Proteste Voo é confiável? Conheça a empresa e como funciona

Passagens Aéreas  / 

Era para ser a viagem dos sonhos com a família e a companhia aérea causou grandes problemas como cancelamentos de voos, atrasos ou extravio de malas? Existem empresas dedicadas exclusivamente para resolver esses e outros problemas de maneira fácil e rápida. A Proteste Voo é uma dessas empresas, que atua para buscar seus direitos junto as companhias aéreas. Conheça a empresa e descubra se é confiável.

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O que é a Proteste Voo?

Se você teve sua viagem comprometida ou viveu alguma situação difícil por culpa de uma companhia aérea, uma dica é procurar empresas especializadas em resolver esses problemas, como a plataforma Proteste Voo. Ela tem por finalidade o apoio ao passageiro em diversos contratempos que possam acontecer durante a viagem. A Proteste Voo é uma plataforma que atua no apoio ao passageiro que de alguma maneira se sentiu lesado em seus direitos pela companhia aérea.

A empresa ajuda o passageiro a ser devidamente reparado pelos danos causados pelas companhias aéreas de maneira menos burocrática, facilitando todos os procedimentos necessários. Inclusive, encaminhando para um advogado parceiro quando for o caso.

Como funciona o serviço

Se você passou por problemas com a companhia aérea e está em busca de uma solução para o problema, listamos a seguir um passo a passo de como funciona a solicitação. Confira:

Passo 1

Se você se sentiu lesado em sua viagem de avião, o primeiro passo é consultar o site da Proteste Voo. Ao navegar pelas opções você vai encontrar sete opções de problemas:

  • Voo atrasado;
  • Voo cancelado;
  • Conexão perdida;
  • Overbooking:
  • Bagagem extraviada;
  • Falta de alimentação especial;
  • Falta de assistência a passageiro com necessidades especiais.

Escolha o tipo de dano sofrido.

Passo 2

A seguir, a plataforma apresentará uma série de perguntas para entender melhor o problema. Por exemplo, caso tenha sido overbooking, será perguntado se a situação foi informada a você pela companhia aérea. Na sequência, se você optou por reembolso ou pela realocação em outro voo.

Passo 3

Após responder aos questionamentos, a plataforma irá direcionar você ao passo seguinte, preencher o questionário com informações de contato, assim como o número do voo, data do ocorrido, a companhia aérea, entre outras informações. Além disso, você poderá explicar melhor o ocorrido, fornecendo os detalhes necessários sobre a ocorrência.

Para dar sequência a solicitação a Proteste Voo pedirá autorização para “repassar os dados informados acima a um dos escritórios de advocacia parceiros da entidade, para que possa dar continuidade ao seu processo e analisar a viabilidade jurídica da propositura de uma ação indenizatória contra a companhia aérea.” Caso aceite o processo será aceito.

Passo 4

Após o envio, a equipe de advogados do escritório parceiro irá analisar a viabilidade jurídica da demanda. Se for possível entrar com a ação, o escritório assumirá o caso em regime de êxito. A empresa só irá receber alguma quantia no caso de ganho da ação em favor ao passageiro.

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Os escritórios parceiros contam com advogados especializados neste tipo de demanda jurídica. Um dos escritórios, inclusive, tem um altíssimo índice de sucesso, superando os 98%.

Após essas etapas parte-se para a resolução do caso de forma jurídica.

A Proteste Voo é confiável?

Com atuação no mercado desde 2017, a Proteste Voo conta com clientes satisfeitos e que atestam a seriedade e bom serviço da empresa.  Isso pode ser visto na avaliação da Proteste Voo no Facebook, a página apresenta avaliação máxima, mas vale o alerta, são apenas duas avaliações na página e ambas de 2017. Confira um dos depoimentos: “Acabamos de ganhar uma causa da Tam por atraso de vôo! Sucesso!!”, diz o depoimento de um dos clientes.

Já no Reclame Aqui a empresa não possui reclamações registradas.

Um ponto positivo da plataforma é que você só paga pela prestação dos serviços caso ganhe a indenização pleiteada juridicamente. Ou seja, você não perde nada ao optar por contar com o auxílio da empresa. Além disso, o pagamento corresponde a uma porcentagem do valor do processo.

aeroporto atraso de voo

Que tipo de reclamação pode ser indenizada?

Para ter uma viagem bem-sucedida é preciso primeiramente conhecer seus direitos ao viajar de avião. No caso de imprevistos, as companhias aéreas devem oferecer assistência ao passageiro, a fim de mitigar os danos causados.

Uma das situações mais desagradáveis, mas infelizmente mais frequentes em viagens aéreas, é o atraso de voos, mas existem diversos outros problemas que podem ocorrer e que a Proteste Voo pode atuar na resolução. Saiba quais são os deveres das companhias aéreas, para entender em quais situações você pode procurar a Proteste Voo para tentar uma indenização.

Exigências da Anac

Confira os direitos dos viajantes de acordo com a Anac:

1. Se o atraso for superior a uma hora

A empresa deve oferecer maneiras do passageiro se comunicar (telefone, internet).

2. Se o atraso for superior a duas horas

A companhia aérea deverá fornecer alimentação ou vouchers a serem utilizados no aeroporto.

3. A partir de quatro horas de atraso

A companhia aérea deve fornecer acomodação ou hospedagem ao passageiro. Caso e o passageiro esteja na cidade onde mora, a empresa pode fornecer transporte para sua casa e da casa para o aeroporto.

4. Para os atrasos de mais de quatro horas, preterição de embarque (mais conhecido como overbooking) ou cancelamento

A companhia deverá oferecer ao passageiro, além de hospedagem, transporte e alimentação, opções de reembolso dos valores pagos.

5. Conexão perdida por culpa da companhia aérea

Você tem direito a indenização por danos morais, mesmo que a companhia aérea cumpra as exigências legais. A indenização é devida caso você perca sua conexão de voo devido a atraso no voo de origem.

6. Bagagem extraviada

Nesse caso, é preciso ir ao balcão da companhia aérea e solicitar o RIB – Registro de Irregularidade na Bagagem. A companhia deverá fornecer o valor em dinheiro para compras de itens de primeira necessidade para que você possa atender suas demandas até que tenha sua bagagem extraviada de volta.

O passageiro deve receber a bagagem em até sete dias, no caso de voos domésticos. Para voos internacionais, o prazo é de até vinte e um dias. Se a bagagem não for devolvida no prazo estabelecido por lei, o passageiro tem direito a indenização por danos morais.

7. Falta de alimentação especial

Pode ser que por razões filosóficas ou religiosas, ou ainda questões de saúde, o viajante tenha alguma restrição alimentar. Nesse caso, a empresa é obrigada a fornecer alimentação diferenciada conforme a necessidade informada pelo passageiro. Caso isso não ocorra, o passageiro tem direito à indenização.

Além dessas situações listadas pela Anac, caso a companhia não garanta assistência a pessoas com necessidades especiais também é possível solicitar uma indenização.

8. Falta de assistência como passageiro com necessidades especiais

Se o passageiro informou à companhia aérea que viajava um pessoa menor de idade, idoso com mobilidade reduzida, com deficiência física, sensorial ou cognitiva, com necessidades especiais, com berço para bebês ou cadeira de rodas, a companhia aérea precisa oferecer assistência. Caso não tenha oferecido, pode caber uma indenização.

Quanto tempo demora para receber a indenização?

Não existe um tempo exato pré-determinado. Cada demandas é única e o tempo de duração de todo o processo irá variar de acordo com cada caso. Portanto, o prazo para a solução depende da condução dos trâmites do processo pelo sistema judiciário.

Quanto custa o serviço?

Inicialmente você não paga nada pelo serviço da Proteste Voo. Apenas se houver ganho de causa, você deve pagar um percentual sobre a indenização para o escritório.

Proteste Voo, Liberfly ou AirHelp?

As três empresas atuam de forma semelhante, no caso da AirHelp, a empresa age especialmente em casos de atraso, cancelamento de voo e overbooking. Já a Liberfly além dos itens cobertos pela AirHelp, também atua em casos de extravio de bagagem e no show. Ambas foram avaliadas pela nossa equipe e são muito recomendadas, veja a avaliação completa da AirHelp e Liberfly aqui.

Um ponto a se destacar é que a AirHelp e a Liberfly apresentam em seus sites e em sites de reclamação depoimentos de usuários que atestam a qualidade. Por outro lado, no site do Proteste Voo não existem informações semelhantes, o que dificulta saber se a Proteste Voo é confiável ou não.

Outra questão é a velocidade da resolução do problema. Enquanto na Liberfly é possível optar por uma solução rápida, em até 48h, enquanto nas outras duas plataformas é preciso esperar o processo para receber a indenização.

Um ponto positivo da Proteste Voo é que a empresa disponibiliza um canal direto no WhatsApp, o que pode acabar tornando o processo de comunicação um pouco mais rápido.

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Autor

Evellyn Lima é brasileira e atualmente não tem endereço fixo. Resolveu viver uma vida de nômade digital. É jornalista, redatora, revisora e compartilha detalhes e surpresas das suas viagens no Instagram @ninguemcontadaviagem.