Passagens aéreas não são lá as coisas mais baratas do mundo, e encontrar uma passagem barata para o dia que queremos pode não ser garantido (além de ser exaustivo). Então, vale a pena conhecer uma forma mais fácil de economizar na passagem, utilizando as milhas aéreas.

Milhas aéreas para para comprar viagens baratas

É certo que pesquisar preços, dar preferência para certos dias da semana durante a madrugada e manhã e usar o alerta de desconto ajudam (e muito!) a economizar e encontrar passagens aéreas baratas, mas é preciso contar com uma boa dose de sorte e muita paciência.

A melhor alternativa

Mas a melhor alternativa para conseguir viagens mais baratas e até gratuitas continua sendo as milhas aéreas. Os programas de milhagens são programas de fidelidade oferecidos por companhias aéreas ou operadoras de cartão de crédito.
Vamos ver como funciona?

Cada compra acumula pontos

A cada compra registrada o cliente acumula pontos de viagem, que podem ser trocados por descontos em passagens aéreas ou até passagens gratuitas.

Para que servem as milhas aéreas?

As milhas aéreas são um meio de fidelizar o cliente, afinal, quanto mais compras no cartão ou na companhia aérea mais pontos são acumulados e maiores as chances de conseguir viagens gratuitas.

O número de pontos varia sempre

O número de pontos varia de programa para programa e também de acordo com a compra realizada, os estabelecimentos parceiros, o valor da tarifa e a distância do voo.

Outras vantagens

Também é possível conseguir alguns benefícios e vantagens, como descontos e melhores horários em voos, mas isso depende de cada programa de milhas aéreas.
Você sabe outra grande vantagem?
Comprar um “upgrade” e fazer uma viagem em primeira classe. Sim é possível. Se você acumular bastantes milhas aéreas, você pode fazer o upgrade da sua passagem viajar de primeira classe e usufruir do luxo e conforto, de forma gratuita.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

Como ganhar milhas aéreas

A regra é clara: se quiser economizar, precisa gastar. Enquanto muitas pessoas preferem comprar passagens aéreas promocionais em diversas companhias, quem deseja acumular milhas aéreas precisa comprar somente por uma empresa aérea ou através do mesmo cartão para garantir a fidelidade.

Formas para acumular pontos

O acúmulo de pontos pode ser pela distância viajada, pelo preço da passagem ou pela classe do voo.
Sim, comprar apenas por uma companhia pode não ser vantajoso em algumas situações, como quando os preços estão mais altos, mas quem viaja com frequência vê nesses programas uma forma de conseguir passagens gratuitas e recompensas.
Saiba também quais são as melhores companhias aéreas da Europa.

Também é possível acumular pontos com cartão de crédito

Além disso, os programas de milhagem oferecidos por operadoras de cartão de crédito expandiram a possibilidade de conseguir passagens baratas ou de graça para mais pessoas.

Acumule pontos conforme os gastos no cartão

O cliente acumula pontos de milhagem conforme gasta no cartão de crédito, quanto mais gasta, mais acumula. Vale frisar, no entanto, que o valor das milhas aéreas bem como sua duração e a forma como podem ser usadas variam de programa para programa.

É necessário estar cadastrado em um programa de fidelidade

Se você quer acumular pontos precisa se cadastrar em um programa de fidelidade e ficar atento às regras e preços, além de fazer consultas permanentes.

Melhores programas de milhas aéreas

As principais companhias aéreas atuantes no Brasil tem seus próprios programas de fidelidade com milhas aéreas. São eles:

Programa de milhas aéreas Tudo Azul (Azul)

O Programa de milhas aéreas da Azul possui diversos planos: Clube 1.000, Clube 3.000, Clube 5.000, Clube 10.000 e Clube 20.000.
Cada um conta com uma mensalidade e com benefícios como: extensão da validade das milhas, acúmulo de pontos mensais, escolha de destino favorito, bônus extra ao transferir pontos do cartão de crédito, desconto em restaurantes, em compras, etc.
Saiba mais no site oficial do Clube Tudo Azul.

Programa de milhas aéreas Smiles (Gol)

O programa de milhas da Gol também permite o acúmulo de pontos por compras no cartão de crédito, que podem ser transformados em milhas aéreas e permitem a compra de passagens tanto na Gol quanto companhias do grupo Star Alliance.
São quatro categorias: Smiles, Prata, Ouro e Diamante, cada uma com recompensas e regras diferentes. Os principais benefícios, além dos descontos, são acesso a lounge, embarque prioritário e troca por produtos no Shopping Smiles.

Programa de milhas aéreas Latam Fidelidade (Latam)

O programa da Latam faz parte da Rede Multiplus, maior e melhor rede de fidelização do país, sendo possível acumular pontos não só na compra de passagens aéreas, mas também de diversos parceiros da Rede e trocar por descontos em viagens, aluguel de carros, hospedagem mais em conta, etc.
As milhas aéreas dão direito a passagens pela Latam e companhias parceiras Oneworld. São quatro categorias – Black Signature, Black, Platinum e Gold – correspondentes à quantidade de trechos voados e pontos acumulados.

Programa de milhas aéreas Pontos Amigo (Avianca)

O cliente acumula pontos toda vez que viaja pela Avianca Brasil, pelas companhias membro da Star Alliance ou pelas companhias área parceiras, além de compras com os parceiros de cartões de crédito, compras online e viagens.
É possível escolher entre mais de 1.300 destinos nacionais e internacionais para viajar. Veja melhor como funciona o programa Pontos Amigo.

Preciso ter cartão de crédito?

Não necessariamente. A maioria dos programas de fidelidade têm parceria com operadoras de cartão de crédito, o que facilita muito o acúmulo de pontos.
No entanto, também é possível conseguir milhas apenas comprando passagens aéreas por uma mesma companhia ou usar os produtos e serviços de parceiros – que vão desde restaurantes e hotéis até supermercados, postos de gasolina e farmácias.
Se o seu destino é a Europa, você precisa contratar um seguro viagem, ele é um dos documentos obrigatórios para entrar em 26 países europeus. Faça a cotação do seu no site Seguros Promo, sem compromissos.
Milhas aéreas para a Europa
Saiba como contratar o seguro viagem com milhas  e aproveite.

Quantas milhas preciso ter para viajar de graça?

Depende do seu destino e do programa de milhas que você está utilizando. Para se ter uma ideia, consultamos em junho de 2019 os programas de fidelidade da TAP, Azul e Latam para mostrar a quantidade de milhas que você precisa para viajar para de graça saindo do Brasil:

TAP

  • Para Europa (exceto países nórdicos): a partir de 155.000;
  • Para Europa (incluindo países nórdicos): a partir de 165.000;
  • Para África: a partir de 155.000.

Azul

  • Para Buenos Aires: a partir de 15.000;
  • Para Paris: a partir de 60.000;
  • Para Porto: a partir de 120.000.

Latam

  • Para dentro do Brasil: entre 3.500 e 42.000;
  • Para América do Sul: entre 10.000 e 80.000:
  • Para América do Norte: entre 30.000 e 230.000;
  • Para Europa: entre 33.000 e 240.000.

Se você quer saber tudo sobre milhas aéreas o próximo passo é conferir o nosso guia para comprar passagem com milhas aéreas.
Compartilhe conosco qual o seu programa de milhas preferido!
Se você gosta mesmo é de economizar na compra das suas passagens, recomendamos utilizar o portal comparador de voos Kayak. Ele mostra o preço de diversas companhias aéreas para que você possa ver qual delas está oferecendo o melhor preço para o trecho que você precisa. Bons voos para você!