Comprar passagem para Itália: dicas para encontrar voos baratos

Itália  / 

Quando estamos planejando uma viagem, a compra das passagens é uma parte super importante do processo. Principalmente porque costumam ser a parte mais cara da viagem. Se você está pensando em comprar passagem para Itália, este artigo é para você.

Passagem para Itália: como comprar

Existem algumas maneiras de comprar passagem para Itália. Aqui falarei de três delas:

  • Diretamente na companhia aérea;
  • Por sites de vendas de passagem aérea (Kayak, Submarino Viagens, Decolar.com, Viajenet, etc);
  • Por intermédio de agências (ou agentes) de viagem.

As três maneiras podem ser bastante vantajosas, dependendo sempre da situação para decidir como comprar.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Veja também o que escrevemos sobre como morar na Itália.

Qual a maneira mais vantajosa de comprar passagem para Itália?

Muitos pensam que comprando diretamente na companhia aérea conseguirá o melhor preço, o que nem sempre acontece.

As agências de viagem e sites de compras de passagem possuem alguns descontos que muitas vezes são imbatíveis. Isso sem esquecer das facilidades de pagamento e parcelamentos.

Pesquise sempre os preços em diferentes lugares

Eu costumo comprar passagem para Itália diretamente no site das companhias aéreas. Porém, quando nos mudamos para cá, precisei comprar assento para um bebê menor de 2 anos e só uma agente de viagens conseguiu atender as minhas necessidades por um bom preço.

Por isso eu digo que as três maneiras são vantajosas.

Quanto custa uma passagem para Itália?

O preço de uma passagem para Itália, saindo de São Paulo com direção a Roma, custa em média entre R$2.000 a R$4.000, ida e volta. Porém, este valor é bastante variável e, dependendo da época do ano e da cotação do euro, pode ser menor ou bem maior.

Preço na baixa temporada

Na baixa temporada, ou seja, de outubro a março (excluindo o natal), é possível encontrar passagens saindo de São Paulo ou Rio de Janeiro para a Itália a partir de 2 mil reais.

Uma outra época em que os preços sobem é entre o natal e a primeira quinzena de janeiro, pois muitos europeus utilizam as férias e os feriados nessa altura para viajar.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Veja como preparar a sua viagem para Itália (de visto a documentos necessários).

Preço na alta temporada

Já na alta temporada, que é durante a primavera e o verão europeu, os preços sobem, e o preço da passagem para Itália é mais caro. Uma passagem para Itália pode custar mais de 4 mil reais por pessoa.

Confira 5 dicas importantes para comprar passagens aéreas baratas.

Dicas para encontrar um bom preço de passagem para Itália

Quando preciso comprar passagens aéreas, primeiro uso buscadores de voos como o Kayak, Google Flights, Skyscanner e o Kiwi. Essas ferramentas trazem as melhores opções de preço ou de duração do voo para o destino e datas desejados.

Descartar os voos que não interessam

Faço uma primeira triagem de quais companhias aéreas estão com os melhores preços para o trecho que quero comprar. E descarto os voos com muitas conexões e que duram uma eternidade.

Pesquisar na madrugada

Além de usar os buscadores, é durante a madrugada que são disponibilizados os melhores preços, então, sempre faço minhas pesquisas de passagem durante esta faixa horária.

Pesquisar em modo anônimo

Uma outra dica que sigo sempre é a de fazer as pesquisas usando a ferramenta anônima do navegador, já que dizem que se não o fizermos os melhores preços nunca aparecem. Basta pressionar control+shift+n para abrir a aba anônima.

Essas duas dicas (madrugada e anônimo) eu já comprovei e funcionaram.

Compre com antecedência

E, é claro, comprar passagens com uma certa antecedência também garante boas compras.

Saiba também qual é o melhor dia da semana para comprar passagem aérea.

Quais companhias aéreas voam para a Itália

Duas companhias aéreas possuem voos diretos do Brasil para a Itália. A Alitalia tem voos que saem de São Paulo e do Rio de Janeiro para Roma. E a LATAM liga São Paulo à Milão.

alitalia passagem para italia

Se você não se importa em fazer escala antes de chegar ao destino final, muitas outras companhias aéreas também ligam o Brasil à Itália. Para citar apenas algumas:

Só é preciso saber que a escala será realizada no país de origem da companhia aérea. Além de tomar cuidado para que o tempo entre um voo e outro seja suficiente.

Saiba que também já compartilhamos uma lista com as melhores companhias aéreas da Europa.

Um pouco sobre a situação atual da companhia aérea Alitalia

A Alitalia é a companhia aérea italiana e está passando, no momento, por algumas dificuldades financeiras. Isso fez com que os preços dos vôos operados pela companhia caíssem um pouco. Além disso, muita gente desistiu de voar com a empresa, com medo de ser lesado de alguma maneira.

A boa notícia é que, até agora, a companhia está honrando com seus compromissos e nenhum passageiro foi prejudicado. Em fevereiro de 2019, EasyJet e a Delta Airlines anunciaram que estão a estudar a hipótese de formar uma joint-venture, juntamente com a Ferrovie dello Stato, para ficar com 40% da Alitalia, que está deficitária desde 2017, depois dos seus funcionários terem rejeitado um plano de reestruturação da empresa.

Saiba quais são as cidades mais baratas da Itália.

Principais aeroportos da Itália

Os dois principais aeroportos da Itália são: o Aeroporto Fiumicino (Leonardo da Vinci) em Roma e o Aeroporto de Malpensa em Milão. Saiba mais sobre os aeroportos na Itália.

Voar para o Aeroporto Fiumicino (Leonardo da Vinci)

Localizado bem próximo de Roma (26 km), é o aeroporto mais movimentado da Itália. É a principal porta de entrada para o país e para o Vaticano.

Os voos da Alitália, de São Paulo e do Rio de Janeiro para Roma (sem escalas), tem como destino o Aeroporto Fiumicino. Por ser o aeroporto base da italiana Alitalia, é possível voar do Fiumicino para todos os aeroportos da Itália e também para outras localidades na Europa.

Como ir de trem para Roma do Aeroporto de Fiumicino

O aeroporto de Fiumicino é muito amplo, moderno e rico em lojas e restaurantes. E existe um trem que liga o aeroporto à Estação Termini em Roma (e vice-versa), o Leonardo Express.

O trem faz a viagem, sem parar, em 32 minutos e é, para mim, a melhor opção para quem quer ir do Fiumicino para Roma (ou o contrário também).

Veja também como fazer uma viagem de trem pela Itália.

Voar para o Aeroporto de Milão – Malpensa

O Aeroporto de Milão, também conhecido como Malpensa, é o segundo mais importante aeroporto da Itália. É o aeroporto de escolha de quem vem para o norte da Itália.

Localização estratégica do Aeroporto de Milão

Localizado a cerca de 50 km do centro de Milão, a cidade economicamente mais importante da Itália, está num ponto estratégico do país. De Malpensa é possível chegar de trem a praticamente todas as grandes cidades do norte.

Quem vem de São Paulo para a Milão pela LATAM, chega à Itália pelo Aeroporto de Malpensa. E muitas outras companhias aéreas voam de/para Malpensa.

Melhor maneira de ir para o centro de Milão do Aeroporto de Malpensa

Também existe um trem que liga o centro de Milão ao Aeroporto de Malpensa (e vice-versa). O trem chama Malpensa Express.

A viagem de/para a Estação Milano Centrale (estação central de Milão) dura 57 minutos e é possível adquirir as passagens pela internet.

Outros Aeroportos na Itália

Como eu disse, os aeroportos de Fiumicino (Roma) e Malpensa (Milão) são os dois mais importantes aeroportos da Itália. E os que mais recebem passageiros.

Porém, a Itália possui muitos outros aeroportos internacionais, que recebem principalmente, os voos com escalas em outros aeroportos e em Roma e Milão.

Em Roma, além do Fiumicino, há também o aeroporto Ciampino. Em Milão, além de Malpensa, tem o Aeroporto Linate.

Outros aeroportos que recebem muitos passageiros aqui na Itália são: Marco Polo (Veneza), Napoli (Nápoles) e Caselle (Torino).

Promoções de passagem para Itália

Se você vai comprar passagem para Itália, não deixe de usar os buscadores de voo que eu citei no artigo, pois eles encontram os melhores preços de todas as empresas.

Fique atento aos sites das companhias aéreas

Também fiquem atentos às promoções das companhias aéreas. Eu já escolhi o destino de umas férias porque encontrei uma promoção de passagens aéreas imperdíveis para aquele local. Por exemplo, você pode adicionar o site de cada companhia aérea aos favoritos e subscrever em suas newsletters.

Depois de chegar na Itália, voar com companhia aérea low-cost pode ser uma opção. Veja como funciona e se vale a pena.

A melhor época para encontra promoções de passagem para Itália

A melhor época para se encontrar boas promoções de passagem para Itália é na baixa temporada, ou seja, entre os meses de outubro a março.

Espero que este artigo ajude você a encontrar sua passagem para Itália. E se tiver mais alguma dica, por favor nos conte.

Seguro de viagem para Itália: veja como contratar esse documento obrigatório para entrar no país.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Ana Eliza, ou Ni como é conhecida, é brasileira, apaixonada por viagens e mãe da Olívia. Mora em Turim, na Itália e, juntamente com seu marido Fabiano, escreve o In Turim, um blog sobre a vida e turismo na cidade que foi a primeira capital da Itália.