Teve seu voo atrasado ou cancelado e foi avisado em cima da hora? Sua bagagem foi extraviada e a companhia aérea não resolveu? Uma startup especializada em direito do consumidor pode te ajudar nesses casos. Conheça mais sobre a Resolvvi, veja como funciona e se vale a pena utilizar.

O que é a startup Resolvvi?

Você já deve ter ouvido falar de sites que ajudam na resolução de problemas online. É o caso da plataforma Resolvvi, uma startup com especialistas em direitos dos consumidores utilizando inovação e tecnologia.
Com uma trajetória recente, em 2017 a empresa ficou entre as 10 startups de destaque no maior programa de aceleração de startups do Brasil, o InovAtiva. Desde então, vem ajudando a resolver questões diretamente ligadas ao direito dos consumidores no país.
Eles atuam em duas frentes:

  • Problemas com voo como atraso ou conexões perdidas, overbooking, cancelamento por no-show e bagagem extraviada;
  • Nome negativado indevidamente por conta já paga, golpe, fraude ou serviço não contratado, além de dívida vencida há 5 anos ou mais.

Saiba como cancelar um voo TAP com reembolso.

Como funciona?

O processo é 100% online e sem audiências. Basta cadastrar o seu problema no site, enviar todos os documentos necessários. Com uma interface intuitiva, não precisa sair de casa e nem ter custos iniciais. Depois de cadastrado, o usuário pode aguardar o andamento e a conclusão do caso por e-mail, além de poder consultá-lo na própria plataforma.
Segundo a empresa, só é necessário pagar a taxa de serviço de 30% do valor da indenização após o recebimento da mesma. Se não ganhar, a própria Resolvvi arca com todos os custos envolvidos.

Resolvvi é confiável? Veja avaliação de quem já usou

Mas será que realmente funciona e é confiável? Para saber isso, fomos conferir as avaliações de usuários. Por ser uma empresa relativamente nova, nos portais mais relevantes de reputação como o Reclame Aqui e o TrustPilot, a empresa ainda não conta com nenhuma reclamação.
Já no perfil da empresa no Facebook, ela conta com uma nota 4,7, de um total de 5, além de encontrarmos diversos depoimentos positivos. Veja o último, com data de 16 de abril deste ano:

“São eficientes, disponíveis sempre, muito solícitos! O trabalho é muito bem feito, fui contemplada com uma indenização que foi efetivada em menos de 3 meses da abertura da solicitação. Recomendo para qualquer problema com viagens aéreas, vale a pena”.

Por ser uma plataforma 100% segura e online, sem reclamações, por enquanto, nos principais sites, e pelo cliente só pagar após ter a sua indenização recebida, podemos avaliar que a Resolvvi é sim confiável.

Resolvvi para problemas com voo

Para os viajantes, o principal serviço da Resolvvi relacionado a problemas com direito do consumidor são os ligados aos voos.
Veja em quais casos é possível entrar com uma ação junto com a Resolvvi e saiba se encaixa em algum problema recente que você teve. Ou, guarde a informação, caso seja necessário no futuro.

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Voo cancelado

É importante que você saiba que um voo cancelado deve ser avisado pela companhia aérea com antecedência. Segundo a ANAC, qualquer alteração deve ser comunicada ao passageiro com, no mínimo, 72 horas antes do horário originalmente estabelecido.
A companhia aérea responsável pode realizar alguma alteração? Sim, mas deve comunicar dentro desse limite, que é o assegurado por lei. Caso haja o cancelamento a empresa deverá oferecer:

  • Reembolso integral, caso seja do desejo do passageiro;
  • Alternativas de reacomodação no próximo voo da companhia;
  • Remarcação do voo para data e horário de preferência do passageiro sem custo adicional;
  • Realocação em voo de outra companhia aérea, caso seja necessário.

Mesmo com tudo isso, é possível pedir indenização por danos morais caso o voo cancelado gere um atraso com 4 horas ou mais de diferença em relação ao horário previsto. Outro caso é se o cancelamento for avisado com menos de 72 horas de antecedência.
Entenda como funciona o seguro de cancelamento de viagem.

Voo atrasado

Em casos de voos atrasados, o procedimento é parecido com o do cancelamento: a mudança do horário deve ser comunicada com um mínimo de 72 horas de antecedência. É dever da companhia aérea informar aos passageiros sobre o status do voo atrasado, com atualizações a cada 30 minutos e a previsão de partida.
Além disso, o passageiro tem alguns direitos em casos de voo atrasado. A empresa deve:

  • Fornecer meios de comunicação aos passageiros como internet e telefone a partir de 1 hora de espera pelo próximo voo;
  • Também deve arcar com os custos de alimentação a partir de 2 horas de espera;
  • Deve disponibilizar hospedagem e traslado a partir das 4 horas de espera pelo próximo voo;
  • A companhia deve oferecer as mesmas alternativas de reembolso ou outro voo, seguindo as mesmas recomendações de cancelamento, como já falamos.

E, mesmo que a empresa cumpra com os seus deveres, você pode pedir indenização por danos morais com a Resolvvi caso chegue ao destino final com 4 horas ou mais de atraso, ou se for avisado com menos de 72 horas do atraso do voo.
Não esqueça que para ambos os casos você deve guardar todas as provas que incluem:

  • Cartões de embarque do voo cancelado e do novo voo, se houver;
  • E-mail de confirmação de compra;
  • Declaração do ocorrido emitido pela companhia aérea.

Resolvvi voo perdido
Saiba quais são os principais problemas e os direitos dos passageiros aéreos.

Conexão perdida

Perder uma conexão por conta de voo atrasado pode acontecer em qualquer país por muitos motivos. Dentre eles, problemas no tempo, conflito externo, desastre natural ou até excesso de tráfego aéreo. Se um voo atrasa e você precisa de outro para chegar ao destino final, o primeiro pode prejudicar os demais.
Se esse for o seu caso, a empresa precisa proceder com as mesmas assistências aos passageiros que relatamos para voo atrasado.
Caso isso não aconteça, ou a conexão perdida te fez chegar ao destino final com 4 horas ou mais de atraso em relação ao horário previsto, é possível pedir uma indenização com a Resolvvi.
Só um detalhe: essas informações só valem em casos de conexão perdida em que todo o trecho da viagem foi adquirido com a mesma companhia aérea. Se você comprou voos de empresas diferentes e isso aconteceu, não é possível culpá-las por isso.
Exceção para casos de codeshare, que é quando as empresas se dividem na execução dos 2 voos: aí sim é possível solicitar indenização por danos morais e ambas as empresas podem ser responsabilizadas.
Voo com conexão precisa fazer novo check in? Saiba mais.

Cancelamento por No Show

Primeiro, entenda o que é o no-show: é o que acontece quando você compra a passagem e não consegue embarcar. Caso isso aconteça sem que você comunique a companhia aérea, ela pode automaticamente cancelar o segundo trecho, se houver. Além disso, para utilizar o voo perdido, elas exigem que você arque com as despesas de multas.
O requerimento de indenização com a Resolvvi acontece no primeiro caso, com o cancelamento automático do trecho de volta. A prática é considerada ilegal.

Overbooking

Expressão em inglês, o overbooking significa quando a companhia aérea realiza mais vendas do que pode atender. Imagine chegar ao aeroporto e saber que o seu voo está lotado? Pode acontecer.
O overbooking é ilegal no Brasil e é por isso que a indenização por danos morais pode ser solicitada pelo passageiro, caso seja realocado em outro voo e chegue ao destino final com 4 horas de atraso ou mais. Para isso, o viajante deve chegar com, no mínimo, 30 minutos de antecedência para o embarque.
Se o voo estiver lotado, a empresa tem as mesmas obrigações de prestar auxílio aos passageiros, seguindo as mesmas normas de voos perdidos e cancelados.

Extravio de bagagem

Último problema em viagens de que é possível pedir ajuda à Resolvvi. No caso de bagagem danificada, o passageiro precisa procurar a defesa do consumidor até 7 dias após o acontecido. Caso a empresa não repare o dano em mais 7 dias, o viajante pode entrar com ação de indenização.
Para bagagens extraviadas, a companhia deve devolver a mesma para o passageiro em até 7 dias, em caso de voos domésticos, e 21 dias, em voos internacionais. Se não acontecer dentro do tempo previsto, entre com o pedido de danos morais e/ou materiais.
Para isso, não esqueça de ter em mãos o Registro de Irregularidade de Bagagem, RIB, que deve ser solicitado ainda no aeroporto, e todos os cartões de embarque com o bilhete da bagagem.
Faça um seguro bagagem e tenha assistência enquanto ainda estiver viajando.

Como faço uma reclamação?

O processo é fácil e feito totalmente online. Para isso:
1. Acesse o site da Resolvvi;
2. Siga em “Começar agora” e insira os seus dados;
3. Verifique o seu caso respondendo algumas perguntas da plataforma. Ao final do processo, você já saberá se tem direito a uma compensação;
4. A empresa continuará prestando assistência gratuita, cuidando das burocracias;
5. A Resolvvi avisa o final da causa. Se você ganhar, terá que pagar 30% do valor recebido.

Quais são as taxas cobradas pela Resolvvi?

Como avisamos, o requerente só paga se a causa for ganha. A Resolvvi cobra 30% do valor recebido pelos danos. Se não ganhar, não precisa pagar nada.

Qual o valor médio de indenização?

O valor exato depende de alguns fatores, como o tipo de dano causado e de cada caso. A média é de R$ 2 mil por pessoa.
Se seguir para a via Judicial, o processo pode demorar mais tempo e a média de indenização é de R$ 3.500 por pessoa, podendo ser mais, a depender do caso.

Quanto tempo leva até receber a indenização?

Segundo a própria startup, a média do tempo necessário para conclusão do processo é de 6 meses. Mas depende de cada caso, pois é necessário aguardar a resposta das empresas aéreas e do judiciário pela conclusão.

Resolvvi X Airhelp: qual empresa é melhor?

A AirHelp é uma empresa mais antiga: existe desde 2013 e também é uma startup que tem como serviço ajudar os passageiros em problemas que envolvam viagens e companhias aéreas. Diferente da Resolvvi, é uma empresa estrangeira, de origem alemã, mas atua também no Brasil.
Dentre os serviços, estão compensações por voos atrasados, cancelados ou superlotados, como o overbooking.
Para saber qual delas é melhor, checamos algumas informações:

Avaliação dos clientes

Diferente da Resolvvi, a Airhelp consta no site de avaliações Reclame Aqui há 3 anos. Nos últimos 6 meses, a empresa tem boa nota: 7.8, com 100% das reclamações respondidas e 70% dos clientes voltariam a fazer negócio, o que é um bom sinal.
Já no TrustPilot, um site de reputação internacional, sua avaliação é excelente, com nota 4.7, o que é uma boa avaliação se pensarmos em um espectro maior de reclamações.

Resolução de problemas

Ainda no Reclame Aqui, a Airhelp tem um índice de solução de reclamações de 80%. Na resolução dos problemas a que se propõe em direito do consumidor, em matéria da revista Exame a empresa afirma que já auxiliou mais de 16 milhões de clientes, incluindo a União Europeia, onde atua de maneira mais forte e há mais tempo.
Já a Resolvvi informa em seu site que obteve 98% de sucesso em garantir os direitos do consumidor.

Comissão paga pelo serviço

Enquanto a Resolvvi cobra 30% em cima do valor da indenização, a alemã AirHelp cobra 35%, incluindo os impostos aplicáveis. Por ser estrangeira, o desconto ainda inclui o IOF e a conversão do dinheiro.

Quais são os contatos da Resolvvi?

O processo é todo online e através da plataforma, mas é possível entrar em contato com a empresa através do WhatsApp: (85) 98562 8263.

Vale a pena utilizar a Resolvvi para problemas com voos?

Sim, vale a pena. Em primeiro lugar, a empresa é 100% brasileira, o que facilita o entendimento do Código do Consumidor do país e os direitos dos passageiros que se viram debilitados decorrentes de problemas com companhias aéreas.
Em segundo lugar, não se paga nada para dar entrada no processo, apenas se existe ganho de causa. Ou seja: não custa nada tentar.
Por último, mesmo com pouco tempo no mercado, não encontramos reclamações por conta dos serviços prestados, o que demonstra que é uma empresa preocupada com os clientes, principalmente no que diz respeito ao atendimento.

E ainda uma recomendação: leve um seguro viagem

Mesmo podendo pedir indenização após a viagem, é possível evitar essa dor de cabeça enquanto você estiver viajando. Deixe para pensar nisso na volta: alguns desses problemas, como cancelamento de viagem e extravio de bagagem, podem contar com assistência de um bom seguro viagem.
Nossos leitores podem conferir os valores de seguros de viagem no nosso comparador do Euro Dicas, uma parceria com o portal Seguros Promo, e ainda ganhar desconto.
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