Check in online: o que é, como fazer e as quais as vantagens

Passagens Aéreas  / 

Para que chegar no aeroporto duas horas mais cedo se você pode fazer o check in online em casa e sem pegar filas?

Essa possibilidade já existe há um tempo, mas ainda não caiu totalmente no gosto popular. Até agora!

O que é check in online?

O check in é um procedimento padrão que todo passageiro deve adotar antes de embarcar em um voo, no qual apresenta-se os documentos, a bagagem e o código da reserva eletrônica para emissão do cartão de embarque e despache da bagagem.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Para evitar dor de cabeça, o ideal é chegar com bastante antecedência para garantir que não vai perder o voo no caso de filas ou imprevistos, como esquecer um documento em casa ou ter problemas na emissão do cartão.

É aí que o check in online surge para facilitar sua vida. Ao invés de verificar os dados presencialmente você só precisa acessar o site da companhia aérea (ou até aplicativo mobile), preencher os dados e imprimir o cartão de embarque que será gerado.

Vai passar por um Aeroporto em Portugal? Veja como funcionam os aeroportos do país.

Por que fazer check in online?

Comprar as passagens aéreas, seja pela internet ou por agências de viagem, não garante sua entrada no voo. É o cartão de embarque, emitido no check in após confirmar suas informações, que permite que o passageiro siga seu rumo.

Imprevistos como trânsito, atraso ao fechar a conta no hotel, dificuldade de conseguir um táxi, fila no balcão ou problemas no sistema podem fazer até com que você perca o voo por questão de minutos.

O check in online se apresenta como uma versão prática, fácil e rápida desse procedimento tão simples e tão essencial para sua viagem. Pode ser feito, inclusive, naquele tempinho que sobrou entre um passeio e outro.

Além de economizar tempo (e dinheiro, porque se você perder o voo vai precisar desembolsar outra passagem), o check in online tem outra vantagem: você pode escolher seu assento! A maioria das companhias oferece esse mimo ao cliente.

Veja aqui dicas de como fazer um check in mais rápido.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Passo a passo do check in online

O procedimento pode variar de companhia para companhia, mas essencialmente é o mesmo. Sem grandes dificuldades, você só precisa:

  • Acessar o site da companhia aérea e clique na aba de check in;
  • Digite o código de reserva do voo, a cidade de partida e de chegada e seus dados pessoais;
  • Informe seu número de celular e e-mail;
  • O cartão de embarque pode ser enviado para seu e-mail ou baixado através do próprio site;
  • Imprima o cartão de embarque ou apresente-o na tela do celular e leve para o aeroporto.

Vale frisar que algumas companhias aéreas exigem o comparecimento do passageiro ao guichê da empresa no aeroporto para impressão do cartão; verifique essa informação antes da data de viagem.

Atente-se também ao fato de que nem todos os aeroportos e companhias realizam o procedimento, portanto nada de deixar para última hora. O serviço é gratuito.

Descubra quais são as melhores companhias aéreas da Europa aqui.

Tempo de antecedência

Cada companhia determina até quanto tempo antes do voo é permitido fazer o check in online.

  • Latam: até 72 horas antes;
  • Avianca: entre 72 horas e 40 minutos antes para voos nacionais; entre 72 horas e 65 minutos antes para voos internacionais; entre 24 horas e 65 minutos antes para voos para os EUA;
  • Azul: o check in é feito pelo aplicativo entre 72 horas e 90 minutos antes do voo;
  • Air France: a partir de 30 horas antes do voo.

Após realizar o check in online não são permitidas alterações nas passagens aéreas.

Como despacho as malas?

É só se dirigir ao balcão de check in da sua companhia aérea para despachar as malas, como faria se realizasse o procedimento presencialmente. Algumas companhias têm balcões exclusivos para o despacho, e se esse for seu caso melhor ainda, pois você ganha mais tempo.

Se estiver sem bagagem ou apenas com bagagem de mão basta apresentar o cartão de embarque no horário informado e seguir viagem.

Veja como organizar mala para Europa: o que levar e quantas malas são permitidas

Vale a pena?

Como não valeria? Você economiza tempo, garante seu cartão de embarque em um procedimento que dura no máximo 10 minutos, pode escolher seu assento e ainda economiza papel – no caso de apresentar o cartão na tela do celular.

A única situação plausível onde não valeria a pena o check in online é no caso de você precisar pegar a mesma fila para despachar as malas. Mas, convenhamos, as chances são baixas.

Você conhece a Kayak? Leia sobre essa plataforma que ajuda você a economizar em passagens aéreas.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Clara é natural do interior de São Paulo e tem muito orgulho do sotaque caipira. Jornalista que adora gatos, tatuagens e livros, vê o mundo de cabeça para baixo e tem como vícios memes da internet e soltar piadas inesperadas no meio de uma conversa.