Sala VIP GRU: conheça benefícios e como ter acesso

Passagens Aéreas  / 

O Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, é o mais movimentado do país e está entre os principais da América do Sul. Ele recebe aproximadamente 40 milhões de passageiros por ano. Por ser um dos principais pontos de partida para voos longos ao exterior, ele é o aeroporto do Brasil com o maior número e variedade de salas VIP. Nelas, alguns passageiros podem relaxar com todo o conforto enquanto aguardam o embarque. Descubra todos os detalhes sobre a sala VIP GRU, como funciona, quem tem acesso e muito mais.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Quem pode ter acesso à Sala VIP GRU?

Imagine ter 10 ou 15 horas de voo pela frente. Faz toda a diferença aguardar o embarque ou uma conexão com muito tempo de espera em um ambiente tranquilo, com revistas à disposição, uma equipe de apoio e até uma ducha para renovar as energias. Quem pode utilizar uma sala VIP GRU pode contar com estes e outros tantos benefícios.

Atualmente, existem 10 salas VIP no Aeroporto de Guarulhos. Elas normalmente são restritas a alguns tipos de público, em condições que variam de sala para sala VIP GRU:

  • Passageiros que viajem em primeira classe ou na classe executiva de algumas companhias aéreas;
  • Sócios de clubes de vantagem como Priority Pass, Lounge Club e Lounge Pass;
  • Participantes de programas de milhagem nos níveis superiores, de algumas companhias aéreas;
  • Titulares de cartões de crédito de bandeiras premium;
  • Algumas salas podem ser frequentadas por qualquer pessoa, mediante o pagamento por horas ou diárias.

O que a sala VIP GRU oferece?

Cada sala VIP GRU possui diferenciais. Em comum, claro, o objetivo delas é que os passageiros se sintam confortáveis e relaxados, principalmente antes de encarar horas de voo. Então todas costumam incluir:

  • Ambiente de descanso;
  • Conexão Wi-fi;
  • TV a cabo;
  • Tomadas para carregar aparelhos eletrônicos antes da viagem (celular, notebook, leitores de livros, tablets, câmeras);
  • Alimentação e bebidas de cortesia, inclusive alcoólicas, para maiores de 18 anos;
  • Materiais de leitura, como revistas e jornais nacionais e internacionais;
  • Banheiros equipados com chaveiros e amenidades, como toalhas e sabonetes.

Benefícios extras

A sala VIP GRU também pode oferecer comodidades ainda mais especiais, a depender da estrutura da sala e a quais benefícios o cliente é elegível. Imagine poder aproveitar serviços diferenciados como:

  • Salas de reunião e cowork;
  • Estações de trabalho equipadas com laptops;
  • Salas de entretenimento;
  • SPA;
  • Menu especial para cada refeição do dia;
  • Área Kids;
  • Equipe de assistentes pessoais para orientar os clientes sobre o uso de todas as vantagens do espaço.

Posso usar com todas as companhias aéreas?

O acesso é restrito na sala VIP GRU e cada uma tem suas regras específicas. Existem as que são vinculadas a companhias aéreas, a alianças de empresas ou a operadoras de cartões de crédito.

Você pode encontrar a lista completa atualizada com os horários de funcionamento no site do Aeroporto de Guarulhos. Listamos aqui as principais, com as condições de uso de cada uma.

American Express Lounge

Local: Terminal 3 – Mezanino (área restrita)​
Quem tem acesso:

  • Passageiros que viajam em classe executiva das companhias Air France-KLM, Alitalia, Emirates e Qatar;
  • Clientes com o cartão American Express The Platinum Card;
  • Participantes dos programas Priority Pass, Lounge Club e Lounge Pass​ ​são aceitos todos os dias, das 22h às 16h. Entre as 16h e as 22h, a entrada depende da disponibilidade do espaço. O programa Priority Pass não inclui ducha, que pode ser contratada separadamente por USD20;
  • Dentro do lounge há um espaço First Class aos passageiros que viajam na primeira classe da Air France-KLM e também aos clientes The Centurion Card da American Express;
  • Passageiros que tenham um Day Pass, que pode ser adquirido no local e custa de USD20 a USD70 por pessoa.

Star Alliance Lounge

Local: Terminal 3 – Mezanino (área restrita)
Quem tem acesso:

  • Custa USD70 por pessoa;
  • Passageiros viajando de primeira classe ou executiva, ou que possuam cartão Gold das companhias aéreas integrantes do programa Star Alliance;
  • Quem é cliente dos programas de vantagem Lounge Club, Lounge Key e Priority Pass, mediante restrição de horário​;
  • C​lientes Bradesco com cartões American Express The Platinum Card e Elo Nanquim.​

​LATAM VIP Lounge

Local: Terminal 3 – Mezanino (área restrita)
Quem tem acesso:

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »
  • Membros Black Signature do programa LATAM Pass e LATAM Fidelidade com seus familiares diretos (cônjuges, pais e filhos) e um acompanhante, quando viajarem na LATAM Airlines ou da aliança Oneworld;
  • Nas salas VIP Oneworld, o benefício é para o titular e um acompanhante. Passageiros das categorias Platinum e Black podem ingressar com um acompanhante, se estiverem viajando com a LATAM ou empresas integrantes Oneworld.

Sala VIP Mastercard Black

Local: Terminal 3 – Mezanino (área restrita)
Quem tem acesso: clientes MasterCard Black em viagem internacional. Portador do cartão (titular ou adicional) e dependentes diretos com até 16 anos não pagam pelo serviço.

GOL Premium Lounge Doméstico

Local: Terminal 2​ – Área de embarque doméstico – Mezanino
Quem tem acesso:

  • Clientes Smiles Diamante e Ouro;
  • Passageiros com cartão de crédito Mastercard Smiles Platinum, nos voos GOL;
  • Viajantes de Primeira Classe e Classe Executiva da Delta, Air France KLM, membros SkyMiles Diamond, Platinum e Gold Medallion e Flying Blue Platinum e Gold. Eles precisam estar em voos internacionais conectando com a GOL.

GOL Premium Lounge Internacional

Local: Terminal 2​ – Área de embarque internacional
Quem tem acesso:

  • Clientes Smiles Diamante e Ouro;
  • Quem tem cartão de crédito Mastercard Smiles Platinum;
  • Passageiros na Classe GOL Premium, viajantes em Primeira Classe e Classe Executiva da Delta, Air France/KLM e outras companhias parceiras, além dos clientes SkyMiles Diamond, Platinum e Gold Medallion, em voos operados pela GOL ou Delta;
  • Membros Flying Blue Platinum e Gold da Air France/KLM, nos voos internacionais conectando com a GOL.

Bradesco VIP Lounge

Local: Terminal 2 – Área de embarque doméstico – Mezanino
Quem tem acesso: clientes com cartões American Express The Platinum Card, American Express Gold Card e Elo Nanquim.

Urban Cowork Airport

Local: Terminal 2 – Check-in E – Mezanino
Quem tem acesso: qualquer cliente que adquira um plano, de R$55 a R$165, que variam de 1h a 12h de permanência com ducha por pessoa.

Salas VIP GRU Airport

Quais as melhores salas VIP GRU e em outros aeroportos do mundo?

No site Yelp, a sala VIP GRU com melhor avaliação é o Star Alliance Lounge. Outra sala vip de aeroporto que recebeu críticas positivas foi o LATAM VIP Lounge.

Já o The Luxury Travel Expert divulgou um top 10 com os melhores lounges pelo mundo. Os 5 primeiros colocados foram:

  1. Business Lounge da Qatar Airways’ Al Mourjan, no Aeroporto Hamad: mais parece um resort e une mobiliário de design, estações de trabalhos, buffet exclusivo e até salas de games;
  2. Lounge da Turkish Airlines no Aeroporto de Istambul: oferece video games, cinema, biblioteca e SPA, entre outras amenidades;
  3. Lounge da AirFrance no Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris: foi totalmente redesenhado em 2018, inclui um bistrô francês e chama a atenção pela decoração aconchegante do espaço;
  4. Cathay Pacific The Win, no Aeroporto de Hong Kong: tem dois andares, noodle bare buffer de pratos asiáticos e ocidentais, além da sofisticação do mármore na decoração;
  5. Star Alliance Lounge no Aeroporto de Los Angeles: o principal atrativo é o terraço com vista para as montanhas de Hollywood, além de bar e restaurante.

Conheça o nosso ranking dos 10 maiores aeroportos da Europa.

Vale a pena utilizar?

Com certeza. Se o seu voo, cartão de crédito ou programa de milhagens já oferece comodidades em alguma sala VIP GRU sem taxas extras, é uma excelente opção de aproveitar a sua viagem antes mesmo de embarcar. Afinal, são muitas comodidades oferecidas em espaços confortáveis, bem decorados e com serviços de qualidade, incluindo alimentação e até uma boa ducha.

Se você pretende pagar para utilizar estes espaços, no entanto, é válido analisar se o investimento vale a pena. Se couber no seu orçamento, ótimo. É sempre bom contar com mais tranquilidade e uma experiência agradável no aeroporto. Recomendamos o programa da Priority Pass, que oferece benefícios para salas vip em diversos aeroportos pelo mundo.

Se você não conhece a Priority Pass, veja esse artigo que escrevemos sobre a empresa e se é confiável.

Dicas para se entreter na espera do aeroporto

Agora, se você não tem acesso a uma sala VIP GRU, fica ansioso ou não tem ideia de como passar o tempo enquanto aguarda o voo, a gente tem algumas sugestões.

Exercite-se

Aproveite o tempo antes da viagem para caminhar bastante pelo aeroporto e esticar as pernas. Afinal, as horas seguintes serão passadas no avião, com espaços bastante limitados para se movimentar. Andar pelo aeroporto também pode ser interessante, descobrindo lojas e até espaços que alguns oferecem, de salões de beleza a livrarias e galerias de arte.

Aproveite uma boa leitura

A maioria dos aeroportos possui livrarias com os últimos lançamentos. Você consegue passar pelo menos uma hora folheando os exemplares. Ou então traga livros e revistas de casa, que irão garantir um tempo a mais de lazer.

Reveja seu roteiro

E se você aproveitar as horas de ócio e focar nos planos de viagem? Se você já tem um roteiro, pode pesquisar o que há ao redor do hotel no mapa. Ou  então conferir aqueles últimos detalhes, como valores de ingressos de museus, se há algum restaurante interessante que faltou na sua lista ou ver algumas fotos para se inspirar ainda mais.

Veja o mapa com a senha do Wi-Fi dos aeroportos.

Abasteça seu celular ou computador com suas séries preferidas ou filmes

O tempo passa voando quando estamos assistindo a algum programa de que gostamos. Então esta é a chance de terminar aquela série ou ver um filme interessante. Embora muitos aeroportos ofereçam Internet gratuita, ela nem sempre está disponível por muito tempo ou sua velocidade não é adequada para download de programas. Salve tudo em casa.

Experimente dar um passeio

Atenção, esta dica só serve no caso de conexões muito longas, com mais de 9 horas de espera. Se o aeroporto tiver fácil acesso a alguma cidade, vale considerar pegar um táxi ou metrô para aproveitar a atmosfera local e fazer uma refeição rápida. Não esqueça de calcular bem o tempo e prever o seu retorno cerca de 2 horas antes do embarque.

Use uma cadeira de massagem

Praticamente todos os aeroportos oferecem aquelas cadeiras de massagens que custam bem menos que um lounge VIP. E elas já conseguem deixar você um pouco mais relaxado para curtir a viagem que vai começar.

Compre um seguro viagem com desconto

Este é um dos itens mais importantes no seu checklist de viagem. Nossa recomendação é utilizar nosso comparador de seguros viagem ou o site Seguros Promo para encontrar, em poucos segundos, uma proteção na medida da sua viagem e do seu bolso. Não deixe de contar com o seguro viagem, pois ele facilita o processo de atendimento médico, assistência em caso de atraso de voo e perda de bagagem, entre outros itens fundamentais para uma viagem tranquila.

Confira também as dicas para organizar mala para Europa.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Luciana Andrade é jornalista, doutora em história, cursa especialização em marketing digital e não cansa de aprender coisas novas. À frente da Flows Conteúdo & Comunicação, escreve para diversos sites e clientes corporativos. Já morou em cinco cidades - no Brasil e na França - e está sempre planejando a próxima viagem.