AirHelp funciona? Saiba como garantir sua indenização

Provavelmente alguma vez você já foi prejudicado com cancelamentos ou atrasos de voos e nada foi feito por parte da companhia aérea. Infelizmente isso é muito comum. A AirHelp se compromete a te ajudar a conseguir seus direitos. Quer saber informações sobre a empresa, quais são os benefícios e como usar? Então nos acompanhe neste artigo, pois vamos esclarecer tudo para você aqui.

O que é a AirHelp

Fundada em 2013 e com mais treze milhões de clientes, a empresa AirHelp é uma startup que trabalha para acabar com seus problemas ao viajar de avião.

Como funciona a AirHelp

A empresa se compromete a ajudar passageiros aéreos de todo o mundo a receber compensações por voos atrasados, cancelados ou superlotados, lutando em nome dos clientes que não conhecem seus direitos ou que não têm tempo ou conhecimento para reivindicá-los.

Homepage da Airhelp

Benefícios de usar a AirHelp

Sua reclamação será feita por meio da empresa, que tem reconhecimento de mercado e os melhores resultados do setor de reivindicações de diretos de passageiros de voos. A empresa conta com uma equipe jurídica que tem experiência em mais de 30 países e em 16 idiomas.

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Além disso, se você não ganhar indenização da companhia aérea, não paga o serviço da AirHelp. Isto é, o serviço só é cobrado se você obtiver a compensação reclamada, mesmo quando é preciso entrar com uma ação legal.

Por isso, não correrá nenhum risco nem terá que pagar nada de forma antecipada, o que é uma grande vantagem. Todo o procedimento é feito de maneira online, pelo site, e a equipe de especialistas resolverá tudo para você, buscando responsabilizar as companhias aéreas por suas obrigações financeiras.

Desta forma, você poupa o stress e a burocracia associados à gestão da reclamação por sua conta.

Como usar a AirHelp: passo a passo

  1. Entre no site da AirHelp;
  2. Indique de onde partiu o seu voo e qual foi o seu destino final e clique no botão “Verificar Indenização”;
  3. Indique se houve algum voo de ligação clicando no Sim ou no Não;
  4. Informe qual foi  problema com o seu voo selecionando uma das opções: Voo atrasado, Voo cancelado ou Voo sobrelotado;
  5. Diga qual foi o  atraso total ao chegar ao seu destino;
  6. Informe qual foi o motivo apresentado pela companhia, selecionando uma das opções da lista;
  7. Indique qual foi a Companhia Aérea utilizada, o número do voo e a data de partida;
  8. Aponte o seu e-mail, leia os Termos e condições e Declaração de Privacidade. Se aceitar, clique em continuar para ver os resultados do seu pedido de compensação;
  9. Logo a plataforma já vai dizer se você pode ou não ter direito a uma indenização e uma previsão de valor;
  10. Informe o seu nome e sobrenome;
  11. Diga se você viajou sozinho ou se tinha acompanhantes;
  12. Informe seus dados de moradia;
  13. Informe a referência da sua reserva de voo;
  14. Indique dados pessoais: nome, passaporte, etc;
  15. Concluído! Agora basta esperar notícias por e-mail da Equipe da AirHelp.

É importante ressaltar que só há possibilidade de compensação para voos com menos de três anos. Se a sua indenização for conseguida, você receberá o valor através de transferência bancária.

Quando usar a AirHelp

A compensação pode ser solicitada se você teve algum dos seguintes problemas com as companhias aéreas:

  • Atraso de voo;
  • Cancelamento de voo;
  • Perda de voo de conexão;
  • Embarque negado;
  • Atraso, perda ou dano de bagagem.

Conforme consta no site, as regras e as condições variam de acordo com a região do mundo, ou seja, há regras específicas para cada um dos itens acima expostos e determinadas ações que devem ser tomadas para voos na União Europeia, que são diferentes das que devem ser tomadas para voos nos Estados Unidos, voos nacionais ou para outros destinos.

Veja como garantir a sua indenização com a AirHelp

O Erick Gutierrez, fundador do Euro Dicas, já conseguiu uma indenização por atraso de um voo para a Europa através da AirHelp. No vídeo abaixo ele explica como:

Atuação da AirHelp no cenário do coronavírus

A empresa AirHelp publicou um comunicado em 17 de março de 2020 informando sobre a limitação de sua atuação por causa do Covid-19. O conteúdo abaixo é traduzido:

Muitos países restringiram as viagens para diminuir a propagação do novo coronavírus, que causa uma doença respiratória chamada Covid-19. Isso levou a cancelamentos em massa de voos ao redor do mundo para ajudar a combater sua transmissão. Embora esses voos cancelados não sejam elegíveis para compensação, como passageiro aéreo, você ainda tem direitos.

Em voos em que o cancelamento, atraso ou overbooking não foi decorrente de força maior (Covid-19), a plataforma continua atuando e pode buscar indenização. Caso o seu voo tenha sofrido alterações por causa do Covid 19, a plataforma ajuda mostrando quais são os seus direitos e o que você deve fazer.

AirHelp é de confiança? É seguro utilizar?

Sim. A empresa possui o Norton Secured, o que significa que é um site de confiança e aplica o Regulamento CE 201,4. Além disso, de acordo com informações no site, em 7 anos de experiência, a empresa possui mais de 13 milhões de clientes satisfeitos.

Para entender se a AirHelp é de confiança mesmo, buscamos a avaliação dos usuários nos principais sites de reclamação e serviços.

AirHelp no Trustpilot

No cenário internacional, a AirHelp tem boa reputação. A empresa apresenta excelente avaliação no site Trustpilot. 83% dos clientes avaliam a empresa como excelente, 12% como muito boa, 2% como boa, 1% das pessoas avalia como ruim e 2% como muito ruim. Os clientes elogiam a eficiência, a rapidez e o bom trabalho realizado pela companhia. AirHelp Trust Pilot

Veja algumas avaliações recentes:

Minha experiência com a AirHelp foi ótima, eu super recomendo o serviço excelente, sempre atenciosos. – Guilherme Chagas Rodrigues

Rápidos e eficazes – Vania Seabra A empresa cumpriu os serviços oferecidos respeitando os prazos e valores ajustados previamente. Recomendo! – Luciano Basini

Na página da AirHelp no Facebook, a empresa apresenta mais de 840 mil seguidores.

AirHelp no Reclame Aqui

Já no portal de queixas Reclame Aqui, a AirHelp consta como Regular. Na nossa visita em fevereiro de 2020, havia 27 reclamações nos últimos 6 meses, todas respondidas. O índice de solução é alto, mas a satisfação dos clientes brasileiros ainda não é elevada. Reclame Aqui Airhelp

Vantagens do AirHelp app

Na App Store, o aplicativo da AirHelp tem uma pontuação de 4.9 em 5 estrelas, com 500 avaliações.

Já na Play Store, o aplicativo conta com avaliação de 4 estrelas em 5 com 2.125 avaliações.

Essas avaliações mostram que os usuários dos aplicativos estão satisfeitos com o serviço prestado através do app. Veja algumas reviews que coletamos:

Perfeito! Em poucos meses recebi o dinheiro de um voo atrasado. A empresa é super atenciosa, sempre nos dando informações e o pagamento é imediato quando a causa é ganha. Estou muito satisfeita. – Valeska Souza (03/12/2019)

Aplicativo incrível. Tive voo atrasado há mais de um ano. Fiz a reclamação através da airhelp e recebi a compensação pelo voo atrasado, em menos de 30 dias. – Diogo Sampaio (18/09/2019)

É possível escanear o cartão de embarque

Uma vantagem do AirHelp App é a possibilidade de escanear o cartão de embarque ao invés de ter que escrever todos os detalhes, como nome da companhia, número do voo, aeroporto de origem e de destino e horário do voo.

Basta abrir o aplicativo, escanear e pronto, a AirHelp cuida de tudo para você. Simples e fácil.

Quanto tempo demora para receber indenização?

Depende de uma série de fatores. Depende do tipo de compensação solicitada, da companhia aérea (se irá ser ágil ou não ao responder ao pedido de indenização), se será preciso mover uma ação judicial, se o processo será julgado rapidamente ou não, etc. A AirHelp promete tentar ser o mais breve possível.

O processo de solicitação de apoio com a AirHelp é rápido, mas, a finalização do processo costuma demorar entre 1 mês e 1 ano, de acordo com a opinião de clientes.

Ou seja, é preciso paciência, mas é melhor esperar que a empresa tome conta de todo o processo para você do que ter a dor de cabeça de resolver tudo e ainda demorar da mesma maneira.

Vantagens e desvantagens da AirHelp

A seguir apresentamos melhor as vantagens e desvantagens da AirHelp.

Vantagens

A maior vantagem da companhia é a possibilidade de conseguir indenização por algum imprevisto que tenha ocorrido no seu voo. Além disso, não é preciso sair de casa para entrar com um processo contra a companhia aérea, poupando tempo e estresse.

Você só precisa enviar para a empresa os documentos solicitados, que ela faz o serviço para você e, se não ganhar a causa, não é cobrado nenhum valor.

Desvantagens

Por outro lado, muitos reclamam da demora para o recebimento do dinheiro ou para a AirHelp dar alguma informação sobre o seu processo judicial.

Além disso, a taxa cobrada pela empresa é considerada alta, 35% do valor da indenização, e após o desconto, sendo retirado o IOF e a conversão do dinheiro, o valor a ser recebido diminui bastante.

Mas alertamos que as demais empresas que atuam no mesmo setor e fazem concorrência à AirHelp cobram taxas semelhantes.

Desconto Euro Dicas para usar a AirHelp

Achou caro que a AirHelp fica com 35% da sua compensação caso ela seja aprovada? Ao fazer o seu pedido através do site do Euro Dicas, oferecemos 10% de desconto sobre a taxa da AirHelp.

Ao invés de pagar à plataforma 35% do valor da indenização, você vai pagar 25% do valor da indenização. Para isso, basta acessar o site da AirHelp através desse link.

Dicas a seguir para conseguir a sua indenização

Siga as recomendações abaixo para não perder o direito à sua indenização, caso tenha direito:

  • Guarde bem o seu cartão de embarque e quaisquer outros documentos de viagem;
  • Pergunte por que razão o voo foi cancelado/atrasado;
  • Anote a hora de chegada ao seu destino;
  • Peça para a companhia aérea pagar suas refeições e suas bebidas, provavelmente eles irão oferecer vouchers para comer dentro do aeroporto;
  • Em caso de perda de conexão, certifique-se de que todos os voos estão incluídos na mesma referência da reserva e não foram adquiridos de forma individual;
  • Não assine nada, nem aceite quaisquer ofertas que possam renunciar os seus direitos;
  • Opte por esperar pelo seu voo ou cancelá-lo, se o atraso exceder 5 horas, solicite que a companhia aérea lhe forneça um quarto de hotel;
  • Guarde os recibos se tiver que gastar algum dinheiro extra;
  • Utilize a ferramenta gratuita da AirHelp para verificar se é elegível à compensação.

Voo com conexão precisa fazer novo check in? Saiba quando é necessário.

A AirHelp também atua no Brasil?

Sim!

Para voos nacionais, a AirHelp atua conforme a legislação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A empresa já atuava no Brasil seguindo as leis europeias, a partir de julho de 2019 passou a atuar conforme a legislação da ANAC, que, segundo Christian Nielsen, diretor do escritório jurídico da AirHelp, é uma das mais fortes do mundo.

“Somos líderes mundiais na defesa dos direitos dos passageiros, então temos uma combinação perfeita com a legislação brasileira”, disse Nielsen em entrevista ao Estadão/Broadcast.

A AirHelp apontou que apenas em 2019 cerca de 2 milhões de passageiros enfrentaram atrasos e cancelamentos cabíveis de indenização no Brasil, por isso é um mercado interessante para a plataforma e também para os brasileiros, que terão a facilidade de contar com um serviço que facilita o recebimento de indenizações devidas.

1. Quando utilizar a AirHelp em voos nacionais?

A plataforma AirHelp pode lhe ajudar se o seu voo pousou ou decolou de um aeroporto brasileiro e se:

  • Seu voo foi cancelado na última hora ou se seu voo atrasou mais de 4 horas ao chegar ao seu destino;
  • Você não foi bem tratado pela companhia aérea;
  • Você teve o embarque negado pela companhia aérea;
  • A emissão ocorreu em um voo nos últimos 5 anos (2 anos para voos internacionais).

2. Compensações da AirHelp

Os valores das compensações são definidos pela ANAC. Se você sofreu algum problema após um atraso ou cancelamento de voo no Brasil, a AirHelp poderá negociar uma compensação em seu nome. Ela pode ser:

      • Até USD 1.300 para os casos de atraso ou cancelamento de voo;
      • Até USD 690 para o caso de embarque negado.

3. Conselhos da AirHelp para voos nacionais interrompidos

Caso você tenha um voo nacional interrompido, a plataforma sugere que você tenha as seguintes atitudes:

      • Solicite os cuidados de que você precisa: comunicação, comida, bebida e acomodação;
      • Fale para a companhia aérea se você precisa de assistência adicional;
      • Mantenha o cartão de embarque do seu voo;
      • Solicite uma declaração da companhia aérea sobre o atraso ou o cancelamento do voo;
      • Mantenha qualquer documentação adicional que a companhia aérea lhe fornecer sobre o ocorrido;
      • Registre o ocorrido: fotografe as condições e quaisquer vales ou assistência oferecida;
      • Guarde todos os recibos dos gastos que você tiver como resultado do problema ocorrido;
      • Registre os nomes da equipe da companhia aérea, principalmente se eles recusarem sua solicitação de assistência.

Skycop review: veja se vale a pena contratar e como funciona.

4. Voos nacionais cobertos pela AirHelp

As leis brasileiras de transporte aéreo de passageiros se aplicam a:

      • Voos domésticos, dentro do Brasil;
      • Voos internacionais que partam de um aeroporto brasileiro;
      • Voos internacionais que cheguem em um aeroporto brasileiro;
      • Voos que se conectem por um aeroporto brasileiro;
      • Qualquer bilhete de avião emitido no Brasil (mesmo que o voo seja operado no exterior).

É importante frisar que passageiros de todo o mundo são protegidos pela lei no Brasil, não importa se você é cidadão brasileiro ou não, ou em qual companhia aérea você está voando.

5. Limite de tempo para indenização

O tempo limite para indenização no Brasil é mais curto do que na Europa:

Você deve conhecer seus direitos para que possa exigir que receba o tratamento que merece ao voar. Mas também é possível reivindicar indenização por voos ocorridos no passado, nos quais você pode não estar ciente dos direitos que possuía.

De acordo com a AirHelp, o prazo para reivindicar sua indenização é de até 5 anos para voos domésticos e de até 2 anos para voos internacionais.

Nunca é demais lembrar que para entrar na Europa é obrigatório ter em mãos um seguro de viagem. Para encontrar o plano ideal para você, utilize o nosso comparador de seguro viagem. Ele vai ajudar você a comparar os principais planos oferecidos pelas seguradoras e ainda garantimos o menor preço aos nossos leitores, faça sua cotação sem compromissos.

Contato AirHelp

Para entrar em contato com a equipe AirHelp é preciso ter um login no site. A empresa disponibiliza uma seção de Ajuda bastante completa, com as respostas às perguntas mais comuns, o que pode facilmente responder às questões da maioria dos usuários.

Caso a sua dúvida não esteja na seção, pode fazer o login no site e entrar em contato com a equipe. As questões podem ser feitas em português para a AirHelp Brasil.

Agora que você já sabe tudo sobre a empresa AirHelp e como a ela pode te ajudar a conseguir seus direitos junto a companhias aéreas, confira também o ranking das maiores companhias aéreas do Brasil.

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.

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