Um voo cancelado é um problema pelo qual ninguém deseja passar. Afinal, depois de planejar muito bem uma viagem, comprar as passagens, fazer as malas e traçar todo um roteiro de passeios, ter o voo cancelado pode ser um balde de água fria. Porém, saiba que se esse problema acontecer com você, há formas de ir atrás dos seus direitos e de conseguir indenização.

Neste artigo, saiba o que fazer quando seu voo for cancelado, conheça empresas que podem te ajudar a diminuir a burocracia nesse processo e muito mais. Boa leitura.

O que fazer em caso de voo cancelado?

Se seu voo foi cancelado, não se preocupe porque a companhia aérea tem o dever de te assistir nesses momentos. Para isso, solicite à empresa o comprovante de cancelamento, documento que ela é obrigada a fornecer a todos os passageiros.

Além desse comprovante, separe seu cartão de embarque (se for o caso), fotos do painel do aeroporto que indique o cancelamento, notas fiscais que comprovem seus gastos provocados pelo ocorrido e qualquer outro comprovante possível. Tendo esses documentos em mãos, basta solicitar à companhia que te ofereça uma passagem em outro voo ou que reembolse integralmente o valor da sua passagem cancelada.

Se você já estiver no aeroporto ao saber do cancelamento, a companhia aérea precisa te realocar em outro voo o quanto antes. Entretanto, o tempo de espera até o próximo voo pode ser curto ou longo, e a depender desse tempo há outras medidas que você pode tomar.

Em casos mais extremos, você também pode processar a companhia aérea responsável pelo ocorrido.

Tempo de espera curto entre voos

Se o tempo de espera entre o voo cancelado e o voo para o qual você recebeu transferência for curto, de até 4 horas, a companhia deve pagar pelas suas refeições no aeroporto. Isso pode ser feito através de “vouchers” recebidos pela empresa, ou através de reembolso. Por isso guardar todas as notas fiscais é tão importante.

Além da alimentação, a companhia aérea precisa oferecer aos passageiros acesso à internet, a telefonemas e te ajudar a entrar em contato com alguém, caso necessário.

Tempo de espera longo entre os voos

Se o tempo de espera for longo, superior a 4 horas ou com necessidade de pernoite, você pode solicitar que a companhia arque com alojamento e transporte do aeroporto até esse local, e vice-versa. Assim, você não precisa ficar no aeroporto durante longas horas e garante não ter de arcar com esses custos.

Se o aeroporto ficar na mesma cidade em que você mora, a companhia deve arcar com seu transporte de ida para casa e de volta para o aeroporto, quando for a hora do novo voo.

Direitos do passageiro quando há voos cancelados

Os direitos do passageiro aéreo não são os mesmos em voos nacionais e internacionais. Afinal, voos nacionais são regulamentados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), enquanto os voos internacionais são regulamentados por outros órgãos. No caso da Europa, os voos são regulamentados pela Lei CE261.

Veja agora as diferenças dos seus direitos em cada um desses tipos de voo.

Voos internacionais

Se o seu voo for cancelado e você conseguir um realocamento apenas após 1 hora da data de partida, tem direito a receber serviços oferecidos pela companhia aérea e a uma pequena indenização. Quanto maior for o tempo que você levar para receber realocamento, maior deve ser sua indenização.

Nos voos internacionais, você pode receber indenização se a partida do avião atrasar mais de 5 horas. Além disso, pode receber uma pequena indenização caso chegue ao destino com mais de 3 horas de atraso. Nos casos de atraso, alimentação, transporte e alojamento devem ser fornecidos pela companhia aérea, a depender do tempo de duração desse problema.

Voos nacionais

Os casos de voos nacionais são um pouco diferentes, e você pode receber uma pequena indenização se receber realocamento após 30 minutos do horário de partida do seu voo original.

Quanto maior o tempo de espera pelo realocamento, maior o valor da indenização. Se você for realocado(a) com pelo menos 4 horas de atraso (em relação ao primeiro voo) pode receber uma indenização completa (de até R$ 4.500).

Ainda, se você recebeu aviso de que o voo foi cancelado há menos de 72 horas do dia da passagem e não foi realocado(a) em outro voo em dia e horário semelhante, tem direito a indenização por danos morais.

Você também pode receber o reembolso completo da sua passagem, realocação em outro voo (de qualquer companhia ou da mesma) ou até mesmo remarcar gratuitamente o seu voo.

Mulher em aeroporto, esperando provavelmente por causa de voo cancelado
Existem várias formas de resolver quando um voo é cancelado. Busque sempre pela melhor delas!

Se a companhia avisar sobre o cancelamento dentro do prazo, você pode pedir reembolso ou reacomodação (para um voo com horário mais parecido com o voo original) se o novo voo for pelo menos 30 minutos mais tarde que o primeiro.

É bom lembrar que você tem direito a assistências oferecidas pela companhia aérea em situações de atraso do voo, como alimentação, telefonema, alojamento e transporte.

Teve seu voo de volta cancelado? Entenda como recorrer aos seus direitos.

O que fazer quando os direitos não são cumpridos?

Se seu voo for cancelado e seus direitos não forem cumpridos pela companhia aérea, você pode e deve solicitar ajuda jurídica. Nesses casos, é necessário contar com a ajuda de advogados ou de empresas especialistas em direitos do consumidor ou do passageiro aéreo.

Você deverá fornecer todos os comprovantes que tiver para essa pessoa, que entrará em contato com a companhia responsável pelo ocorrido.

Como pedir indenização ou reembolso por voo cancelado?

Ir atrás dos seus direitos pode parecer uma tarefa complicada e burocrática. Entretanto, atualmente existem uma série de empresas que facilitam esse processo e encurtam a distância entre você e a legislação.

Em plataformas com esse objetivo, você detalha o seu problema e uma pessoa profissional em direitos do consumidor resolve tudo. Veja agora algumas empresas que atuam com problemas nos voos.

Airhelp

A Airhelp é uma empresa que cuida dos direitos dos passageiros aéreos, e está presente no mercado desde 2013. Nesses quase 10 anos de atuação, a Airhelp já ajudou mais de 16 milhões de passageiros e possui mais de 30 escritórios. Além disso, ela é membro da APRA (Associação dos Defensores dos Direitos dos Passageiros).

Ao preencher as informações do seu voo no site oficial da Airhelp, especialistas nesses casos irão resolver tudo por você. Se o seu caso for apto a receber indenização, a Airhelp cobra uma taxa de 35% do valor que você receber. Entretanto, se seu caso não for apto, você não paga nada pelo serviço prestado pela empresa.

A Airhelp também atua com problemas de atraso de voo, no-show, overbooking, atraso ou extravio de bagagem e greve da companhia aérea.

Dentre todas as empresas, a AirHelp é a nossa favorita. Já conseguimos uma indenização de 600 euros com a ajuda dessa empresa.

Liberfly

No mercado desde 2016, a Liberfly é uma empresa que resolve pendências jurídicas relacionadas a voos. Ao preencher o formulário no site oficial da empresa, pessoas responsáveis pelos direitos dos passageiros aéreos irão assumir seu caso e ir atrás dos seus direitos por você.

De acordo com o site oficial da Liberfly, se seu caso for passível a receber indenização, você pode receber até R$ 1 mil da própria Liberfly, isso tudo em até 48h (para voos que tiveram problemas nos últimos 5 anos). Isso acontece porque a empresa assume o seu caso e paga a indenização dele, sem que você precise esperar longos meses (ou até anos) para receber o valor.

Além de problemas com voo cancelado, a Liberfly também resolve problemas relacionados a atraso de voo, extravio de bagagem, overbooking e no-show.

Resolvvi

A Resolvvi é uma empresa ativa no mercado desde 2017, e nesse curto tempo de existência já conseguiu recuperar mais de R$ 20 milhões em indenizações. Ela resolve problemas desde o cancelamento de voos até atrasos, conexões perdidas, bagagem extraviada, no-show e overbooking.

Solicitar os serviços é bem simples, e você deve preencher suas informações no site oficial da Resolvvi, além de enviar todos os comprovantes que tiver em mãos. Depois disso, resta esperar. Afinal, uma pessoa especialista cuidará de tudo para você.

Na Resolvvi, o processo é bem semelhante com o da Airhelp: se você receber indenização, paga à empresa uma taxa de sucesso de 35%. Se não receber a indenização, não paga nada.

Aeroporto lotado no embarque
Em caso de voo cancelado, a companhia aérea deve cumprir os direitos dos passageiros

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Como comprovar que o voo foi cancelado?

Se seu voo foi cancelado, reúna absolutamente todos os documentos e comprovantes que o envolvem direta ou indiretamente. Veja uma lista do que você pode usar para comprovar o cancelamento:

  • Comprovante de cancelamento de voo (documento que pode ser retirado gratuitamente no guichê da companhia aérea);
  • Notas fiscais dos seus gastos durante a espera até o realocamento;
  • Fotos do painel do aeroporto que mostre que o voo foi cancelado (o painel deve conter o número do voo, destino, nome da companhia aérea, data ou alguma outra informação que ajude a identificar o voo);
  • Cópias ou prints de e-mails e comunicações da companhia que anunciam o cancelamento do voo.

Qual o valor da indenização?

O valor da indenização varia sobretudo conforme a gravidade do problema.

Por exemplo, quanto mais tempo você esperar entre um voo e outro, quanto maior o atraso com o qual você desembarcar no seu destino ou quanto maiores os danos sofridos por você, maior será a sua indenização.

Veja os valores médios de indenização por cancelamento de voo pagos por cada uma das empresas citadas anteriormente:

Empresa Valor médio da indenização
Resolvvi Indenização média de R$ 4.500
Airhelp Indenização média de R$ 600 e R$ 3.300
Liberfly Até R$ 1 mil (em até 48 horas)

Motivos para o voo ser cancelado

Não existe apenas um motivo para um voo ser cancelado. Dentre todos os fatores que podem causar esse problema, há aqueles que são de responsabilidade da companhia aérea e aqueles que estão fora do controle da empresa.

Voo cancelado por responsabilidade da companhia aérea

Há vários fatores que são responsabilidade da companhia e que podem cancelar o voo. Normalmente, quando os motivos são esses, a companhia aérea consegue prever com certa antecedência e também avisar a tempo aos passageiros do ocorrido.

Entretanto, isso não impede que esses problemas aconteçam de forma inesperada e em cima da hora. Confira quais são esses motivos.

  • Overbooking;
  • Manutenção não programada ou problemas técnicos com o avião, bem como necessidade de trocar a aeronave responsável pelo voo;
  • Problemas com a tripulação, como casos de doença ou necessidade de descanso forçada pelo excesso de horas seguidas trabalhadas;
  • Transporte de cargas especiais que exigem vistorias em excesso;
  • Poucos passageiros confirmados no voo.

Confira o que é preciso fazer para obter indenização em caso de overbooking.

Voo cancelado fora do controle da companhia aérea

Por outro lado, há problemas que geram o cancelamento do voo e que estão completamente fora do controle de qualquer pessoa. Nesses casos, é mais difícil que a companhia aérea consiga prever esses problemas, o que gera boa parte dos cancelamentos em cima da hora.

Esses motivos podem ser:

  • Greves não previstas;
  • Tempestades e outros eventos climáticos;
  • Congestionamento aéreo;
  • Fechamento inesperado de fronteiras;
  • Falha no sistema de radares;
  • Atraso nas conexões;
  • Não aparecimento de um passageiro que já tenha embarcado a bagagem.

Vale a pena pedir indenização por voo cancelado?

Sim, vale a pena e é um direito seu.

Você já pagou pela sua passagem e se programou para viajar naquele dia e naquele horário. Um cancelamento de voo sem dúvidas irá te causar transtornos, além de poder te atrasar para compromissos ou gerar gastos imprevistos. Sendo assim, a companhia aérea precisa te reembolsar e te dar indenização por esses danos que você sofreu.

Além disso, com empresas como a Airhelp, a Liberfly, e a Resolvvi, você não terá trabalho algum além de enviar os comprovantes do cancelamento de voo para um profissional. Essa pessoa irá resolver toda a burocracia para você, e no caso das três empresas citadas, você não paga nada por isso se não receber a indenização devida.

Também vale lembrar que as taxas que você paga para as empresas são relativamente baixas, e você irá recuperar boa parte do seu dinheiro perdido por causa do voo cancelado. Ou seja: você tem apenas bons motivos para solicitar ajuda e ir atrás da sua indenização, além de não ter nada a perder.

Perguntas frequentes sobre voo cancelado

Ainda ficou com dúvidas sobre voo cancelado? Veja agora as respostas para algumas perguntas frequentes.

Como saber se o voo foi cancelado?

Você pode saber através dos painéis do aeroporto de origem, ao conferir o status do voo no site da companhia aérea, ao ligar para a companhia ou conferindo se você recebeu algum e-mail ou mensagem sobre o evento. Depois de comprar sua passagem aérea, você receberá todos esses comunicados por e-mail.

Quanto tempo antes um voo pode ser cancelado?

O voo pode ser cancelado sem que a companhia seja responsabilizada por isso em até 72h antes da data marcada. Mas em casos de imprevistos, o voo pode ser cancelado em até minutos antes da partida.

Passageiro pode cancelar o voo?

Sim, pode. Em até 24 horas depois da emissão do bilhete, você pode cancelar sua passagem sem sofrer penalidades, desde que a compra tenha sido feita com antecedência mínima de 7 dias antes do dia do embarque. Depois desse prazo, você poderáter que pagar uma multa. Antes de cancelar, verifique a política de reembolso da companhia aérea.