(Atualizado em Janeiro de 2023). Atraso e cancelamento de voo, extravio de bagagem, overbooking. Quem já passou por isso sabe a dor de cabeça que dá “brigar” pelos seus direitos de consumidor. Tanto que muitos deixam a questão de lado para evitar o desgaste. Mas uma empresa promete “comprar a briga” por você e ajudar a conquistar sua indenização. Conheça a empresa, como funcionam os seus serviços e confira se a LiberFly é confiável.

O que é a LiberFly?

A plataforma LiberFly é uma empresa criada em 2016 no Espírito Santo, que se apresenta como a primeira lawtech da América Latina. Isso significa que é a primeira empresa que usa tecnologia para resolver pendências judiciais.

Amparada pelo Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor, a empresa realiza a gestão dos ativos judiciais e foca as suas atividades na aquisição e antecipação dos créditos judiciais consumeristas.

De forma simples, você vende o seu caso (ativo) à marca, que irá correr atrás da companhia aérea por você para conseguir a sua indenização. Você não precisa se preocupar com nada, a empresa lida com toda a burocracia da disputa judicial.

A empresa compra a sua causa pelo valor de até R$1.000 pagos em até 48 horas úteis do pedido, antes mesmo de saber se a sua causa vai ser aceita ou não pela companhia aérea. Você não precisa esperar para receber o seu pagamento, a plataforma adianta a sua indenização.

A LiberFly é confiável?

Sim, a LiberFly é confiável.

Liberfly no Reclame Aqui

Apesar de ser relativamente nova no mercado, a empresa especializada na mediação de soluções no setor aéreo recebe boa classificação dos clientes em plataformas como o Reclame Aqui.

Nos últimos 12 meses, entre janeiro e dezembro de 2022, o serviço da LiberFly foi classificado como “Ótimo” pelos clientes e recebeu a nota 8.0 de 10 na plataforma. Durante esse período, a empresa recebeu 40 queixas, sendo todas devidamente respondidas.

Print da Liberfly no Reclame Aqui
Print da Liberfly no Reclame Aqui em Janeiro de 2023

Como funciona a LiberFly?

A LiberFly funciona como mediadora entre o consumidor lesado e a companhia aérea, garantindo que os problemas relativos a cancelamento e atraso de voo, extravio de bagagem, overbooking, no-show e negativação indevida sejam solucionados com a máxima agilidade e transparência.

Para isso:

  1. Você deve acessar o site da LiberFly;
  2. Preencher e enviar o formulário referente ao seu problema;
  3. Em seguida, a equipe de especialistas da empresa avalia o caso e entra em contato com para prestar a assistência devida.

A partir disso, você não terá que se preocupar com o problema relatado. Isso porque, a LiberFly passa a cuidar de toda a parte burocrática do processo, entrando em contato diretamente com a companhia aérea e buscando soluções rápidas e eficientes.

Se você tiver direito a uma indenização, receberá em até 48 horas na sua conta o valor de R$1.000 pagos pela Liberfly.

Ou seja, a empresa “compra a sua causa” e realiza o pagamento antes mesmo de finalizar o processo contra a empresa aérea. Você não precisa aguardar todo o período de tramitação para receber a indenização, ele é pago logo que a empresa confere a viabilidade da sua reclamação.

Veja esse vídeo de um minuto e meio da própria Liberfly explicando como a plataforma funciona:

Que tipo de reclamação pode ser feita?

A LiberFly é especialista em resolver problemas aéreos e negativação indevida. Portanto, a empresa aceita casos de clientes que buscam soluções rápidas e práticas para as seguintes situações:

Voo cancelado

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC , “o cancelamento corresponde à situação contingencial que ocorre na data do voo, não se confundindo com a mudança de malha ou o cancelamento programado feito pela empresa aérea com antecedência, que precisam ser informados ao passageiro no prazo de até 72 horas antes do voo”.

Se houver cancelamento de voo, a Liberfly afirma que o passageiro tem alguns direitos com base no tempo de atraso:

  • Atraso superior a 1 hora: atendimento preferencial pela companhia aérea;
  • Atraso superior a 2 horas: alimentação gratuita condizente com o horário do dia;
  • Atraso superior a 4 horas: hospedagem por conta da companhia aérea caso seja necessário pernoite, bem como translado de ida e volta.

Ainda segundo a empresa, a média do valor da indenização pelo voo cancelado chega a R$ 6 mil. Se o voo cancelado gerou perda de conexão, esse valor sobe para R$ 8 mil. Ambos correspondem ao dano moral do passageiro. Entretanto, a inclusão de danos materiais aumenta o valor da indenização.

Atraso de voo

Segundo o levantamento realizado pela AirHelp, um em cada sete passageiros teve o seu horário de voo com partida ou chegada alterado em 2022. Na prática, mais de 880 mil viajantes sofreram com atrasos em julho deste ano, quando em 2021 o volume chegou a apenas 334 mil.

Assim como acontece com os cancelamentos, os passageiros com voos atrasados também têm alguns direitos que devem ser garantidos pela companhia aérea com base no tempo de espera:

  • Atraso superior a 1 hora: comunicação ao passageiro;
  • Atraso superior a 2 horas: alimentação gratuita aos usuários;
  • Atraso a partir de 4 horas: garantir hospedagem e transporte até a acomodação.
Homem aguarda voo que está atrasado no aeroporto
A LiberFly é especialista em indenizações por problemas relacionados ao voo.

As indenizações de atraso de voo variam entre de R$ 2 mil a R$ 6 mil, segundo a LiberFly. Se o passageiro perder a conexão, os valores chegam a R$ 8 mil.

Extravio de bagagem

O extravio de bagagem é um problema recorrente nas companhias aérea, gerando angústia e grandes inconvenientes para os passageiros. Nesses casos, as empresas têm a obrigação de localizar as malas e enviá-las para os seus donos.

No extravio definitivo, existe um período maior de tempo entre a data do incidente e o momento em que a companhia aérea desiste de continuar procurando a mala extraviada, veja:

  • Voos nacionais: a companhia aérea tem sete dias para encontrar a mala;
  • Voos internacionais: a companhia aérea tem o prazo de 21 dias para encontrar a mala.

Se esses prazos forem ultrapassados ou a sua bagagem não for encontrada, a empresa terá que pagar uma indenização. Os valores vêm descritos na compra passagem e costumam chegar a, no máximo, R$ 5 mil. Entretanto, esse valor é controverso e o passageiro pode entender que não é suficiente e que vale entrar com a reclamação.

Overbooking

O “voo lotado” ou Overbooking acontece quando a companhia aérea, de maneira abusiva, vende mais passagens do que assentos disponíveis no voo. É uma prática comum, mas que vai contra o Código de Defesa do Consumidor.

Afirma a LiberFly que as companhias costumam usar como desculpas “peso excessivo da aeronave”, “compartimento de carga cheio” ou “encerramento antecipado do embarque”, a fim de não evidenciar o overbooking.

As indenizações vão, em média, de R$ 2 mil a R$ 6 mil. O valor é alterado dependendo do dano causado ao passageiro — se ele perdeu uma conexão ou uma reunião importante, por exemplo.

No-show

O No-show é um termo utilizado pelas companhias aéreas para indicar que o passageiro não compareceu ao voo no dia e horário indicados na passagem. Quando isso ocorre, apesar de contraditório, é comum que as empresas cobrem uma multa alegando a perda da venda da poltrona.

A cobrança da taxa de No-show pode ser feita, desde que esteja previsto no contrato de compra da passagem aérea. O problema surge quando você não comparece no primeiro trecho e isso acarreta o cancelamento das passagens de todo o seu itinerário, inclusive as passagens de volta.

Isso não pode acontecer e é abuso da companhia aérea. Nesses casos, se o consumidor não tiver os seus direitos garantidos, vale fazer uma reclamação junto a ANAC e tomar as medidas cabíveis.

Negativação indevida

Mais de 63 milhões de brasileiros estão com o nome negativado, isso significa que quatro a cada 10 adultos estão com o “nome sujo” e não podem ter acesso a alguns benefícios oferecidos aos consumidores, como cartão de crédito, empréstimos, entre outros.

Normalmente, a inadimplência ocorre quando a pessoa está com uma dívida pendente. No entanto, há situações em que o consumidor fica com o “nome sujo” sem estar devendo, o que chamamos de negativação indevida.

LiberFly oferece atendimento 100% online pelo site
A indenização paga pela Liberfly acontece logo após verificar a viabilidade da sua reclamação

A negativação indevida acontece quando a empresa inscreve ou não retira o nome do consumidor do SPC ou Serasa, mesmo após o pagamento da dívida. Nesses casos, você pode solicitar a retirada imediata do seu nome do órgão de proteção ao crédito e uma indenização.

Os consumidores com nome negativado indevidamente podem entrar com um pedido de indenização por danos morais, que pode variar entre 1 até 50 salários mínimos, conforme previsto pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Como pedir indenização através da LiberFly?

Para pedir uma avaliação de caso na LiberFly, o consumidor que se sentiu lesado pela companhia aérea ou foi negativado indevidamente deve acessar o site da empresa e seguir o passo a passo indicado abaixo:

  1. Acesse o site da LiberFly e preencha o formulário referente a “Problemas de voo” ou “Negativação indevida”;
  2. Ao preencher o formulário, informe o máximo de detalhes possível. Explique se o atraso do voo fez com que você perdesse uma reunião, causou o adiamento de um jantar ou a perda de dias de férias com a família;
  3. Em caso de negativação indevida, indique se isso impediu que você conseguisse um empréstimo ou teve uma compra negada;
  4. Quanto mais detalhes você fornecer, melhor o seu caso será avaliado pela empresa;
  5. Envie o formulário e aguarde o retorno da LiberFly.

Após enviar o formulário para a LiberFly, os especialistas da empresa entrarão em contato com você em aproximadamente 48 horas por e-mail, WhatsApp ou ligação. Assim que a análise de viabilidade do seu caso for concluída pelos especialistas da LiberFly, você pode receber até R$ 1.000 diretamente na sua conta.

Em quanto tempo a LiberFly resolve o problema?

Na LiberFly você não precisa esperar para receber a indenização. Após preencher o formulário e enviá-lo para análise dos especialistas, você recebe uma proposta de até R$ 1.000 em apenas 48 horas pelo seu ativo judicial.

Quanto posso receber pela LiberFly?

Você poderá receber até R$1.000 na sua conta em até 48 horas úteis após a solicitação com a LiberFly.

LiberFly x um advogado: qual a melhor opção?

Para entender melhor o diferencial e a vantagem do serviço da LiberFly, consultamos uma especialista. Para a advogada Ana Dutra, a questão toda é a praticidade de se fazer tudo online.

“A empresa funciona como mediadora, realizando acordos extrajudiciais com as companhias aéreas”, resume.

Ela explica que o valor cobrado é similar ao que seria cobrado por um advogado, de 20% a 30% do valor da reivindicação. Mas alerta que o consumidor ainda tem a opção de entrar com ação no Juizado Especial Cível, de pequenas causas (para valores até 20 salários mínimos), e não pagar nada por isso.

“O diferencial (da LiberFly) é mesmo a comodidade. Pela Justiça, a pessoa teria que estar, presencialmente, em uma audiência de conciliação”, afirma.
“O serviço oferecido dispensa essa audiência porque negocia diretamente com as companhias aéreas. Seleciona as causas já propensas a ter êxito, que são aquelas que as companhias aéreas sabem que, provavelmente, perderão na Justiça. Obviamente, ninguém garante certeza absoluta do resultado, mas trabalha-se em cima de probabilidades”, conclui.

Como processar uma companhia aérea?

Para processar uma companhia aérea é preciso contratar um advogado ou utilizar os serviços do Juizado Especial Cível, de pequenas causas, onde o custo financeiro do consumidor lesado seria zero.

No entanto, é preciso ter a disposição de acessar o serviço da sua região. No estado de São Paulo, por exemplo, é possível entrar com a petição pela Internet. A página destinada ao cadastro de petições traz até um passo a passo de como fazer, mas é repleta de detalhes.

Em resumo, você deve contabilizar o quanto vale o seu esforço. Em uma suposta reivindicação de R$ 2 mil, você receberia R$ 1,4 mil pela LiberFly (sem muito esforço empenhado) e os R$ 2 mil integrais no Juizado (com esforço empenhado).

Outra opção é fazer a reivindicação junto ao Procon do seu estado e à ANAC, que também são alternativas extrajudiciais de mediação diretamente com as companhias aéreas.

Alternativas à LiberFly

Além da LiberFly, há ainda outras empresas que prestam serviços similares no mercado, algumas delas são:

Algumas praticam taxas menores e outras cobram valores fixos por cada tipo de atendimento prestado. Nós já fizemos um artigo completo sobre a AirHelp avaliando também o serviço prestado por ela. Vale comparar. Boa sorte!