Portanto, o gasto que você terá para comer nos aeroportos ou até mesmo se hospedar entre um voo e outro nem sempre compensa o valor barato pago na passagem aérea.

4. Fique atento às bagagens nos sites de passagens aéreas

Não compre uma passagem aérea sem antes conferir se o valor indicado inclui a bagagem. Muitos oferecem preços mais baixos, mas a despesa para despachar a bagagem não está incluída e se precisar pagar por isso a parte, prepare o bolso. Nem sempre pagar mais barato vale a pena.

5. Preste atenção nas conexões

Se sua viagem tiver múltiplos destinos, escolha fazer com a mesma companhia aérea. Isso garante que, caso tenha conexões, se algum voo der problema, a própria empresa se responsabiliza em recolocá-lo em outro avião.

Nos sites de passagens aéreas que funcionam como comparadores, verifique se existe a opção de pesquisa de “Várias Cidades”, ou múltiplos destinos. E isso serve para sua busca caso queira visitar outros destinos na mesma viagem. Certifique-se de chegar ao destino onde sairá seu voo final com bastante antecedência.

6. Tenha atenção com as taxas escondidas

Muitas empresas aéreas estão cobrando valores extras, para itens como: marcação de assento, bagagens despachadas e outros adicionais. Principalmente as companhias low cost.
Por isso, tenha cuidado, leia atentamente as condições gerais da tarifa escolhida nos sites de passagens aéreas. O barato pode sair caro no final.

Vale a pena usar sites de passagens aéreas para compra?

Vale sim.

Aqui no Euro Dicas, toda a nossa equipe utiliza os sites de passagens aéreas para a compra. Além de poder comparar os preços e ativar os alertas de variação de tarifas, esses sites conseguem garantir valores mais baixos do que os sites das próprias companhias aéreas.

Isso acontece porque eles vendem em maior quantidade fazendo com que os preços se tornem mais competitivos. E também, muitos deles utilizam de serviços de compra e venda de milhas. Dessa forma, o site paga a passagem com as milhas adquiridas e se torna mais barato. Com esse equilíbrio, os sites de passagens aéreas conseguem garantir preços mais baixos.

Não esqueça do seguro viagem

Independente do destino da viagem, o seguro viagem é um item essencial e deve fazer parte do planejamento. Inclusive, existem alguns destinos nos quais ele é obrigatório e deve ser apresentado na imigração, como os países que fazem parte do Espaço Schengen, na Europa.

Você pode utilizar o nosso comparador de seguro viagem para realizar a cotação e garantir até 10% de desconto. Para isso, ao realizar a compra pelo nosso comparador ou pelo Seguros Promo, basta digitar o código EURODICAS5 para garantir 5% de desconto e optar pelo pagamento via boleto bancário para garantir mais 5%.

Quando viajar? Épocas mais caras e mais baratas

Se quiser economizar, evite viajar na alta temporada. Os preços são sempre mais caros nas altas estações, principalmente se você estiver buscando passagens aéreas para Europa, um dos destinos mais visados por viajantes de todo o mundo. Isso abrange, principalmente, o verão, entre final de junho e meados de setembro: é o período de férias no hemisfério norte e, por isso, a época mais procurada.

Além disso, inclua aí os feriados e datas festivas, como réveillon. A não ser que queira justamente aproveitar esses momentos, são os períodos mais caros, junto com a alta estação. Uma boa época para viajar para a Europa são meia estações, como primavera, de abril a maio ou comecinho de junho.

O clima é mais ameno, as atrações estão menos cheias e os dias duram mais. Outra opção é o outono e comecinho do inverno, final de setembro até meados de novembro e dezembro.

E aí? Está esperando o que para começar a comparar preços de passagens e encontrar a ideal para você?