Como fazer um check in mais rápido: dicas para poupar tempo

Passagens Aéreas  / 

Para quem pretende evitar as famosas e desagradáveis filas nos balcões de embarque das companhias aéreas, há várias opções disponíveis de check in. Você pode agilizar o processo de casa: alguns dias antes do embarque, no aeroporto, horas antes da sua viagem ou ainda pagar por programas anuais que facilitam os processos alfandegários.

As opções são variadas e úteis para diferentes tipos de viajantes e também para todos os bolsos. Confira algumas possibilidades abaixo.

O que fazer antes de viajar: 7 dicas muito importantes

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Check in online

Faça o check in em qualquer lugar

Geralmente, essa opção é liberada três dias antes da sua viagem. É possível que você receba um e-mail da companhia convidando para fazer o check in online. Basta acessar o site ou aplicativo e digitar o número do localizador da reserva.

Você poderá selecionar seus assentos (fique de olho nos valores cobrador para isso) e fazer a marcação para toda a família em um único acesso. Em seguida, o cartão de embarque é gerado, basta você apresentá-lo no seu celular já no portão de embarque, nem precisa imprimir.

Essa opção é excelente para quem vai viajar apenas com mala de mão e não tem que despachar nenhuma bagagem. Se tiver malas para despachar, ainda terá que passar pelo balcão da companhia. Mas, atenção! Há uma novidade que vai beneficiar você e contaremos no item abaixo.

Confira aqui as melhores dicas para comprar passagens aéreas.

No aeroporto

Quiosques de self check-in

A maioria dos aeroportos do mundo oferecem totens para você fazer o próprio check in. Ali, você obterá seu cartão de embarque, conseguirá registrar seu cartão de milhas e poderá marcar seu assento.

É mais uma boa opção para quem não tem malas a despachar. Se tiver, possivelmente terá que se dirigir aos balcões de entrega de bagagem.

A boa notícia é que alguns aeroportos, como o de Lisboa, por exemplo, já disponibilizam áreas de entrega de bagagem autônoma (Self Bag Drop). Assim você pode fazer o check in no quiosque (ou mesmo o check in online), imprimir as etiquetas da sua bagagem e deixar as malas sem precisar enfrentar as filas do balcão.

Conheça os aeroportos em Portugal e saiba como se deslocar até lá.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Através de um aplicativo

Mobile Passport

Trata-se de um aplicativo gratuito da Proteção de Fronteiras dos EUA. Através dele, você poderá enviar sua documentação e agilizar todo o processo alfandegário. Funciona como um passaporte móvel, mas não dispensa a apresentação do passaporte real.

Mas fique atento, atualmente ele só está disponível nos Estados Unidos. O programa é válido em 22 aeroportos pelo país e no porto de cruzeiros do Forte Lauderdale, na Flórida.

Clique aqui para mais informações.

Já garantiu o seu seguro viagem Europa? É obrigatório para entrar no continente. Garanta o seu através do nosso comparador de seguro viagem, garantimos o melhor preço para os leitores do Euro Dicas, aproveite!

Com programas de filiações

TSA Precheck

Um programa de investimento que custa 85 dólares para uma associação de cinco anos. Ele está disponível para viajantes frequentes e de baixo risco em mais de 180 aeroportos nos Estados Unidos e em alguns outros ao redor do mundo.

O programa facilita o acesso do passageiro até a aeronave, dispensando os procedimentos tradicionais de longas filas, revistas intensas que são realizadas constantemente e garante liberar o viajante em segurança em menos de cinco minutos.

Clique aqui para se inscrever.

Leia também sobre os melhores sites de passagens aéreas.

Global Entry

Uma maneira de acelerar as linhas internacionais de imigração e segurança. O custo é de 100 dólares para uma assinatura de cinco anos. O Global Entry está disponível para americanos e cidadãos de outros países selecionados, como Alemanha e Reino Unido.

Para utilizá-lo, você precisa agendar uma entrevista e preencher um longo questionário. O processo de inscrição é rigoroso e a marcação da entrevista pode demorar. Além disso, você precisa ter uma ficha criminal limpa.

Para mais informações, clique aqui.

Precisa comprar passagem aérea barata? Saiba como aqui.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Ana é uma jornalista brasileira que em 2017 saiu do Rio de Janeiro e se mudou com a família para o Porto. Ao lado do marido, o fotógrafo André Furtado, criou o site Portuguiando, espaço que usa para contar um pouco sobre a rotina de uma família de brasileiros em Portugal. Hoje se dedica à paixão pela escrita, à maternidade e a explorar a cultura lusitana.