Voo cancelado ou atrasado? Conheça seus direitos e saiba o que fazer

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Ter o seu voo cancelado ou atrasado não é nada fácil, mas isso pode acontecer por muitos motivos, por isso, vou te contar minha experiência com isso e explicar quais os seus direitos, o que você pode ganhar com isso e como evitar transtornos maiores.

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Voo cancelado ou atrasado: saiba como pedir reembolso ou indenização

Viajar de avião é algo que a cada dia fica mais acessível e mais conveniente. Sendo mais rápido e muitas vezes até mais barato do que utilizar outros meios de transporte. Mas como reagir quando a conveniência que seria pegar um avião e chegar no seu destino, vira um pesadelo, onde seu voo é cancelado e seus planos de viagem vão por água abaixo?

Eu vou contar para você a minha experiência, logo depois eu vou explicar alguns dos seus direitos em relação aos voos cancelados e dicas de como agir nessa situação.

A minha experiência com voo cancelado na Europa

No inicio de março, alguns países na Europa tiveram voos cancelados e atrasados depois de uma tempestade de neve. Com a tempestade, países como Irlanda, Itália e Inglaterra passaram por dias de neve e muito frio.

O que foi uma festa para a população em geral, que pode aproveitar a cidade de um jeito diferente, foi um pesadelo para quem iria pegar um avião nessa época. Foram vários voos cancelados e atrasados, causando caos nos aeroportos e deixando os passageiros em estado de desespero, sem saberem o que fazer.

Eu fui uma dessas passageiras que viu sua minha viagem de final de semana, virar uma viagem de 5 dias, sem ter ideia de quando eu voltaria para minha casa na Irlanda.

Foi um perrengue do início ao fim

Com essa experiência, eu aprendi muito sobre o que fazer quando seu voo em território europeu é cancelado. Para você não passar pelo que eu passei, aqui vão algumas dicas baseadas na experiência que eu vivi.

1. Descubra o motivo do cancelamento do seu voo

O primeiro passo é saber porque seu voo foi cancelado ou atrasado. Em alguns casos, a companhia aérea mandará um e-mail antes do seu voo, explicando o porque ele será cancelado e se poderá ocorrer atrasos.

Mas pode ocorrer também de você só descobrir que seu voo foi cancelado ou que haverá um atraso já no aeroporto.

2. Fale pessoalmente com um funcionário da companhia aérea

Essa é a dica mais importante, independente do motivo do cancelamento ou atraso. É só indo ao aeroporto e falando com uma pessoa que trabalhe no balcão da companhia que o seu problema vai ser resolvido.

Esqueça a ideia de tentar ligar, mandar e-mail, mensagem no Facebook ou Instagram da companhia.

Nada disso vai solucionar o seu caso rapidamente, principalmente se houver uma grande quantidade de voos cancelados. A maioria dos passageiros vão tentar primeiro ligar, ou mandar o e-mail. Isso pode sobrecarregar o sistema telefônico e lotar a caixa de e-mail, por exemplo.

Somente uma pessoa que trabalhe na companhia poderá explicar melhor a situação que ocorreu para seu voo ser cancelado, quais são os seus direitos e o que é possível fazer para você chegar o mais rápido possível no seu destino.

Veja também quanto custa viajar para Europa.

3. Pergunte se é possível ficar em espera para o próximo voo

Essa é uma dica preciosa para quem teve o voo cancelado, mas tem planos que não podem ser cancelados. Se você realmente precisa viajar o mais rápido possível, saiba que em muitos casos é possível ficar em espera para o próximo voo.

Fila de espera para o próximo voo

Isso significa que mesmo que o próximo voo esteja lotado, você pode ficar em uma fila de espera. Onde caso algum passageiro perca o voo, você fique com o lugar dele. Sem dúvida nenhuma ter que ficar em espera é um pouco mais difícil, porque você pode esperar horas e não conseguir um lugar.

Mas eu preciso dizer, o risco é válido. Acredite em mim, muitas pessoas perdem o voo. Ficar em espera é contar com a sorte, mas ela estando ao seu favor, você consegue voltar para casa mais rápido.

4. Verifique se você é elegível a uma compensação monetária pelo voo cancelado ou atrasado

Segundo a Norma Europeia (EC 261) em média mais de 6 milhões de pessoas no mundo todo têm direito a uma compensação monetária por ter tido o voo cancelado ou atrasado. Mas muitas pessoas não requerem esse direito e acabam deixando passar.

A partir de 1 hora Comunicação (internet, telefone e etc.)
A partir de 2 horas Alimentação (voucher, lanche, bebidas e etc.)
A partir de 4 horas Acomodação ou hospedagem (se for o caso) e transporte do aeroporto ao local de acomodação. Se o passageiro estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer o transporte para sua residência, a partir do aeroporto, e vice-versa; Se a empresa já tiver a estimativa de que o voo atrasará mais do que 4 horas, o passageiro tem direito à reacomodação em outros voos ou reembolso, além de toda a assistência material
Cancelamento de voo A empresa deverá oferecer ao passageiro, além de toda a assistência material, opções de reacomodação em outros voos ou reembolso.

Como requerer uma compensação por voo cancelado ou atrasado

Primeiro é preciso saber se você é elegível para isso. Existem sites que auxiliam você a descobrir se está elegível a requerer a indenização e a descobrir quanto você poderá ganhar da companhia aérea.

Os principais são:

Essas empresas não cobram nenhum dinheiro para começar o processo, mas caso a indenização saia as empresas ficam com uma porcentagem que pode chegar a 25%. A nossa indicação é a Airhelp, que além de atuar em português, atende a reclamações de voos nacionais e internacionais e é de confiança. Nós do Euro Dicas já usamos e conseguimos reembolso. Veja nosso artigo de avaliação da Airhelp aqui.

Infelizmente nem todos os casos são reembolsáveis

Em casos como o que ocorreu no início do mês de março na Europa, cancelamento por questões climáticas, não haverá essa indenização.

Isso porque quando o motivo vai além do controle da companhia aérea, ela não pode se responsabilizar.

Mas ainda assim deverá haver um suporte para os passageiros

Então, em todos os casos, até mesmo se houver um atraso por mais de 3 horas (tempo referente a chegada no destino, não à partida), é possível solicitar alimentação, acomodação e até mesmo direito a ligações, pagos pela companhia.

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espera no aeroporto

Veja quais são as melhores companhias aéreas da Europa.

Valor da compensação

É importante dizer que na maioria das vezes é possível ganhar uma compensação financeira por causa do transtorno causado pelo cancelamento do seu voo. Então, mesmo que você conheça situações em que não houve reembolso, é sempre bom checar, porque cada caso é um caso.

O valor da indenização por voo cancelado pode chegar até 700 dólares

O valor da compensação vai levar em conta tudo desde do tamanho do percurso do voo que foi atrasado ou cancelado, quando foi avisado que o voo seria cancelado e quantos dias demorou para a situação se resolver.

E para voo atrasado?

Em caso de voo atrasado, a partir de 3 horas de atraso também é possível requerer uma compensação monetária e que a companhia reembolse seus gastos durante esse período.

A partir de 5 horas de atraso, você pode decidir não viajar e pedir o reembolso da passagem. Porém, depois do reembolso, a companhia não terá a obrigação de pagar uma indenização a você.

Guarde os comprovantes de compra

Em todos os casos, se a companhia não oferecer um suporte básico de alimentação e acomodação, você poderá requerer um reembolso por todo dinheiro gasto até você ter conseguido um outro voo.

É de extrema importância guardar todos os comprovantes, porque esse reembolso só será possível apresentando os comprovantes dos seus gastos. O reembolso pelos gastos deverá ser requerido no site da companhia aérea.

Vale lembrar também que o reembolso pelo dinheiro gasto não está ligado a indenização

O passageiro que tiver o voo atrasado por mais de 3 horas ou voo cancelado, poderá requerer esse suporte básico.

Conheça também os 10 principais mitos sobre voar de avião.

Reembolso da passagem do voo cancelado

O reembolso da passagem na maioria das vezes é uma das soluções dadas pela companhia aérea. Se você só consegue chegar no seu destino pegando um avião, eu não indico tanto requerer um reembolso da passagem. Porque dificilmente você conseguirá comprar uma passagem aérea em cima da hora no mesmo preço da passagem que você já tinha comprado com antecedência.

Não se desespere

Um reembolso pode valer a pena se você puder usar outro meio de transporte, como viajar de ônibus ou trem, que apesar de terem um tempo de viagem maior, podem custar mais barato em cima da hora do que uma passagem aérea.

O reembolso geralmente pode ser requerido pelo site da companhia no balcão de atendimento da companhia no aeroporto e também por telefone.

Imprevistos acontecem

Eu sei que nem sempre é possível cancelar seus compromissos, mas vale lembrar que imprevistos acontecem, por isso procure sempre viajar com alguns dias de antecedência do seu compromisso se ele for muito importante.

Planejamento pode te ajudar muito nessas horas

Também tenha planos A, B e C, para se algo der errado você não se desesperar e conseguir pensar com calma.

Saiba seus direitos e exija que eles sejam cumpridos

O desespero pode te fazer perder dinheiro, se estressar e nem conseguir resolver o problema da melhor maneira, por isso sempre lembre-se de que se você tiver um voo cancelado ou atrasado, você não ficará desamparado.

Conheça também a empresa Claim Compass e veja se ela é uma boa opção para conseguir indenizações de empresas aéreas.

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Autor

Samara é carioca, tem 21 anos, e decidiu mudar de vida para fazer faculdade de Business na Irlanda. Apaixonada por viagens, cinema, arte e festas. Divide seu tempo entre os estudos, suas aventuras e a escrita, dando dicas e ajudando brasileiros que sonham em ter uma experiência fora do Brasil.