Comprar um chip internacional é indispensável para quem planeja viajar para o exterior. Afinal, com ele é possível ter acesso à internet para utilizar mapa, encontrar pontos turísticos e lugares para comer, além de fazer ligações para conversar com a família e publicar fotos e vídeos nas redes sociais.

Se você não sabe como usar seu celular no exterior, acompanhe o nosso artigo e descubra como usar o chip internacional.

O que é o chip internacional?

O chip internacional possui as mesmas características de qualquer outro chip de telefone. Porém, a sua configuração permite que os usuários utilizem o serviço no exterior durante um período limitado e por um custo relativamente baixo quando comparado aos planos dos chips nacionais.

Ademais, dependendo do plano do chip, o viajante pode ter acesso à internet de qualidade para manter-se conectado durante a viagem. Além disso, pode realizar diversas ações como:

  • Pedir Uber;
  • Consultar o GPS;
  • Acessar redes sociais;
  • Postar fotos e vídeos;
  • Utilizar o WhatsApp;
  • Fazer videochamadas;
  • Realizar ligações no território.

No entanto, o chip pré-pago internacional só pode ser utilizado se o aparelho for compatível e estiver desbloqueado para receber outros chips. Por isso, o ideal é que os consumidores avaliem o plano do chip e os requisitos necessários antes de contratá-lo.

Existe chip internacional apenas para internet?

Sim. O acesso à internet, sem dúvida, é fundamental para quem planeja viajar a trabalho ou de férias. Por isso, algumas empresas oferecem planos somente de dados, com franquia ilimitada.

Dessa maneira, os clientes podem compartilhar os melhores momentos da viagem nas suas redes sociais, enviar e-mails, fazer videoconferência e até acessar mapas sem se preocupar com a internet.

No entanto, por se tratar de um plano apenas de dados móveis, o viajante não pode realizar e receber ligações locais ou internacionais. Além disso, também não terá acesso ao serviço de SMS.

Como comprar o chip internacional?

Para comprar o chip internacional, é preciso saber quais operadoras oferecem esse tipo de serviço. Depois disso, basta avaliar as características de cada plano de acordo com o seu destino e duração da viagem.

Embora exista a possibilidade de comprar o chip quando o viajante chega no aeroporto de destino, nós recomendamos que a contratação seja feita antes da viagem. Dessa forma, é possível sair do Brasil com o aparelho habilitado e acesso à internet.

No entanto, como a maioria das empresas especializadas nesse tipo de chip são internacionais, o ideal é que a compra seja realizada com antecedência porque a entrega do chip pode demorar até 15 dias.

Quais operadoras possuem chip internacional?

Existem muitas operadoras que vendem chip internacional e fazem a entrega do produto na residência dos viajantes ou no aeroporto no dia da viagem. Selecionamos as melhores empresas dessa categoria disponíveis no mercado.

America Chip

O America Chip é o único chip internacional que garante internet ilimitada com pacotes para diversos destinos, como:

  • Europa;
  • Estados Unidos, México e Canadá;
  • América do Sul, Central e Caribe;
  • Mundi.

Esse é o chip ideal para quem já quer sair do Brasil com o seu chip ativado, não se preocupar com os dados durante a viagem, ter ligações para se comunicar durante a viagem e ainda ter acesso ilimitado às redes sociais. E o serviço ainda é mais barato que os concorrentes, por isso recomendamos aos nossos leitores.

Nós já utilizamos esse chip em diversos países e ficamos muito satisfeitos com o serviço.

O processo para comprar é muito simples, você faz a compra no site oficial da America Chip, recebe o chip em casa e depois basta ativá-lo. Se tiver dúvidas, a equipe do America Chip ajuda através de vídeos tutoriais e assistência via email e WhatsApp.

E tem desconto? Tem! Leitor Euro Dicas tem 10% de desconto em todos os planos da America Chip. Para isso, basta adicionar o cupom eurodicas10 que você vai garantir a sua internet no exterior por um preço ainda mais baixo (desconto não acumulável com outas promoções vigentes no site).

Viaje Conectado

O Viaje Conectado é uma plataforma online especializada na venda de chip internacional para viagens ao exterior. A empresa faz parte da marca Yes Brasil, que oferece serviços para facilitar a viagem de turistas no exterior.

A compra do chip pré-pago internacional pode ser feita antes da viagem, por meio do site do Viaje Conectado. O processo é simples, basta acessar a página, escolher o plano e inserir os dados da sua viagem.

Easysim4u

A Easysim4u é uma empresa americana que surgiu com o objetivo de facilitar a comunicação de turistas durante viagens ao exterior. Criada em 2014, ganhou grande visibilidade no mercado após investir em campanhas de marketing digital em parceria com Instagram de famosos.

A empresa atua em mais de 165 países e trabalha com as melhores empresas de telefonias disponíveis em cada local, para garantir a qualidade dos serviços prestados. No entanto, caso precise de suporte, os clientes só podem entrar em contato por meio do chat. O chip pode ser comprado diretamente no site da operadora.

My Sim Travel

Em 2018, a startup brasileira de tecnologia da informação anunciou a criação da My Sim Travel, uma empresa especializada na venda de chip pré-pago internacional. Embora esteja a pouco tempo do mercado, já está presente em mais de 200 países.

Por ser uma empresa brasileira, o suporte da My Sim Travel é em português, facilitando o atendimento ao cliente. Assim, em caso de problemas com o chip, o usuário deve entrar em contato por meio do chat no site oficial.

como funciona o chip internacional

Travel Mobile

A Travel Mobile também trabalha com a venda de chip internacional para facilitar a comunicação de viajantes. A empresa americana, criada em 2012, está presente em diversas cidades do mundo e conta com planos para mais de 140 países.

Além de pacotes para os Estados Unidos, Europa, Ásia, América Latina e Caribe, a empresa também dispõe do Plano Global que abrange outros países. Sem contar que, para facilitar a assistência ao cliente, a Travel Mobile dispõe de duas formas de contato, o chat e o e-mail.

TravelSim

A TravelSim iniciou suas operações em 2006, oferecendo serviços de roaming internacional apenas para as regiões próximas à Europa, Rússia e Ucrânia. No entanto, a empresa conseguiu expandir suas atividade e hoje atua em mais de 170 países.

Atualmente, a TravelSim faz envio de chips pré-pagos internacionais para mais de 62 países em todo o mundo, incluindo o Brasil. Ao contratar os serviços da operadora, os clientes podem entrar em contato com a assistência técnica por meio do chat, chamadas em videoconferência, e-mail e ligações telefônicas.

Go-sim

A Go-sim é uma empresa que faz parte da empresa Top Connect OÜ. Com sede na Estônia, a operadora atua no mercado há mais de 20 anos e oferece serviços de roaming para viajantes que precisam de fácil acesso à internet durante sua viagem ao exterior.

Com cobertura global, a Go-sim atende mais de 200 países no mundo. E caso surja algum problema ou dúvida sobre o chip internacional, os clientes podem entrar em contato com a empresa por telefone ou chat.

Em dúvida sobre o que precisa para viajar para a Europa? Confira a lista completa de documentos e custos.

Qual o melhor chip internacional para a Europa?

Existem diversas opções de operadoras de chip internacional para Europa. No entanto, antes de contratar os serviços, é preciso avaliar a cobertura oferecida e o custo-benefício de cada plano.

Para quem deseja obter conexão ilimitada durante a viagem, seja para se comunicar via WhatsApp, acessar redes sociais, fazer ligações ou consultar o Google Maps na Europa, recomendamos os planos do America Chip.

O plano Europa da operadora custa a partir de USD44. Fizemos uma simulação: para uma viagem de 10 dias no continente, o chip sai por USD 52,00 e não tem taxa de ativação. Você recebe o chip em casa, ativa e pronto, está pronto para navegar na Europa sem preocupar com a internet.

Quanto dinheiro levar para a Europa? Saiba como calcular.

Vale a pena comprar um chip internacional?

Vale. Com o chip internacional, é possível acessar sua conta bancária com segurança, usar redes sociais, pedir Uber e consultar GPS sem depender do Wi-Fi de lojas ou restaurantes. Assim, você pode aproveitar mais a viagem e não se preocupar com o acesso à internet.

Contudo, esses não são os únicos benefícios de conseguir um chip pré-pago internacional. Saiba mais sobre as vantagens e desvantagens desse chip:

Vantagens do chip internacional

  • Praticidade na compra, pois algumas operadoras permitem que os clientes adquiram o chip através da internet ainda no Brasil;
  • Possibilidade de usar o chip em vários países, sem precisar contratar novos planos ao desembarcar em outro local ou pagar o roaming internacional;
  • São pré-pagos, ou seja, o viajante não é surpreendido com a chegada de uma nova conta em sua casa;
  • Canal de atendimento em caso de imprevistos ou problemas técnicos, os clientes podem entrar em contato e receber atendimento;
  • Acesso à internet em todo o território coberto.

Desvantagens do chip internacional

A grande desvantagem do chip internacional é que a maioria das operadoras estabelece os preços em euro ou dólar. Dessa forma, dependendo da cotação do real no câmbio, o valor do chip pode ser desfavorável para o viajante.

No entanto, por se tratar de um serviço pré-pago, não há custos extras e você pode manter-se conectado durante toda a viagem. Trata-se de um investimento para maior conforto e praticidade no exterior.

Confira também como usar o WhatsApp no exterior.

Como ativar o chip internacional?

A maneira de ativar o chip internacional vai depender da operadora e do destino. Para utilizar o chip internacional do Viaje Conectado nos EUA, Canadá, México, Chile e Uruguai, por exemplo, os viajantes devem inserir o chip no aparelho e conferir se os dados móveis estão ativos.

No entanto, o chip do plano para a Europa precisa de uma configuração especial quando o viajante chegar ao destino. Confira abaixo quais são os passos para ativar o chip pré-pago internacional para cada aparelho:

Sistema iOS

Para os usuários de iOS, ou seja, celulares iPhone, a configuração é simples:

  • Ao chegar ao destino, coloque o chipe no seu aparelho;
  • Conecte-se a uma rede Wi-Fi;
  • Clique no botão “Ativar Chip” no site do Viaje Conectado.

Sistema Android

Já para os usuários de Android, após inserir o chip internacional da Europa em seu celular, acesse as configurações do celular e siga estas etapas: Mais > Redes Móveis > Nome dos Pontos de Acesso. Em seguida, insira as informações abaixo:

  • Nome: Europa;
  • APN: fast.m2m.

O restante das informações devem ser deixadas em branco. Por fim, salve as informações inseridas e selecione a opção cadastrada. Caso tenha dúvidas, contate o suporte do Viaje Conectado através do chat ou pelo WhatsApp: +1 (407) 334-3633.

Agora que você já sabe como funciona o chip internacional, aproveite e confira nosso artigo completo sobre os países europeus abertos para viajantes brasileiros.