Só no Brasil, cerca de 5,2 milhões de passageiros foram afetados por cancelamentos de voos entre janeiro e julho de 2022. Desses, 640 mil teriam direito à indenização pelos transtornos com atrasos e cancelamentos. No entanto, muitas vezes, os viajantes nem mesmo conhecem seus direitos. Por isso, existem empresas que ajudam essas pessoas, como a AirHelp.

A empresa atua no auxílio a passageiros para resolver questões como cancelamento e atraso de voo para garantir ao cliente o pagamento das devidas indenizações.

Confira neste artigo como funciona a AirHelp, se a empresa é confiável, quanto custa e como solicitar a sua indenização. Vamos lá?

Pergunta Resposta
Quanto a AirHelp cobra? Taxa de 35% do valor da indenização
O que é o formulário de atribuição AirHelp? Documento onde o cliente autoriza a Airhelp a negociar com a companhia aérea em seu nome
Quanto tempo demora o processo da AirHelp? Depende do processo, mas o tempo médio quando a companhia aérea não colabora é entre 6 meses e 1 ano.

O que é a AirHelp?

A AirHelp é uma startup que auxilia passageiros a buscarem os seus direitos junto às companhias aéreas, funcionando como uma intermediadora para buscar resolver possíveis conflitos de forma simples.

Membro da Associação dos Defensores dos Direitos dos Passageiros (Association of Passenger Rights Advocates – APRA), tem como missão principal promover e proteger os direitos dos passageiros aéreos.

Ela atua nos principais países e cidades do mundo e conta com uma equipe de advogados especialistas em direitos dos passageiros aéreos.

Como funciona a AirHelp?

Como mencionado anteriormente, a AirHelp é uma intermediadora entre os passageiros e companhias aéreas. Quando o passageiro tem qualquer problema, a startup trabalha para que todos os seus direitos sejam concedidos. Assim, atua em situações de atraso e cancelamento de voo, perda de conexão, atraso ou overbooking e greve de companhias aéreas.

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Um detalhe importante é que a empresa só cobra pelos serviços caso o passageiro ganhe a causa. Caso o passageiro não tenha direito ou não ganhe, não pagará nada pelo serviço. Dessa forma, sempre que o passageiro tiver que receber alguma indenização, a empresa realiza o processo junto às companhias aéreas de acordo com a legislação vigente, como:

  • Código de defesa do consumidor;
  • Resolução nº 400 da ANAC;
  • Convenção de Montreal.

Além de defender seus direitos junto às companhias aéreas, a empresa faz campanhas para que governos nacionais introduzam direitos justos de viagem em todo o mundo.

Passo a passo para acionar a AirHelp

Veja o passo a passo completo para acionar o AirHelp e como o processo é simples:

  1. Entre no site da AirHelp;
  2. Indique o aeroporto de origem e destino da sua viagem. Vá em “Verificar indenização”;
  3. Informe se houve ou não conexões de voo;
  4. Coloque a data do voo;
  5. Informe qual foi o problema e outros dados solicitados;
  6. Informe o seu e-mail e outros dados pessoais como nome, sobrenome, residência, passaporte entre outros;
  7. Leia e aceite os Termos e Condições e Declaração de Privacidade. Se aceitar, clique em continuar para ver os resultados do seu pedido de compensação;
  8. Logo a plataforma já vai dizer se você pode ou não ter direito a uma indenização e uma previsão de valor;
  9. Finalize a solicitação e aguarde um e-mail da Equipe da AirHelp.

Se a sua indenização for paga, você receberá o valor através de transferência bancária.

Airhelp Plus

A AirHelp Plus é um serviço da empresa para que o cliente tenha acesso a todos os produtos. Ele é pré-pago e o cliente tem direito a um ano de acesso. Ao assinar o AirHelp Plus, o passageiro tem direito a reivindicar alguns direitos após ter problemas como indenizações por atraso e cancelamento, além de despesas extras.

Sem contar que todas as taxas normais da AirHelp são dispensadas para clientes do AirHelp Plus. Ainda, o cliente tem acesso a um atendimento especializado e exclusivo.

Há duas opções de planos: Essential e Complete. Ambos oferecem as facilidades que mencionamos. Com o plano Complete, o passageiro tem direito a acesso a salas de espera do aeroporto quando os voos forem cancelados na última hora ou estiverem atrasados.

Os preços são:

  • Essential: €19,99 por ano;
  • Complete €49,99 por ano.

Por enquanto, o pagamento só pode ser feito em euros, o que em breve deve ser atualizado. Você pode pagar com um cartão de débito ou crédito internacional.

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AirHelp é de confiança?

Sim.

A AirHelp atua no mercado desde 2013 e é membro da Associação dos Defensores dos Direitos dos Passageiros (Association of Passenger Rights Advocates – APRA). Para ajudar a confirmar a confiabilidade, veja uma análise que fizemos da presença online da empresa.

Airhelp no Reclame Aqui

No Reclame Aqui, a reputação da AirHelp é considerada ótima, com nota de 9.0.

Avaliação da Airhelp no Reclame Aqui
Airhelp no Reclame Aqui em Novembro de 2023

A empresa responde a todas as queixas em média de apenas 1 dia e 3 horas. Além disso, entre maio e outubro de 2023, recebeu 58 queixas e respondeu a todas elas com um índice de solução de 96%. Ademais, 88% dos clientes voltariam a fazer negócios com a AirHelp após a solução do problema.

Airhelp no Trustpilot

No Trustpilot, a empresa também é bem avaliada, com nota 4,6 em 5.

Avaliação do Airhelp no Trustpilot
Avaliação do Airhelp no site da Trustpilot em novembro de 2023

Em novembro de 2023, a empresa registrava mais de 160 mil avaliações, sendo que 82% das pessoas a classificam como excelente e 12% como muito bom. Ainda, apenas 1% das avaliações consideram a empresa ruim e outros 3% como muito ruim. Dados mostram que a maioria dos clientes estão satisfeitos com a AirHelp.

Veja essa opinião recente, de novembro de 2023:

Opinião sobre Airhelp no trustpilot

Em que situações posso acionar a AirHelp?

A AirHelp atua em diversas situações como:

  • Voo cancelado;
  • Voo atrasado;
  • Overbooking (embarque negado);
  • Perda de voo em conexão;
  • Greve da companhia aérea.

É importante ressaltar que a empresa atua conforme a legislação vigente no país ou região onde o problema ocorreu. A startup analisa se os direitos do passageiro foram atendidos e se a companhia aérea deu o devido suporte.

Além disso, há casos bastante específicos que não estão na relação acima. Por isso, sempre que o passageiro tiver dúvidas se tem ou não algum direito, deve entrar em contato com o time da AirHelp para que a situação seja devidamente analisada.

Como fazer valer os meus direitos?

Em uma viagem de avião, muitas vezes o viajante passa por diversos transtornos e não entende quais são seus direitos. É neste momento que pode acionar a AirHelp.

Para fazer valer os seus direitos, tenha sempre em mãos os documentos que comprovem o transtorno, como comprovantes de gastos extras e de passagens. Além disso, quando a companhia aérea oferecer uma solução imediata, verifique se a proposta satisfaz suas necessidades e está de acordo com a legislação aplicável.

Para isso, a AirHelp conta com uma rede especializada para amparar o viajante nesse momento. Mesmo se você tiver alguma dúvida se tem ou não direito a uma indenização, pode acionar a AirHelp para esclarecer os detalhes.

A AirHelp cobra uma taxa de serviço?

Sim, a taxa de serviço da AirHelp varia conforme a reivindicação e o serviço prestado. No Brasil essa taxa é de 35% da indenização recebida.

A AirHelp oferece alguns serviços gratuitos como a prestação do serviço de elegibilidade, serviço de informações e serviços de resolução de conflitos que não obtêm sucesso.

No entanto, caso o conflito seja resolvido e o passageiro receba a indenização, a AirHelp cobra uma taxa de 35% do valor recebido. Essa taxa já é descontada antes de o dinheiro ser enviado para o cliente. Ou seja, você só paga a taxa se realmente for receber a compensação.

Vale lembrar que passageiros que optam pelo AirHelp Plus não pagam essa taxa caso precisem acionar a empresa. Isso porque, eles já pagam o plano pré-pago.

Existem provedores melhores que a AirHelp
AirHelp é uma empresa confiável, e cobra taxa de serviços comum ao mercado.

Quanto vou receber de indenização?

O valor da indenização irá depender do tipo de ocorrência. Segundo o site da AirHelp, cada passageiro pode receber até R$10 mil para voos no Brasil. Algumas indenizações no Brasil são:

  • Atraso de voo – até R$10mil por pessoa;
  • Cancelamento de voo – até R$10 mil por pessoa;
  • Embarque negado em voo internacional –  aproximadamente R$3.000 por pessoa;
  • Embarque negado em voo nacional – aproximadamente R$1.680 por pessoa.

Já em voos na União Europeia as indenizações podem ser:

  • Atraso de voo – entre €250 e €600;
  • Cancelamento de voo – entre €125 e €600;
  • Embarque negado – até €600.

É importante lembrar que o valor recebido diretamente na sua conta bancária já estará com a taxa da AirHelp descontada. Isso porque, a companhia aérea pagará a indenização para a plataforma.

Exemplo prático

Por exemplo, você tem direito a receber R$ 5.000. Esse será o valor que a companhia irá pagar para a AirHelp. Então, após o desconto de 35%, você receberá na sua conta bancária R$3.250.

A AirHelp garante que o passageiro sempre obterá o montante correto de compensação. A empresa não reduz o valor da indenização devido a possíveis custos cambiais e taxas bancárias associadas ao recebimento dos valores.

Quanto tempo demora para receber indenização?

Não existe um tempo específico para receber a indenização porque todo o processo depende de uma série de fatores que não dependem da AirHelp como:

  • Tipo de compensação;
  • Documentação disponível;
  • Tempo que a companhia aérea leva para responder à solicitação;
  • Regulamento aplicável, a depender do país;
  • Se é preciso alguma medida judicial – nesses casos, o tempo será maior;
  • Demora para o julgamento.

Segundo o site da AirHelp, o tempo médio para que o cliente receba a indenização varia entre três e quatro meses na União Europeia e entre 6 meses e 1 ano no Brasil.

É importante lembrar que você pode acompanhar o processo no painel de controle da AirHelp. Ainda, a empresa envia e-mails com atualizações sempre que há algo de novo em seu processo.

Vale a pena usar a AirHelp?

Sim, vale a pena.

A AirHelp é uma empresa séria, que trabalha na defesa dos direitos do consumidor e tem uma taxa de aprovação de indenização elevada. Por isso, recomendamos essa marca aos nossos leitores.

O Erick já conseguiu indenização com a AirHelp

O Erick Gutierrez, fundador do Euro Dicas, já conseguiu uma indenização por atraso de um voo para a Europa através da AirHelp. No vídeo abaixo ele explica como:

Perguntas frequentes

Como desistir de um contrato com a AirHelp?

Após enviar uma reivindicação, o cliente tem até 14 dias para cancelar o processo pelo chat no site ou por meio de um formulário de contato sem a necessidade de explicar os motivos. Porém, após esse período, o cancelamento não é mais possível ou se a AirHelp tiver informado que a companhia aérea concordou em realizar o pagamento.

Como verificar o andamento do processo AirHelp?

Você receberá um e-mail a cada etapa do processo. Também pode verificar o andamento no seu painel de controle, basta ir em “Reclamações e voos”.

Como receber compensação pelo AirHelp via conta bancária?

Ao acessar o seu painel de controle na AirHelp, você pode selecionar o método de pagamento via conta bancária. Esse processo é feito via parceiro da AirHelp e você não paga nada a mais por isso.

Como entrar em contato com a AirHelp

Para entrar em contato com a AirHelp, você poderá acessar a página de ajuda da empresa. Além disso, é preciso estar logado na plataforma para solicitar atendimento, ou seja, a empresa só recebe mensagens de quem já é registrado no site.

Qual é a comissão da Airhelp?

Varia de:

  • 0% caso você não tenha direito a indenização, a Airhelp não cobra nada;
  • 35% de comissão sobre a sua indenização, para casos tratados pela legislação brasileira;
  • 35% a 50% caso seu processo necessite de assistência jurídica para ser concluído e aprovado na União Europeia.

Alternativas à Airhelp

Existem diversas empresas que realizam serviços semelhantes à AirHelp. No Brasil, temos duas empresas que atuam nesse ramo e também são de confiança: a Liberfly e a Resolvvi. Visite também esses dois sites para entender qual delas é a ideal para você.

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