Segredos de um piloto de avião: 12 coisas que (quase) ninguém sabe

Passagens Aéreas  / 

Se você tem medo de viajar de avião, não se sente muito confortável, é melhor pular a primeira parte deste texto. Porque vamos contar alguns segredos de um piloto de avião que podem acabar “alimentando” o seu medo de voar.

Veja o que pode passar enquanto você viaja de avião!

Segredos de um piloto de avião: 12 coisas que as companhias aéreas omitem dos passageiros

1. Alguns pilotos já dormiram enquanto pilotavam

A “descoberta” foi feita por uma pesquisa realizada em 3 países: Suécia, Noruega e Reino Unido. Os pilotos responderam sinceramente ao questionário proposto e o resultado foi que entre 43 e 54 por cento admitiram já terem dormido enquanto pilotavam. Esse é um dos segredos de um piloto de avião mais ocultados dos passageiros.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Leia também o artigo com 10 mitos sobre voar de avião.

2. Probabilidades de acidentes são menores durante a manhã

Se você é daqueles que prefere prevenir do que remediar, vai gostar dessa dica. Segundo pilotos de avião, o melhor horário para viajar é bem cedo, nas primeiras horas da manhã, pois o ar mais instável ajuda e trovoadas são menos frequentes.

3. Pilotos de avião viajam com menos combustível do que gostariam

Existe uma taxa mínima de combustível que o avião deve ter para decolar, porém muitos pilotos admitem que não se sentem confortáveis em viajar com somente o mínimo estipulado. Isto porque atrasos, e até mesmo trovoadas, entre outros fatores, podem fazer com que o gasto de combustível seja maior do que o esperado.

Descubra aqui qual é o melhor dia da semana para comprar passagens aéreas.

4. Os pilotos procuram não criar pânico

Sim, você pode estar pensando que o seu voo está indo tranquilamente ou desembarcar achando que não passou por nenhum perigo, quando na verdade o piloto está tentando controlar a situação. Os pilotos de avião não criarão pânico, sempre usarão frases de “menor efeito”, mesmo em situações bem delicadas.

5. As máscaras de oxigênio só garantem ar por 15 minutos

Sabe as máscaras de oxigênio? Os pilotos não vão contar que elas só garantem exatos 15 minutos de ar. Porém, este tempo é suficiente para que o piloto leve o avião para uma altitude em que seja possível respirar sem ela.

Passagens aéreas baratas de madrugada: verdade ou mito?

6. Muitas vezes os pilotos fazem mais viagens do que deveriam

Os pilotos trabalham por muitas horas e é sim verdade que muitas vezes estão extremamente cansados e acabam realizando mais um voo que não era previsto.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Alguns pilotos confessam que já esqueceram alguma vez ou outra de dar o sinal de apertar o cinto, uma vez que estão empenhados em outras tarefas na cabine.

7. Pouso e decolagem são os momentos mais arriscados do voo

Você é daqueles que morre de medo da palavra turbulência? Pois os pilotos de avião afirmam que nem sempre o maior perigo de voar está em passar por uma turbulência. O perigo está mesmo durante o pouso e a decolagem. Sim, segundo os pilotos são os dois momentos que mais exigem atenção.

Viajar de primeira classe vale a pena? Veja os benefícios.

8. Se os comissários colocam o cinto, a turbulência é mais grave

Aperte o cinto. Se o piloto deu esta ordem e você vê que os comissários se sentam também e apertam o cinto, pode ter certeza que o voo passa por um momento realmente instável.

Voar com companhia aérea low cost: veja as diferenças e se vale a pena.

9. Voos de madrugada são mais arriscados no Brasil

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudo Multidisciplinar em Sonolência e Acidentes apontou que um piloto no Brasil tem 50% de chance de falhar quando trabalha durante a madrugada.

10. Raios podem atingir um avião

Raios atingem aviões: sim, não pense que é raro que um raio atinja um avião. Converse sinceramente com um piloto que ele lhe dirá que é muito comum. Porém, não precisa entrar em pânico, é claro que os aviões estão preparados, metal reveste a fuselagem.

Descubra quais são as melhores companhias aéreas da Europa.

11. O tempo de voo é sempre maior na passagem do que o tempo real de trajeto

As companhias áreas aprenderam a “mentir” para não serem punidas em relação aos atrasos. Você percebe que os voos ultimamente têm chegado até antes do horário previsto. Pois, se trata de uma tática das companhias aéreas.

Como os atrasos são corriqueiros, aumenta-se o tempo previsto de voo e acaba chegando na hora ou até antes. Com as parcerias entre empresas aéreas que fazem voos internacionais, se você é do tipo “eu só viajo com esta ou aquela companhia aérea”, prepara-se que um dia você poderá ter que viajar com uma “parceira”. É muito comum que aconteçam estas trocas em voos internacionais.

12. Os pilotos têm uma refeição especial só para eles

A vida de piloto de avião não tem nada bacana para contar? Sim, há segredos de um piloto de avião positivos.

Para quem ama viajar pode invejar os pilotos de avião pois eles podem sim, viajar sem pagar nada. Os pilotos de avião também têm uma refeição especial, somente para eles, uma vez que não podem dividir com mais ninguém da tripulação. Aliás, nenhum tipo de alimento que é destinado aos pilotos pode ser dividido.

Passagem de volta para o Brasil é mesmo obrigatório ao entrar na Europa? Descubra aqui.

Dicas de voo

  • Se você quer saber um segredo para o seu próximo voo, o primeiro é que evite o café a bordo. Sim, o inofensivo café, segundo pilotos de avião, são feitos com água potável das aeronaves, mas o problema é que no tratamento da mesma são usados muitos produtos químicos. A verdade é que o café e o chá servidos no avião são bem ruins.
  • Um bom lugar para sentar no avião, segundo um piloto, não é perto da porta de emergência para esticar as pernas e sim nas poltronas que ficam perto da asa. Isso porque é o ponto de gravidade da aeronave, que ajuda a suavizar a viagem. Já o lugar que é menos estável, com certeza, dizem os pilotos, é a parte de trás.

Procura voos baratos para Portugal? Sugerimos que você faça a cotação da sua passagem no portal Kayak. Este site comparador de voos mostra os preços de diferentes companhias aéreas para que você possa escolher a passagem ideal para o seu bolso.

Se você é um curioso por voos, deve ter gostado da nossa lista de segredos de um piloto de avião. Sabe mais algum que não citamos? Escreva nos comentários.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Danielle é brasileira, jornalista e já viveu em Milão, na Itália e Linz, na Áustria, somando 5 anos na Europa. Atualmente, mora em Madrid e está cursando Cinema no Instituto del Cine de Madrid. Apaixonada por viagem e moda, deu início ao projeto Italy Fashion Time, em Milão, cujo objetivo é proporcionar aos brasileiros uma experiência no mundo da moda italiana.