Maiores aeroportos da Europa: o top 10 em número de passageiros

Europa  / 

O continente europeu é um dos maiores destinos turísticos do mundo. Com capitais de tirar o fôlego, tanto pela beleza quanto pela história, hoje vamos falar mais sobre os maiores aeroportos da Europa e dar destaque para a infraestrutura do velho continente.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Lista dos maiores aeroportos da Europa

Nós criamos uma lista com os 10 maiores aeroportos da Europa e o dado levado em consideração para isso é a quantidade de passageiros atendidos durante o ano de 2018. Confira a lista!

10º – Aeroporto Internacional de Moscou – Sheremetyevo (Rússia)

A Copa do Mundo da Rússia ajudou o Aeroporto Internacional de Moscou a entrar na lista dos maiores aeroportos da Europa.

Características

Com 480 mil metros quadrados e uma sucessão de reformas de ampliação, o Aeroporto Sheremetyevo conta com uma localização geográfica muito importante e depois de ser modernizado, se tornou um aeroporto que recebe muitas escalas de voos intercontinentais para a Ásia.

Passageiros transportados

O Aeroporto Internacional de Moscou transportou 45,9 milhões de passageiros em 2018 e, com isso, figurou entre os maiores aeroportos da Europa.

Companhias

São 40 companhias aéreas operando no aeroporto de Moscou com voos diários para 210 destinos em 60 países.

Cidades mais visitadas da Europa: conheça o Top 10.

9º – Aeroporto de Gatwick (Londres)

O Aeroporto de Gatwick é o segundo maior da Inglaterra e mesmo não sendo muito conhecido, transportou milhões de passageiros em 2018 e surge na lista dos maiores aeroportos da Europa.

Características e companhias

São mais de 50 companhias aéreas operando no Aeroporto de Gatwick e 24 mil colaboradores atuam por lá para dar conta de tanto trabalho e gera, todos os anos, 1,6 bilhão de libras em receitas para o Reino Unido.

Passageiros transportados

Em 2018 o Aeroporto de Gatwick transportou 46,075 milhões de passageiros e ocupou a nona colocação entre os maiores aeroportos da Europa.

O que fazer de graça em Londres: os 5 melhores passeios gratuitos.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

8º – Aeroporto de Munique (Alemanha)

Premiado e reconhecido como o melhor aeroporto do continente europeu, o Aeroporto de Munique também figura entre os oito maiores aeroportos da Europa.

Características

São 413 mil voos realizados todos os anos (chegadas e partidas), 35 mil funcionários e uma administração bastante competente. Além disso, o Aeroporto de Munique é o segundo maior da Alemanha e um centro de tráfego aéreo importante no país europeu.

Passageiros transportados

46,3 milhões de passageiros partiram ou chegaram neste aeroporto somente em 2018. Não é por nada que ele ocupa a oitava posição na lista dos maiores aeroportos da Europa.

Companhias

De acordo com o site do aeroporto, são 106 companhias aéreas operando nele, voando para 74 países em 264 rotas aéreas nacionais (Alemanha) e internacionais.

7º – Aeroporto de Barcelona-El Prat (Espanha)

O Aeroporto de Barcelona está entre os 40 maiores do mundo e é o segundo maior da Espanha e conta com dois terminais de passageiros (T1 e T2).

Passageiros transportados

Em 2018, o Aeroporto de Barcelona transportou 50,1 milhões de passageiros e se tornou o sétimo entre os maiores aeroportos da Europa.

Companhias

São 120 companhias aéreas em operação no Aeroporto de Barcelona voando para 196 destinos de dezenas de rotas diferentes.

Como viajar para a Espanha: dicas de visto, passagens aéreas e cidades.

6º – Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas (Espanha)

O Aeroporto de Madrid, capital da Espanha, aparece na sexta posição entre os maiores aeroportos da Europa em número de passageiros transportados. Ele é o maior aeroporto do país europeu e se você ainda não o conhece lhe adianto: ele é gigante.

Características

São quatro terminais de passageiros, um terminal executivo e um centro de carga. Além disso, o aeroporto conta com quatro pistas e tem excelentes acessos a outros transportes públicos da capital espanhola.

Passageiros transportados

Em 2018 foram transportados 57,891 milhões de passageiros pelo Aeroporto de Madrid e um número tão grande de pessoas o faz ocupar a sexta colocação entre os maiores aeroportos da Europa.

Companhias

São mais de 100 companhias aéreas operando no Aeroporto de Madrid e ele é um importante ponto de ligação entre voos das Américas para a Ásia e Oriente Médio.

5º – Aeroporto de Istambul Ataturk (Turquia)

O Aeroporto de Istambul Ataturk tem esse nome em homenagem ao seu fundador e primeiro presidente da República da Turquia, Mustafa Kemal Atatürk. Localizado na capital do país, fica a 20 quilômetros do centro da cidade.

Características

O Aeroporto de Istambul conta com três terminais, sendo o terminal A para voos internacionais, o terminal B para voos domésticos e o terminal C exclusivamente para cargas. Além disso nele existem três pistas de pouso, duas com 3 mil metros e uma com 2,7 mil metros de comprimento.

Passageiros transportados

Foram 68 milhões de passageiros transportados pelo Aeroporto de Istambul somente em 2018. Por isso o gigante ocupa a quinta posição entre os maiores aeroportos da Europa.

Turismo na Turquia: tudo o que precisa saber sobre um lindo país.

4º – Aeroporto de Frankfurt (Alemanha)

Na quarta colocação entre os maiores aeroportos da Europa aparece o Aeroporto de Frankfurt, na Alemanha. Base mundial da Lufthansa, ele é um gigante não só para os padrões europeus, mas também mundiais.

Características

São quatro pistas, três com 4 mil metros de comprimento cada e uma com 2,8 mil metros e três terminais. O terminal 1 é o principal e a construção, a partir de 2015, do terminal 3 significa um aumento de capacidade de passageiros para 88 milhões.

Passageiros transportados

Foram praticamente 70 milhões de passageiros transportados no Aeroporto de Frankfurt em 2018.

3º – Aeroporto de Schiphol (Amsterdã) – Holanda

Premiado como o melhor aeroporto da Europa, o Aeroporto de Schiphol em Amsterdã é base mundial da companhia aérea holandesa KLM e segunda base da Air France.

Características

Com cinco pistas e 90 portões de embarque, o Aeroporto de Schiphol conta com sete terminais e voa para 322 destinos em todo o mundo. Além disso, operam por lá 108 companhias aéreas.

Passageiros transportados

71 milhões de passageiros partiram ou chegaram do Aeroporto de Schiphol na Holanda somente em 2018. Por isso, ele está entre os três maiores aeroportos da Europa.

2º – Aeroporto de Paris-Charles de Gaulle (França)

Considerado o nono maior aeroporto do mundo, o Aeroporto de Paris ocupa a segunda posição entre os maiores aeroportos da Europa.

Características

São 325 destinos, 301 espaços para estacionamento de aeronaves e mais de 30% dos voos sendo de conexão.

Passageiros transportados

Foram 72,229 milhões de passageiros transportados em 2018 e, com isso, o Aeroporto de Paris ocupa a segunda posição entre os maiores da Europa.

O que nunca esquecer numa viagem à Europa: 10 dicas.

1º – Aeroporto de Heathrow (Londres) – Reino Unido

O maior aeroporto da Europa é o gigante Aeroporto de Heathrow em Londres, capital da Inglaterra. Para se ter uma ideia do seu tamanho, ele é considerado o quarto maior aeroporto do mundo.

Características

Os destinos mais populares e que recebem a maioria dos voos provenientes do Aeroporto de Heathrow são as cidades de Nova Iorque (JFK), Dubai, Dublin, Amsterdã e Hong Kong. Além disso, são quatro terminais em funcionamento e quase 1.300 voos diários.

Passageiros transportados

Em 2018 Heathrow transportou 80,102 milhões de passageiros que voaram para 204 destinos em 81 países.

Companhias

São 81 companhias aéreas operando no maior aeroporto da Inglaterra e números tão grandiosos fazem dele o número um na lista dos maiores aeroportos da Europa.

Vai ficar muito tempo esperando no aeroporto? Veja aqui o mapa com senhas do wi-fi dos aeroportos do mundo todo e poupe seus dados móveis. Precisa de mais conforto? Então você vai gostar da Priority Pass, esse serviço permite o acesso às salas Vips dos principais aeroportos do mundo, visite o site e veja as condições.

Dá para entrar na sala vip dos maiores aeroportos da Europa?

Dá sim, mas para isso é preciso ter uma das formas de acesso:

  • Passagem de primeira classe ou executiva;
  • Bandeira premium de cartão de crédito, como o Mastercard Black e Visa Infinite, por exemplo;
  • Fazer parte de um clube VIP, como o Priority Pass. Para isso, basta pagar uma tarifa anual e ter acesso a diversas salas vip ao redor do mundo, entre no site e veja as condições.

Maiores aeroportos da Europa e o tráfego aéreo

Os aeroportos europeus só não são maiores que os da Ásia. O tráfego aéreo na Europa é bastante intenso e disputado,  com infraestruturas básicas consideradas excelentes. O clima bastante complexo, especialmente nos meses de inverno, não atrapalha os pousos e decolagens no continente europeu e os acidentes são muito raros.

Veja também os 10 mitos sobre comprar passagens aéreas.

Quer economizar na comprar de passagens aéreas? Faça a cotação do seu voo na Kayak. Esse portal comparador de voos mostra os preços das passagens das principais companhias aéreas para o seu trajeto, ajudando você a escolher aquele que mais se adequa às suas necessidades, vale a pena!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.