Como usar WhatsApp no exterior: usando até o mesmo número

Europa  / 

O WhatsApp é, hoje, um dos principais meios de comunicação no mundo. Que ele é um aplicativo prático, eficiente e barato para conectar pessoas por meio da troca de mensagens ninguém tem dúvidas. Mas quem nunca procurou saber como usar WhatsApp no exterior?

Por isso, escrevemos este artigo, para lhe contar algumas dicas sobre o assunto.

Como usar WhatsApp no exterior: a internet

Com internet disponível, seu aplicativo de WhatsApp funcionará sem problemas para enviar e receber mensagens. Veja a seguir as possibilidades mais viáveis de estar conectado no seu celular:

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Wi-Fi

Assim como no Brasil, você pode se conectar na internet por meio de uma rede Wi-Fi (disponível, normalmente, em hotéis, cafeterias, restaurantes e aeroportos). Para isso, basta inserir a senha do estabelecimento em seu celular e navegar normalmente.

É comum também ter Wi-Fi gratuito em diversos pontos turísticos na Europa e você poderá utilizá-lo.

Dica: Por meio dos aplicativos Instabridge e Wi-Fi Finder, você consegue encontrar esses hotspots gratuitos no local onde você estiver.

Observação: evite inserir senhas de bancos quando você estiver navegando na internet com uma conexão que não for segura.

Roaming internacional

Se você pretende saber como usar WhatsApp no exterior, outra alternativa (prática, por sinal) é o roaming internacional. Com o serviço, você pode falar, enviar mensagens e acessar a internet com a mesma operadora que usa no Brasil, mas por intermédio de operadoras parceiras.

Porém, essa é uma alternativa bem cara (cerca de R$ 30,00 por dia). E, caso sua viagem seja longa e você queira economizar, não vale a pena – mesmo – usá-lo. Somente em caso de urgência.

Dessa forma, caso descarte a possibilidade de roaming internacional, não se esqueça de desligá-lo quando chegar ao seu destino, para que a sua operadora de celular não cobre por esse serviço.

Plano de dados

Você pode adquirir um chip de internet pré-pago ou comprar o chip de uma operadora local, no seu destino. Veja as duas opções:

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Chip internacional pré-pago

Comprar um chip internacional pré-pago é uma opção para usar seu Whattsapp no exterior.

O valor varia de acordo com o seu destino e a duração de sua viagem e você tem acesso ilimitado à internet nesse período. A Easysim4u tem sido a empresa preferida dos viajantes que optam por esse serviço. A cobertura é garantida em 140 países.

Vale ressaltar que, como o chip é pré-pago e você efetua a compra pela internet, você deve solicitá-lo com antecedência, para que ele chegue à sua casa antes da sua viagem.

Operadora local – compra de um chip no exterior

Comprar um chip (SIM Card) ao chegar ao seu destino tem sido a opção mais escolhida pelos turistas que não querem “passar sufoco” na hora de ver um mapa para saber sua localização ou falar com as pessoas no WhatsApp.

Você deve escolher se prefere comprar um chip pré ou pós-pago e também os benefícios aos quais deseja ter direito, como internet ilimitada, ligações nacionais e internacionais etc. É importante destacar que seu celular precisa ser desbloqueado para usar qualquer chip internacional.

A Vodafone é bastante utilizada por turistas que viajam pela Europa (principalmente viagens mais longas), por conta do serviço de roaming na União Europeia e por ter planos baratos.

Veja informações sobre o chip internacional que você pode adquirir para ter WhatsApp ilimitado na Europa.

Economia com a compra de chip internacional

Ao adquirir um chip no exterior, sua economia pode ser de até 70% comparando com o custo que você teria caso contratasse o serviço de roaming internacional.

Mas, para isso, você precisa tomar alguns cuidados, como, por exemplo, evitar atender ligações do Brasil (ou de seu país), pois o valor cobrado pelo serviço será o mesmo de uma ligação internacional. Nesse caso, use o WhatsApp para fazer e receber ligações internacionais.

Observação: se você for viajar para diversos países, é indicado que verifique quais os chips funcionarão nos seus destinos, pois nem sempre o mesmo chip é válido para todos os países europeus. Por exemplo: um mesmo chip não funciona na Inglaterra e no restante da Europa.

Como usar WhatsApp no exterior: WhatSim Card

Com a utilização do WhatSim Card não é necessário estar conectado à internet para utilizar seu WhatsApp, seja por plano de dados (3G/4G) ou Wi-Fi.

O WhatSim Card é compatível com 400 operadoras de celular e funciona em 150 países. Com ele, é possível se comunicar por mensagem de texto com a utilização de seu número de Whatsapp. O valor é bem em conta: 10€ mais o frete.

Como usar Whatsapp no exterior mantendo o seu número

whatsapp mesmo numero

Outra dúvida muito comum nos viajantes é: como mudar de número e manter o meu número no WhatsApp, mesmo trocando meu chip por um local ou internacional?

É simples:

Troque os chips do seu telefone -> Ligue seu telefone -> Abra o aplicativo do WhatsApp -> Automaticamente, você verá duas opções: alterar para o novo número ou manter o número antigo. Opte pela segunda alternativa e mantenha seu número.

Lembre-se de que você deverá realizar esse mesmo procedimento todas as vezes em que trocar de chip e entrar no WhatsApp! Assim, você manterá todos os contatos que tem em seu telefone e poderá usar o aplicativo normalmente, como já utiliza no Brasil.

Afinal, qual opção escolher para não ficar sem ter como usar Whatsapp no exterior?

Tudo vai depender do seu destino e do que você precisa. Apesar de na Europa existirem muitos pontos com Wi-Fi, indicamos que você tenha sempre internet, caso precise para uma eventualidade (além do Whatsapp), para pesquisar locais, ver mapas… é sempre útil.

Porém, já falamos aqui por que não vale a pena utilizar o roaming internacional, a não ser para emergências mesmo. O serviço é muito caro e não compensa, já que você pode comprar chips e ter o serviço de internet eficiente.

Os chips com certeza são a melhor opção para você que vai viajar e não quer gastar muito para ficar conectado. Por isso, caso você já queira chegar ao seu destino com internet e não queira se preocupar com a compra de um chip no local, o ideal é que adquira, com antecedência, um chip pré-pago (com internet ilimitada).

Caso você não se importe em esperar mais um pouco para acessar a internet e usar seu Whatsapp no exterior, indicamos que compre seu chip no seu destino. O valor geralmente é mais em conta e você consegue ter internet de qualidade sem gastar tanto por isso.

E aí? Qual opção você prefere para não ficar sem ter como usar Whatsapp no exterior? Compartilhe conosco.

Conheça os principais aplicativos para morar em Portugal que podem facilitar sua vida.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.