Organizar uma viagem requer algumas tarefas. Dentre elas, pesquisar e comprar as passagens aéreas. Por isso, neste artigo vamos falar sobre o Google Flights e como a ferramenta de uma das maiores empresas do mundo pode te ajudar nessa parte do planejamento da viagem.

O que é o Google Flights?

O Google Flights é uma plataforma de monitoramento de preços de passagens aéreas.

Ele nos lembra um comparador de passagem aérea. Contudo, diferente de alguns comparadores que permitem realizar a compra diretamente na plataforma, como por exemplo, o Passagens Promo e MaxMilhas, o Google Flights não permite que você realize a compra diretamente por ele.

Nesse caso, ao encontrar a passagem ideal para a sua viagem, ele irá te redirecionar para o site da companhia aérea e onde você dará segmento na compra.

Apesar do nome referir-se a “voos” (tradução de flights), a plataforma oferece outras possibilidades. É possível realizar pesquisas de “coisas para fazer” no destino desejado, hotéis e casas de férias.

Como funciona o Google Flights?

Como expliquei, o Google Flights não permite a compra da passagem aérea diretamente na plataforma. Ele apenas permite que você faça a pesquisa e a monitorização dos preços. A plataforma funciona de maneira muito simples, mas eu preparei um passo a passo para facilitar ainda mais:

  1. Entre na plataforma Google Flights;
  2. Insira os dados da viagem: local de saída e de destino, se é ida e volta ou apenas ida, cabine desejada (econômica, executiva, primeira classe);
  3. Aperte o botão pesquisar.

Como funciona o Google Flights

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Seguro de Viagem na Europa é obrigatório

Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

Ver Cotação →

Após esse passo a passo, vai aparecer todas as opções de voos conforme os dados inseridos. Você ainda pode ativar filtros de pesquisa: escala, companhia aérea, bagagem, horário do voo, entre outros. Ao selecionar o voo desejado, você tem duas opções:

  1. Apertar o botão “selecionar” para ser redirecionado para o site oficial da companhia aérea onde seguirá a compra;
  2. Habilitar a função “monitorar preços” para ser avisado sempre que houver alguma variação no preço do voo selecionado. E ainda pode alargar o monitoramento para todos os voos confirmados para o destino, independente da companhia aérea, basta habilitar a função “adicionar todos os voos disponíveis”.

Como criar alertas no Google Flights?

Para criar alertas no Google Flights, você deve digitar os dados da viagem e logo abaixo habilitar a função “monitorar preços”. A plataforma permite que você habilite ainda duas opções de alertas:

  1. de uma data específica para o voo;
  2. em qualquer data.

Habilitando o monitoramento, você receberá alertas pelo e-mail do Google, o Gmail. Por isso, deve ter uma atenção: para criar alertas no Google Flights, é obrigatório fazer o login na sua conta Google. Caso não tenha, será necessário realizar o cadastro.

Dá para comprar as passagens pelo Google Flights?

Não. O Google Flights não permite a compra de passagens aéreas diretamente na plataforma, apenas permite que você realize a pesquisa e faça o monitoramento dos preços.

Quando encontrar as passagens aéreas ideais para a sua viagem pelo Google Flights, ele irá te redirecionar para o site oficial da companhia aérea para dar seguimento na compra.

Onde comprar as passagens?

Assim como o Google Flights permite a pesquisa e monitoramento dos preços, existem outras plataformas que fazem a mesma função e são ainda melhores. Um exemplo, é o comparador Passagens Promo.

O Passagens Promo, além de realizar a pesquisa também permite que você faça a compra diretamente na plataforma, sem a necessidade de redirecionamento. Além disso, você ainda pode pesquisar por seguro viagem, hotel e até aluguel de carros, o que ajuda bastante no planejamento de toda viagem.

Vale mais a pena pesquisar no Google Flights ou direto no site da companhia?

Nossa sugestão é que você utilize sempre os comparadores de passagens aéreas. O Google Flights, por exemplo, é gratuito e vai mostrar todas as passagens disponíveis em diversas companhias aéreas, tanto para o destino, como dentro do período que você deseja viajar.

É possível conferir direto no site da companhia aérea? Sim, mas vai dar mais trabalho, pois você terá que acessar uma por uma para verificar o preço.

E os valores são os mesmos?

Para checar se os valores mostrados no Google Flights são os mesmos que você acharia no site da companhia aérea, fizemos uma simulação.
Pesquisamos uma passagem saindo de São Paulo com destino a Paris, com ida no dia 6 de setembro de 2022 e volta para 15 de setembro do mesmo ano.

Escolhemos as passagens mais baratas, tanto de ida, como de volta, companhia aérea holandesa KLM. A opção de reserva dada é para efetuar a compra diretamente no site oficial da empresa.

Realizamos a pesquisa dentro do próprio site da KLM. O resultado que encontramos é exatamente a mesma passagem, com o mesmo valor.

Alternativas ao Google Flights

Além do Google Flights, você pode utilizar outros comparadores para refinar ainda mais a sua pesquisa. Eles funcionam basicamente da mesma maneira. Insira local de saída, destino e datas. O comparador vai mostrar todas as escolhas disponíveis no mercado.

Compare com atenção os horários e aeroportos, se o voo é direto ou com escala. Após escolher o melhor voo que se adeque à sua viagem, o portal de pesquisa irá encaminhar a finalização da sua compra no site com o preço escolhido.

Comparadores recomendados

Recomendamos, principalmente, o comparador Passagens Promo: uma plataforma brasileira que é fácil de usar, tem excelentes preços e é confiável, eu só compro passagens por esse site..
Além do Passagens Promo e do Google Flights, também recomendamos o Skyscanner.

Dicas para usar o Google Flights

O Google Flights permite o monitoramento sem ter uma data específica. Então, se você tem mobilidade para reagendar as suas férias, a dica que te dou é habilitar essa função. Dessa forma, a plataforma se torna uma ferramenta poderosa para encontrar passagens aéreas baratas.

Outra dica é que para viagens internacionais, por exemplo, recomenda-se iniciar a pesquisa da passagem com pelo menos 3 meses de antecedência, mas é possível pesquisar com até 11 meses de antecedência. Tudo é uma questão de planejamento. Tenha em mente que quanto mais próximo da data da viagem, mais difícil será encontrar uma passagem aérea com valor baixo.

Ao pesquisar por passagens aéreas eu sempre recomendo utilizar a janela em modo anônimo (Ctrl + Shift + N) para que o Google não colete os seus dados ou registre o seu histórico de pesquisa. Dessa forma, você não será bombardeado de anúncios sobre viagens.

Contudo, se tratando de uma plataforma do próprio Google isso acaba sendo um pouco redundante, uma vez que vai precisar realizar o login na plataforma para ativar os alertas. Por outro lado, fica essa dica para ser utilizada em outros compradores de passagens aéreas.

Vale a pena usar o Google Flights?

Vale a pena usar o Google Flights, assim como outros comparadores. Encontrar passagens aéreas baratas ou com preços mais atrativos, requer paciência para pesquisar e muito planejamento.

Não esqueça o seguro viagem: é obrigatório para o Espaço Schengen

Tudo certo para a viagem, porém não esqueça de um item: o seguro viagem. Se seu destino for a Europa, saiba que a maioria dos países do continente exigem um seguro com cobertura mínima de 30 mil euros.
Por isso, sugerimos que você confira o nosso comparador de seguro viagem do Euro Dicas. Lá é possível conferir e comparar as melhores opções de seguro para a sua necessidade, antes de escolher o que melhor funcione para o seu tipo de viagem.
Leitores Euro Dicas podem aproveitar o cupom EURODICAS5 para ganhar ganhe até 10% de desconto. Escolha a opção de pagamento com boleto bancário e já garanta 5%. Insira o cupom ao final da compra e ganhe mais 5% de desconto. Vale tanto para compras no nosso comparador, como diretamente no site do Seguros Promo.

Aproveite e conheça os mitos sobre comprar passagens aéreas.