O WhatsApp é uma ferramenta de comunicação universal, todo brasileiro usa. Mas, como usar WhatsApp no exterior? Neste artigo, vamos explicar essa questão para você e contaremos, ainda, qual é a melhor opção para não ficar sem ter como usar WhatsApp no exterior. Confira!

Como usar WhatsApp no exterior?

Existem diversas maneiras de você usar o WhatsApp no exterior. Para o aplicativo funcionar, é preciso, necessariamente, que haja um serviço de internet disponível. Assim, o seu app funcionará sem problemas para que você possa enviar e receber mensagens.

Algumas maneiras mais usadas são:

  • Roaming internacional;
  • Wi-Fi;
  • Plano de dados móveis.

Uso do roaming internacional

Adiantamos que o roaming internacional é uma alternativa prática. Com ele, você pode acessar a internet com a mesma operadora que usa no Brasil, mas por meio de operadoras parceiras.

No entanto, a grande desvantagem é o preço elevado do serviço, que varia de acordo com a operadora, com o destino e com o número de dias que você permanecerá viajando para fora do Brasil.

Por isso, só vale a pena usá-lo em caso de urgência. A maioria das operadoras brasileiras oferece planos anuais para quem costuma viajar para o exterior com frequência ou pacotes por dia, para utilizar o seu telefone celular fora do país.

Então, vamos ver, adiante, as duas maneiras mais viáveis de usar WhatsApp no exterior.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

Como ter acesso à internet no exterior?

Comentamos que o roaming internacional é uma alternativa para ter acesso à internet em outros países, mas que só vale a pena usá-lo em casos de urgência, pois o serviço custa caro. Agora, vamos falar de duas maneiras bem usadas para navegar no exterior: o Wi-Fi e o chip internacional.

Wi-Fi

Assim como no Brasil, é possível se conectar à internet por intermédio de uma rede Wi-Fi, que, geralmente, está disponível em restaurantes, hotéis, aeroportos, entre outros pontos públicos e turísticos. Normalmente, basta inserir a senha do local em seu celular, para que você possa usar a internet.

Por meio dos aplicativos Instabridge e Wi-Fi Finder, é possível encontrar esses hotspots gratuitos no local onde você estiver. Mas recomendamos que evite inserir senha de bancos ou de cartões de crédito quando estiver em rede pública, pois a conexão pode não ser segura.

Usando aplicativo com wifi

Comprar um chip internacional

A compra de um chip internacional pré-pago é uma opção viável para quem quer usar WhatasApp no exterior sem depender de Wi-Fi. O valor depende da operadora escolhida, do seu destino e da duração da sua viagem.

Como funciona o chip internacional?

O chip internacional é pré-pago. Você deve escolher a operadora desejada e o plano que melhor se encaixe no seu perfil e comprar o seu chip pela internet. É importante se lembrar de solicitá-lo com antecedência, para que ele chegue à sua casa antes da sua viagem.

Para usá-lo corretamente, você deve fazer o seguinte procedimento:

  • Desligar o seu telefone;
  • Retirar o seu chip do Brasil;
  • Inserir o chip internacional no seu celular, com o suporte para fechar;
  • Ligar o seu telefone;
  • Manter ativas as opções de Dados e Roaming (disponível nas configurações do seu celular).

Depois de seguir esse passo a passo, se você pretende saber como usar o WhatsApp no exterior com o seu chip internacional, basta:

  • Abrir o seu aplicativo do WhatsApp;
  • Automaticamente, você poderá visualizar duas opções: alterar para o novo número ou manter o número antigo. Escolha a segunda alternativa e mantenha seu número.

Observação: é necessário realizar esse mesmo procedimento sempre que você trocar o chip de seu telefone e entrar no WhatsApp. Dessa forma, todos os contatos de seu telefone serão mantidos e você poderá usar este app normalmente, assim como usa no Brasil.

Preciso mudar o número?

Não. Como explicamos, não é preciso mudar de número para usar o WhatsApp no exterior; basta seguir o passo a passo apresentado e o número se mantém o mesmo.

Melhor chip para continuar usando o WhatsApp no exterior

Existem diferentes operadoras para você comprar, antecipadamente, o seu chip internacional, para usar WhatsApp no exterior, como:

Nós, da equipe do Euro Dicas, recomendamos a America Chip para quem vai ficar até 90 dias fora do Brasil e desejar manter o seu número para usar WhatsApp no exterior e ficar conectado no seu destino.

A empresa é confiável, tem cobertura em 200 países e oferece planos com bom custo-benefício. O plano Europa, por exemplo, custa a partir de 44 dólares e oferece internet ilimitada, cobertura em toda a União Europeia e internet em alta velocidade.

Afinal, qual opção escolher para não ficar sem WhatsApp no exterior?

Como você viu, existem diversas maneiras de você estar conectado no seu destino. Por isso, dificilmente você não terá como usar Whatsapp no exterior. Porém, você deve escolher a opção que mais se encaixe nas suas necessidades.

Já comentamos porque não vale a pena usar o roaming internacional (somente para urgências) e que, apesar de na Europa e na maioria dos destinos do mundo haver muitos lugares com Wi-Fi, recomendamos que tenha um chip internacional em seu telefone celular, não somente para se comunicar no WhatsApp, mas para qualquer eventualidade, como visualizar mapas para pesquisar a localização de uma atração turística, por exemplo.

Se você não se importa de esperar mais um pouco para acessar a internet e usar o WhatsApp no exterior, a compra de seu chip no destino pode ser uma boa opção para você. O preço é em conta e a internet também é de qualidade.

Mas o mais recomendado é que compre o seu chip antecipadamente, o chip pré-pago. Assim, você já chega conectado ao seu destino e tem a opção de internet ilimitada (com o America Chip), sem se preocupar com o valor que pagará depois.

Vai viajar para o Velho Continente? Então veja como calcular quanto dinheiro levar para a Europa.